Real Madrid escancarou o abismo entre Europa e América Latina

Deu a lógica (esta é original).

O Real Madrid é um time formado por jogadores titulares das mais poderosas seleções do mundo. Sem contar o banco de luxo, de onde a qualquer momento sai um sujeito como o Bale.

Não vou fazer comparação com o grupo do Grêmio, que chegou ao seu limite: um vice-campeonato mundial. Uma derrota por 1 a 0 na final contra essa seleção galática, que escancarou o abismo entre o futebol europeu e o sul-americano.

Há quem diga que com Arthur seria diferente. Talvez fosse um pouco melhor. Se tivesse o Pedro Rocha (negociado porque o Grêmio não é o Real Madrid), já ficaria outro tanto melhor. E aí então talvez o Grêmio criasse mais, exigisse do goleiro ao menos uma vez. Enfim, desse alguns sustos em Cristiano Ronaldo e seus companheiros.

Por momentos esse Grêmio forjado na superação até chegou a criar algumas jogadas com algum perigo. Mas faltou acabamento.

Mas nada comparado ao que o Real criou. Marcelo Grohe, de novo, foi salvador. Fez umas três ou quatro defesas das mais difíceis.

No gol que sofreu, a bola passou porque a barreira se abriu. Lucas Barrios, o omisso, foi determinante nesse lance, porque ele ficou de lado vendo a bola passar. Se ficasse imóvel, o gol não teria saído.

É claro que o Real Madrid faria outro gol de forçasse mais, se não trocasse tantos passes em vez de concluir. Então, na minha opinião, o Grêmio não escaparia mesmo de uma derrota.

No finalzinho, estava eu ali, e acho que vocês todos, torcendo por um golzinho que levasse à prorrogação. Mas alguém acredita que o Grêmio, nesse caso, nos 30 minutos seguintes, conseguiria neutralizar essa máquina de jogar futebol?

O não-gol abreviou o sofrimento e a angústia, mas impediu, por outro lado, que o show espanhol continuasse, para deleite de grande parte do público. Porque o RM não jogou, deu show.

Fora isso, algumas individualidades superiores do time não foram bem. Mas não foram bem por si mesmas ou porque cada jogador do RM é diferenciado e com jogador assim é sempre mais complicado jogar?

Vou destacar algumas atuações, e isso não significa que os outros sucumbiram, não, eles apenas não conseguiram mostrar tudo o que podem em função da enorme qualidade do adversário.

Destaco:em primeiro lugar o Marcelo Grohe. Logo depois, Geromel e Kennemann; Jaílson aparece numa terceira linha. E é só.

Os demais não chegaram a fracassar, apenas estiveram abaixo do que podem jogar e já jogaram. Nem é por culpa deles, e sim, repito, pela categoria individual e coletiva do time espanhol, que é na verdade um conglomerado planetário de talentos.

Mas valeu. O Grêmio chegou ao topo depois de mais de duas décadas. E isso não é pouco. Ao contrário, é uma conquista que deve ser comemorada por todos os gremistas.

Para completar, o que mais me irritou foi ver o Grêmio, nos minutos derradeiros, trocando bola na frente, sendo que Jael havia entrado justamente para esse momento do sufoco, do abafa, do desespero. Em vez de lançar bola na área, tocavam a bola até armar um contra-ataque. Isso foi profundamente irritante. Provavelmente não daria em nada, mas ao menos a bola estaria mais perto de entrar.

Finalizando: no meu penúltimo comentário escrevi que o Grêmio só seria campeão se jogasse sua melhor partida e o Real Madrid a sua pior. Isso esteve longe de acontecer.

Foguetório

Sobre o foguetório que sacudiu Porto Alegre o, acredito, muitas cidades gaúchas, depois do apito final, era de se esperar: os colorados estavam estocando milhões de foguete há horas.

Agora, só falta a mídia dizer que o Inter termina o ano por cima. Podem rir, mas não duvidem, não subestimem esse pessoal da agenda positiva.

Se gostou, compartilhe!

  • Deny Camargo

    Geromel foi o melhor zagueiro que já jogou pelo Grêmio e o jogo de hoje provou que é o melhor zagueiro do mundo.

    Nenhum defensor europeu conseguiu ter as vitórias pessoais que ele teve contra o Real Madrid

    A desculpa para ele não ser convocado é que o nível do futebol sulamericano é mais baixo justificando a convocação de jogadores que atuam na europa. HOJE ESSA BALELA CAIU POR TERRA.

    Foi a maior atuação de um jogador do Grêmio em mundial depois da do Renato em 83. Merece um contrato vitalício e ter o esperma congelado para tentarmos gerar futuros Geroméizinhos.

    Sobre o jogo: o sistema defensivo foi impecável faltou poder de fogo na frente. Tivesse o Pedro Rocha e o Barrios bem fisicamente como na metade do ano o Grêmio teria grandes chances de ganhar.

    De qualquer sorte foi uma atuação digna. Esse Real Madrid goleia times tecnicamente superiores e muito mais ricos que o Grêmios na Champions League. Quem sabe ano que vem tenhamos uma nova chance…

    • Fernando

      Enquanto times europeus tiverem em seus respectivos elencos os jogadores mais fodaralhoes do mundo, os times sul-americanos vencedores das Libertadores serão para eles apenas sacos de pancada, treinos de luxo.

      • Rodrigo Mello

        Penso o mesmo Fernando, estava comentando isto com meu superior que é Vascaíno ele falou exatamente isto, somos saco de pancadas dos poderosos Europeus, mas é da vida, bola pra frente.

        • Ilgo Wink

          é o poder econômico dos europeus e outros que levam nossos melhores jogadores a qualquer momento, e os nossos clubes dão graças a Deus que conseguem vender pra ajustar as contas.
          A questão é: dá pra fazer um time competitivo, capaz de disputar os títulos, sem desfazer-se dos talentos que brotam a cada ano?

          • Rodrigo Mello

            Penso que isto é impossível, pois jogadores da base tem um índice muito pequeno de dar certo e isto é mais do que o normal em qualquer Esporte, quando achamos algum jogador que entra no alto nível a necessidade de vender é imperativa. Nenhum clube fora da Europa e até mesmo fora do eixo daquele seleto clube de países ricos e/ou com um gangster Russo-Sheik endinheirado consegue soluções para manter seus talentos. A Croácia por exemplo é um banco de talentos que não seguram muito tempo. Aqui Arthur mal surgiu e já tá o Real e Barcelona de olho. Por isto valorizo muito quando os Sul Americano conseguem montar bons times.

          • Fernando

            E por isso penso que, daqui por diante, o nosso campeonato mundial deverá ser vencer a Libertadores. O que vier depois disso, no jogo em dezembro contra algum endinheirado europeu, é lucro.

          • Rodrigo Mello

            Somos dois então, triste mas é a realidade

          • José da Silva – COPIÃO DE TUDO

            Concordo, por isso parabenizo Bolzan, Renato & Cia pelo fantástico ano que me deram como torcedor Gremista, pois estou realmente muito satisfeito por ver e saber que temos futuro sem nenhuma maquiagem.

          • José da Silva – COPIÃO DE TUDO

            Concordo, Tenente, e tem mais, a Crefisa é a maior prova disso, pois o Palmeiras já teve até a Parmalat com seus milhões e grandes times, porém, patinou demais por muito tempo pra ganhar uma mísera Libertadores e ainda assim, teve que trazer Felipão do Japão pagando-lhe a maior das bananas inflacionando à partir dali completamente o cenário salarial dos técnicos do Brasil e falindo a poderosa marca por falta de retorno financeiro.

            A Crefisa está provando mais uma vez que não adianta ter um grande investidor financeiro aqui no Brasil, pois eles não sabem como fazer isso engrenar e transformar o time de um clube em uma potência e veja o que recebe Corinthians e Flamengo de receitas e nunca formam times convincentes.

          • Deny Camargo

            Pois eu te digo Ilgo que o domínio dos Europeus ta com os dias contados. Quem vai dominar o futebol no futuro são os árabes e chineses.

            A venda do Neymar foi a prova disso. O poderoso Barcelona nada pôde fazer para segurar o seu craque. Por enquanto os Sheik tão investindo em times europeus, mas é questão de tempo para em vez de levarem o Neymar para o Paris Saint Germain levem para algum time árabe.

            Provavelmente Flamengo e Corinthians vão ser comprados por algum árabe ou chinês e vão ganhar tudo o que disputarem na América e o grande dilema vai ser se Grêmio/Inter devem seguir o mesmo caminho….

          • Rezende

            O poder econômico é do Florentino “Odebretch” Perez Real Madrid, Silvio Milan Berlusconi, Abu Dabi Manchester City Group ou do fundo Quatariano do PSG.

            A FIFA é a Federação internacional de Futebol Associado.

            Ela tem de ser dividida pela realidade atual em duas divisões:

            O Grêmio e as equipes de VERDADE que jogam Futebol Associado (Football Association).

            E o Real, PSG, City e similares que jogam o Futebol Corporativo (Football Corporation).

            Nós estamos na série B, a dos pobres…. Mas somos o campeão do Futebol Association…

            Vamos nos filiar e tornarmos SÓCIOS do GRÊMIO !!!

      • Rezende

        Já dei a solução, é o Mercosul adotar uma política trabalhista semelhante a da União européia, vamos ter de disputar empregos com argentinos, uruguaios, paraguaios e chilenos no mercado de trabalho geral mas os times brasileiros (mais ricos que os congêneres vizinhos) vão ser mini-times Europeus e a DIFERENÇA será bem MENOR…
        Mas aí tanto os empresários exploradores de bolivianos de São Paulo como os trabalhadores brasileiros em geral não vão querer serem “parecidos” com os trabalhadores europeus…
        E provavelmente vão preferir o “ATRASO” atual…
        Neoliberalismo no dos outros é refresco…
        Só quero saber qual vai ser a “regra” de nacionalidade para os times da Premier League inglesa DEPOIS do BREXIT para ver o “FAIR GAME” da dona FIFA europeia…

    • Rodrigo Mello

      Parabéns Deny, sempre ponderado no que escreve, aprendo muita coisa em teus comentários. Estamos tristes mas confiantes em nosso futuro.

      • HENRIQUE MARTINS

        Eu não me iludo, mas volto a afirmar que o Grêmio chegou ao mundial cansado.
        Independente disso, reitero que apesar de todo poder econômico do adversário, é possível sim vencê-los.
        Um meio-campo em forma fisicamente com Maicon, Douglas e Arthur daria outra perspectiva.
        A sorte poderia ter sido outra.
        Acredito que o time do Grêmio respeitou demais o Real Madrid.
        Faltou jogadores cascudos, lembram de De Leon, Caju, Mario Sergio, Renato, Tarciso………
        Era outra época, mas tiveram seu “peso” na conquista de 83.
        O calendário também acabou contribuindo para o cansaço.
        Mas o Real Madrid mereceu a conquista.

