Gremista raiz mantém a fé e não se assusta com o Flamengo

O Grêmio fez uma de suas piores atuações na temporada. Quem reconhece isso é o técnico Renato. E todos nós concordamos.

A causa principal passa pelo jogo fantástico de quarta-feira, dia 23, Maracanã lotado, com a TV transmitindo para o mundo.

Se nós estamos ansiosos, contando as horas, sofrendo a cada atuação insuficiente, temor de que algumas individualidades não correspondam, imaginem os protagonistas. Eles também só pensam na grande decisão, o jogo do ano no Brasil.

Imaginem como se sentem aqueles jogadores que só levam pau nas redes sociais, a maioria dos gremistas nutella, um pessoal criado em meio aos títulos do ano 90 e festa na Goethe.

Um pessoal que nunca sentou na arquibancada de concreto escaldante da geral do Olímpico sob um sol inclemente.

Gente que nunca viveu o que nós, torcedores raiz, sentimos nos anos 70, os anos de chumbo dos gremistas. Nós sobrevivemos ao massacre dos títulos nacionais do rival e ao ufanismo vermelho na imprensa, fato amplamente divulgado pelo blogueiro Ricardo Wortmann, também ele um sobrevivente.

Aqui, entre os comentaristas do blog, tem pelo menos uma dúzia de gente que comeu o pão que o diabo amassou na década de 70 e que, por isso mesmo é mais resistente aos efeitos de eventuais tropeços ou quedas.

É claro que nos irritamos, nos revoltamos, mas já vimos tanta coisa que já não nos assustamos e sabemos ser tolerantes.

Não nos preocupamos com o que não é importante. E o que não é importante neste momento? É a atuação contra o Bahia. E será a atuação contra o Fortaleza neste sábado.

Nada disso importa. Esses jogos não refletem nem de longe o time que entrará em campo para calar o Maracanã mais uma vez.

Pode não acontecer, porque o Flamengo joga pelo empate e tem um time poderoso e por trás dele as forças do futebol, forças que eliminaram o Grêmio na Copa do Brasil com um erro escandaloso de arbitragem.

Apesar disso, os onze guerreiros que Renato ‘Midas’ Portaluppi escalar saberão honrar o manto sagrado jogando a 110% porque só assim se ganha uma Libertadores.

O Grêmio, que já conquistou três, sabe muito bem como é. O Flamengo, que conquistou uma, há meio século, tem uma vaga lembrança.

Então, gremista que é gremista não se assusta, não se intimida e muito menos vai atrás dos pessimistas e dos amargos de plantão, gente que despreza um dado muito importante: queiram ou não, o Grêmio é hoje um dos quatro melhores times da América.

E isso não é pra qualquer um.

INTER

O técnico Eduardo Coudet só virá a Porto Alegre se o Inter confirmar sua presença na Libertadores/2020. O argentino não abre mão disso.

73
Deixe um comentário

Please Login to comment
22 Comentários
51 Respostas
1 Seguidores
 
Comentário mais recente
Comentário mais popular
12 Comentaristas
heraldolanger@hotmail.comATÉAPÉsiquibee@gmail.comregahcp@gmail.comRodrigo Mello Recent comment authors
  Seguir discussão  
novos antigos mais votados
Notify of
Sehna
Membro
Sehna

Ilgo eu faço parte desse time. Vi muitas derrotas nos anos 70. Mas tbm muitas vitórias q emocionaram. Como em 1977 no Grenal da decisão. E por aí vai. Mas pode ter certeza q no Maracanã o história vai ser diferente. Vamos com força. Vamos com raça. Vamos ser tetra da América. Lembra do refrão??

nelsongz
Membro
nelsongz

Eu vivi os anos dourados da década de 60, morando no interior. Assisti a passagem para a de 70, comandada pelo trio ABC (para os mais novos, Agomar, Barreto e Cavalheiro, aqueles sopradores de apito que sempre eram escalados para os jogos importantes do gauchão, que dentre outras coisas deram gol para o Inter, quando a bola entrou para as redes por fora das traves, que permitiam as cotoveladas do Figueroa sem marcar falta, sequer), já em POA assisti o crescimento colorado, entremeado com algumas poucas boas jornadas gremistas, com a resistência do Paulo Santana à IVI (no período que… Leia mais »

nelsongz
Membro
nelsongz

Faltou dizer que acredito que passaremos pelo Flamengo e ganharemos o tetra da Libertadores.
Quanto ao Mundial, se o time estiver inteiro tem boas chances de ganhar.

