Grêmio e a arte de se reinventar para seguir no topo

Os últimos três anos do Grêmio são, talvez, os melhores da longa e rica história do clube que nasceu de uma bola, lá atrás, em 1903. O Grêmio já teve anos vitoriosos, mas poucas vezes, ou nunca, recebeu tanto reconhecimento e aplausos da mídia e de torcedores de outras agremiações como agora, e de inveja dos invejosos de sempre.

No mês em que comemora mais um ano de existência, o Grêmio está na iminência de participar de duas finais quase ao mesmo tempo: Copa do Brasil e Libertadores, sonho maior desde que sua torcida sentiu o gostinho de ser campeão mundial e que a cada ano entra em campo com olhos mirando o topo das Américas e do planeta, tingido de azul em 1983.

Pode ser que o Grêmio conquiste um ou dois dos títulos em disputa. Pode ser que fique com nenhum. Faz parte. Outros grandes clubes ficaram pra trás nesse caminhada. O Grêmio não, o Grêmio segue vivo, superando desafios e mantendo com bravura a fama de imortal.

REINVENÇÃO

Para se manter por cima nesses três anos, o Grêmio precisou se reinventar, um trabalho de toda a direção, que deu suporte para o técnico Renato Portaluppi lutar por mais conquistas. É claro que nem tudo correu como o planejado. Erros foram cometidos, mas os acertos foram em maior número.

Em termos de equipe, cabe destacar a trajetória de Renato desde sua chegada em 2016, visto com suspeição e ressalvas por parte de gremistas, alguns ainda firmes em sua postura crítica e cética.

Com ajuda de alguns parceiros do blog, em especial o Copião de Tudo, que se orgulha de ser um chapa-branca de primeira hora, publico aqui algumas das principais soluções do técnico tricolor diante dos problemas que foram surgindo:

– Giuliano saiu em julho/2016 e Renato chegou em setembro tornando Kannemann titular – ele era reserva de Wallace Reis, Fred e Kadu, salvo engano;

– A defesa, que era uma peneira, transformou-se numa muralha com sua dupla de zaga titular até hoje e o goleiro Marcelo Grohe;

– Efetivou Ramiro, que viveu seu melhor momento fazendo o vai e vem pelo lado direito, compondo a marcação e chegando à frente;

– Apostou em dois veteranos para as laterais, apesar de duras críticas de alguns setores. A resposta de Léo Moura e Bruno Cortez superou expectativas;

– Outra aposta de Renato foi Edílson, de passagem anterior modesta e que acabou valorizado a ponto de atrair proposta milionária do Cruzeiro;

– Em janeiro/2017, quando o time estava ajeitado, perdeu Wallace (negociado) e adaptou Jaílson no lugar. Depois, lançou gradativamente o Arthur, que recentemente deu entrevista dizendo que deve muito ao Renato pelas orientações que recebeu;

– Luan, que chegou a ser chamado de pipoqueiro por parte da torcida, cresceu demais sob o comando de Renato, tornando-se o melhor jogador da América;

Douglas é outro que cresceu demais com Renato ‘Midas’, tornando-se figura fundamental na conquista da Copa do Brasil que lavou a alma gremista depois de 15 anos de seca.

– Em julho Renato perdeu Pedro Rocha, seu principal atacante naquele momento. Outro jogador que Renato lapidou e ajudou a se tornar goleador. Repetiu o mesmo com Éverton, chamado por muitos ‘especialistas’ de peladeiro;

– Perdeu também Jaílson, então importante ao esquema, e Bolanos, este por questões pessoais;

– Outra aposta de Renato foi Michel, um volante descoberto no Atlético Goianiense. Chegou desacreditado e se tornou importante na manutenção do esquema vitorioso;

– Críticas sobraram para Renato quando ele indicou Jael, um centroavante tosco e de carreira instável. Hoje, tem gente que gostaria de ver Jael no time diante das opções que restaram e não corresponderam; Jael marcou seu nome na história do clube.

– As soluções encontradas por Renato mantiveram o time competitivo apesar das perdas de jogadores importantes e decisivos em tão pouco tempo. Agora mesmo, ele investe pesado em jogadores da base, revelando para o Brasil dois talentos: Matheus Henrique e Jean Pyerre. Outros que dificilmente ficarão muito tempo no clube, forçando Renato a novas soluções.