        • Rodrigo Mello

          Penso parecido, mas veja por exemplo a Juventus com sua defesa excepcional não segurou as feras, a gente levou um gol de bola parada do melhor jogador do mundo e além disso perdemos nosso craque Arthur, já os caras vieram completinhos.

          • HENRIQUE MARTINS

            A zaga Gremista é melhor que a da Juve

          • Rodrigo Mello

            Analisando o que tu disse é verdade, até porque o Bonucci foi para o Milan e não está bem, a base da Juve é o Chieline que é o nosso Geromel.

          • José da Silva – COPIÃO DE TUDO

            Meu Deus, onde vai parar esse Geromel, que zagueiro, Tenente, um dos melhores que eu vi jogar na minha vida.

          • José da Silva – COPIÃO DE TUDO

            Sim, Henrique, escrevi aqui esta semana que de nossos volantes para trás o Grêmio é muito bom e perfeito, que o Real Madrid tem uma zaga meia boca com todos os demais do time merengue que ”destoam” muito.

            Mas temos problemas sérios sem Arthur porque o Luan cai de rendimento e nosso ataque é fraco por mais que o Bárrios tenha se esforçado dentro das limitações físicas, mas tem um problema crônico na lombar e só por isso veio para o Brasil, senão, teria ficado mais 3 anos na Europa, aí, pegou o ótimo Gabriel Jesus em ascensão no Palmeiras e sucumbiu de vez.

          • José da Silva – COPIÃO DE TUDO

            Exatamente por isso que valorizo tanto nosso ano pelo bom trabalho, pois foi realmente excepcional.

        • Ilgo Wink

          Concordo que o cansaço existiu e foi importante. Arthur fez falta também, até porque Michel não deu conta do recado.
          Mas o Grêmio tem uns dois ou tres jogadores que normalmente destoam, e isso é imperdoável diante de uma equipe como a do Real

          • HENRIQUE MARTINS

            Relaxa que o Grêmio se poupou para a partida de volta. Temos chances de reverter esse placar mínimo.

            E o Jael está devendo ainda os 40 gols que prometeu para o ano.

          • Fabio Scheffer

            Michel foi muito mal, mas não podemos esquecer que o cara dez uma artroscopia a menos de dois meses atrás, nem sei como voltou tão rápido.
            Sem nenhum volante de qualidade para cadenciar o jogo nosso time ficou preso e sem nenhuma posse de bola.

          • Rodrigo Mello

            Acho que só em ele ter jogado já mostrou comprometimento, já o rendimento era impossível manter pelos motivos que vc mencionaste.

        • Fabio Scheffer

          Falei isso no meu post tb, esse calendário aceito pela Conmebol sempre vai ferrar com o time sul-americano.
          Jogar um Mundial contra um europeu, que tá no meio de temporada, depois de ter jogado mais de 50 jogos no ano deixa muita disparidade física.

        • Deny Camargo

          Eu acho que faltou um meia pra auxiliar o Luan na armação. O Real Madrid anulou ele e não tinha mais ninguém que criasse. Tanto é verdade que quando entrou o Maicon que é um jogador qualificado mesmo desembocado o Grêmio ficou mais com a posse de bola e levou mais perigo.

          O Ramiro é esforçado, mas precisa de um outro meia que saiba jogar também…

          • Rodrigo Mello

            Faltou simplesmente nossa base do meio campo, o Arthur. Até nisto os poderosos levam vantagem, estavam completinhos.

      • Deny Camargo

        Quem me dera. Eu que aprendo com as diversas visões diferentes do blog. Abraço!

        • José da Silva – COPIÃO DE TUDO

          Tu foi mais uma vez perfeito, amigo, parabéns.

    • Fabio Scheffer

      Grohe (que calou minha boca), Geromel e Kannemann formam o melhor tripé defensivo da Amárica do Sul.
      Manter eles é fundamental pra continuarmos a ganhar títulos.

      • Deny Camargo

        Pra mim ficou claro que o Grêmio é um time pronto do meio pra trás. Acho que esse ano a nossa prioridade deve ser investir num meia pra auxiliar o Luan e 2 atacantes de velocidade.Podem até já estar na Arena (Èverton e Dionathã)

        Fernandinho se ficar tem que ser como opção no segundo tempo.

  • Deny Camargo

    Geromel foi o melhor zagueiro que já jogou pelo Grêmio e o jogo de hoje provou que é o melhor zagueiro do mundo.

    Nenhum defensor europeu conseguiu ter as vitórias pessoais que ele teve contra o Real Madrid

    A desculpa para ele não ser convocado é que o nível do futebol sulamericano é mais baixo justificando a convocação de jogadores que atuam na europa. HOJE ESSA BALELA CAIU POR TERRA.

    Foi a maior atuação de um jogador do Grêmio em mundial depois da do Renato em 83. Merece um contrato vitalício e ter o esperma congelado para tentarmos gerar futuros Geroméizinhos.

    Sobre o jogo: o sistema defensivo foi impecável faltou poder de fogo na frente. Tivesse o Pedro Rocha e o Barrios bem fisicamente como na metade do ano o Grêmio teria grandes chances de ganhar.

    De qualquer sorte foi uma atuação digna. Esse Real Madrid goleia times tecnicamente superiores e muito mais ricos que o Grêmios na Champions League. Quem sabe ano que vem tenhamos uma nova chance…

    • Fernando

      Enquanto times europeus tiverem em seus respectivos elencos os jogadores mais fodaralhoes do mundo, os times sul-americanos vencedores das Libertadores serão para eles apenas sacos de pancada, treinos de luxo.

      • Rodrigo Mello

        Penso o mesmo Fernando, estava comentando isto com meu superior que é Vascaíno ele falou exatamente isto, somos saco de pancadas dos poderosos Europeus, mas é da vida, bola pra frente.

        • Ilgo Wink

          é o poder econômico dos europeus e outros que levam nossos melhores jogadores a qualquer momento, e os nossos clubes dão graças a Deus que conseguem vender pra ajustar as contas.
          A questão é: dá pra fazer um time competitivo, capaz de disputar os títulos, sem desfazer-se dos talentos que brotam a cada ano?

          • Rodrigo Mello

            Penso que isto é impossível, pois jogadores da base tem um índice muito pequeno de dar certo e isto é mais do que o normal em qualquer Esporte, quando achamos algum jogador que entra no alto nível a necessidade de vender é imperativa. Nenhum clube fora da Europa e até mesmo fora do eixo daquele seleto clube de países ricos e/ou com um gangster Russo-Sheik endinheirado consegue soluções para manter seus talentos. A Croácia por exemplo é um banco de talentos que não seguram muito tempo. Aqui Arthur mal surgiu e já tá o Real e Barcelona de olho. Por isto valorizo muito quando os Sul Americano conseguem montar bons times.

          • Fernando

            E por isso penso que, daqui por diante, o nosso campeonato mundial deverá ser vencer a Libertadores. O que vier depois disso, no jogo em dezembro contra algum endinheirado europeu, é lucro.

          • José da Silva – COPIÃO DE TUDO

            Concordo, por isso parabenizo Bolzan, Renato & Cia pelo fantástico ano que me deram como torcedor Gremista, pois estou realmente muito satisfeito por ver e saber que temos futuro sem nenhuma maquiagem.

          • José da Silva – COPIÃO DE TUDO

            Concordo, Tenente, e tem mais, a Crefisa é a maior prova disso, pois o Palmeiras já teve até a Parmalat com seus milhões e grandes times, porém, patinou demais por muito tempo pra ganhar uma mísera Libertadores e ainda assim, teve que trazer Felipão do Japão pagando-lhe a maior das bananas inflacionando à partir dali completamente o cenário salarial dos técnicos do Brasil e falindo a poderosa marca por falta de retorno financeiro.

            A Crefisa está provando mais uma vez que não adianta ter um grande investidor financeiro aqui no Brasil, pois eles não sabem como fazer isso engrenar e transformar o time de um clube em uma potência e veja o que recebe Corinthians e Flamengo de receitas e nunca formam times convincentes.

          • Deny Camargo

            Pois eu te digo Ilgo que o domínio dos Europeus ta com os dias contados. Quem vai dominar o futebol no futuro são os árabes e chineses.

            A venda do Neymar foi a prova disso. O poderoso Barcelona nada pôde fazer para segurar o seu craque. Por enquanto os Sheik tão investindo em times europeus, mas é questão de tempo para em vez de levarem o Neymar para o Paris Saint Germain levem para algum time árabe.

            Provavelmente Flamengo e Corinthians vão ser comprados por algum árabe ou chinês e vão ganhar tudo o que disputarem na América e o grande dilema vai ser se Grêmio/Inter devem seguir o mesmo caminho….

          • Rezende

            O poder econômico é do Florentino “Odebretch” Perez Real Madrid, Silvio Milan Berlusconi, Abu Dabi Manchester City Group ou do fundo Quatariano do PSG.

            A FIFA é a Federação internacional de Futebol Associado.

            Ela tem de ser dividida pela realidade atual em duas divisões:

            O Grêmio e as equipes de VERDADE que jogam Futebol Associado (Football Association).

            E o Real, PSG, City e similares que jogam o Futebol Corporativo (Football Corporation).

            Nós estamos na série B, a dos pobres…. Mas somos o campeão do Futebol Association…

            Vamos nos filiar e tornarmos SÓCIOS do GRÊMIO !!!

      • Rezende

        Já dei a solução, é o Mercosul adotar uma política trabalhista semelhante a da União européia, vamos ter de disputar empregos com argentinos, uruguaios, paraguaios e chilenos no mercado de trabalho geral mas os times brasileiros (mais ricos que os congêneres vizinhos) vão ser mini-times Europeus e a DIFERENÇA será bem MENOR…
        Mas aí tanto os empresários exploradores de bolivianos de São Paulo como os trabalhadores brasileiros em geral não vão querer serem “parecidos” com os trabalhadores europeus…
        E provavelmente vão preferir o “ATRASO” atual…
        Neoliberalismo no dos outros é refresco…
        Só quero saber qual vai ser a “regra” de nacionalidade para os times da Premier League inglesa DEPOIS do BREXIT para ver o “FAIR GAME” da dona FIFA europeia…

    • Rodrigo Mello

      Parabéns Deny, sempre ponderado no que escreve, aprendo muita coisa em teus comentários. Estamos tristes mas confiantes em nosso futuro.

      • Deny Camargo

        Quem me dera. Eu que aprendo com as diversas visões diferentes do blog. Abraço!

        • José da Silva – COPIÃO DE TUDO

          Tu foi mais uma vez perfeito, amigo, parabéns.

    • Fabio Scheffer

      Grohe (que calou minha boca), Geromel e Kannemann formam o melhor tripé defensivo da Amárica do Sul.
      Manter eles é fundamental pra continuarmos a ganhar títulos.

      • Deny Camargo

        Pra mim ficou claro que o Grêmio é um time pronto do meio pra trás. Acho que esse ano a nossa prioridade deve ser investir num meia pra auxiliar o Luan e 2 atacantes de velocidade.Podem até já estar na Arena (Èverton e Dionathã)

        Fernandinho se ficar tem que ser como opção no segundo tempo.

