O ufanismo de Galvão e a falta de um teste mais forte para a Seleção

O ufanismo que permanece desde os catastróficos 7 a 1 diante da Alemanha é uma das coisas que mais me irritam na Seleção. Um exemplo: Brasil com dificuldade para vencer o bloqueio do Peru, dominando, controlando o jogo, encurralando os peruanos, que tiveram sua torcida reforçada por colorados de todos os segmentos, inclusive da crônica esportiva em função de Guerrero, que, aliás, não foi visto em campo e acabou substituído.

Sobre isso, respeitoso silêncio no dia seguinte. O contrário renderia páginas e páginas de louvação ao atacante.

Mas voltando ao jogo unilateral contra o Peru. Lá pelas tantas, uma cobrança de escanteio, bola pererecando na área, gol do Brasil, Casemiro. Logo depois, o goleiro faz uma lambança e Firmino amplia.

E aí vem o Galvão Bueno, cuja voz está perdendo potência, para soltar essa pérola do ufanismo reprimido: este é o Brasil, é o verdadeiro futebol brasileiro. Não foram exatamente essas palavras. O fato é que ele, que andava crítico e desolado, voltou a ser o velho Galvão de guerra.

O Brasil, na verdade, jogava um futebol um tanto sonolento e irritante, apesar da superioridade técnica e tática. Nada justificava o arroubo do narrador verde-amarelo.

Éverton foi um raio de luz, abrindo a defesa a drible para marcar o terceiro gol, exatamente como eu previ, em abril de 2018, que ele faria vestindo a amarelinha, ou a azulzinha. Éverton foi ignorado por Tite no ano passado, assim como Arthur. Hoje, seu emprego depende desses dois.

Bem, independente do otimismo incontido do Galvão, que tem se mostrado sempre muito simpático ao Grêmio, tenho uma ideia sobre a Seleção.

Destaco primeiro que não torço pela Seleção. Ao contrário, por vezes até seco. Com Éverton no time, torci a favor, ainda mais que tinha o Arthur.

Estou convencido de que o time terá dificuldade diante do Paraguai, que não tenho a menor ideia como está jogando. Fez dois pontos e sofreu uma derrota no grupo, mesmo assim se classificou.

Agora, conheço a garra paraguaia e a gana que os paraguaios têm de vencer o Brasil.

Então, se a turma da Mônica, digo, do Cebolinha não jogar com muita determinação, de forma mais solidária, esperando vencer ao natural como tem ocorrido, pode quebrar a cara.

O que eu não gosto na seleção: os dois laterais dificilmente fazem jogada pelas extremas, contribuindo para afunilar mais o jogo ofensivo, facilitando a marcação. Nesse formato, o time acaba dependendo muito de jogadas pessoais, do drible.

O articulador da Seleção Philippe Coutinho tem sido insuficiente. Ele é outro driblador. Raramente consegue dar uma enfiada que deixe o atacante na cara do goleiro. Na real, não lembro de uma bola metida ao estilo Maicon ou Luan. Ah, Luan, que pena…

No futebol, como na vida, cada um colhe o que planta…

Não gosto também do Firmino e do Gabriel Jesus, embora sejam jogadores de nível superior. O fato é que não estão rendendo no esquema do Tite.

Ah, o esquema do Tite. Acho vulnerável. Nesta Copa América o time não chegou a ser exigido. O goleiro Alisson quase não trabalhou. Se pegar uma seleção que marque, mas que tenha também uma jogada forte de contra-ataque, a defesa vai fazer água.

O que se viu até agora foram adversários assustados e precários tecnicamente. Vamos ver se o Paraguai será diferente.

52
Deixe um comentário

Please Login to comment
12 Comentários
40 Respostas
0 Seguidores
 
Comentário mais recente
Comentário mais popular
17 Comentaristas
COPIÃO DE TUDORodrigo Melloanneschneidermoreira@gmail.comIlgo WinkWilson Santos Recent comment authors
  Seguir discussão  
novos antigos mais votados
Notify of
Fake do copião
Membro
Fake do copião

O unico atacante com “jeito” de tite é o richarlison

Wilson Santos
Membro
Wilson Santos

Também não gosto do Firmino, eu gosto é do Balada que está sendo bem lapidado pelo Renato, ele vai voar no segundo semestre…rss.

henrique martins
Membro
henrique martins

Ah, Luan, obrigado por colher varias taças!!!

nelsongz
Membro
nelsongz

Eu só assisto jogos da seleção quando há jogadores ou ex-jogadores do Gremio no time, como agora. O paradoxo é que não gosto que jogadores do Grêmio sejam convocados, pois em geral voltam da seleção jogando menos do que quando foram, isso quando não ficam o tempo inteiro no banco. Quanto ao Luan, gostaria de conhecer mais sobre os reais motivos da sua queda de produção. Enquanto estiver no Grêmio, torço para que ele recupere o bom futebol que nos ajudou muito na conquista dos títulos nos últimos anos. Se isso acontecer nesse segundo semestre, no mínimo mais um título… Leia mais »

cassiogomespf@hotmail.com
Membro
cassiogomespf@hotmail.com

Concordo com vc, estranha mesmo essa queda de produção do Luan….