– Tem ainda o atacante Pepê, que está sendo lapidado para substituir Éverton, hoje um dos jogadores mais valorizados do país. Correndo por fora, Thaciano, que em breve poderá ser titular do time.

Por sorte e competência de gestão, vem aí uma nova geração de jovens talentosos. Resta torcer para que o sucessor de Renato, que talvez não continue em 2020, tenha igual competência para orientar e lançar na hora certa os jogadores em formação.

DECISÃO

Por mais que alguns setores queiram minimizar a qualidade ao Atlético Paranaense, estimulando um salto alto, o jogo desta quarta é dos mais difíceis. O piso sintético é um trunfo do adversário, além da torcida. Nada está ganho, nunca podemos nos esquecer disso.

82
Deixe um comentário

Please Login to comment
42 Comentários
40 Respostas
1 Seguidores
 
Comentário mais recente
Comentário mais popular
16 Comentaristas
Wilson SantosCOPIÃO DE TUDOhenrique martinsadilson_die@hotmail.comregahcp@gmail.com Recent comment authors
  Seguir discussão  
novos antigos mais votados
Notify of
Ricardo de Cruzeiro
Membro
Ricardo de Cruzeiro

Muito bom fazer uma sinopse,um resumo de tantas soluções encontradas por Renato.Tem gente de memória curta e tem os esquecidos.E claro os críticos de tudo.

Wilson Santos
Membro
Wilson Santos

Ilgo, o Michel veio do Atl Goianiense.
Quem veio do Boa Esporte foi o Leo Gomes.

Viu como li o texto inteirinho…rss.

Tiozaum da Kombi
Membro
Tiozaum da Kombi

Felipão foi demitido então…
Palmeiras entre Mano, Jair e Abel.

O que chama a atenção é a falta de opções, mesmo para um clube entupido de grana.
Futebol brasileiro está acéfalo.
Não à toa a seleção paga um vale atrás do outro nas copas.

Wilson Santos
Membro
Wilson Santos

Já fizeram proposta pro Mano Menezes.
Vão trocar 6 por meia dúzia.

Tiozaum da Kombi
Membro
Tiozaum da Kombi

Isso aí, Mano efetivado.
Sou capaz de apostar que Palmeiras sai do G6.
Uma vaga a mais pra LA 2020.

ATÉAPÉ
Membro
ATÉAPÉ

Depois dessa citação expressa ao Copião, só me resta uma frase: Zé, não me faz te pegar nojo! Kkkkk

COPIÃO DE TUDO
Membro
COPIÃO DE TUDO

Claro que não, isso nunca. (kkkkk)

COPIÃO DE TUDO
Membro
COPIÃO DE TUDO

Ilgo, uma bela homenagem ao ‘Midas’ nesse ótimo post a 15 dias dele completar 3 anos de um ótimo trabalho como treinador do time do coração nesse percurso cheio de faixas & taças e ainda acrescentando aí nessa tua pesquisa as opiniões e visões de teus vários amigos seguidores que são muitos e nunca se escondem mesmo nos momentos de criticas ou tretas inúteis por defesas de “minha tese, minha vida” fazendo valer o que pensam. Até as viúvas do bom Roger Machado que vai voltar brevemente sumiram daqui, pois teve em Renato seu sucessor a continuidade de um trabalho… Leia mais »

heraldolanger@hotmail.com
Membro
heraldolanger@hotmail.com

É impressão minha ou os iviotas, Justinos e redewaldos estão frustrados com este novo GRÊMIO de igual maneira?

nelsongz
Membro
nelsongz

Muito boa esta retrospectiva dos últimos três anos. Se Roger teve alguma participação na montagem do time em 2016, como alguns gostam de lembrar, foi Renato que corrigiu os defeitos de marcação, principalmente da bola aérea, usando os mesmos jogadores que estavam a disposição do Roger e trocando a marcação por zona, o que permitiu a conquista do pentacampeonato da CB.

