Jesus demorou mas respondeu a Renato

Em longa entrevista para uma emissora de TV de Portugal, o técnico Jorge Jesus finalmente respondeu ao seu colega brasileiro, Renato Portaluppi. A resposta chega com uns três ou quatro meses de atraso, o que me lembrou um velho ex-piloto de F-1, até hoje alvo de brincadeiras e piadas.

Em setembro do ano passado, Renato, que ainda não descobriu que manter a boca fechada por vezes pode ser melhor para ele, decidiu questionar Jesus, que começava uma arrancada rumo aos títulos do Brasileirão (prioridade anual de um grupo de gremistas que mal lotam uma Kombi – vou ser linchado depois dessa) e da Libertadores.

Jesus bateu forte, mas com elegância.

— Eu achei que só poderia responder isso com trabalho. O Renato também nunca saiu do Brasil. Nunca ganhou nenhum Campeonato Brasileiro. Mas tudo bem, o Renato é um treinador querido no Brasil. Antes de eu chegar, ele era o número 1 — afirmou o português.

Esse português decididamente não é o das piadas. Sabe ser fino e ácido. Gostei da frase final: “Antes de eu chegar ele era o número 1”. O Renato deve estar se revirando. Esse missa ainda vai longe.

Tudo começou com essa declaração de Renato, sentindo-se ameaçado na disputa pelo trono de melhor técnico em atividade no país:

— Concordo que o Flamengo está jogando o melhor futebol do Brasil junto com o Grêmio, mas o Jorge Jesus ganhou só dois ou três títulos portugueses. E saiu de Portugal, foi para a Arábia. Ele nunca treinou fora de Portugal um grande clube na Europa. Nunca conquistou nada e está com 65 anos — disse Portaluppi.

Não precisava, mas aí não seria o Renato, que não deixa nada pra depois.

O fato é que os dois têm um tanto de razão.

Agora, se olharmos a trajetória dos dois, Renato ganha fácil em termos de consagração e conquistas como jogador e treinador. Até estátua virou.  

Sem esquecer nunca que a carreira de Jesus, mediana como jogador e técnico (até esta passagem consagradora por aqui) se desenvolveu em Portugal, uma espécie de Goiás do futebol europeu.

Ah, os melhores momento do futebol português foram com dois brasileiros: Oto Glória, nos anos 60, e Felipão.

Mas o jogo não terminou, tem mais provocações por aí. É só uma questão de tempo.

19
Deixe um comentário

Please Login to comment
12 Comentários
7 Respostas
0 Seguidores
 
Comentário mais recente
Comentário mais popular
11 Comentaristas
COPIÃO DE TUDOcassiogomespf@hotmail.comnelsongzheraldolanger@hotmail.comGrêmio Sempre Recent comment authors
  Seguir discussão  
novos antigos mais votados
Notify of
walt_adv@hotmail.com
Membro
walt_adv@hotmail.com

Bom dia . Feliz Ano Novo.
Ilgo em 2016 você referiu que Renato “estava” diferente , mais focado no trabalho e menos no “folclore”.
De fato isso ocorreu e voltamos a ganhar títulos.
Ocorre Que, depois que virou “estátua o Renato fanfarrão voltou e não ganhamos mais nada.
O “tapa de luva ” do português é válido. Que a lição sirva para o Renato e aos outros técnicos arrogantes do futebol brasileiro.

Lucas
Membro
Lucas

Tomara que depois dessa alfinetada, Renato foque mais no trabalho e menos na fanfarronice e mostre ao portuga que ele ainda é o melhor treinador do país.