Wilson Santos
Membro
Wilson Santos

Nelson..se Renato insistir com o André Balada no time , não consigo imaginar o Grêmio campeão.
Sem o balada, com Tardelli ou Luan de falso nove, acredito que podemos conquistar um grande título.

nelsongz
Membro
nelsongz

Acho que o André não volta a ser titular.

Wilson Santos
Membro
Wilson Santos

Eu queria estar errado, mas aposto que volta.

COPIÃO DE TUDO
Membro
COPIÃO DE TUDO

“Homem de muita fé” ….. (kkkkk) Nelson, sou muito otimista com meu clube o tempo todo e muito criticado pela Kombi corneteira “do passado” por causa disso, mas acredito muito que o Grêmio em 2019 consiga levantar uma Taça ainda, mas duas ou três, o VAR não vai permitir de jeito nenhum. Vendo o que Renato conseguiu extrair desde que chegou do Marcelo Grohe, Cortêz, Ramiro 2017, Luan sendo “até” o Rei da América, Doga-10 em 2016 e do desconhecido Michel como volante, acredito muito na recuperação do Luan o que seria mais barato do que contratar um medalhão do… Leia mais »

nelsongz
Membro
nelsongz

Uma é difícil, duas é muito difícil, mas não custa acreditar, caso as coisas começarem a dar certo. Três é questão “de muita fé”, mesmo, mas impossível não é.

COPIÃO DE TUDO
Membro
COPIÃO DE TUDO

Verdade, mas te garanto só uma coisa, meu caro: mesmo nas três, estarei na Goethe como sempre estive. (kkkkk)

Nelson, se isso acontecer, vai ter urubu enfartando em Porto Alegre de tanto desgosto. Adeus teses. Que fase, amigo.

GremistadeSantiago
Membro
GremistadeSantiago

Eu te respondo o que aconteceu com Luan, tem 6 letras e fica entre as.pernas de uma loira.

COPIÃO DE TUDO
Membro
COPIÃO DE TUDO

Meu caro músico, depois que Luan começou a frequentar o Iate do Neymala nas férias & folgas após as Olimpíadas de 2016, até Rei da América ele foi, mas à partir do momento que ele ficou fora da lista da Copa 2018, desandou a maionese e mesmo com as 6 letras no meio das pernas de 2 ou 3 loiras, ele precisa ser recuperado para assumir seu posto de titular absoluto. Eu acredito, véio.

GremistadeSantiago
Membro
GremistadeSantiago

Também acredito meu caro amigo, até pq precisamos muito do futebol do Luan, foi só uma brincadeira que falei, mas que não deixa de ter uma parcela de verdade, essa gurizada se não tiver a cabeça no lugar se perdem mesmo, tem que ter alguém pra recolocá-los no caminho certo. Grande abraço e da-lhe Grêmio.

COPIÃO DE TUDO
Membro
COPIÃO DE TUDO

Concordo, “tâmu juntu”, mas ficamos de olho nesses guris.

cassiogomespf@hotmail.com
Membro
cassiogomespf@hotmail.com

Mas o que houve com os frequentadores e comentaristas assíduos do blog???Sumiram pq???Pq agora precisa colocar os dados reais?? Hhahahaahah….

COPIÃO DE TUDO
Membro
COPIÃO DE TUDO

Grande Cassio, como diz o Copião aqui desde 2014 com os dados reais em poder do Blogueiro, quem não deve, não teme. Pois é, “eu falei, eu disse”, taí. (kkkkk)

Amigo, no post anterior do Ilgo, o ATÉAPÉ informou que o UOL tirou a opção de comentar em função dos haters ou por não bancar os moderadores em suas postagens em função das baixarias, e isso acabou por aqui em função do cadastramento com CPF, oxigenando o ambiente bem mais positivo.

O Ilgo foi um gênio mais uma vez. Apoiado.

Conrado
Membro
Conrado

Amanhã, to só pela torcida contando até 5 a cada tiro de meta cobrado pelo Ali55on.

COPIÃO DE TUDO
Membro
COPIÃO DE TUDO

Seria muito legal se isso acontecer, o cara vai sentir saudades do Liverpool. (kkkkk)

HJLPH
Membro
HJLPH

O problema é que não são só 5 e sim 9 gols que ele tomou em dois GREnada na Arena kkkkk

COPIÃO DE TUDO
Membro
COPIÃO DE TUDO

Sim, então cantamos 1, 2, 3, 4 na 1ª cobrança de tiro de meta e logo à seguir na próxima cantamos 1, 2, 3, 4, 5 ….. o cara vai tremer.

Fake do copião
Membro
Fake do copião

Então o estudioso que criou o curso de técnico na cbf não tem capacidade de trocar um zagueiro por um lateral?

Humberto
Membro
Humberto

Pela quantidade de negativadas nos posts depois do novo cadastro ficou só a nata dos de mal com a vida aqui no blog.

