Grêmio dá sinais de que vai qualificar o time para o Brasileiro

O Grêmio escala seu time reserva para enfrentar um adversário modesto, mas motivadíssimo para conquistar vaga na fase semifinal do Gauchão, e, de quebra, num campo muito irregular, um potreiro, na verdade, que me fez lembrar o velho ‘gramado’ do estádio Florestal da minha infância e adolescência em Lajeado.

Assisti ao jogo consciente de que veria uma pelada, pouca bola rolando, muitos lançamentos longos, chutes e passes errados em função do piso, poucos dribles, chutes a gol risíveis, como dois do Luciano, que deixou o campo como a nova Geni do grupo.

Enfim, um jogo para olvidar, como muitos outros jogos do time reserva nos últimos dois anos.

A crítica ao que se viu é válida e quase obrigatória. Pela amostra, muito prejudicada pelo estado do gramado e pelo longo tempo de parada e preparação insuficiente, é prematuro, e cruel, sentenciar que este ou aquele jogador não pode jogar nem no time B, como ouvi e li nas redes sociais, o que dirá no time titular.

Eu li, incrédulo, alguns gremistas afirmarem com a autoridade de quem não tem qualquer compromisso, a não ser destilar ódio, veneno e desconhecimento de futebol, que Paulo Victor não poderia mais vestir a camisa tricolor. Isso que, naquele momento, PV praticamente não havia tocado na bola.

Pelo que se viu em Lajeado, contra o adversário da etapa semifinal, nem Pepê poderia ser titular. Ninguém se salvou plenamente. Talvez o Lucas Silva.

DIOGO BARBOSA

O que resultou de positivo é que o Grêmio vai em busca de um lateral esquerdo de qualidade. Diogo Barbosa é um nome cogitado. Sou admirador desse jogador desde seu tempo de Cruzeiro. No Palmeiras, ele não conseguiu repetir o mesmo futebol, e isso pode contribuir para sua saída. Guilherme Guedes é bom, mas não para ser titular.

Mas ao mesmo tempo em que cogita em reforços cirúrgicos para titularidade, o Grêmio lembra de André como alternativa já que Luciano não agradou até agora. Por favor, arrumem um time para André antes que ele saia do arquivo morto para nos irritar mais um pouco. Melhor investir em Luciano e sair em busca de um atacante de movimentação como opção ao Diego Souza. André entra para a história do tricolor como uma grande decepção, pior até que Diego Tardelli.

ÉVERTON

Sobre o Éverton, tenho lido tantos absurdos que estou até preocupado. Inúmeros gremistas achando que o ciclo de Éverton terminou. Torcem para que o jogador seja negociado. Ora, o Benfica não tem bala na agulha para comprar Éverton, a não ser que o Grêmio tenha colocado seu melhor jogador no balaio de ofertas, o que não consigo acreditar, mesmo em função dos danos causados pela quarentena.

Pepê não tem bola para substituir Éverton sem deixar saudade. Fora isso, ele sofrerá com a comparação e terá de ter muita personalidade, e futebol, para enfrentar esse desafio.