Renato e a falta de marcação mais forte no meio

Já faz algum tempo que ando inquieto com a vulnerabilidade que percebo – eu e grande parte dos gremistas, inclusive aqui do grupo – do sistema defensivo tricolor. Está faltando alguém com mais imposição física na marcação.

Antes que os apressadinhos me acusem de querer um volantão que suja o calção de barro, sigo defendendo a qualidade, a técnica, o posicionamento, características básicas do meio-campo desse time que desde 2016 joga um futebol superior, embora nem sempre vitorioso.

O que eu espero é que o Renato corrija o clarão no setor defensivo, que ocorre algumas vezes, prejudicando o desempenho da zaga e comprometendo toda a atuação do time.

Sem ter um jogador como Wallace, Jaílson ou Michel (volantes que marcam forte e ainda aparecem na frente), Renato tenta equacionar o problema com o material humano que possui no momento.

Lembrando que o meio-campo que venceu a CB de 2016 tinha Wallace, Ramiro e Maicon. Na ‘frente’, Douglas, Luan e Éverton (ué, cadê o tal centroavante que muitos reclamam?). Era um time com marcação forte, qualidade técnica e tática. Saudade…

Mais uma vez Renato ‘Midas’ Portaluppi tem a missão de remontar o time, tornando-o competitivo como esse que abriu o ciclo de vitórias e conquistas inesquecíveis que elevaram a auto-estima da nação tricolor.

Como Renato tem conseguido superar essa dificuldade, a ausência de um volante como Michel (ainda fora dos planos por motivo de lesão)?

Ele mantém o estilo de jogo com muito toque de bola, encurta o espaço entre a linha defensiva e a linha de combate e articulação. Nos mata-matas têm dado certo, porque o empenho dos jogadores visivelmente é maior, até pelo clima das partidas, decisivas, onde qualquer falha pode ser fatal.

Nesse aspecto, penso que a escalação de um atacante de movimentação pode ser mais útil que um centroavante (André) tanto em termos ofensivos como defensivos, contribuindo para congestionar o meio de campo, deixando Éverton como válvula de escape.

Por isso, torço para que Renato escale Tardelli no lugar de André, e deixe Luan como o titular número 12. André só em último caso, quando Jesus estiver chamando e o desespero tomar conta.

Em resumo, é fundamental proteger melhor a linha defensiva, sem expor tanto a dupla Geromel/Kannemann. Todo mundo já viu isso. Mais ainda o Renato, sem dúvida.

64
Deixe um comentário

Please Login to comment
20 Comentários
44 Respostas
2 Seguidores
 
Comentário mais recente
Comentário mais popular
12 Comentaristas
cassiogomespf@hotmail.comCOPIÃO DE TUDOTiozaum da KombigremiocampeaomundialWilson Santos Recent comment authors
  Seguir discussão  
novos antigos mais votados
Notify of
Wilson Santos
Membro
Wilson Santos

Renato e a direção vai cometendo o mesmo erro do ano passado quando apostaram no Bressan. Agora apostam no Balada e vão seguindo em frente sem um volante, haja paciência, a queda é iminente e nada fazem. Soma-se a isso, a teimosia e o bruxismo do Midas que privilegia os cascudos, mesmo sendo eles um ex-jogador como o Leo Moura, um jogador cansado e em fase final de carreira como o Maicon, um de série C (Galhardo) e outro de série B (Rômulo). Renato vem errando bastante esse ano e não vejo nele disposição nenhuma em correção de rumo. Suas… Leia mais »

COPIÃO DE TUDO
Membro
COPIÃO DE TUDO

Ilgo, quando tu falas em “Midas” eu lembro que Renato chegou quando o Grêmio havia vendido Giuliano, aí, logo depois saíram Wallace, PR32, Jailson, Bolaños, Arthur, Bárrios, Edilson, Douglas, Grohe, Jael, Ramiro, Luan ficou e decaiu, Maicon é imprescindível, mas está envelhecendo, Éverton saindo até dezembro e “TODOS” titulares ….. ….. aí, veja que foram citados 13 jogadores com bons e ótimos desempenhos, então, eu entendo o trocadilho certeiro quando tu o chama de Renato ‘Midas’ Portaluppi, pois a quantidade de vezes que nosso treinador teve que montar e remontar o time sempre jogando bom futebol num gramado horroroso desde… Leia mais »