COPIÃO DE TUDO
Membro
COPIÃO DE TUDO

Grande Nelson, a FGF começou a nos “frear” em 1970 com a chegada de Rubens Hoffmeister e desde lá sempre teve alguém na Presidência ligado ao Circo do aterro até a gestão do Noveletto onde todos agiam iguais amestrando as arbitragens descaradamente. Quantos roubos. Lembro de todos os detalhes dos anos 70 também, e o Telê Santana deu aquela freada neles em 1977 no gaúcho afetando-os também no BR onde chegaram patinando em 25º entre 62 clubes atrás de Caxias, XV, Fast-AM entro outros pequenos (kkkkk). Oberdan chegou do Santos e disse já no aeroporto que acabaram os gols de… Leia mais »

heraldolanger@hotmail.com
Membro
heraldolanger@hotmail.com

Estou confiante na classificação para a final.
Fui forjado nos anos 70. Nada nos abala.
E chegando a final ,coparemos.

ATÉAPÉ
Membro
ATÉAPÉ

O GRÊMIO EFETIVAMENTE fez poucos jogos memoráveis esse ano. Então temos que torcer por mais um jogo de exceção, daqueles para ficar para a história. Se não dermos tudo agora dentro de campo, não teremos outra oportunidade nesse ano. O que se lamenta no jogo contra o Bahia é que um empate razoável naquele momento se tornou uma derrota ridícula, extraída de um pênalti ridículo e de um momento igualmente ridículo do nosso goleiro, tudo no apagar das luzes. E confesso que esperava essa frouxidão em campo no jogo contra o Fortaleza, não contra o Bahia, até em função de… Leia mais »

COPIÃO DE TUDO
Membro
COPIÃO DE TUDO

Nico, acho que faremos 0x2 em Fortaleza e 2×2 no Maracanã, que tal ?????

Lucas
Membro
Lucas

PV, Brás, Geroma, Kannemann e Cortez; Michel, Maicon e MH, Alisson, Luan e Cebolinha.

Esse é o time pra ganhar do Flamengo.
É preciso reforçar o meio e arrumar a LD.

regahcp@gmail.com
Membro
regahcp@gmail.com

Também me parece o melhor time que podemos montar pra ganhar do Flamengo.

COPIÃO DE TUDO
Membro
COPIÃO DE TUDO

Lucas, só trocaria o Brás pelo PM.

Rodrigo Mello
Membro
Rodrigo Mello

Concordo, mas acho qhe Renato não vai abrir mão do Tardeli, que jogue ele e não André. Entra a teimosia natural. Se Luan jogasse como falso nove eu diria que nossa chance duplicaria, mas só nos resta torcer. E que André não farde.

regahcp@gmail.com
Membro
regahcp@gmail.com

A mídia já festeja o Flamengo. Os torcedores também já dão como certa a classificação. Qualquer notícia na grande mídia está dominada por flamenguista nos comentários “vai ser um passeio” “4 a 0” entre outros empolgados. Mas o fato é que o jogo tá empatado, mesmo que o Jesus tenha a vantagem do empate sem gols, o confronto está aberto e é só mais 90 minutos. Não precisamos operar nenhum milagre para ir a final. O Renato e os jogadores sabem o que fizeram de errado naquele primeiro tempo patético na Arena. Vamos para o Maracanã em busca do TETRA!… Leia mais »

Lucas
Membro
Lucas

Só tem idoso nesse Blog, rs

heraldolanger@hotmail.com
Membro
heraldolanger@hotmail.com

O bom que com Alzheimer ninguem fica brabo por muito tempo.kkkkk
Sabe como descobrir a idade dos frequentadores de algum boteco? Ver a parede atrás do vaso sanitário, se ela estiver mais gasta que a lajotas na frente do vaso é por que a maioria não dobrou o cabo da Boa esperança, o contrário ,tá na hora do remedinho

Lucas
Membro
Lucas

KKKKKK

Rodrigo Mello
Membro
Rodrigo Mello

Tu tá bonzinho demais, quarta queria mandar Romildo embora . Deve ser Alzheimer mesmo kkkk.

COPIÃO DE TUDO
Membro
COPIÃO DE TUDO

Lucas, acho que tens razão, pois todos os urubus nutella de playstation sumiram daqui. (kkkkk)

Grêmio Sempre
Membro
Grêmio Sempre

Eu não acho, Copião, ainda tem uns dois “mea phoda” por aí, pesquise.