Wilson Santos
Membro
Wilson Santos

Ilgo, os melhores anos da história do Grêmio ainda são da década de noventa (94 CB, 95 LA, 96 BR, 97 CB) , são quatro grandes títulos.
Nesta ótima fase do Midas Renato temos a CB em 2016 e a LA em 2017, são dois grandes títulos.
Falta só um pouquinho para se igualar a era Felipão.

adilson_die@hotmail.com
Membro
adilson_die@hotmail.com

Só que Renato já ultrapassou Filipão e com FOLGA, pois nos deu o maior titulo de TODOS, MUNDIAL DE CLUBES em 1983 em Tóquio e a Libertadores do mesmo ano….. RENATO É O REI MIDAS. E para desespero de muitos ainda vai ganhar mais titulos no Grêmio !!!!! kkkkkkkkkkkkk

Grêmio Sempre
Membro
Grêmio Sempre

Que texto Ilgo parabéns!e parabéns também ao Copiao de tudo que sempre levou e leva botinada até por vezes de outro internauta de menor expressão e segue firme no pensamento de todos nós “chapas brancas”quem conta com memória,informação e positivismo em querer sempre o melhor para o clube é difícil errar. Sobre o Renato sou fã incondicional,por mágica esse cara de Guaporé veio jogar no Grêmio e hoje técnico multi campeão. Se vai ganhar LA e CB deste ano? não sei, mas já me sinto muito grato pelo que me fez sentir nestes anos. Temos capacidade sim de copar as… Leia mais »

Wilson Santos
Membro
Wilson Santos

Estou preocupado com o jogo de amanhã.
Só se fala no confronto contra o Flamengo, como se já fosse jogo jogado contra o CAP.
Vamos jogar sem o craque Cebolinha e talvez sem o mestre Maicon (rs).
Cebolinha é meio time, ele e a dupla de zaga carregam o time nas costas.
Devagar com o andor, que o santo é de barro, prevejo um jogo bem complicado no sintético.

cassiogomespf@hotmail.com
Membro
cassiogomespf@hotmail.com

Com certeza, temos que entrar com 110% de atenção, e não dar sopa pro azar….

Marcelo
Membro
Marcelo

Eles também vão jogar com uns 5 ou 6 desfalques. Aliás, o Sintético PR que vai entrar em campo é bem parecido com aquele que perdeu para os nossos reservas. É claro que não dá pra achar que é moleza mas, se levarem a partida a sério, dá até pra vencer lá dentro.

Tiozaum da Kombi
Membro
Tiozaum da Kombi

Recebi uma piada que sou obrigado a replicar:

“…Com a demissão de Mano Menezes pelo Cruzeiro e Felipão pelo Palmeiras, Renato Portaluppi e Odair Hellmann passam a ser os técnicos com os trabalhos mais duradouros no Brasil.
Juntos, Renato e Odair conquistaram 6 títulos para a dupla Gre-nal em menos de 3 anos:
– Copa do Brasil em 2016 (Grêmio);
– Libertadores da América em 2017 (Grêmio);
– Recopa Sul-americana em 2018 (Grêmio);
– Campeonato Gaúcho em 2018 (Grêmio);
– Recopa Gaúcha em 2019 (Grêmio);
– Campeonato Gaúcho em 2019 (Grêmio)…” –> IVI

nelsongz
Membro
nelsongz

Mesmo que Maicon tenha condições de jogar os 90 minutos, que não parece ser o caso, amanhã é jogo para entrar com o Michel (ou Rômulo , se Michel não estiver bem fisicamente, mas acho que está). É importante a presença de um primeiro volante nesse jogo, o Atlético PR vai se jogar para cima e a zaga tem que estar protegida, inclusive na bola aérea. Não estou dizendo com isso que o Grêmio deve se encolher. Lembro que nas duas últimas copas que vencemos, em 2016 e 2017, tínhamos sempre um primeiro volante (primeiro Walace, depois Michel e por… Leia mais »

ATÉAPÉ
Membro
ATÉAPÉ

É INDISCUTÍVEL que o Imortal tem o melhor futebol do país, até porque sempre enfrentamos nossos adversários com 10 jogadores em campo. O urubu não pode se gabar disso. Mas falando do jogo de hoje, mamão com açúcar é só na feira. O Clube Sintético Paranaense não vai querer perder a chance de conquistar uma CB e garantir a Liberta 2020. O jogo da vida deles é hoje e certamente Renato e o grupo sabem disso. A questão anímica é que pode pegar, porque a maioria desse grupo vem de conquistas maiores e temos 5 CB,sendo 1 vencida por parte… Leia mais »