Daniel Marcelo Scherer
Membro
Daniel Marcelo Scherer

O problema é fácil de entender e muito dificil de resolver. Maicon não tem a intensidade necessária sobrecarrega o MH e estoura nos zagueiros. Mas como tirar Maicon do time se ele hoje é a referência técnica no meio campo, bem ou mal é quem faz o time jogar??? Além disso, tirando Michel qual o outro volante que poderia ser posto? Romulo??? Renato não vai mexer na estrutura do time, mudar o esquema (nem é o momento de fazer isso). Situação complicada de resolver com o grupo atual, que evidentemente foi mal montado pelos patetas Kroeff e Deco, somando-se a… Leia mais »

cassiogomespf@hotmail.com
Membro
cassiogomespf@hotmail.com

Falo desde a saída desse jogador e que hj esta fazendo falta:
Jaílson, seria esse jogador,m visto que Rei Artur era IMPOSSÍVEL segurar…

cassiogomespf@hotmail.com
Membro
cassiogomespf@hotmail.com

E o tratamento desigual entre Grêmio e Porco???
Um jogo foi transferido, e o outro não. O que acharam dessa pataquada??

Marcelo
Membro
Marcelo

O Fluminense (adversário do Palmeiras) por ter jogo pela Sulamericana, concordou com a transferência. Será que o Athlético faria o mesmo pelo Grêmio? Ou iria preferir enfrentar os reservas tricolores?

gremiocampeaomundial
Membro
gremiocampeaomundial

Segundo um colega abaixo o Porco pode pq escala titulares.

Obrigação, ética… mandam lembranças. Tá serto pq tem que agradar o Paxá (CBF)…

Eu morro e não vejo tudo. Isonomia é OBRIGAÇÃO nem que o Grêmio desse W.O. no Modorrãozinho deles. Ou tô errado?

Tiozaum da Kombi
Membro
Tiozaum da Kombi

Lindo lindo discurso.
Pena que a cbf não entra nessa utopia linda…
Realidade é cruel mesmo kkkkkk

W.O. no brasileiro seria uma atitude de coragem e vai ao encontro do enfrentamento “pra valer” que o Grêmio tomaria se realmente quisesse peitar a cbf.
Como está no muro, é melhor aceitar os desmandos de quem manda que dói menos.
É a lógica corrupta deles, se o Grêmio não consegue ser mais esperto nem deve pagar esse vale.

Tiozaum da Kombi
Membro
Tiozaum da Kombi

Mas eu no lugar da cbf mandava o Grêmio carpi um lote mesmo. Postura extremamente arrogante no brasileiro. Chineleando o torneio principal na cara dura. Ae vem com esse mimimi por dias a mais de treino, mesmo todos sabendo que não treina lhufas. Passam horas jogando aquele recreativo “bobinho”. Arena sempre às moscas, detonando até a imagem do evento na tv. Cbf é idônea? ÓBVIO que não! Mas é o velho lema do Tropa de Elite: “…ajudar a se ajudar…” Grêmio é injustiçado, mas não caminha 1mm pra mudar o cenário. Não tem hombridade de dar o primeiro passo, nem… Leia mais »

Marcelo
Membro
Marcelo

Pois é, Tiozaum! A CBF deve pensar: De que adianta marcar uma nova data para o Grêmio se, como sempre fazem no Brasileirão, irão escalar reservas nesse jogo? Os titulares terão a semana inteira para treinar, independente do que for decidido.
Além disso teriam de convencer o Athlético PR a aceitar essa mudança. E creio que os paranaenses não veriam vantagem alguma nisso.

Marcelo
Membro
Marcelo

Tá tudo muito bem! Tá tudo muito bom! Mas realmente… Parodiando a Blitz para dizer que mesmo sem o volante de marcação na frente dos zagueiros, o Grêmio detonou o Libertad aqui e lá. E na Arena foi até sem um zagueiro! Além disso deu um passeio no Bahia lá na Fonte Nova. Onde eu quero chegar? Quero dizer que as falhas que vemos no setor defensivo acontecem muito mais por falta de atenção e foco do que por mecânica de jogo. Quando precisou (ou quando julgou importante) o Grêmio sempre fez boas atuações e conseguiu o resultado. Então vamos… Leia mais »