ATÉAPÉ
Membro
ATÉAPÉ

ESQUENTANDO OS MOTORES PARA O GRANDE JOGO e lembrando do que nossa história também é feita: de raça e superação. Diz aí, Armindo Ranzolin:

https://www.youtube.com/watch?v=YsP8jVljhBI

heraldolanger@hotmail.com
Membro
heraldolanger@hotmail.com

É de chorar

COPIÃO DE TUDO
Membro
COPIÃO DE TUDO

Meu caro Reitor, meu saudoso pai (colorado) disse que o Renato estava com a “tika no corpo” naquela noite, pois apanhou, bateu e não fugiu das pauladas e brigas, e ainda se livrou de uma fratura naquela bola alçada pro César no gol da vitória aos 31 do 2º tempo porque o lateral deu uma baita solada, ou seja, o cara era bom de briga e tinha apenas 20 anos naquelas duas finais.

Bah, que estátua merecida, quem lembra e viu aquilo tudo “ao vivo” em 1983 até o mês de dezembro no Japão, sabe.

Que ano maravilhoso & inesquecível.

heraldolanger@hotmail.com
Membro
heraldolanger@hotmail.com

GREMISTA raiz não se assusta com time nenhum do mundo,se assusta com o GRÊMIO. Kkkkk

Rodrigo Mello
Membro
Rodrigo Mello

Quem te viu quarta dizendo que levariamos cinco vai achar que te hackearam kkkkk.

COPIÃO DE TUDO
Membro
COPIÃO DE TUDO

Tenente, meu nobre, acho que tu precisas filtrar para entender o que o Reitor Raíz quer dizer de acordo com os momentos, e pelo período que ele transita entre nós nos debates já deu tempo pra entender, não é ????? Por exemplo: não se deixe contagiar e nunca acredite em tudo o que a Flamídia/CBFla diz ou escreve no Globosta.com, ou no Fofox Sports, filtre isso também, pois pode ser que todas as simulações que vem de lá também são Fake (menos o Arrascaeta), assim como não me convenci que Luan saiu lesionado nem que JP não tenha condições de… Leia mais »

Rodrigo Mello
Membro
Rodrigo Mello

Que vc esteja certo meu amigo. Oremos.

heraldolanger@hotmail.com
Membro
heraldolanger@hotmail.com

Era o Evaristo de Macedo. Certo

heraldolanger@hotmail.com
Membro
heraldolanger@hotmail.com

Hackearam, pois disse 10 e 15 gols.
Mas ,fique susse,ganharemos

Rodrigo Mello
Membro
Rodrigo Mello

Nosso departamento medico deve ser muito ruim e nossos jogadores de vidro. O Flamengo está recuperando todos os lesionados e jogando todas as partidas. Nós não conseguimos recuperar JP e Luan está em dúvida. Se o Flamengo nos eliminar vamos ter que aguentar a corneta eterna do amigo do Ilgo, o RW, vou me mudar para o Congo como ele sugere.

heraldolanger@hotmail.com
Membro
heraldolanger@hotmail.com

Você está afirmando ,que se o GRÊMIO for desclassificado,alguns ” gremistas ” ficaram tão felizes que comemoraram?

Rodrigo Mello
Membro
Rodrigo Mello

Sim, tu sabe disto, tudo por causa de poupar e do Brasileiro, a corneta vai ser grande. Se Oo Flamengo não poupando nos vencer vai ser o inferno.

heraldolanger@hotmail.com
Membro
heraldolanger@hotmail.com

Este tipo de gremista é o do mesmo quilate que blasé, Duda garbi, Davi coimbra.

heraldolanger@hotmail.com
Membro
heraldolanger@hotmail.com

Tudo por querer ser maior que o GRÊMIO e torcer unicamente para sua tese.
Qual a próxima tese? O GRÊMIO mostrar que não é preconceituoso e usar vermelho?
Teses são teses, ou como o Renato fala ,André é titular.

