Grêmio vence o Palmeiras e confirma título antecipado para seu algoz

Com golaço de Pepê, o Flamengo confirmou neste domingo, 24, o título do Brasileirão/2019, mesmo sem entrar em campo. A vitória do Grêmio sobre o Palmeiras garantiu ao time carioca a conquista por antecipação de quatro rodadas do final. E há quem goste da fórmula dessa competição…

Estranho campeonato esse em que um clube se torna campeão sem jogar. Na verdade, não é bem assim. O Flamengo jogou no meio da semana pela rodada 34 contra o Vasco, jogo antecipado. Depois, no sábado, conquistou sua segunda Libertadores, abençoado pelos deuses do futebol que ficaram ao lado de Jesus, o Divino.

Os deuses do futebol nãqo poderiam mesmo apoiar o argentino Gallardo, que no ano retrasado usou de artifícios nada éticos (com respaldo da Conmebol) para ser campeão em cima do Grêmio.

Mas voltando aqui para o nosso mundinho em que vencer o Brasileirão parece tornar-se um desafio mais difícil a cada temporada, a notícia boa é que o Grêmio ao bater o Palmeiras por 2 a 1, em SP, está confirmado no G-4. Não é pouca coisa, até porque seu adversário era o Palmeiras, que começou a rodada como vice líder.

E não é que o Grêmio, com esses jogadores que boa parte da torcida vem avacalhando de uma forma que nenhum colorado faria, foi a SP com esse time desprezível, segundo li e ouvi, e bateu um dos clubes mais ricos do futebol brasileiro?

Esse mesmo clube, numa arrancada final, reagiu e assegurou sua presença entre os quatro melhores do Brasileiro, com vaga na Libertadores do próximo ano. Mesmo assim, só leio gente fazendo terra arrasada em função da frustante eliminação da Libertadores.

Não comemoro vaga, mas estar na Libertadores no lugar que até pouco tempo era ambicionado pelo rival gaudério, é algo a ser festejado.

A vitória tricolor sobre o poderoso clube paulista não prova, mas indica que o Grêmio poderia ter disputado o título até a última gota de suor com o Flamengo se tivesse investido mais na competição.

A LIÇÃO

Por fim, o Flamengo, sob o comando impecável de Jesus, mostrou que realmente é possível disputar e vencer competições como Brasileirão e Libertadores sem ter como regra poupar jogadores. Para isso, é claro, é preciso dinheiro para formar um timaço titular e bom número de reservas de qualidade.

Sobre o jogo deste domingo, Éverton, o melhor em campo, sofreu pênalti que ele mesmo bateu e fez 1 a 0. Depois, Cortêz cometeu um pênalti infantil (tem gente, os aloprados de plantão, querendo o lateral longe do clube por causa desse lance). No finalzinho, Pepê recebeu de Patrick, que recém havia entrado, e marcou um golaço por cobertura, na saída do goleiro. Um lance típico do craque Romário.

Não é pouca coisa.

AFASTAMENTO

Vou ficar fora por um tempo. Com sorte, por uns dias apenas. Motivo de saúde.

“Até um dia, até talvez, até quem sabe”, trecho de uma canção dos anos 70.