Conrado
Membro
Conrado

Pois é Ilgo, considerando esta falta de maior marcação no meio campo, e a irregularidade dos nossos 2 laterais, será que não era o momento de testar um outro tipo de formação? Quem sabe um 343, ou 361 Braz, Geromel (libero) e Kanemman MH, Maicon, JP e LUAN (sim, ainda acredito nele, deixando JP vir mais detrás e luan flutuando no meio campo). Alisson, Tardelli e Everton. Claro que Renato não fará isso, ainda mais em um mata mata, mas creio que poderia ter sido testado já no BR. Em jogos mais encardidos, se necessitar de uma marcação ainda mais… Leia mais »

nelsongz
Membro
nelsongz

O maior título que o Grêmio está disputando, no momento, é a Libertadores. Algum time brasileiro já ganhou a Libertadores e o Brasileiro no mesmo ano? Não fiz um levantamento, mas acho que não. O Grêmio quer ser tetra campeão da Libertadores em 2019. Eu também quero que o Grêmio seja. Estamos a seis partidas da realização desta conquista, difícil, mas viável. Ganhar a Copa do Brasil em 2019, além da Libertadores, é possível? Estamos a quatro partidas desta conquista, também difícil, mas mais viável, já que, ao menos teoricamente, no meu entendimento o Grêmio tem melhor time do que… Leia mais »

gremiocampeaomundial
Membro
gremiocampeaomundial

Eu fiz esse levantamento e publiquei aqui uma vez. Copa do BR e BR só o Cruzeiro em 2003. LA + qq nacional, nunca aconteceu.

nelsongz
Membro
nelsongz

Valeu!
Então, mesmo sendo difícil, o Grêmio pode vencer a Libertadores e a Copa do Brasil em 2019, o que seria inédito.

COPIÃO DE TUDO
Membro
COPIÃO DE TUDO

Nelson, teve o Santos de Pelé em 1962/63, mas era Taça Brasil e havia somente a participação de 4 dos 12 grandes na disputa, aí, se amarrava cachorro com linguiça e o Peixe ainda tinha o Sr. Edson Arantes que passeava pelos gramados embarrados do Brasil com sua genialidade.

nelsongz
Membro
nelsongz

Semifinal da Copa do Brasil, Grêmio vai com o que o Renato considera a melhor formação. Eu não escalaria o André, mas se para vencer o Atlético PR tiver que ser com golos do André, que assim seja.

Estarei lá, com todo este frio, buscando uma vitória por qualquer placar, mas meu palpite é 3 a 1.

nelsongz
Membro
nelsongz

Errei, foi 2 a 0, mas podia ter sido 4 a 0.

nelsongz
Membro
nelsongz

Sobre volantes, o time ficará mais equilibrado se/quando o Michel voltar, com boas condições físicas. Com Michel e Matheus Henrique de volantes o Grêmio ganha as duas Copas.

Daniel Marcelo Scherer
Membro
Daniel Marcelo Scherer

A questão é quem sairia para o Michel entrar. Maicon? Alisson? Jean Pierre?

Wilson Santos
Membro
Wilson Santos

Pra mim sairia o Maicon.

cassiogomespf@hotmail.com
Membro
cassiogomespf@hotmail.com

Discordo do amigo.
Maicon “dita” o ritmo do nosso meio campo a 3 ou 4 anos, e por coincidência, época que voltamos a ganhar TAÇAS….

ATÉAPÉ
Membro
ATÉAPÉ

O QUE REALMENTE IMPORTA é que uma das prioridades do Imortal passa pelo jogo de hoje. E se o BR é visto com tédio e descaso, toda atenção, concentração e foco são voltados para este jogo. Disso pode depender o ano, por menos empolgante que seja conquistar o hexa. Taça vale e terá outra emoção se for contra os vermelhos, caso passarmos de hoje. Mesmo contra a raposa, será um tira teima. Mas é a sexta taça, vale pelo número. O clube assim quis, então a luta é pelo título máximo. Toda a tensão e cobrança se voltam para o… Leia mais »

ATÉAPÉ
Membro
ATÉAPÉ

AS MUDANÇAS NO BLOG deixaram o ambiente mais oxigenado. Parabéns ao Ilgo, que percebeu a necessidade de organizar a bagunça e afastar os que amam odiar. Até uma mulher comentarista apareceu o que sempre é bom. Eu gostava de alguns embates, mas sempre havia gente que passava do ponto. Mas, como nem tudo é perfeito, só lamento ter sumido os votos positivos e negativos. Muitas vezes concordamos com certo ponto de vista, mas não queremos comentar o assunto, apenas aprovar. Sou daqueles que gosta de um feedback, a favor ou contra. Enfim, o blog se tornou mais racional num ambiente… Leia mais »

Wilson Santos
Membro
Wilson Santos

O Grêmio mesmo cambaleante na temporada, tem tudo para vencer o CAP. É mais time, o ideal seria abrir no mínimo 2 gols de vantagem, porque no sintético é complicado.
Espero ver Tardelli, mas desconfio que Balada terá a milésima oportunidade no time titular.

