A gurizada pedindo passagem

Escrevi que o jogo contra o Pelotas não valia nada. Deveria ter ressalvado que serviria ao menos para conferir melhor alguns jogadores, e não apenas a gurizada, mas também Montoya e outros.

Além de reafirmar a liderança isolada do regional com os 2 a 0 na Boca do Lobo, um local sempre difícil de jogar, o jogo serviu basicamente para revelar (ao menos para mim) que Thaciano pode ser titular, basta que o técnico Renato abra sua mente, esqueça tudo o que ‘aprendeu’ no curso da CBF e invista mais nesse volante de múltiplas funções e de forte personalidade, um jogador que não se intimidade, como já foi visto em outras oportunidades.

Faltava a Thaciano uma atuação exuberante como essa de quarta-feira. Antes de ele fazer o gol (na verdade um golaço) eu refletia, entusiasmado com o futebol desse jovem destemido e desassombrado. Com o gol, então, fiquei eufórico.

Vejo em Thaciano condições de ser o primeiro volante, com a vantagem de ele chegar com facilidade ao ataque; pode ser também como segundo volante; e principalmente executando a função de Ramiro.

Olha a gente aqui discutindo alternativas para substituição de Ramiro, que muitos que conheço gostariam de ver fora do time e que vibraram com sua saída. Perdoai-os Senhor…

Thaciano tem a aplicação tática do ex-titular, marca forte e aparece como elemento surpresa na frente. Sem contar, que tem porte físico maior, inclusive para a bola aérea defensiva e ofensiva.

Eu se fosse Renato já colocaria Thaciano nessa função contra o Juventude, domingo, 16h, no Jaconi.

Se Thaciano me anima e me dá esperanças de um meio de campo mais forte e combativo, Montoya é só decepção. Primeiro, ele me parece desinteressado, parece que o jogo não é com ele. Toca a bola como um escriturário aplica o carimbo.

Teoricamente, Montoya foi contratado para jogar na de Ramiro. Mas até o momento não mostrou nada que justifique sua escalação. Está em adaptação, dizem. A gente percebe que ele tem qualidades, mas o que mostrou até agora foi pouco. Está devendo.

Por fim, bonita a jogada do segundo gol. Thaciano, Jean Pyerre (de ótima atuação), Alisson (dispensa maiores comentários), Pepê e Thony Anderson. Uma blitz de cinco gremistas contra dois zagueiros. A bola foi rolada por Jean Pyerre, que encontro Thony livre para fazer 2 a 0.

Destacando ainda Matheus Henrique, que a cada jogo adquire mais maturidade e confiança. Ele pode jogar na de Maicon ou, com mais urgência, poderia ser testado na função antes exercida por Ramiro.

Opções existe. Vamos ver o que Renato vai fazer diante de tantas alternativas e possibilidades táticas.

GALLARDO

Depois de 3 anos, ele voltou. Jogador mediano, bom para compor o grupo.

Resta saber por que o Grêmio não faz o mesmo em relação a um zagueiro, que pode ser mediano, tipo nota 7, mas que seja eficiente e seguro.

Pelo jeito o pessoal curte improvisações na zaga e viver fortes emoções.

HOMENAGEM

Com atraso, registro aqui a passagem para outro nível de um querido amigo, o Jornalista (assim com jota maiúsculo) Raul Rubenich. Foi no mês passado que ele nos deixou. Gremistão dos maiores e um especialista em política internacional (atuou durante anos nessa editoria nos jornais Correio do Povo e Zero Hora).

Descanse em paz, amigo.

HOMENAGEM ll

Segunda-feira será inaugurada a estátua do Renato. Será cobrado um quilo de alimento não perecível para quem quiser participar.

Há boatos de que até o Pedro de Lara, um gremista rabugento, admirador do Joel Santana, estará presente. Outro que está sendo esperado é o Francisco, que vai deixar sua Recife para comparecer e prestigiar o ato. Dizem que ele irá, enfim, fazer um elogio ao Renato.

Amanhã citarei outros nomes desses ‘passageiros da kombi’.