Tiozaum da Kombi
Membro
Tiozaum da Kombi

Até quando o time da Dilma vai vampirizar o erário ?

https://gauchazh.clicrbs.com.br/colunistas/kelly-matos/noticia/2019/09/leite-assina-nesta-quarta-feira-projeto-sobre-doacao-de-area-para-o-inter-em-guaiba-ck054zbig028b01l531c0zzhl.html

Dica: nem cliquem, vão acabar lendo M*.
Sim srs., é o mesmo estado que “não consegue” pagar em dia um professor ou um policial, pelo visto tem dinheiro sobrando.
Abs.

Marcelo
Membro
Marcelo

E depois ainda querem discutir quem é dono do quê, quem tem estádio ou não, etc.
Bando de sanguessugas!

COPIÃO DE TUDO
Membro
COPIÃO DE TUDO

Marcelo, é realmente incrível, pois os caras ainda não pagaram as estruturas temporárias de R$ 25 milhões da Copa/2014, anunciaram semana passada um déficit financeiro acumulado de R$ 61 milhões no 1º semestre/2019 mesmo tendo anunciado que tiveram receitas de 58 milhões em vendas de jogadores, ou seja, ainda tiram sarro do povo gaúcho, pois ….. ….. antes disso anunciaram um projeto moderníssimo de remodelar o Gigantinho, levantar duas torres no entorno do Circo de lonas, montar bares temáticos na orla do Guaíba, e estão arrotando que vão construir o CT mais moderno das Américas no terreno doado em Guaíba… Leia mais »

ATÉAPÉ
Membro
ATÉAPÉ

Quanto vale o terreno doado? Se superar os 3 milhões de contrapartida, e provavelmente supera, é caso de polícia. Cadê o MP Tricolor?

heraldolanger@hotmail.com
Membro
heraldolanger@hotmail.com

Uma profissão que não existe torcedor GREMISTA é de advogado. E o que causa indignação é a submissão do povo gaúcho.

COPIÃO DE TUDO
Membro
COPIÃO DE TUDO

Mídia & Mano É incrível como tentam fazer do “Palfisa ou da Cremeiras” algo maior do que conseguem ser ou fazer com a bola de acordo com os acontecimentos, pois o que falam dessa saída do Felipão e chegada do Mano tão contestada no Palestra Paulista é uma farra descontinuada com tantos repetecos e balelas nos comentários todo dia enchendo linguiça à respeito do assunto em todos os canais de esporte. Nem no Barcelona e Real Madrid a gente veria esse mal estar causado pela surra que o Renato e Jesus deram em sequência no Felipão nos dois últimos jogos… Leia mais »

ATÉAPÉ
Membro
ATÉAPÉ

Mano é a sobrevida do futebol medíocre. Vai jogar no estilo de Felipão e enganar por algum tempo. Tomara que este tipo de treineiro não volte a por os pés na Arena.

COPIÃO DE TUDO
Membro
COPIÃO DE TUDO

Nico, não entendi essa pressa do Palmeiras em Mano Menezes que é mais do mesmo perfil Scolariano jogando sempre por uma bola, pois pensei que eles trariam o Dorival tapa buraco até dezembro e fossem pra cima do Sampaoli que sairia fácil do Santos em dezembro sem multa rescisória e por estar descontente por lá.

Wilson Santos
Membro
Wilson Santos

Penalty claríssimo não dado, por muito menos dão contra nós.
Bando de fdps.

regahcp@gmail.com
Membro
regahcp@gmail.com

O cara com o braço aberto pra caralho, se fosse seguir essa lógica ali, não tinha sido pênalti do Bressan ano passado. Rsrs

Wilson Santos
Membro
Wilson Santos

Estamos jogando com 3 a menos.
Galhardo, Rômulo e André, asssim fica difícil.

regahcp@gmail.com
Membro
regahcp@gmail.com

Muito balão, time longe do que sabe jogar.
Tá tenso.

