O primeiro campeão da Copa do Brasil

A história do Grêmio é preservada por alguns abnegados, gente preocupada em manter acesa a memória do clube.

Uma dessas pessoas conheci no final dos anos 70, dona Ema Coelho de Souza, que tratava de juntar aqui e ali, literalmente, peças de uma quebra-cabeça que conta a história do clubes. Muita coisa estava jogada em alguma dependência do Olímpico.

Perseverante, dona Ema, em 1984, conseguiu criar a Sala dos Troféus, que deu origem a esse museu maravilhoso instalado na Arena, fundindo passado e presente.

Lembro também de um torcedor que registrou em super 8 a primeira excursão do Grêmio nos anos 50 (quem tiver detalhes me ajude).

São pessoas como essas duas, entre outras anônimas, que contribuíram para manter vivo o passado glorioso deste clube que é um dos maiores do mundo.

Uma história que se depender do pesquisador Daison Sant’anna não será esquecida jamais. Dono de memória privilegiada e incansável em suas pesquisas, Daison está lançando o livro 1989, que conta conta detalhes da conquista do primeiro título da Copa do Brasil pelo Grêmio.

Eu vivi intensamente como repórter essa caminhada gloriosa do Tricolor rumo ao título da primeira edição da CB. Portanto, tenho grande interesse pelo assunto.

Bem, os autores, Daison e Alberto Franco, estão lançando a obra nesta terça, 19h, no Bar do Beto. Eu estarei lá para garantir um exemplar e tomar um chopp no capricho.