        Eu traria no mínimo pra banco aquele centroavante do Lanús de 37 anos. É matador e não deve ser caro…

  • Rodrigo Mello

    Senhores infelizmente hoje não pude assistir ao jogo, porque justamente hoje o novo Embaixador resolveu fazer evento social e eu como único Gremista acabei prejudicado, porém ao saber por minha esposa que havíamos resistido bravamente por 45 minutos e perdido por um a zero com um gol de falta do melhor jogador do mundo e um dos maiores de todos os tempos, não consegui ficar chateado, fiquei triste mas isto é da paixão, mas chateado não, porque sei que fizeram o melhor. A única coisa ruim para mim foi saber que meu filho estava em prantos e inconsolável no Brasil e eu não estar lá para explicar racionalmente que é quase impossível vencer o maior clube do mundo, mas ele é criança, se entende. Quem é pai deve imaginar e para mim a distância dele é complicada, não deveria estar escrevendo isto pq é algo pessoal, mas a solidão e distância de casa e das pessoas que amamos te traz algumas peças. Sei que o pessoal ai no Brasil deve estar chateado e ouvindo corneta (algo que sou imune aqui, pois não tem nem um Colorado pra me azucrinar) mas acredito que todos sabiam dos nossos limites e fizemos o que era possível, tenho muito orgulho de ser Gremista e poder ler e trocar ideias com os amigos do Blog.
    Sou um chapa branca assumido, não porque sou pago ou tenho alguma ligação política (algo que é impossível para mim por conta da Profissão), mas porque torço para o Grêmio acima de tudo e temos que reconhecer o trabalho bem feito que há muito tempo não se via, reconhecer que temos um grupo de jogadores que são HOMENS no sentido de honrar o que ganham e ao clube que servem, algo tão difícil hoje no nosso Brasil. Tenho orgulho de usar meu próprio nome não me esconder atrás do nome de outras pessoas e vir na derrota tripudiar,ter que ficar escondido e não poder assinar o que escreve. Abraços a todos os Gremistas chapas brancas como eu e Urubus que se escondem, mas também são gremistas e estão tristes hoje. Pois acredito que nesta hora o camarada não precisa lembar que o Jael não fez Gol ou qualquer outra coisa para provar que estava certo, nós não queremos estar certo, queremos o nosso Grêmio vencendo, mas dividido nem par ou impar se vence.

    • Ilgo Wink

      Rodrigo, as divergências fazem parte. Não tem como ter unanimidade.
      Mas o fato é que a maioria sabe reconhecer a seriedade e a competência do trabalho feito nos últimos dois anos.
      A minoria vai seguir sua pauta

      • Rodrigo Mello

        Sim divergir é do jogo, mas para isto também é preciso inteligência. A maioria sabe reconhecer, uma minoria não aceita nada dos outros, nunca mudam a pauta. Mas é do jogo.

      • José da Silva – COPIÃO DE TUDO

        Sim, é verdade, mas é nos últimos ”três anos”, por isso fazemos parte da maioria absoluta e como falam demais que as pessoas que te apoiam e te seguem por aqui são ”pagas para isso” (tem uns Lorpas por aí que garantem isso), eu acho realmente uma grande burrice, pois isto é a prova que a maioria da Urubulândia está agindo assim por questões políticas, pois se você, amigo ILGO WINK, está pagando alguém aqui para te apoiar junto à esta gestão extremamente vitoriosa do Grêmio desde janeiro 2015, eu ”nunca” recebi meus proventos (kkkkk).

        Que sigam as ”pautas”, mas com o ótimo momento do clube, gestão administrativa, técnica, social e até política, prefiro o Filet Mignon de oficialista ou Chapa Branca do que o coxão duro ou ponta de asa de frango de um Urubu da Urubulândia. Tenho dito.

  • HENRIQUE MARTINS

    Eu não me iludo, mas volto a afirmar que o Grêmio chegou ao mundial cansado.
    Independente disso, reitero que apesar de todo poder econômico do adversário, é possível sim vencê-los.
    Um meio-campo em forma fisicamente com Maicon, Douglas e Arthur daria outra perspectiva.
    A sorte poderia ter sido outra.
    Acredito que o time do Grêmio respeitou demais o Real Madrid.
    Faltou jogadores cascudos, lembram de De Leon, Caju, Mario Sergio, Renato, Tarciso………
    Era outra época, mas tiveram seu “peso” na conquista de 83.
    O calendário também acabou contribuindo para o cansaço.
    Mas o Real Madrid mereceu a conquista.

    • Rodrigo Mello

      Penso parecido, mas veja por exemplo a Juventus com sua defesa excepcional não segurou as feras, a gente levou um gol de bola parada do melhor jogador do mundo e além disso perdemos nosso craque Arthur, já os caras vieram completinhos.

      • HENRIQUE MARTINS

        A zaga Gremista é melhor que a da Juve

        • Rodrigo Mello

          Analisando o que tu disse é verdade, até porque o Bonucci foi para o Milan e não está bem, a base da Juve é o Chieline que é o nosso Geromel.

          • José da Silva – COPIÃO DE TUDO

            Meu Deus, onde vai parar esse Geromel, que zagueiro, Tenente, um dos melhores que eu vi jogar na minha vida.

        • José da Silva – COPIÃO DE TUDO

          Sim, Henrique, na comparação dos dois times, escrevi aqui esta semana que de nossos volantes para trás o Grêmio é muito bom e perfeito, que o Real Madrid tem uma zaga meia boca com todos os demais do time merengue que ”destoam” muito devido a imensa qualidade.

          Nós temos problemas sérios sem Arthur porque o Luan cai de rendimento e nosso ataque é fraco por mais que o Bárrios tenha se esforçado dentro das limitações físicas, mas tem um problema crônico na lombar e só por isso veio para o Brasil, senão, teria ficado mais 3 anos na Europa, aí, pegou o ótimo Gabriel Jesus em ascensão no Palmeiras e sucumbiu de vez.

      • José da Silva – COPIÃO DE TUDO

        Exatamente por isso que valorizo tanto nosso ano pelo bom trabalho, pois foi realmente excepcional.

    • Ilgo Wink

      Concordo que o cansaço existiu e foi importante. Arthur fez falta também, até porque Michel não deu conta do recado.
      Mas o Grêmio tem uns dois ou tres jogadores que normalmente destoam, e isso é imperdoável diante de uma equipe como a do Real

      • Fabio Scheffer

        Michel foi muito mal, mas não podemos esquecer que o cara dez uma artroscopia a menos de dois meses atrás, nem sei como voltou tão rápido.
        Sem nenhum volante de qualidade para cadenciar o jogo nosso time ficou preso e sem nenhuma posse de bola.

        • Rodrigo Mello

          Acho que só em ele ter jogado já mostrou comprometimento, já o rendimento era impossível manter pelos motivos que vc mencionaste.

    • Fabio Scheffer

      Falei isso no meu post tb, esse calendário aceito pela Conmebol sempre vai ferrar com o time sul-americano.
      Jogar um Mundial contra um europeu, que tá no meio de temporada, depois de ter jogado mais de 50 jogos no ano deixa muita disparidade física.

    • Deny Camargo

      Eu acho que faltou um meia pra auxiliar o Luan na armação. O Real Madrid anulou ele e não tinha mais ninguém que criasse. Tanto é verdade que quando entrou o Maicon que é um jogador qualificado mesmo desembocado o Grêmio ficou mais com a posse de bola e levou mais perigo.

      O Ramiro é esforçado, mas precisa de um outro meia que saiba jogar também…

      • Rodrigo Mello

        Faltou simplesmente nossa base do meio campo, o Arthur. Até nisto os poderosos levam vantagem, estavam completinhos.

  • HENRIQUE MARTINS

    Relaxa que o Grêmio se poupou para a partida de volta. Temos chances de reverter esse placar mínimo.

    E o Jael está devendo ainda os 40 gols que prometeu para o ano.

  • Heraldo

    Achei que o time tremeu e se acovardou, tirando aquela falta que o Edílson bateu do meio campo não lembro de nenhuma finalização.

    • Fabio Scheffer

      Acho que não tremeu não cara, foi superado tecnicamente pq os caras são muito melhores.
      Quem joga bola sabe, quando o outro time é melhor demais tu consegue até igualar na garra e na vontade por alguns minutos, mas depois é natural os caras tomarem conta do jogo e deixar a gente correndo atrás deles.
      E daí é aquilo, quem corre atras da bola cansa mais e a diferença física e técnica só aumenta em prol dos caras.

      • Rodrigo Mello

        Comentário de quem sabe que a teoria é muito diferente da prática. Parabéns

      • José da Silva – COPIÃO DE TUDO

        Fabio, tu não percebeu aí que o comentário dele é de um Urubu ”satisfeito” com nossa derrota ?????
        Concordo, ninguém se acovardou ou tremeu, o Real Madrid apenas impôs o seu jogo com um elenco galáctico e superior, e conforme tu bem disse aí, qualquer ”boleiro” sabe disso, mas urubu não joga futebol.

        Parabéns ao Romildo & Renato, pois num ano perfeito chegar atrás apenas do Real Madrid no Mundo, é uma façanha enorme e eles fizeram um grande trabalho, tudo está no seu Lugar.

        • Rodrigo Mello

          um dos 24 fakes hehehehe, ele tá feliz, mas se conteve nesta, mereceu a resposta.

          • Ilgo Wink

            Ele deve ter soltado foguetes

          • GremioSempre

            Dizem que teve hospital recebendo acidentados devido foguetes vencidos kkk

          • José da Silva – COPIÃO DE TUDO

            Eles são sempre inconfundíveis.

      • Ilgo Wink

        Parabéns pela aula, mas tem gente que não aprende ou finge que não sabe

        Dizer que o time se acovardou é de um absurdo tal que sequer merece consideração

      • Deny Camargo

        Fora que o Modric joga por 2. Se pegassem as melhores características do Douglas e do Arthur e colocassem num jogador daria o Modric.

  • Alexandre

    Infelizmente, existe um abismo entre o melhor time europeu e o melhor do resto do mundo. Todos os clubes que derrotaram os europeus na final, neste século, utilizaram da mesma tática: retranca e contra ataque. Ceni, Clemer e Cássio foram os melhores em campo (todos defenderam bem mais que o Grohe ontem) e conseguiram um golzinho em uma jogada fortuita de contra golpe no final do jogo. O Grêmio utilizou a mesma estratégia, mas não conseguiu contra-atacar com perigo, salvo duas jogadas de linha de fundo com Ramiro e Cortês, uma em cada tempo. A defesa da Juventus tomou 4 na final da Champions, e isso que eles contavam com Buffon, discutivelmente o melhor goleiro da história, Bonucci e Chiellini na zaga e uma constelação do meio pra frente.

    Os clubes sul-americanos devem olhar pra Libertadores como seu Mundial. É o que podemos ambicionar, o que está ao nosso alcance.Nós conseguimos conquistá-la. Sintam orgulho.
    Que ano incrível tivemos, que time foda. Que 2018, seja tão bom quanto este, que venham mais títulos.

