Desfalques importantes não impedem boa atuação e vitória no Rio

Assim como o gol de Pepê, contra o Fortaleza, o golaço de Jean Pierre nesta noite, no Engenhão, fez acima de tudo justiça ao time que mais buscou o gol e que melhores oportunidades criou.

Ambos os gols na reta final, quando os minutos escoam rapidamente para quem joga pela vitória e deixam o torcedor aflito e angustiado.

Foi assim que eu me sentia quando Jean Pyerre cobrou a falta que ele mesmo havia sofrido ao tentar invadir a área a drible, entre pernas e chuteiras ferozes.

A cobrança perfeita, aos 35 minutos do segundo tempo, recompensou o esforço de um time que em nenhum momento se resignou com o empate, que até não seria um mau resultado diante de tantos desfalques.

As lesões de Geromel e Michel, no aquecimento, foram um balde de água fria na esperança da torcida tricolor. Realmente, foi um golpe. Soube de gente que saiu para jantar mais cedo com a namorada quando soube que dois dos principais jogadores desse Grêmio multicampeão (mensagem subliminar) também estariam fora.

E mais, que de novo Michel seria zagueiro, agora ao lado do novato Rodrigues, que acabou sendo um dos destaques do time pela simplicidade, segurança e até um tanto de ousadia no segundo tempo. Permanece no ar a pergunta, por que Renato demorou tanto a escalar esse zagueiro? Ele estava sendo preparado, é o que dizem.

A situação ficou ainda mais preocupante quando Rodrigues também se lesionou, no terço final do segundo tempo. Entrou o jovem Darlan, passando Rômulo (de boa atuação na frente da área) para a zaga ao lado de Michel.

Eu estava curioso em relação a Darlan, que alguns torcedores queriam no time há mais tempo, chamando Renato de tudo e mais pouco por não aproveitar o guri. Pois eu gostei de Darlan, mas pela amostragem é importante que por enquanto fique como opção. Ainda falta muito para assumir ou disputar a titularidade. Agora, com certeza trata-se de mais um jovem promissor formado no clube.

O time todo de um modo geral jogou bem. Dá gosto, por exemplo, ver Diego Tardelli jogar. Ele joga simples e objetivo, é rápido e tem muita habilidade. No momento em que ele deslanchar será ainda mais importante para o time.

Repito, o time jogou muito bem diante das circunstâncias. O goleiro Paulo Victor praticamente não foi exigido. Aliás, uma atuação surpreendente para um time que não contou com os seguintes titulares absolutos: Geromel, Kannemann, Maicon, Matheus Henrique e Éverton. Sem contar Luan, que parece ter perdido o brilho nos olhos para jogar futebol.

Ressalto também a preparação física. Não entendo dessa matéria. Só sei que não tem faltado pernas para o time, com raras exceções. Os gols nos minutos finais dos jogos contra Fortaleza e Botafogo sinalizam que a preparação física é boa, ao contrário do que afirmam alguns.

Aqueles torcedores que preparavam artilharia pesada contra a direção, Renato e o time, terão de esperar o fim dessa Copa América. Detesto essas competições envolvendo a seleção brasileira, mas devo reconhecer que ela chega em boa hora para dar tempo de recuperar os jogadores lesionados.

Por fim, vale lembrar que o Grêmio venceu, fora de casa, um time que começou a rodada no G-4. Então, vamos comemorar essa vitória.

BLOG

Estamos iniciando uma nova fase do blog, que leva meu nome mas é de todos os gremistas bem intencionados, apaixonados, críticos e respeitadores das diferenças.

Lembrando sempre que este é um território gremista. Os rivais, decididamente, não estão aqui.