Wilson Santos
Membro
Wilson Santos

Time inteiro irreconhecível, ninguém se destaca e alguns muito mal hoje.

Mas mesmo assim, o Cap só criou a chance do gol, é só melhorar um pouquinho que empata.

cassiogomespf@hotmail.com
Membro
cassiogomespf@hotmail.com

Pênalti claro nao marcado.
Juiz fdp.
Mas estamos jogando pouco.
Primeiro tempo ficamos no lucro.
Se nao acordar vamos bailar…
Tem que jogar porra….

regahcp@gmail.com
Membro
regahcp@gmail.com

Resumo do time: bico pra frente e cera.

adilson_die@hotmail.com
Membro
adilson_die@hotmail.com

Penalti CLARISSIMO NÃO DADO PARA O GRÊMIO… até o comentarista da Globolixo disse que foi…. Assim fica dificil … mas precisamos acalmar, jogar futebol que temos condições de até ganhar… vamos Grêmio !!! NUNCA foi FÁCIL !!!

heraldolanger@hotmail.com
Membro
heraldolanger@hotmail.com

Com essa diretoria qualquer ze roela nos rouba e o acrocador pede desculpas.

Marcelo
Membro
Marcelo

Time jogando só pro gasto, sem inspiração alguma. É melhor se ligarem, porque hoje não tem o Cebolinha para resolver os problemas do time.

heraldolanger@hotmail.com
Membro
heraldolanger@hotmail.com

Romildo é o melhor dirigente do Brasil,todo mundo rouba o GRÊMIO e ele pede desculpas. Macho no RS.kkkkkk

cassiogomespf@hotmail.com
Membro
cassiogomespf@hotmail.com

Ja eras..

regahcp@gmail.com
Membro
regahcp@gmail.com

O time voltou ainda pior.
Acho que não vai dar pra nós, até aqui o time parece não querer.

HJLPH
Membro
HJLPH

É o que está parecendo, sem vontade nenhuma.

heraldolanger@hotmail.com
Membro
heraldolanger@hotmail.com

E os prontos

heraldolanger@hotmail.com
Membro
heraldolanger@hotmail.com

Parabéns kanemann,só assim pro bosta tirar o André

regahcp@gmail.com
Membro
regahcp@gmail.com

Pra ser justo, só o Athletico parece querer ir pra final.

heraldolanger@hotmail.com
Membro
heraldolanger@hotmail.com

Renato, tua língua é maior que teu time

heraldolanger@hotmail.com
Membro
heraldolanger@hotmail.com

Tchau Renato,antes que jogarmos fora a libertadores

Wilson Santos
Membro
Wilson Santos

É nítido a falta de concentração, de foco, de raça.
O CAP entrou mordendo e nosso time olhando, troteando.
MH, JP, Pepê irreconheciveis, os guris não fardaram hoje.
De Rômulo, Galhardo, Cortez, Balada nem dá pra falar, são ruins por natureza.

heraldolanger@hotmail.com
Membro
heraldolanger@hotmail.com

Assuma que você não tem noção nenhuma de Futebol e o que é estar pronto

Wilson Santos
Membro
Wilson Santos

Eles não jogaram nada hoje, confesso, mas graças a eles que o Grêmio ainda está vivo na LA.
Os teus cascudos tão amados foram piores ainda, mas é normal eles não jogorem nada.
O ponto fora da curva foi mesmo o rendimento dos guris.

Wilson Santos
Membro
Wilson Santos

Até Geromel está mal hoje.

regahcp@gmail.com
Membro
regahcp@gmail.com

Expectativa: vamos ganhar lá também.
Realidade: com o cu na mão, pênalti é lucro.
Só rindo heuhdhshdjd

Daniel Marcelo Scherer
Membro
Daniel Marcelo Scherer

1 Atlético a 120 Grêmio a 60, entrou sentado no resultado acreditando que já estava decidido.
2 Pênalti pra variar não dado. Se o do Bressan foi porque o de hoje não? Pegou no braço longe do corpo e desviou a trajetória.
3 Pepê jogou como bengala do Cortez o jogo todo.
4 Jean Pierre lerdo para um jogo com alta intensidade.
5 Lesão do Leonardo.
6 Demora do Renato para mudar o time.
7 Nosso meio de campo completamente dominado, e com isso jogamos retraídos demais sem saída.
O maior problema foi que o time caiu na pilha do oba oba.
Agora é sofrimento nos penais.