    Saudações TRIcolores!!

    PS: Vi que o Barrios não vai ficar. Acho ótimo. Teve bons momentos, alguns gols importantes, principalmente nos mata-mata, mas não dava mais. Na minha opinião, o Grêmio precisa de um centroavante com capacidade técnica, para tabelar, além de fazer gols, por óbvio. O time toca muito a bola e o Barrios normalmente acabava matando as jogadas.
    Ouvi falar no Henrique Dourado. Faz gols, mas é caneludo. Seria um boa opção pra grupo, porém espero algo a mais para um titular.

    • Ilgo Wink

      Não tenho opinião formada sobre o Dourado. Mas acho que ele não deve nada ao Barrios. Agora, seria bom encontrar alguém melhor, mas não é fácil.

      • Rodrigo Mello

        Ilgo eu acho que apesar de ser caneludo como bem o Alexandre o definiu, acredito que tem faro de gol, pois n um time meio bagunçado como o Fluminense ele foi goleador ao lado do badalado Jô, imagina num time bem treinado como o nosso? Mas ai tem a questão financeira e loucuras sabemos que Romildo não faz. Mas seria uma boa opção sim.

        • Fernando

          Eu quero ver também alguns guris da base subindo.

          • Rodrigo Mello

            Acho que isto vai acontecer, aliás já está acontecendo, mas tem que ser como está sendo feito, de pouco a pouco para não queimar um guri promissor.

          • José da Silva – COPIÃO DE TUDO

            Tenente, e o Lucas como está ????? Explique à ele que foi só uma derrota, pois nosso futuro é realmente promissor pelo bom trabalho executado desde janeiro 2015. Abraço e bom domingo.

          • Rodrigo Mello

            Arrasado, é uma criança, isto é normal, mas já aceitou a realidade, bom para ver que a vida é dura e nos ensina com os tombos todos os dias. Sofro mais por ele do que por mim, não queria que gostasse tanto do Grêmio, mas tá no DNA hehehe. Sorte que meu mais novo não se liga em Futebol graças a deus. Abraços

          • José da Silva – COPIÃO DE TUDO

            Fernando, acho que é o momento do Dionathan e Jean Pyerre terem uma sequência no gaúcho.

      • Ricardo Gomes

        https://uploads.disquscdn.com/images/935b98e5ba25d52a3e0bc6a6463b9760ceecab27ed5658c511667afb70031e2b.jpg

        Obrigado Grohe! Tu mereces tudo que te aconteceu. Cria da casa, desde garoto no clube, suportando em silêncio as críticas por vezes ferinas, pesadas, amargando a reserva para vários goleiros por anos a fio. És um vencedor. Já o era antes. Agora o é de forma incontestável!

    • Fabio Scheffer

      Com a possível permanência do Luan o Grêmio tem que investir forte em um meia diferenciado (Gustavo Scarpa ???) e em um centroavante fodão (Diego Tardelli ???) para formar um tripé ofensivo tão forte quanto o nosso defensivo.

      • Alexandre

        Gosto muito do Scarpa, chuta a gol de qqr lugar (não temos ninguém que faça isso hoje), além de ser bom tecnicamente tb. Tardelli seria uma ótima, rápido, técnico, faz gol.
        O problema é a questão financeira. São dois jogadores que devem custar uma grana, que não sei se o clube tem condições de investir.
        De todo modo, é imperativo contratar um “fazedor de gols” de alto nível para o ano que vem.

        • HENRIQUE MARTINS

          Precisamos de 3 jogadores:
          Meia esquerda, meia direita e centroavante.

          • Alexandre

            Eu me contentaria com um bom centroavante, para ser titular.
            Para grupo: 2 zagueiros, 1 lateral esquerdo e 1 meia armador.

        • Rezende

          A diferença da partida se resume de um lado Casemiro, Tony Kros e Modrik e de outro Jaílton, Michel e Ramiro.
          Luan estava num dia NÃO e Lucas Barrios fez um idiotice que qualquer juvenil que o imite vai direto para banco, virar de costas para cobrança, abrir a barreira e vender seu goleiro por medinho de bolada.
          O Grêmio vive um PROCESSO com a gestão atual e que deu FRUTOS ANTES do esperado.
          Quando Bolzan foi eleito no lugar de Koff quem imaginaria que o Grêmio estaria disputando um MUNDIAL de clubes FIFA com o Real Madrid apenas em 3 anos ???
          Mas ACONTECEU !!!
          Mas importante que TUDO é CONTINUAR o processo em curso:
          Renovar com Renato;
          Convencer Luan e Arthur a ficar um pouco mais no Grêmio ao invés de ganhar em EUROS mas ser banco na Europa como Walace e Pedro Rocha;
          Comprar a gestão da Arena Gremista assim que possível ou se Luan e Arthur optarem pela Europa;
          Promover a gurizada e reforçar o elenco;
          Ganhar o Brasileiro e priorizar a Libertadores de 2018;
          Recuperar Douglas??? Se ele realmente quiser e PUDER;

          É hora de descansar os atletas e a direção arregaçar as mangas e colocar mãos a obra que 2018 vem AÍ…

          • José da Silva – COPIÃO DE TUDO

            ”Ganhar o brasileiro e priorizar a Libertadores 2018” ….. de jeito isso seria possível se nem a Crefisa com todo o dinheiro investido consegue uma proeza dessas, Gilberto ?????

          • Ilgo Wink

            Perfeito.
            Só um reparo: tem esse torneio com o Independiente. Precisamos vencer. É mais um troféu internacional.
            Depois, foco total no Brasileiro, mas com um olho na Libertadores

          • Rodrigo Mello

            Temos que vencer para ser BI, muito importante. Ser o primeiro time Brasileiro a vencer 4 Libertadores para mim seria mais importante que um Brasileiro, mas é apenas preferência que pode se alterar no decorrer do ano.

          • Rodrigo Mello

            Mais um adendo, na Libertadores não tem arbitragem Noveletiana e nem a Brasileira que todos sabem para que lado pendem. Não á toa vencemos 3 Libertadores

          • José da Silva – COPIÃO DE TUDO

            Ilgo, não existe a menor chance nesse novo formato da Conmebol de um time ganhar o brasileiro e a Libertadores no mesmo ano, pois o conflito absurdo de datas na boca do funil nos meses de novembro e dezembro é enorme e persistente.

            Veja que só com a Libertadores já foi um parto para o Grêmio passar da semi-final no Mundial. Pesquise isso. Em 2018 quero o Tri Brasileiro e na Libertadores apenas ”participação só com um olho”, é o que dá com mais uma Copa do Brasil que terá a final em 17/10/2018 podendo respirar uns 45 dias.

          • HENRIQUE MARTINS

            Sonhar não custa nada.
            Quero ganhar muito o BR2018, mas o tetra da LA seria demais.

          • ATÉAPÉ

            REnato nos mostrou que é preciso focar num único objetivo para poder conquistá-lo. Acho q está faltando o TRI do BR2018 e é nisso q devemos focar. A tendência do próprio grupo é de buscar novos desafios e novos títulos.

            Não q o tetra da Liberta não seja bom, mas a tendência é q não haja o mesmo empenho e foco. Vai sempre depender de como o Imortal estará em cada competição. Aquela em que estiver numa posição extremamente favorável tende a superar as outras. Mas acho q a fome agora é do TRI brasileiro.

      • José da Silva – COPIÃO DE TUDO

        Fabio, o cara é polêmico, mas gosto do Thiago Neves, acho que encaixaria bem nesse formato que o Renato faz o Grêmio jogar e com Arthur e Maicon colocando Luan flutuando na frente com Éverton o time ficaria redondinho.

        • Alexandre

          Aqueles que estavam escondidos nas sombras desde o tri da América estão reaparecendo aos poucos. E, pasmem (ou não), não são só os colorados…

          Lendo as especulações de fim de ano, vejo que a seleção Chilena estaria interessado no Rueda para treinador, deixando lugar vago no Flamengo. Será que os rubro negros investiriam no Renato? Diante da falta de boas opções para a posição no país e na relutância dos dirigentes brasileiros em contratar treinadores de fora, acho bem possível que sim.
          Confesso, apesar de considerar ótima essa passagem do Renato pelo Tricolor, achar um absurdo pagar 800k mensais, como especulado, em um treinador, seja qual for (com exceção do Guardiola).

          O Grêmio tem um estilo de jogo bem definido e duvido que uma troca na comissão técnica mudasse isso. Vamos aguardar como se desenrola essa história.

          • ATÉAPÉ

            Eu gosto do contraditório, desse pessoal das sombras. Prq as vezes aprendo alguma coisa com eles e noutras apenas me divirto. Qdo passam do ponto, chamo a atenção ou respondo de forma sarcástica.

            Qto aos 800, em função da necessidade de continuidade do projeto vencedor, acho q o Imortal deve aceitar. Óbvio q o idela é negociar uma redução, oferecer algum outro benefício, etc. Mas interromper o caminho agora acho temerário. E chamar quem paro o lugar do R7? rs. Há um ou dois disputados a tapa por diversas equipes.

          • Alexandre

            Também me diverto. Ás vezes, até concordo com alguns pontos deles. Engraçado é o timing dos comentários, sempre em momentos “propícios”.

            Sobre o Renato, concordo contigo. É necessário ter uma continuidade e, por isso, renovaria, mesmo achando os valores muito altos.

          • Fabio Scheffer

            Renovar com Renato é importante, mas reforçar o elenco é fundamental.

            Não tem Renato, Felipão, Guardiola, Rinus Michels ou qualquer outro treinador que ache soluções o tempo todo quando o existe uma deficiência clara de qualidade no grupo.

            Hoje o Grêmio tem uma baita defesa, parte do meio e quase nada na frente no que diz respeito a time titular, e buracos em todas as posições no time reserva.

            Então para se poder cobrar o Renato pelos seus 600, 700 ou 800 mil que o Grêmio vier a pagar nossa direção tem que dar mais armas, muito mais qualificadas, para os embates de 2018.

          • Alexandre

            Penso assim também. O investimento maior deve ser nos jogadores e o Grêmio, mesmo campeão da Libertadores, precisa se reforçar. Tivéssemos um pouco mais de qualidade e poderíamos ter pelo menos disputado o Brasileirão até o fim.

          • José da Silva – COPIÃO DE TUDO

            Amigo Alexandre, se Roger Machado sem títulos assinou por 500 mil com Palmeiras, é evidente que 800 mil ao Renato Portaluppi com excelente trabalho e títulos na Copa do Brasil, Libertadores e Vice do ”poderoso” Real no Mundial está bem pago e muito merecido.

            Como disse Romildo Bolzan, nosso ótimo visionário administrativo e gestor: ”O Renato se paga”.

