Renato em dia de técnico do Ibis erra e Grêmio perde em Caxias

Vencer o Grenal, eliminando o rival maior (no Estado), e uma semana depois entregar de bandeja o título do primeiro turno para um Caxias com seu time modesto, mas bem organizado, é revoltante.

O grau de irritação e revolta do torcedor gremista pode ser avaliado com clareza pelas manifestações nas redes sociais e nos grupos de whats, onde a corneta soa estridente faça chuva, faça sol.

Considerado quinto maior técnico de futebol do mundo por uma publicação argentina, Renato hoje foi digno de um treinador do Ibis.

Sem querer ser original, mas já o sendo, explico a derrota por 1 a 0 diante do Caxias pela escalação inicial do time. Lucas Silva e Matheus Henrique são peças que se sobrepõem. Os dois têm estilos muito parecidos. Um prejudicou o outro, a meu ver. E com isso o time.

Jogando Maicon, como neste domingo, um deles deve ficar de fora, no caso o novato Lucas, que por enquanto se mostrou um jogador muito mais ou menos, como já havia dito aqui. Os ingratos ao Maicon querem o grande capitão fora. Mas Lucas Silva não ata uma chuteira do Maicon.

Outra opção: Thiago Neves recém começa a entrar no time, mas, pelo que vi dele no ano passado no Cruzeiro, se encaminha celeremente para a aposentadoria. Espero morder a língua.

Bem, todos concordam que o time foi mal. E que Renato é o maior responsável (os ingratos aproveitam para atacar a estátua destilando ódio, rancor e inveja) pelo pífio desempenho.

Agora, mesmo reconhecendo que o Caxias foi superior e poderia ter feito mais um gol (Vanderlei fez uma defesa sensacional no segundo tempo, e justificou sua contratação), não se pode desprezar o fato de que mais uma vez uma arbitragem do Gauchão prejudicou o tricolor.

Foi pênalti em Éverton. Tão pênalti que o veterano Vuaden nem pediu o VAR, porque aí ele teria de marcar. Nada de novo. No Grenal de sábado passado foi com Jean Pierre. Só mudam os nomes, a prática é a mesma.

Sobre os jogadores, quero aproveitar para defender o Cortez. Ele tem dificuldades, mas é um jogador aplicado, busca sempre a linha de fundo, enquanto outros se escondem. Numa comparação com Victor Ferraz, pergunto: quantas vezes ele foi ao fundo ou fez uma jogada individual? Nem falo em qualidade. É um lateral mediano, experiente, mas se um dia o time precisar que ele resolva, como fez Léo Moura tantas vezes, esqueça.

Por fim, a entrevista do Renato após a partida é quase a mesma que ele deu em situações semelhantes. Ele diz que o time não criou, mas o que ele fez para o time criar? Isso não aparece.

Faço coro com muita gente: Pepê não poderia ser ignorado como foi. Alisson estava bem no jogo, Éverton nem tanto, mas não pode sair nem com reza brava. Ele poderia ter tirado um volante e recuado Alisson. Mas isso logo após sofrer o gol, ou até antes.

Mas Renato, o melhor brasileiro no ranking mundial de treinador, estava mais uma vez neste ano, diga-se, num dia de técnico do Ibis.