GremistadeSantiago
Membro
GremistadeSantiago

Não é fácil aguentar essa imprensa marrom, mas acho que no ano passado Renato não tinha um time capaz de derrubar o flamídia, e ele sabia disso, e resolveu alfinetar o cara, talvez tentando criar um clima ou uma situação diferente, o que ao meu ver foi um erro. Esse ano pelo que está se encaminhando em relação as contratações, creio que podemos fazer frente ao time carioca,será um ano muito feliz.

nelsongz
Membro
nelsongz

Eu concordo com vocês e vou mais longe. Basta ouvir as entrevistas de alguns jogadores do Flamengo após o jogo para ver que eles estavam mordidos com o Renato.
Sou fã de carteirinha do Renato, mas a fanfarronice dele às vezes atrapalha, como neste caso.
Espero que em 2020 ele trabalhe muito e seja mais moderado nas suas entrevistas, desta forma ele pode levar o Grêmio a títulos importantes, além do Gauchão (vitórias em todos os Grenais do ano seriam bem-vindas, também).

Tiozaum da Kombi
Membro
Tiozaum da Kombi

“Linchar” é pesado, como diria o Marty McFly. Só penso que as prioridades estão mudando. A grande maioria da torcida está incomodada com o desdém ao BR. Onde, apesar dos obstáculos, é infinitamente “mais planejável” do que a CB. Fora o potencial de lucros maior, etc etc. O manifesto de exceção é só aqui no teu blog. Disse manifesto, pois até acredito que a maioria daqui também se incomoda com isso(abandonar BR). Mas as pessoas que expressam o contraponto “não lotam uma Kombi”, sabemos o porquê né? Garanto que se houvesse mais educação, mais pessoas se encorajariam propondo o debate… Leia mais »

Henrique Silva
Membro
Henrique Silva

Ilgo,
O Renato mereceu a resposta, aliás um dos aprendizados dele deve ser “diminuir a corneta” .
Espero que ele tire lições disso.
Contudo, este português também está passando dos limites, já está agindo como rei por aqui, e não é bem assim que toca a banda.
Não demora ele vai arrumar a malinha e desaparecer daqui.
Esse portuga deve ter esquecido que teve mais sorte do que juízo na final da LA.
Levaram mas não mereceram na final.

Grêmio Sempre
Membro
Grêmio Sempre

Ola Ilgo, boa essa da kombi que não lota nunca, os poucos viventes daquela confraria se acusam rapidinho, é só observar os públicos pequenos do brasileiro em comparação aos das Copas desde 2003. Quero o tri da CBF também, mas apoio esta gestão do Romildo em todos os sentidos depois de assistir o clube patinar durante 15 anos de fila sem nenhuma estrutura de verdade onde até o Renato tirou muito leite de pedra em 2010 e 2013. Aqui é Gremio Sempre porque gosto é de taças e acredito nesse novo Gremio. Dá neles Renato.

Wilson Santos
Membro
Wilson Santos

O assunto do momento é contratações, ouso afirmar que as principais contratações do Grêmio são sempre os da base, no ano passado tivemos JP, MH e Pepê. Nesse ano podemos ter o Ferreira, Jhonata Robert e Isaque e apostaria ainda no Araújo ou Varella para primeiro volante. Falando na base, o Grêmio vai se classificando vencendo o União Mogi por 4 a 0, isso primeiro tempo. Pra mim, os destaques desse time são o LD Vanderson, os volantes Fernando Henrique e D. Rosa, o meia Pedro Lucas e o atacante Elias. Só espero que Renato suba logo alguns guris que… Leia mais »

COPIÃO DE TUDO
Membro
COPIÃO DE TUDO

Grande Ilgo & Colegas ….. !!!!! Voltando após três semanas com a família no maravilhoso Litoral norte de SC onde todos os dias o céu estava azul da cor do mar (menos dois dias & meio) com muito chopp gelado, sol e carne na brasa, haja sede. Ilgo, espero que estejas te recuperando bem da saúde nesse momento cabuloso que tu passou e que logo tudo isso faça parte do passado para que possamos continuar aqui debatendo assuntos do nosso Grêmio e como tu mesmo disse que: “somos todos gremistas aqui. Nossa ‘briga’ é com eles”. Que assim seja. Amém… Leia mais »