            Confira, abaixo, a lista completa divulgada pelo The Telegraph de Londres, com valores convertidos para o real dos 10 maiores salários/anuais de ponta da Europa:

            01 – Pep Guardiola (Manchester City) – R$ 66,7 mi
            02 – Carlo Ancelotti (Bayern de Munique) – R$ 54,9 mi
            03 – José Mourinho (Manchester United) – R$ 53,6 mi
            04 – Arsene Wenger (Arsenal) – R$ 38,8 mi
            05 – Luis Enrique (Barcelona) – R$ 31,4 mi
            06 – Jurgen Klopp (Liverpool) – R$ 30,5 mi
            07 – Antonio Conte (Chelsea) – R$ 28,7 mi
            08 – Ronald Koeman (Everton) – R$ 26,1 mi
            09 – Diego Simeone (Atlético de Madrid) – R$ 22,2 mi
            10 – Zinedine Zidane (Real Madrid) – R$ 20 mi

            Veja que o Zidane é o mais fraquinho deles. Segue abaixo a fonte:

            http://globoesporte.globo.com/futebol/futebol-internacional/noticia/2016/09/jornal-lista-os-10-tecnicos-mais-bem-pagos-do-mundo-pep-guardiola-lidera.html

          • Alexandre

            Entendo que é dinheiro demais, porém necessário para manter o que deu tão certo nesses últimos anos.

          • José da Silva – COPIÃO DE TUDO

            Sim, amigo, e tem mais, imagine o retrabalho e os custos que uma troca agora causaria neste ótimo momento do time e elenco que estão nas mãos firmes do ótimo Treinador Renato.

  • Alexandre

    Infelizmente, existe um abismo entre o melhor time europeu e o melhor do resto do mundo. Todos os clubes que derrotaram os europeus na final, neste século, utilizaram da mesma tática: retranca e contra ataque. Ceni, Clemer e Cássio foram os melhores em campo (todos defenderam bem mais que o Grohe ontem) e conseguiram um golzinho em uma jogada fortuita de contra golpe no final do jogo. O Grêmio utilizou a mesma estratégia, mas não conseguiu contra-atacar com perigo, salvo duas jogadas de linha de fundo com Ramiro e Cortês, uma em cada tempo. A defesa da Juventus tomou 4 na final da Champions, e isso que eles contavam com Buffon, discutivelmente o melhor goleiro da história, Bonucci e Chiellini na zaga e uma constelação do meio pra frente.

    Os clubes sul-americanos devem olhar pra Libertadores como seu Mundial. É o que podemos ambicionar, o que está ao nosso alcance. Nós conseguimos conquistá-la. Sintam orgulho.
    Que ano incrível tivemos, que time foda. Que 2018, seja tão bom quanto este, que venham mais títulos.

    Saudações TRIcolores!!

    PS: Vi que o Barrios não vai ficar. Acho ótimo. Teve bons momentos, alguns gols importantes, principalmente nos mata-mata, mas não dava mais. Na minha opinião, o Grêmio precisa de um centroavante com capacidade técnica, para tabelar, além de fazer gols, por óbvio. O time toca muito a bola e o Barrios normalmente acabava matando as jogadas.
    Ouvi falar no Henrique Dourado. Faz gols, mas é caneludo. Seria um boa opção pra grupo, porém espero algo a mais para um titular.

    • Ilgo Wink

      Não tenho opinião formada sobre o Dourado. Mas acho que ele não deve nada ao Barrios. Agora, seria bom encontrar alguém melhor, mas não é fácil.

      • Rodrigo Mello

        Ilgo eu acho que apesar de ser caneludo como bem o Alexandre o definiu, acredito que tem faro de gol, pois n um time meio bagunçado como o Fluminense ele foi goleador ao lado do badalado Jô, imagina num time bem treinado como o nosso? Mas ai tem a questão financeira e loucuras sabemos que Romildo não faz. Mas seria uma boa opção sim.

        • Fernando

          Eu quero ver também alguns guris da base subindo.

          • Rodrigo Mello

            Acho que isto vai acontecer, aliás já está acontecendo, mas tem que ser como está sendo feito, de pouco a pouco para não queimar um guri promissor.

          • José da Silva – COPIÃO DE TUDO

            Tenente, e teu filho Lucas como está ????? Explique à ele que foi só uma derrota, pois nosso futuro é realmente promissor pelo bom trabalho executado desde janeiro 2015. Abraço e bom domingo.

          • Rodrigo Mello

            Arrasado, é uma criança, isto é normal, mas já aceitou a realidade, bom para ver que a vida é dura e nos ensina com os tombos todos os dias. Sofro mais por ele do que por mim, não queria que gostasse tanto do Grêmio, mas tá no DNA hehehe. Sorte que meu mais novo não se liga em Futebol graças a deus. Abraços

          • José da Silva – COPIÃO DE TUDO

            Fernando, acho que é o momento do Dionathan e Jean Pyerre terem uma sequência no gaúcho.

    • Fabio Scheffer

      Com a possível permanência do Luan o Grêmio tem que investir forte em um meia diferenciado (Gustavo Scarpa ???) e em um centroavante fodão (Diego Tardelli ???) para formar um tripé ofensivo tão forte quanto o nosso defensivo.

      • Alexandre

        Gosto muito do Scarpa, chuta a gol de qqr lugar (não temos ninguém que faça isso hoje), além de ser bom tecnicamente tb. Tardelli seria uma ótima, rápido, técnico, faz gol.
        O problema é a questão financeira. São dois jogadores que devem custar uma grana, que não sei se o clube tem condições de investir.
        De todo modo, é imperativo contratar um “fazedor de gols” de alto nível para o ano que vem.

        • HENRIQUE MARTINS

          Precisamos de 3 jogadores:
          Meia esquerda, meia direita e centroavante.

          • Alexandre

            Eu me contentaria com um bom centroavante, para ser titular.
            Para grupo: 2 zagueiros, 1 lateral esquerdo e 1 meia armador.

      • José da Silva – COPIÃO DE TUDO

        Fabio, o cara é polêmico, mas gosto do Thiago Neves, acho que encaixaria bem nesse formato que o Renato faz o Grêmio jogar e com Arthur e Maicon colocando Luan flutuando na frente com Éverton o time ficaria redondinho.

  • Marcelo Pedroso

    Claro que todos estamos chateados com a derrota, mas o Grêmio esse ano foi tão bem que acreditamos que poderíamos vencer uma SELEÇÃO MUNDIAL com gol do Jael. Conseguimos o que é possível para um clube GIGANTE da América do Sul diante do abismo financeiro que nos separa dos clubes da Europa: vender CARO uma derrota e CAIR EM PÉ, com DIGNIDADE, SEM FIASCO, em uma partida onde Geromel se credencia a ser discutido como o melhor zagueiro a vestir o manto tricolor em TODOS OS TEMPOS.

    Agora tem gente questionando a escolha do Renato em começar com Barrios (obrigado pelo gol fundamental contra o Botafogo e boa sorte e profissionalismo em outro clube) em detrimento ao Jael ou ao Cebolinha. Talvez tivessemos tido mais sorte sim. Assim como SE Arthur não tivesse se lesionado, SE Maicon e Douglas tivessem se recuperado, SE Miller, Gata e Pedro Rocha tivessem ficado… São apenas conjecturas e não temos como saber o que teria ocorrido. Mas acima de tudo: quem se atreve e questionar as escolhas do Renato depois dessa campanha?

    Agora é renovar logo com o Renato e começar a tratar das contratações para o ano que vem. Infelizmente a perda de jogadores de clubes sul americanos é inevitável, mas se pudemos ao máximo AGREGAR nomes a nível de TITULARIDADE ao invés de substituir será o ideal. Não podemos nos deixar enganar pela campanha e pela bola jogada esse ano: temos sim posições e suplentes que podem ser melhoradas, para termos um grupo não apenas bom, mas EXCEPCIONAL, possibilitando o TETRA da LA, o TRI brasileiro e novamente beliscar o mundial.

    No mais fica meu agradecimento para o Romildo, Odorico, Preis e demais membros da Direção e feliz 2018 para você Ilgo e demais leitores.

    • Fabio Scheffer

      Isso que tu falou do grupo é verdade Marcelo.
      O banco do Grêmio nesse Mundial foi muito fraco, fora o Everton que tem potencial, o melhor suplente era o Maicon que tava completamente desembocado.
      Eu tb quis acreditar na máxima Gabiru e achei que o Jael pudesse fazer parecido, não deu então um abraço pra ele, obrigado pelo empenho, e vamos buscar opções melhores pra ter no banco ano que vem.

    • Ilgo Wink

      Obrigado, pra vc e todos aqui. Feliz Natal e que 2018 nos reserve mais conquistas

    • José da Silva – COPIÃO DE TUDO

      Belo texto. Grato, Marcelo pelas felicitações, pra você também. Abraço.

  • Marcelo Pedroso

    Claro que todos estamos chateados com a derrota, mas o Grêmio esse ano foi tão bem que acreditamos que poderíamos vencer uma SELEÇÃO MUNDIAL com gol do Jael. Conseguimos o que é possível para um clube GIGANTE da América do Sul diante do abismo financeiro que nos separa dos clubes da Europa: vender CARO uma derrota e CAIR EM PÉ, com DIGNIDADE, SEM FIASCO, em uma partida onde Geromel se credencia a ser discutido como o melhor zagueiro a vestir o manto tricolor em TODOS OS TEMPOS.

    Agora tem gente questionando a escolha do Renato em começar com Barrios (obrigado pelo gol fundamental contra o Botafogo e boa sorte e profissionalismo em outro clube) em detrimento ao Jael ou ao Cebolinha. Talvez tivessemos tido mais sorte sim. Assim como SE Arthur não tivesse se lesionado, SE Maicon e Douglas tivessem se recuperado, SE Miller, Gata e Pedro Rocha tivessem ficado… São apenas conjecturas e não temos como saber o que teria ocorrido. Mas acima de tudo: quem se atreve e questionar as escolhas do Renato depois dessa campanha?

    Agora é renovar logo com o Renato e começar a tratar das contratações para o ano que vem. Infelizmente a perda de jogadores de clubes sul americanos é inevitável, mas se pudemos ao máximo AGREGAR nomes a nível de TITULARIDADE ao invés de substituir será o ideal. Não podemos nos deixar enganar pela campanha e pela bola jogada esse ano: temos sim posições e suplentes que podem ser melhoradas, para termos um grupo não apenas bom, mas EXCEPCIONAL, possibilitando o TETRA da LA, o TRI brasileiro e novamente beliscar o mundial.

    No mais fica meu agradecimento para o Romildo, Odorico, Preis e demais membros da Direção e feliz 2018 para você Ilgo e demais leitores.

    • Fabio Scheffer

      Isso que tu falou do grupo é verdade Marcelo.
      O banco do Grêmio nesse Mundial foi muito fraco, fora o Everton que tem potencial, o melhor suplente era o Maicon que tava completamente desembocado.
      Eu tb quis acreditar na máxima Gabiru e achei que o Jael pudesse fazer parecido, não deu então um abraço pra ele, obrigado pelo empenho, e vamos buscar opções melhores pra ter no banco ano que vem.