heraldolanger@hotmail.com
Membro
heraldolanger@hotmail.com

3- é muito amarelão

heraldolanger@hotmail.com
Membro
heraldolanger@hotmail.com

E você que tem o pôster do Paulo Nunes,parabéns.kkmmm

Marcelo
Membro
Marcelo

Rômulo contra o jogo aéreo do time do Felipão deu certo. Já contra um time de toques rápidos como o CAP, foi muito mal. Soma-se JP e MH muito abaixo do normal e ficamos sem meio de campo. Thaciano entrou e deu uma melhorada, mas já era tarde pra resolver nos 90.

Wilson Santos
Membro
Wilson Santos

Thaciano era o mais indicado em um campo rápido.

heraldolanger@hotmail.com
Membro
heraldolanger@hotmail.com

Thaciano,Luan e Tardelli para técnico, tomador de chop foi esta bosta

heraldolanger@hotmail.com
Membro
heraldolanger@hotmail.com

Está descodificação tem nome e sobrenome Romildo Bolzan seu frouxo

heraldolanger@hotmail.com
Membro
heraldolanger@hotmail.com

Desclafição

heraldolanger@hotmail.com
Membro
heraldolanger@hotmail.com

Sim,sim, tamo em e campeonato, sim sim. Agora só pelos 45 pontos o resto é balela.
Renato chame Jesus

heraldolanger@hotmail.com
Membro
heraldolanger@hotmail.com

Ain, ein, ain, ein tamo em 3 campeonatos, ain ein

COPIÃO DE TUDO
Membro
COPIÃO DE TUDO

Matasse à pau, os urubus piram na batatinha. Hilários.

Daniel Marcelo Scherer
Membro
Daniel Marcelo Scherer

Postura lamentável do time, sentimos demais a falta do Everton, Atlético nos engoliu na superação e intensidade e mereceu. Lamber as feridas, jogar o Brasileiro as ganhas para se preparar para a semi da LA. Sem terra arrasada, mas hoje todo mundo foi muito mal.

regahcp@gmail.com
Membro
regahcp@gmail.com

Diria que acabamos de dar o caneco pros morangos.
A postura foi uma coisa surreal.
O time não competiu, contrariando todos os discursos pré jogo, de que tinha que competir e etc.
Vi um time soberbo, se livrando da bola e fazendo cera, achando que já tava na final.
É uma pena que pelo segundo ano seguido se desperdice uma chance tão boa de ir pra uma final. Lamentável.

Wilson Santos
Membro
Wilson Santos

Salto alto.
Eles entraram a 220 e o Grêmio a 80 se poupando pra um jogo que será em outubro.

henrique martins
Membro
henrique martins

Triste….Acho que o ano acaba aqui, o que vem até o fim de ano só tende a piorar se me entendem.

Pior de tudo é ver o Athlético que jogou no fim de semana com força máxima e hoje entraram a 100% e o nosso Gremio descansado á 20% sentado em cima do resultado.

O que me restar é secar…..Sou Sempre Azul!!!!

adilson_die@hotmail.com
Membro
adilson_die@hotmail.com

Olha um vermelho aqui ….

henrique martins
Membro
henrique martins

Olha um clone boca peluda aqui….

COPIÃO DE TUDO
Membro
COPIÃO DE TUDO

Alguma dúvida ????? (kkkkk)
Só aparecem nessas horas. Normal, eis aí a Kombi. Ilgo tem razão no cadastro. Pois é.

COPIÃO DE TUDO
Membro
COPIÃO DE TUDO

Alguma dúvida ????? (kkkkk)

Wilson Santos
Membro
Wilson Santos

Nunca vi o Grêmio tão sem foco num jogo tão decisivo.
Podia perder mas deixando a alma em campo, foi frustrante.

Wilson Santos
Membro
Wilson Santos

Resta secar os cocôs.

henrique martins
Membro
henrique martins

Calma pessoal agora em diante não precisaremos mais poupar e vamos decolar no Modorrão….