COPIÃO DE TUDO
Membro
COPIÃO DE TUDO

Parece que aquela kombi virou um Karmann Ghia, Humberto, ou uma CG 125 cc. (kkkkk)

Marcelo
Membro
Marcelo

Isso é uma coisa que realmente chama a atenção. Mas pode ser que seja possível para alguém que ficou de fora do cadastro positivar ou negativar os comentários. Isso explicaria o volume de negativadas.

Wilson Santos
Membro
Wilson Santos

Acho que não Marcelo, no início do “novo” Blog era assim, os não cadastrados podiam negativar.
Depois tantos negativos, os chapas brancas sentiram o cutuco (rss) e magoadinhos, pediram pro Ilgo tomar uma decisão radical.
Com isso, O Ilgo alterou o sistema e hoje, somente os cadastrados podem positivar ou negativar.
No entanto, parece que a decisão não surtiu muito efeito.

Rodrigo Mello
Membro
Rodrigo Mello

Chapa branca é a mãe do badanha, tu gosta de provocar para levar para a baixaria.

COPIÃO DE TUDO
Membro
COPIÃO DE TUDO

Esquece isso, meu caro amigo Tenente do Exército Brasileiro, o que mais estufava o peito dos inúteis urubus eram as baixarias, xingamentos, provocações burras, negativações, e até apelações contra os filhos de Chapas Brancas como aconteceu contigo só para atingir o pai, que fracos, mas, ….. ….. fui testemunha de tudo isso que tanto os fizeram se sentir superiores de nada por porra nenhuma, porém, apenas por alguns instantes, portanto, oremos, amigo, segue a harmonia do Blog que tanto os incomoda com qualquer detalhe corneteiro contra o clube, time, treinador, etc & etc. Pois é, acho que nosso Blogueiro acertou… Leia mais »

Wilson Santos
Membro
Wilson Santos

Michel sofreu uma lesão em um treinamento e não tem data para retornar.
Pelo que informam, a falta de ritmo de treino foi a causa da lesão.

giltiger@terra.com.br
Visitante
giltiger@terra.com.br

Favor adicionar o Montoya na longa lista de argentinos que não deram certo no Grêmio… Como falei na chegada dele ao Grêmio, ESPERO que o Presidente, demais dirigentes e CEO contratado do Departamento de futebol Gremista APRENDAM a não mais contratar atletas castelhanos sem que o Tio Renato peça ou pelo menos aprove a contratação… Enquanto o Potaluppi continuar na casamata do Grêmio este tipo de “iniciativa de contratação” é mera perda de tempo e dinheiro… Até HOJE não entendi DIREITO como foi negociado o Ramiro para o Corinthians já que era chamado de “NOSSO Pequeno Gigante” pelo treinador e… Leia mais »

giltiger@terra.com.br
Visitante
giltiger@terra.com.br

Giuliano fez 37 jogos no Al-Nassr e fez 15 gols e como era no Grêmio é o vice-artilheiro do time, o artilheiro é um centro-avante marroquino Abderrazak Hamdallah que jogou 28 jogos e fez 34 gols e quebrando o record de gols só na liga do Arábia Sauditão com 29 gols…

COPIÃO DE TUDO
Membro
COPIÃO DE TUDO

Rezende, o companheiro Copião acha que Roger será um grande treinador de futebol “em breve”, isso é fato, porém, o PAI real do sucesso desse Grêmio é Renato porque o Roger com Giuliano não ganhou nada e Renato sem Giuliano e com Ramiro em seu lugar levantou Taças, mas ….. ….. também gosto do Giuliano, e vejo nesta possível “recontratação” uma boa alternativa de conjunto nesse time atual do Renato sendo peça importante no encaixe da máquina para nossa sequência devido a qualidade dos jogadores no atual time; creio que Luan será recuperado, e isso será um acréscimo. Já em… Leia mais »

Ronaldo Silva
Membro
Ronaldo Silva

Caro Copião, aumenta para cinco os estrangeiros de sucesso, pois esqueceste de Catalino Rivarola Mendez, tão campeão quanto seu compatriota Francisco Javier Arce Rolón. De resto, há algo em comum aos que foram campeões: todos jogadores de defesa. Do meio para a frente e especialmente com argentinos que a coleção de fracassos é gigante.

COPIÃO DE TUDO
Membro
COPIÃO DE TUDO

Esqueci do Catalino, verdade.
Deve ser por causa daquele pênalti no Mundial 95 que o árbitro só deu porque viu no telão, e jogamos 70 minutos com 10 perdendo somente nos pênaltis, mas foi um grande 4º zagueiro o Rivarolla.

seu Algoz
Membro
seu Algoz

Seleção eu torço pelo Everton e Arthur.
Quero sempre que perca 10 x 5 com 5 gols do Everton.
Este pastor se rendeu ao esquema da CBF.

COPIÃO DE TUDO
Membro
COPIÃO DE TUDO

Grande Humberto, estamos juntos nessa, é por aí mesmo porque está difícil demais aguentar essa “confraria” até na seleção. Que fase, amigo.

anneschneidermoreira@gmail.com
Membro
anneschneidermoreira@gmail.com

E parece que Richarlison está com caxumba! Será que procede essa info?? Ano passado já tivemos vários jogadores q pegaram essa doença!!