    • Ilgo Wink

      Obrigado, pra vc e todos aqui. Feliz Natal e que 2018 nos reserve mais conquistas

    • José da Silva – COPIÃO DE TUDO

      Belo texto. Grato, Marcelo pelas felicitações, pra você também. Abraço.

  • Fabio Scheffer

    Real Madrid é uma máquina, mereceu e se não fez mais é pq como todo europeu desse nivel joga com um baita soberba contra qualquer time sul americano.

    Ao Grêmio restou fazer uma epopeia defensiva (capitaneada por Geromel e tendo Grohe e Kannemann como sensacionais escudeiros) e segurar o que deu até o ataque inoperante na frente vir a falhar atrás num lance ridículo onde Barrios dá as costas pra bola em uma barreira e nós tomamos o gol.

    De bom foi termos a certeza que o trabalho do Renato e da direção é bom, que a defesa toda tem contrato renovado, que Luan deve ficar mais um tempo conosco por certamente se desvalorizado pela atuação e que nomes como o inoperante Barrios e o meia boca Fernandinho, que juntos ganham uns 700 mil por mês, não devem ficar para 2018 abrindo espaço pra contratação de atacantes melhor.

    Gostaria de ressaltar tb como ficou ruim para qualquer equipe sul-americana, e sua torcida tb, esse Mundial 15 dias depois do final da Libertadores.

    O campeão da América tem que viajar 24h três ou quatro dias após ser campeão e ter vindo de uma maratona de mais de 50 jogos no ano pra enfrentar um europeu que já é mais poderoso financeiramente, está a 8h de viagem e tá no meio de uma temporada com seus jogadores voando fisicamente.

    Não é desculpa, mas deu pra ver que se o Grêmio leva pra prorrogação poderia ser patrolado pelo simples fato de estar sem pernas.

    Dito isso, parabéns ao GRÊMIO, a sua DIREÇÃO, ao RENATO e sua COMISSÃO TÉCNICA, a RADIO GRÊMIO UMBRO, ao BLOG DO ILGO, ao CORNETA DO RW, e principalmente a nossa TORCIDA que deu show nesse final de ano…

    Ano que vem mantendo a base e com reforços pontuais tem mais, DÁ LHE GRÊMIOOOOOO !!!!!!!!!!

    • José da Silva – COPIÃO DE TUDO

      Grandes verdades, Fábio, parabéns, ótima visão.

      • Ricardo Gomes

        https://uploads.disquscdn.com/images/29145e435ef8b7c2ce8ae90aaa65ebb00fc6543990ca9991b8f9ffa7a8364c89.jpg

        Muito obrigado, Presidente pela excepcional gestão! Muito obrigado meu comandante pelos anos de 2016-2017, por comandar o resgate da nossa auto-estima, por se eternizar no clube como primeiro brasileiro a ser campeão da América como jogador e técnico! Vocês merecem!

        • José da Silva – COPIÃO DE TUDO

          Que imagem perfeita. Merecemos.

      • Luis Augusto Waschburger

        Eu fico chateado quando se perde para um time pior que o nosso, como foi contra o Cruzeiro, por exemplo.
        Quando se perde para um time notadamente superior, faz parte do esporte…
        Acho que o jogo reforçou o que já sabíamos:
        Grohe superou a instabilidade que teve no meio do ano e se constitui em um dos melhores goleiros do país.
        Geromel e Kannemann são a melhor dupla de zaga da América e uma das melhores do mundo.
        Arthur fez muita falta.
        Michel e Jaílson acaba sendo uma dupla comum, mediana.
        Luan, sem parceria, não consegue decidir sozinho, o que não faz dele este desgraçado que alguns apregoam, nem o craque que alguns imaginavam. Mas é o melhor jogador do Grêmio, junto com o Arthur.
        Precisamos de atacantes e de mais qualidade no meio.
        Vamos em frente.
        Somos tricampeões da América.
        Podemos ser tetra e ano que vem buscar mais um tri, o do Brasileiro.
        A direção tem dado indicativo que vai reforçar o time e o grupo.
        coisas boas nos aguardam em 2018!

        • José da Silva – COPIÃO DE TUDO

          Dr. Luis Augusto, acompanho teus pensamentos e opiniões a muito tempo e sempre bem ponderados, mas é totalmente impossível ”pensar” em Tri brasileiro e Tetra da Libertadores no ”mesmo ano” com este calendário que a Conmebol implantou em 2017.

          Amigo, nem com a Crefisa que é atualmente a maior investidora no futebol brasileiro isso seria possível, pois é só olhar os atropelos que foram à partir de Lanús, logo, imagine se o time estivesse na reta do Brasileirão com chances de ganha-lo. Pense nisso comparando datas no calendário. Também queria, mas é Impossível.
          Abraço.

          • Luis Augusto Waschburger

            Eu sei disto. Mas acredito que neste ano vamos dar prioridade ao Brasileiro.
            É o título que o Renato quer para coroá-lo como grande treinador e se candidatar ao lugar do Tite.

          • José da Silva – COPIÃO DE TUDO

            Também quero priorizar o Brasileirão em 2018, pois nossos adversários de Libertadores virão babando e com tudo porque seremos ”o alvo”. Normal.
            Ah, tem ainda a Copa do Mundo no meio do ano o que vai tornar o 2018 ainda mais difícil.

          • José da Silva – COPIÃO DE TUDO

            Bah, os colorados se emputeceram com o Diogo Pateta Pipoca Papoula Olivier depois deste flagrante chamando os colorados de putos dentro da Van à caminho da final com o Real Madrid. Fedeu de verdade, e os vermelhos estão indignados.

            http://www.torcedores.com/noticias/2017/12/torcida-do-inter-se-revolta-com-imitacao-de-jornalista-da-rbs-em-video-confira

          • Márcio Tubarão (PDF FIFA)

            Hahahahaha… a coloradagem vai à loucura… hahahaha

          • José da Silva – COPIÃO DE TUDO

            Márcio, veja essa também de um dos maiores caloteiros do Brasil, e isso já faz tempo e está nas mãos da Fifa. Veja:

            https://globoesporte.globo.com/futebol/times/cruzeiro/noticia/nova-diretoria-do-cruzeiro-herda-acoes-na-fifa-por-dividas-com-estrangeiros.ghtml

          • Márcio Tubarão (PDF FIFA)

            Meeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeu… isso é uma praga que assola aqueles lados de lá. Só pode. Hahahahahaha

          • José da Silva – COPIÃO DE TUDO

            Pois é, Márcio, e os caras cantam de ”Galo & Raposa”, mas: Galo dorme cedo, passa a noite toda em cima ”dumpau”, phode com o rabo, amanhece cantando e as mãe e as irmãs são todas galinhas que uma Raposa adora devorar (kkkkk). Amém ….. !!!!!

  • Fabio Scheffer

    Real Madrid é uma máquina, mereceu e se não fez mais é pq como todo europeu desse nivel joga com um baita soberba contra qualquer time sul americano.

    Ao Grêmio restou fazer uma epopeia defensiva (capitaneada por Geromel e tendo Grohe e Kannemann como sensacionais escudeiros) e segurar o que deu até o ataque inoperante na frente vir a falhar atrás num lance ridículo onde Barrios dá as costas pra bola em uma barreira e nós tomamos o gol.

    De bom foi termos a certeza que o trabalho do Renato e da direção é bom, que a defesa toda tem contrato renovado, que Luan deve ficar mais um tempo conosco por certamente se desvalorizado pela atuação e que nomes como o inoperante Barrios e o meia boca Fernandinho, que juntos ganham uns 700 mil por mês, não devem ficar para 2018 abrindo espaço pra contratação de atacantes melhor.

    Gostaria de ressaltar tb como ficou ruim para qualquer equipe sul-americana, e sua torcida tb, esse Mundial 15 dias depois do final da Libertadores.

    O campeão da América tem que viajar 24h três ou quatro dias após ser campeão e ter vindo de uma maratona de mais de 50 jogos no ano pra enfrentar um europeu que já é mais poderoso financeiramente, está a 8h de viagem e tá no meio de uma temporada com seus jogadores voando fisicamente.

    Não é desculpa, mas deu pra ver que se o Grêmio leva pra prorrogação poderia ser patrolado pelo simples fato de estar sem pernas.

    Dito isso, parabéns ao GRÊMIO, a sua DIREÇÃO, ao RENATO e sua COMISSÃO TÉCNICA, a RADIO GRÊMIO UMBRO, ao BLOG DO ILGO, ao CORNETA DO RW, e principalmente a nossa TORCIDA que deu show nesse final de ano…

    Ano que vem mantendo a base e com reforços pontuais tem mais, DÁ LHE GRÊMIOOOOOO !!!!!!!!!!

    • José da Silva – COPIÃO DE TUDO

      Grandes verdades, Fábio, parabéns, ótima visão.

  • José da Silva – COPIÃO DE TUDO

    Grande Ilgo Wink ….. !!!!! (o jurado ”deve” pirar)

    O Real Madrid galáctico é uma seleção incrível, já é bom e jogou com 11 contra 7, pois Michel, Luan, Fernandinho e Bárrios não entraram em campo até porque o RM não deixou eles jogarem e Michel foi nota 2 com muito louvor, mas Marcelo MilaGrohe, GeroMITO & Kannemann foram nota 9,75 por terem jogado com tamanha qualidade, que jogo fantástico que fizeram.

    Nós entendemos o tamanho da dor, raiva e pânico dos colorados pelo que há de vir pela frente, pois os anos deles desde 2011 tem sido um buraco cada vez mais fundo e ganharam um ”alento” para este momento, mas é só isso enquanto na bússola do Grêmio após a chegada de Renato existe um norte muito forte de verdade. Fato.

    Assim como você, sou & serei um eterno chapa branca porque ”aqueles” 15 anos para todos nós oficialistas fazem parte do passado ”de verdade”, e gostamos de coisas boas e bem feitas no clube do nosso coração que tanto mexe com a gente diariamente, e o momento desde janeiro 2015 é de absoluta evolução.

    Parabéns ao Romildo & Renato, pois num ano perfeito chegar atrás apenas do Real Madrid no Mundo, é uma façanha enorme e eles fizeram um grande trabalho desde a saída do Roger Machado que vai voltar no futuro mais ”cascudo”, menos teórico, menos Sinpof e com maior domínio do vestiário, pois eu acredito e confio nisso.

    O nosso Grêmio Grande do Sul depois de um ano perfeito com ótimo trabalho tático/técnico, é Vice do Real Madrid e do Mundo, e o BBinter é Vice do América-MG na Segunda Divisão ….. tudo está no seu Lugar aqui no sul.

    Tenho dito.

    • ATÉAPÉ

      Falando em Roger, fizeram falta triangulações rápidas q envolviam o adversário qdo aquele time jogava. Só jogadas rápidas e envolventes nos dariam a chance de ameaçar o domínio dos merengues.

      Mas havia todo um desgaste de um ano inteiro, a ausência de Arthur, a falta de ritmo de Michel, a decepção de Barrios e a falta de parceria com Luan e seu desgaste q tbém cobraram sua conta.

