Grêmio sofre pressão, mas vence mais um Grenal

Poderia ser um parto sem dor, sem sofrimento. Era jogo para matar no primeiro tempo, quando o Grêmio foi superior. Alisson perdeu a bola do jogo logo no início, e não se perde gol assim num clássico, ainda mais na casa do adversário.

Um gol ali nesse lance, em que ele avançou livre e ficou frente a frente com Lomba, podendo definir ou chutando ou driblando pro lado, ele optou pelo mais difícil, o passe para o lado, matando a jogada.

Alisson mostrou que, apesar de boa técnica, competitividade e alguns lampejos de craque, sempre será um coadjuvante. Nunca um protagonista, como Éverton e Diego Souza, por exemplo.

Éverton e Diego Souza, em dois lances, no primeiro tempo da superioridade tricolor, fizeram dois gols, anulados corretamente. Depois, por essas coisas do futebol, quando o Inter mesmo com dez jogadores se mostrava mais perigoso e letal (Vanderlei foi decisivo), eles fizeram um terceiro gol, este validado pelo juiz Jean Pierre.

Cruzamento de Éverton, cabeceio mortífero de Diego Souza.

Os colorados já comemoravam a decisão por pênalti. Por questão de minutos, o jogo não terminou em 0 a 0, placar que até seria justo.

É uma vitória para comemorar, ainda mais que foi na casa do rival, mas não se pode ignorar que Renato abriu a porteira para o Inter atacar mesmo com um jogador a menos (Musto foi expulso aos 46 do primeiro tempo).

A saída de Maicon para a entrada de Thiago Neves facilitou tudo para o Inter. Ficou um buraco no meio de campo. Ocorreram momentos de pânico na área tricolor.

Apesar disso, a outra bola do jogo foi de Pepê, que tinha tudo para liquidar a fatura numa escapada final, com Lomba fora da goleira. Ele errou o lançamento para alívio do goleiro colorado e da torcida vermelha, que amargou mais uma derrota em Grenal.

No final das contas brilhou a estrela de Renato. Se continuar assim, vencendo mesmo quando erra, está de bom tamanho. Mas é preciso ajustar o time para enfrentar de maneira mais adequada um time com dez jogadores.

Outro aspecto positivo da vitória no finalzinho foi que soterrou teses e discursos que incendiavam as redes sociais e grupos de whats, com muita gente pedindo a cabeça do Renato, do Romildo, etc.

O festejado Eduardo Coudet amargou uma derrota em seu primeiro clássico, com sua força máxima, o que não é um bom sinal.

Por fim, o Grenal tem ainda como bônus o fato de o Inter, na quarta-feira, enfrentar o Tolima, na Colômbia.

Viagem desgastante. Isso fazia parte do planejamento do Renato? Nunca saberemos…