Wilson Santos
Membro
Wilson Santos

Foi um bom primeiro tempo, podia ter sido mais.
O maestro MH comanda o meio campo, é disparado o melhor do time.
Balada jogando bem, fez o gol e está bastante participativo, que siga assim.
Pena que Everton não joga a próxima, é preciso matar logo o jogo pra não sofrer muito lá.
E esse juiz é bem fraquinho, é uma vedete.

cassiogomespf@hotmail.com
Membro
cassiogomespf@hotmail.com

Olha, se o balada continuar a fazer gols nos mata matas e nos ajudar a ganhar alguma das copas, fazer gol do titulo ele ja se pagou, e prometo que nao agito mais com ele. Hahahaha

Wilson Santos
Membro
Wilson Santos

Balada foi bem, mas podia ter feito três. Ele errou dois gols na cara do goleiro e em outra jogada não passou pro JP fazer, Tardelli entrou e deu outra cara pro ataque, empilhamos oportunidades.

gremiocampeaomundial
Membro
gremiocampeaomundial

Cara, 2×0 liquidada a fatura. Só não pode repetir p. ex. aquele jogo contra o River mas a vantagem é sólida.
Éverton vai ficar fora de um jogo mais ou menos jogado. Sei que isso não existe mas se era pra ficar de fora, que fosse num jogo começando 2×0 pra nós do que p. ex. na primeira partida da final.

Marcelo
Membro
Marcelo

Alguém mais achou que o Everton forçou o terceiro amarelo para poder ser convocado pelo Tite?

cassiogomespf@hotmail.com
Membro
cassiogomespf@hotmail.com

Sera?

gremiocampeaomundial
Membro
gremiocampeaomundial

Comentei acima que acho que forçou mas não necessariamente por esse motivo.

COPIÃO DE TUDO
Membro
COPIÃO DE TUDO

Meu Prezado, também acho que com 2×0 a cobra tá morta e Éverton deve ter forçado (se realmente fez isso) para entrar limpo na final, pois o time estava voando sob a Regência do Maestro Jean Pogba no meio campo muito bem acompanhado do MH e do Maicon absoluto. Que noite, véio, ficou barato para o Furacão.

Wilson Santos
Membro
Wilson Santos

Tite disse que não iria convocar jogadores dos time envolvidos nas Copas, vamos ver.

Wilson Santos
Membro
Wilson Santos

Um bom primeiro tempo e um segundo tempo melhor ainda, ótimo jogo.
Nas copas o Grêmio vira um leão, podíamos sair classificados diante de tantas oportunidades, só o Balada errou dois gols claros.
MH jogou demais, pra mim, foi o melhor do jogo.
Geromel foi outro que jogou muito, foi um monstro.
Tardelli entrou muito bem, em pouco tempo mudou o jogo, o time cresceu mais ainda com ele no lugar do André.

gremiocampeaomundial
Membro
gremiocampeaomundial

Incontestável
Mas é o CAP.
QUERO SANGUE (força de expressão…) CONTRA O PORCO, VAMOS ENSINAR A ESSE REAL MADRID DE ARAQUE QUE GRANA NÃO ENTRA EM CAMPO COMO NÃO ENTROU EM 1995 E MANDAR O PORCO CALDAS/LDPORTO (1 LIBERTADORES) SEM MUNDIAL DE VOLTA PRO LIMBO!!!

Libertadores é pra quem pode.

heraldolanger@hotmail.com
Membro
heraldolanger@hotmail.com

Eu só riro!

COPIÃO DE TUDO
Membro
COPIÃO DE TUDO

Pois é, Reitor, o Stand-Up está divertido demais. (kkkkk)

Tiozaum da Kombi
Membro
Tiozaum da Kombi

Grêmio é um bagulho doido mesmo kkkk

Voltaram as jogadas, usamos mais as laterais.
Tivemos até a bola parada.
Éverton finalmente fez o passe ao invés de fazer a velha cortadinha pra dentro.
De repente essa demonstração de versatilidade o recompense logo mais.

Foi o melhor Grêmio do semestre.
Curiosamente onde não tivemos maior posse de bola.

Se mantiver a receita desse jogo sem dúvida teremos o melhor ano da história.
O nível dos outros me permite arriscar o palpite.