      E havia principalmente uma seleção do mundo do outro lado, já q só Benzema não está sendo convocado.

      Arrisco a dizer q, mantido o empate, eles nos engoliriam na prorrogação, como fizeram com o Kashima, já q o esforço para enfrentar um time desses é absurdo e o Real controlou o jogo em 90% do tempo.

      Enfim, não tem muito do q reclamar para quem já nos deu tanto, desde o Penta até o Tri. Hora de descansar e voltar com fôlego novo. Diretoria, comissão técnica e jogadores merecem.

      • José da Silva – COPIÃO DE TUDO

        Nico, foram 15 meses intensos à partir da chegada do Renato que realmente voltou mais cascudo, bem centrado, mais esperto e com domínio total do elenco, vestiário e do time que o respeita muito pela sua capacidade de lidar com pressão e obstáculos, além da aceitação da imensa torcida que não é e nunca será troxa em critica-lo em momento algum.

        Com ele, ganhamos o Penta, chegamos em 3º na CB, passamos o ano inteiro no G4 poupando alguns titulares e sendo muito criticado erradamente por isso, ganhamos o Tri na casa do nosso adversário argentino onde só o Santos de Pelé tinha feito isso a longínquos 54 anos em 1963 …..

        ….. fomos Vice Mundial do Real Madrid quando ainda assistimos nesse período nosso maior rival ser reBBaixado e voltar sendo Vice do América-MG ”no apito amigo” com muita ajuda perdendo a chance de entrar diretamente na fase das 8ª da Copa do Brasil por não ter capacidade de ser campeão.

        Nosso futuro promete muito, impossível não prever isso com esta excelente administração e gestão.

  • ATÉAPÉ

    Calma lá! O sonho não acabou, foi adiado.

    Fato é q sabíamos q a missão era inglória, q tínhamos a seleção do resto do mundo contra a seleção do sul e q só o imponderável (Jael?) nos faria triunfar.

    Geromel procurou deixar sua marca e avisar CR7 de q não tinha moleza. Gigante Geromel!

    Mas então o gigante adversário passou a controlar o jogo o tempo todo, nada fugiu de sua lógica, de seu esquema tático, de sua tranquila superioridade.

    No único momento real de perigo e de bobeira deles, Edilson jogou nossa chance de gol para o alto. E num momento improvável, a barreira se abriu (Barrios), pois CR7, o grande, chutou mal e a bola ainda assim passou e deixou Grohe sem chance.

    Qdo se trata de apenas um jogo, jogadores podem não estar em seu melhor e isso aconteceu com Luan, com Fernandinho, com Everton, etc. E não estiveram bem muito em função do adversário. Q tbém não esteve tão bem assim, mas q fez o suficiente.

    Enfim, terminado o jogo, Jael não deixou o seu, deixei a bandeira tricolor na janela e fui na piscina de um clube relaxar com os filhos.

    Afinal, como diz o velho Raul: “É de batalhas q se vive a vida. Tente outra vez!!”

    Obrigado, tricampeões, pelo ano inesquecível. Dá neles, Imortal!

  • Ricardo Gomes

    https://uploads.disquscdn.com/images/29145e435ef8b7c2ce8ae90aaa65ebb00fc6543990ca9991b8f9ffa7a8364c89.jpg

    Muito obrigado Presidente pela excepcional gestão! Muito obrigado meu comandante pelos anos de 2016-2017, por comandar o resgate da nossa auto-estima, por se eternizar no clube como primeiro brasileiro a ser campeão da América como jogador e técnico! Que venham novas conquistas! Vocês merecem!

    • José da Silva – COPIÃO DE TUDO

      Que imagem perfeita. Merecemos.

  • Ricardo Gomes

    https://uploads.disquscdn.com/images/935b98e5ba25d52a3e0bc6a6463b9760ceecab27ed5658c511667afb70031e2b.jpg

    Obrigado Grohe! Tu mereces tudo que te aconteceu. Cria da casa, desde garoto no clube, suportando em silêncio as críticas por vezes ferinas, pesadas, amargando a reserva para vários goleiros por anos a fio. És um vencedor. Já o era antes. Agora o é de forma incontestável!

  • Ricardo Gomes

    https://uploads.disquscdn.com/images/41a1a2dad0ca05989bf3dc0a113a1c7ef4472507f56c80bfd3e97eee4de0e926.jpg

    Muito obrigado a esse grupo de jogadores comprometido, vencedor, de qualidade. Vocês inscreveram seus nomes na história de um Gigante do futebol Brasileiro. E Mundial! Que venham novas conquistas!

    • ATÉAPÉ

      Só uma coisinha, da próxima VÊ SE SAI DA FRENTE, CORTEZ!!! RS

  • Ricardo Gomes

    https://uploads.disquscdn.com/images/af927957d93590d13de5d6e708a43e1c726f3fcc88caccea1b37ce42d98f4d17.png

    Orgulho de ser Gremista! Orgulho de ter jogado dignamente o Mundial de Clubes contra o maior Gigante do futebol Mundial! Voltaremos lá em dezembro de 2018! Dá-lhe Grêmio!

  • Luis Augusto Waschburger

    Eu fico chateado quando se perde para um time pior que o nosso, como foi contra o Cruzeiro, por exemplo.
    Quando se perde para um time notadamente superior, faz parte do esporte…
    Acho que o jogo reforçou o que já sabíamos:
    Grohe superou a instabilidade que teve no meio do ano e se constitui em um dos melhores goleiros do país.
    Geromel e Kannemann são a melhor dupla de zaga da América e uma das melhores do mundo.
    Arthur fez muita falta.
    Michel e Jaílson acaba sendo uma dupla comum, mediana.
    Luan, sem parceria, não consegue decidir sozinho, o que não faz dele este desgraçado que alguns apregoam, nem o craque que alguns imaginavam. Mas é o melhor jogador do Grêmio, junto com o Arthur.
    Precisamos de atacantes e de mais qualidade no meio.
    Vamos em frente.
    Somos tricampeões da América.
    Podemos ser tetra e ano que vem buscar mais um tri, o do Brasileiro.
    A direção tem dado indicativo que vai reforçar o time e o grupo.
    coisas boas nos aguardam em 2018!

    • José da Silva – COPIÃO DE TUDO

      Dr. Luis Augusto, acompanho teus pensamentos e opiniões a muito tempo e sempre bem ponderados, mas é totalmente impossível ”pensar” em Tri brasileiro e Tetra da Libertadores no ”mesmo ano” com este calendário que a Conmebol implantou em 2017.

      Amigo, nem com a Crefisa que é atualmente a maior investidora no futebol brasileiro isso seria possível, pois é só olhar os atropelos que foram à partir de Lanús, logo, imagine se o time estivesse na reta do Brasileirão com chances de ganha-lo. Pense nisso comparando datas no calendário. Também queria, mas é Impossível.
      Abraço.

      • Luis Augusto Waschburger

        Eu sei disto. Mas acredito que neste ano vamos dar prioridade ao Brasileiro.
        É o título que o Renato quer para coroá-lo como grande treinador e se candidatar ao lugar do Tite.

        • José da Silva – COPIÃO DE TUDO

          Também quero priorizar o Brasileirão em 2018, pois nossos adversários de Libertadores virão babando e com tudo porque seremos ”o alvo”. Normal.
          Ah, tem ainda a Copa do Mundo no meio do ano o que vai tornar o 2018 ainda mais difícil.

  • ATÉAPÉ

    Viram q o boquirroto Riquelme, ex- Boca, disse q está fácil ganhar a Liberta, menosprezando o título do Imortal? Fiz o seguinte comentário nessa notícia do Uol:

    “Difícil mesmo deve ser ganhar o campeonato argentino, já q o meio Boca de Riquelme faz tempo q não classifica para a Libertadores.”

    • José da Silva – COPIÃO DE TUDO

      E quando classifica, é eliminado no canetaço por causa das balbúrdias de sua torcida tosca e desequilibrada.

    • Rodrigo Mello

      Este é só mais um que quer aparecer em cima do Campeão, atleta extremamente desagregador e nunca foi nem sombra do que deveria ter sido. Como está no ostracismo a única maneira é escrever sobre quem está por cima. Sem falar que o Boca vive de fazes, ganha vários Campeonatos em sequência e some. Suas Libertadores só nesta base, nós disputamos em todas as décadas, não é para qualquer um. Deixa que late a vontade.

  • José da Silva – COPIÃO DE TUDO

    Bah, os colorados se emputeceram com o Diogo Pateta Pipoca Papoula Olivier depois deste flagrante chamando os colorados de putos dentro da Van à caminho da final com o Real Madrid. Fedeu de verdade, e os vermelhos estão indignados.

    http://www.torcedores.com/noticias/2017/12/torcida-do-inter-se-revolta-com-imitacao-de-jornalista-da-rbs-em-video-confira

    • Márcio Tubarão (PDF FIFA)

      Hahahahaha… a coloradagem vai à loucura… hahahaha

      • José da Silva – COPIÃO DE TUDO

        Márcio, veja essa também de um dos maiores caloteiros do Brasil, e acho que é mal de MG e isso já faz tempo, pois está nas mãos da Fifa. Imagine quando abrirem a caixa preta do Circo vermelho quando já anunciaram pendências com Forlan, Scocco, Dátolo, Bolatti, Luque, Cólon entre outros. Veja:

        https://globoesporte.globo.com/futebol/times/cruzeiro/noticia/nova-diretoria-do-cruzeiro-herda-acoes-na-fifa-por-dividas-com-estrangeiros.ghtml

        • Márcio Tubarão (PDF FIFA)

          Meeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeu… isso é uma praga que assola aqueles lados de lá. Só pode. Hahahahahaha

          • José da Silva – COPIÃO DE TUDO

            Pois é, Márcio, e os caras cantam de ”Galo & Raposa”, mas: Galo dorme cedo, passa a noite toda em cima ”dumpau”, phode com o rabo, amanhece cantando e as mãe e as irmãs são todas galinhas que uma Raposa adora devorar (kkkkk). Amém ….. !!!!!

  • GremioSempre

    Que baita ano Grêmio ! Que venha 2018 e dia 20 tem sorteio da LA que venha o tetra ! Grêmio Sempre!! Feliz ano novo a todos nós !!

    • José da Silva – COPIÃO DE TUDO

      Amigo, ainda vejo alguns zumbis por aí criticando o planejamento do clube num ano em que a Libertadores teve 10 meses de duração e a final foi 4 dias ”antes” do Brasileirão que teve 8 meses de duração além das viagens longas para estas duas competições, mais gaúcho, 1ª Liga e Copa do Brasil, e os argumentos são de que os erros não podem se repetir, mas como fazer algo melhor, diferente disso se não somos galácticos e nem vamos ser sem uma Crefisa que invista dinheiro para que isso seja possível se ”nem” o Palmeiras conseguiu ?????

