Homenagem aos craques gremistas dos anos 50/60

Sucesso absoluto a festa promovida pelo cornetadorw. Na foto, da esquerda para a direita, Wolmir, Picasso, Zeca Rodrigues, Raul, Milton, Romildo Bolzan, Flecha, Juarez, Paíca, Sulí e Loivo. Agachado temos o João Severiano, o Joãozinho.

É neste sábado, ao meio-dia, no tradicional restaurante Copacabana – ponto de encontro dos jornalistas dos velhos tempos -, que acontece a festa de homenagem aos jogadores que levaram o Grêmio a conquistar insuperáveis 12 títulos regionais em 13 disputados.

Foi de 1956 até 1968. O martírio e a agonia dos colorados só foram interrompidos em 1961. No mais, foram anos de puro sofrimento, mais ou menos como aconteceu nos anos 90 e agora.

Eu peguei os últimos anos desse feito. Era guri em Lajeado, comia bergamota na praça e lia a Folha da Manhã Esportiva para ver meus heróis, gente que marcou seu nome e contribuiu para o Grêmio hoje ser o que é: um dos maiores clubes de futebol do planeta.

Costumo dizer que esse time dos anos 60 foi o melhor time que eu não vi jogar. Restam na memória narrações dos jogos, descrevendo lances e jogadas que insuflavam minha imaginação, e que me levavam para as arquibancadas de concreto do Olímpico, que eu fui conhecer só no início dos anos 70.

Parte desse Grêmio de um período romântico do futebol estará bem próximo de mim nesse encontro promovido e organizado pelo Ricardo Wortmann (leia-se cornetadorw), incansável crítico da IVI, sigla que ele criou e que, como um filho, agora pertence ao mundo, prova do sucesso da iniciativa.

Bem, será um momento de muita emoção. Mais de 130 pessoas confirmaram presença. Ainda há lugar para mais uns 30 torcedores. É só telefonar para o restaurante e referir que se trata do evento 12 em 13.

Mais de uma dezenas de ex-jogadores estarão presentes. Cada um irá receber uma camisa do Grêmio com o seu nome nas costas. Gentileza do presidente Romildo Bolzan, que também estará presente.

É o passado vitorioso se encontrando com o presente luminoso.

Entre os jogadores que já confirmaram presença: Juarez, João Severiano, Wolmir, Flecha, Milton Kuelle, Picasso, Suli, Zeca, Hercílio, Tesourinha II e Cardoso, campeão do mundo pelo Racing e pouco reconhecido aqui. Terei a honra de entregar a camisa pra ele.

Enfim, quem quiser comparecer ainda há tempo. Estão todos convidados.