COPIÃO DE TUDO
Membro
COPIÃO DE TUDO

Ilgo, mesmo ausente, me arrisquei via 4G a tecer alguns comentários sobre o mundial, mas TUDO era férias e assisti um pouco antes o FlaVAR sofrer o diabo contra o River para escapar de uma goleada de 2×4 na final da LA achando duas bolas “na sorte” no fim do jogo tendo seu ótimo goleiro sido o herói da final, mas como era o River aceitei tudo isso naturalmente, mas ….. ….. chegou o jogo com Liverpol, e mesmo com a Flapress “em peso” bajulando de todos os lados sem parar 24h/dia, não me convenceram, e no jogo eu vi… Leia mais »

Grêmio Sempre
Membro
Grêmio Sempre

Bah, mas na Copa SP estamos sobrando e muito. Hoje foi 4×0 jogando com 10. Mas tem muito time ruim nessa bagaça. Que loucura, viventes.

COPIÃO DE TUDO
Membro
COPIÃO DE TUDO

Essa copinha é feita para paulistas, empresários, e a disputa começa mesmo só na quarta-fase com os 16 melhores classificados à partir das oitavas, e o Grêmio nunca disputa, apenas participa, então, não se iluda com esse monte de times montados por empresários & apostadores.

COPIÃO DE TUDO
Membro
COPIÃO DE TUDO

Sobre o grupo de 2020, também estou vendo de forma muito criteriosa a mudança da foto do elenco e do time, pois as dispensas além de Galhardo, Léo Moura, Rômulo, Vizeu ainda acontecem (faltam André, JC, Capixaba e talvez Tardelli) e me agradou as chegadas de Victor Ferraz, Lucas Silva, Caio Henrique, talvez Pedro ex-Flu e do goleiro Vanderlei e assim, vejo boas chances no BR sem precisar poupar tanto valorizando sempre as Copas como você bem disse. Jorge Jesus: sempre vi o Renato assim, alegre, fanfarrão & pedante quando é abordado e cutucado, pois ele sempre foi, é e… Leia mais »

heraldolanger@hotmail.com
Membro
heraldolanger@hotmail.com

Você quer matar o Lacerda boy de ódio. Kkkk

nelsongz
Membro
nelsongz

Sobre a fanfarronice do Renato, concordo que ele sempre foi assim. Ele é mestre, nos casos de derrotas ou má apresentação, em tirar o foco do time/jogador e passar para ele, que se garante diante de qualquer repórter/comentarista. Entretanto, mesmo um grande ídolo está sujeito a erros e, quando eles ocorrem, deve aprender com eles e procurar corrigi-los. No caso Flamengo, ele pretendia criar uma “guerra” com o Jesus, mas não deu certo, o português não se abalou e os jogadores flamenguistas, dentro do campo, compraram a briga. Como eu coloquei num comentário neste post, “Basta ouvir as entrevistas de… Leia mais »

COPIÃO DE TUDO
Membro
COPIÃO DE TUDO

Nelson, o Grêmio não levou 5×0 do Flamengo por causa da fanfarronice do Renato; foi porque nós não temos goleiro desde que Marcelo Grohe saiu, e nosso arqueiro Tri da LA não levaria aqueles 5 gols.
Quanto aos erros do nosso treinador, sempre irei critica-lo como sempre fiz quando necessário, mas ainda acho que esse Jesus que surgiu de repente e só aos 65 anos, é falso. Aguardemos.

cassiogomespf@hotmail.com
Membro
cassiogomespf@hotmail.com

Estou gostando da linha de contratações do Grêmio.
Mas o melhor sempre vem da nossa base.
Foi assim que voltamos ao caminho dos títulos.
OBS: O Flamengo contrata quem quer. Quem vai fazer frente a eles??
O Michel do Goias, parece que vão levar, O Pedro que nós queremos eles atravessaram… Ta complicada a coisa…

heraldolanger@hotmail.com
Membro
heraldolanger@hotmail.com

Tá até parecendo o Palmeiras

cassiogomespf@hotmail.com
Membro
cassiogomespf@hotmail.com

E parece que foi o Michel e o Thonny Anderson…
Boa….
Tem que começar a chegar alguns agora.. Hehehehe
E sair alguns outros…