Rodrigo Mello
Membro
Rodrigo Mello

Olhando as notícias só piora, no Globo.com está a confirmação quetodos os lesionados voltam, ou fazemos o impossivel quarta feira, ou aguentaremos a corneta eterna. Sou otimista, mas vou comprar passagem para o Congo hehehe.

heraldolanger@hotmail.com
Membro
heraldolanger@hotmail.com

Ninguém acreditou naquele migué

COPIÃO DE TUDO
Membro
COPIÃO DE TUDO

Mas bah, Ilgo ….. com todo respeito aos teus amigos da Rádio Grenal, mas 124 minutos de debate da “DUPLA” sendo que o tempo foi 82 vermelho e 42 azul com o Grêmio na semifinal da LA e os vermelhos pastando & patinando a 10 anos NA FILA, é dose pra mamute …..

….. e ainda querem debochadamente zoar quando falam da IVI tendo naquela bancada colorados 5×2 Gremistas, é phoda, amigo, até quando se estamos na crista da onda desde que Roger saiu do Grêmio ?????

Como diz um grande “sábio” teu amigo: É dose ….. oremos ….. !!!!!

Grêmio Sempre
Membro
Grêmio Sempre

Copião, nem conectei essa bagaça da Rádio NauNau, eu já sabia disso. Povo vermelho demais, dá nojo.

regahcp@gmail.com
Membro
regahcp@gmail.com

Gol do Grêmio e vai lá o comentarista fiadasputa e diz que não marcaria a falta.

Só rindo.

regahcp@gmail.com
Membro
regahcp@gmail.com

Lance ridículo do zagueiro, tentar cabecear uma bola baixa…
Mas sobre o time, André não dá não.
Thaciano muito ruim também, Patrick deveria estar jogando.

regahcp@gmail.com
Membro
regahcp@gmail.com

Meldels.
Sei nem o que dizer depois dessa virada.
Hehehsudhsuus

Marcelo
Membro
Marcelo

Esses reservas quando precisa de um já é complicado. Quando junta todos então é melhor nem assistir.

regahcp@gmail.com
Membro
regahcp@gmail.com

Galhardo, Capixaba, Thaciano, André, Rômulo, Luciano.

Como vencer com esses naipe ae?

Lucas
Membro
Lucas

Galhardo, Capixaba, Rômulo, André e Luciano podem passar no RH.
Não servem pro Grêmio, são ruins demais.

Rodrigo Mello
Membro
Rodrigo Mello

Nem deveriam ter vindo, dois inúteis.

regahcp@gmail.com
Membro
regahcp@gmail.com

O perigo de ter esses pernetas é que uma hora eles vão ter que jogar…

6 pontos mandados lá pra putaquepariu.

Ir a final da LA é quase uma obrigação.

siquibee@gmail.com
Membro
siquibee@gmail.com

Pode acrescentar nessa lista o Thaciano. Não sei o que ainda faz no Grêmio. O cara que n.os eliminou da Copa do Brasil

Rodrigo Mello
Membro
Rodrigo Mello

Estes reservas são imprestáveis. Duas derrotas antes do Flamengo não é bom. Só resta acreditar no impossivel, acredito mas a moral tá baixa. Que jogadores ruins estes reservas.

regahcp@gmail.com
Membro
regahcp@gmail.com

Rapaz, acredite. Esses jogos não tem relação alguma com o jogo da libertadores.
O que irrita é ver tanto perna de pau jogando profissionalmente no nosso tricolor.

siquibee@gmail.com
Membro
siquibee@gmail.com

O Grêmio é o único time na história que conseguiu reunir os 4 piores laterais de todos os tempos: Cortez, Juninho Capixaba, Galhardo e Marcelo Oliveira. Incrível como Renato gosta de lateral ruim. Ainda tem no currículo dele a indicação do Gilson e do Madson.

heraldolanger@hotmail.com
Membro
heraldolanger@hotmail.com

Gabriel chinelinho

ATÉAPÉ
Membro
ATÉAPÉ

TOMAR GOL DO OSVALDO?? Do Osvaldo aquele? Sinal de alerta maximo para a qualificaçao dos reservas em 2020. Vende alguns e traz coisa melhor. Ao que parece, evitei uma ulcera quando abri mao de assistir esse jogo.

Quanto ao urubu, vamos ver que time vai entrar em campo amanha. Com um pouco de sorte, mais um se machuca. E mesmo que volte algum dos machucados, certamente nao tera ritmo de jogo, a nao ser que tenha encarado algum amistoso secreto antes de quarta. Jesus arriscaria?

ATÉAPÉ
Membro
ATÉAPÉ

EU PEDI PELO MEGIOLARO e ele entrou no jogo!!! Kkkkkkkk