      É nítido que priorizar Brasileirão não dá chances de Libertadores e vice-versa, pois caso ganhemos a América outra vez, tem mais um Mundial logo à seguir em 6 ou 8 dias e é preciso mais de 30 ou 40 dias para fazer uma perfeita preparação e para isso não existe planejamento nenhum porque aqui é Brasil e na América Latina existem CBF, FGF e Conmebol onde tudo é feito nas coxas atropeladamente.

      • GremioSempre

        Por mim como ja disse anteriomente jogava o Gauchão 2018 com a base,titular só nos jogos principais.

        • José da Silva – COPIÃO DE TUDO

          Ouvi falar hoje que nas 7 primeiras rodadas do Robalitu’s vamos colocar o sub 23 porque os titulares estarão voltando de pré-temporada e teremos as duas partidas da Recopa contra o time do Independiente dias 07 e 21/02/2018. Gostei disso.

          • Márcio Tubarão (PDF FIFA)

            Meu amigo Copião, apoio a ideia. Quem não garante que em um Grenal ou qualquer outro jogo contra um time “perna de pau” em um campo esburacado não vai arrebentar um jogador importante para a equipe.
            Da minha parte, o Binter pode levar o Novelettão, assim como foi em 2016. Se terminar tudo igual, eu assino agora. Só não quero ver nossos jogadores com perna ou mandíbula quebrada.

          • José da Silva – COPIÃO DE TUDO

            Pra variar, o Noveletto já colocou o Grenal do Gauchão no Beira Lixo, num domingo quando nós vamos estrear na Libertadores exatamente 3 dias depois na 4ª feira seguinte e será fora de Porto Alegre, pois o Campeão sempre larga fora de casa.

            Adivinhe se isso foi apenas uma ”casualidade”, Márcio, e nem reclame das arbitragens no ano que vem na FGF, pois se os Vice do América-MG não ganharem ”na marra” essa bagaça, o vidraceiro e o serralheiro mais o vendedor de sal grosso vão começar os trabalhos mais cedo por lá. Que tal? (kkkkk)

          • Márcio Tubarão (PDF FIFA)

            O Zaffari já está reforçando seus estoques se sal grosso e fralda. Resta saber se os vidraceiros estão fazendo o mesmo. hahahahaha.
            Meu amigo, se tratando do Novelettão, alguma coisa é casualidade? Reforço: da minha parte, podem escalar os juniores. Não preciso do Grenal, quero taça no armário.

        • Márcio Tubarão (PDF FIFA)

          Assino contigo! Precisamos nos focar no Campeonato Brasileiro e no tetra da LA. Escalar jogador importante para se arrebentar nos campos do Novelettão é arriscar o ano do clube.

          • Fernando

            Tenho para mim que tanto o B(inter) quanto o grande o tri campeão da América deveriam jogar o gauchão apenas para tentar se manter na série A desse campeonato engana trouxa, utilizando força máxima de maneira estratégica e calculada. Ruralito deve ser o momento para timecos do interior protagonizarem. O foco é manter os holofotes em taças de verdade.

      • Márcio Tubarão (PDF FIFA)

        Neste sentido, queria acrescentar algo ao seu comentário, caro amigo Copião. Ano passado, nesta mesma época, quando anunciaram o novo formato da Libertadores, eu fui um dos primeiros a apoiar. Fiz isso porque entendi que com mais tempo seria possível se planejar melhor. No meu círculo de convivência, muitos gremistas estavam inseguros quanto ao formato. Porém, afirmei o seguinte: “com mais tempo, o Grêmio pode se preparar, trabalhar na reposição de jogadores e, assim, aumentar suas chances de título”. Bingo! Veio o tri da América.

        Mas, de fato, concordamos que o formato tem problemas. Acredito que ainda falta organização com o calendário. Houve um hiato de 30 dias antes dos jogos finais e que não acrescentou nada para a competição. Se o intervalo entre as semifinais e a final fosse de uma semana, como tradicionalmente era, teríamos um pouco mais de tempo de preparo.

        Claro que estou falando deste período, mas tivemos outros. Note que seria possível economizar, ao menos, 45 dias na temporada da LA-17 se considerarmos todas as suas paradas. É preciso que a Conmebol se programe melhor para permitir às equipes uma disputa mais adequada tanto da LA-18 quanto dos seus campeonatos e copas nacionais. Isso nada mais é que ser minimamente organizado e suficientemente competente (coisa que sabemos bem que Conmebol não é).

        Agora, se pararmos para pensar por um instante, notaremos que uma LA mais longa tem suas vantagens. Lembra quando ela ocorria em apenas um semestre? Pois bem, além do calendário ser muito apertado, sofríamos em decorrência da falta de entrosamento do time. Mas isso não apenas por conta da pré-temporada, mas porque cada nova direção promovia uma limpa de vestiário todos os anos, implodindo a equipe de dentro para fora – não é à toa que eramos eliminados muito cedo nos anos anteriores.

        Outro ponto é referente às lesões. Com um período mais longo para a LA, temos mais tempo para recuperar os atletas machucados, o que não é possível em um curto espaço de tempo, dependendo da lesão. Assim, as ações são muitas e vão desde apostar na recuperação do jogador até trazer um substituto.

        Não sei, eu gosto do modelo. Ele possui falhas, mas todas relativamente fáceis de resolver. Falta apenas boa vontade.

        • José da Silva – COPIÃO DE TUDO

          Eu acho que a Conmebol já foi alertada pela Fifa que o formato do mundial de clubes à partir de 2021 será mesmo apenas de 4 em 4 anos e para isso haverá 4 vagas diretas dos 4 Campeões em sequência mais uma pela colocação no Ranking da Conmebol no total de 5.

          Para isso, ela já iniciou em 2017 esse novo formato e caso um time ganhe mais de uma Copa neste período, entraria em sequência os 2 primeiros do Ranking Sulamericano e neste caso, nós estamos uns dois ou três passos à frente com três títulos e boa colocação no Ranking.

          Mas tem gente aí do aterro do Guaíba que vai demorar para ganhar uma vaga pro Mundial e o Campeão de 2017 já tem uma vaga garantida em 2021 e esta é nossa. Mas como disse, eu apenas ”acho” devido ao jeito que as coisas caminham.

          • Márcio Tubarão (PDF FIFA)

            Meu caro amigo Copião, bem observado. Neste novo formato, o Grêmio, segundo noticia-se, já teria uma vaga garantida, ao lado do Atlético MG. Acredito que, neste caso, teremos tempo suficiente para uma preparação adequada.

            O que me preocupa é que o mercado da bola poderá ficar inflacionado. Muitos jogadores bons pedirão rios de dinheiro para jogar nas equipes que vão ao mundial. Isso não só arrebenta as finanças do clube como, também, causa dissidência no time (vide o caso do Cruzeiro em 1997, contra o Borussia Dortmund).

            A ideia é interessante. Porém a Conmebol precisa brigar por mais vagas, visto que a grande maioria dos clubes a participar será da Europa. Sei que se trata de uma estratégia para atrair patrocinadores, mas, sinceramente, tira competitividade da competição.

            Sobre o pessoal do aterro, estou estranhando muito que ninguém falou ainda na imprensa sobre “time de B na A”, pois é isso que estão fazendo por lá. A pauta negativa do Grêmio voltou à redação da IVI. E o mais engraçado é que não estão falando que o Binter está se preparando para garantir uma vaga á Champions Série B FIFA 2019.

            Oremos, amigo… oremos.

  • Rezende

    A diferença da partida se resume de um lado Casemiro, Tony Kros e Modrik e de outro Jaílton, Michel e Ramiro.
    Luan estava num dia NÃO e Lucas Barrios fez um idiotice que qualquer juvenil que o imite vai direto para banco, virar de costas para cobrança, abrir a barreira e vender seu goleiro por medinho de bolada.
    O Grêmio vive um PROCESSO com a gestão atual e que deu FRUTOS ANTES do esperado.
    Quando Bolzan foi eleito no lugar de Koff quem imaginaria que o Grêmio estaria disputando um MUNDIAL de clubes FIFA com o Real Madrid apenas em 3 anos ???
    Mas ACONTECEU !!!
    Mas importante que TUDO é CONTINUAR o processo em curso:
    Renovar com Renato;
    Convencer Luan e Arthur a ficar um pouco mais no Grêmio ao invés de ganhar em EUROS mas ser banco na Europa como Walace e Pedro Rocha;
    Comprar a gestão da Arena Gremista assim que possível ou se Luan e Arthur optarem pela Europa;
    Promover a gurizada e reforçar o elenco;
    Ganhar o Brasileiro e priorizar a Libertadores de 2018;
    Recuperar Douglas??? Se ele realmente quiser e PUDER;

    É hora de descansar os atletas e a direção arregaçar as mangas e colocar mãos a obra que 2018 vem AÍ…

    • José da Silva – COPIÃO DE TUDO

      Concordo com quase tudo, mas ”Ganhar o brasileiro e priorizar a Libertadores 2018” ….. de que jeito isso seria possível se nem a Crefisa com todo o dinheiro investido consegue uma proeza dessas, Gilberto ?????
      É impossível isso.

    • Ilgo Wink

      Perfeito.
      Só um reparo: tem esse torneio com o Independiente. Precisamos vencer. É mais um troféu internacional.
      Depois, foco total no Brasileiro, mas com um olho na Libertadores

      • Rodrigo Mello

        Temos que vencer para ser BI, muito importante. Ser o primeiro time Brasileiro a vencer 4 Libertadores para mim seria mais importante que um Brasileiro, mas é apenas preferência que pode se alterar no decorrer do ano.

        • Rodrigo Mello

          Mais um adendo, na Libertadores não tem arbitragem Noveletiana e nem a Brasileira que todos sabem para que lado pendem. Não á toa vencemos 3 Libertadores

      • José da Silva – COPIÃO DE TUDO

        Ilgo, não existe a menor chance nesse novo formato da Conmebol de um time ganhar o brasileiro e a Libertadores no mesmo ano, pois o conflito absurdo de datas na boca do funil nos meses de novembro e dezembro é enorme e persistente.

        Veja que só com a Libertadores já foi um parto para o Grêmio passar da semi-final no Mundial. Pesquise isso. Em 2018 quero o Tri Brasileiro e na Libertadores apenas ”participação só com um olho”, é o que dá com mais uma Copa do Brasil que terá a final em 17/10/2018 podendo respirar uns 45 dias.

        • HENRIQUE MARTINS

          Sonhar não custa nada.
          Quero ganhar muito o BR2018, mas o tetra da LA seria demais.

          • ATÉAPÉ

            REnato nos mostrou que é preciso focar num único objetivo para poder conquistá-lo. Acho q está faltando o TRI do BR2018 e é nisso q devemos focar. A tendência do próprio grupo é de buscar novos desafios e novos títulos.

            Não q o tetra da Liberta não seja bom, mas é provável q não haja o mesmo empenho e foco. Vai sempre depender de como o Imortal estará em cada competição. Aquela em que estiver numa posição extremamente favorável tende a superar as outras. Mas acho q a fome agora é do TRI brasileiro.

  • Detective

    Ilgo e amigos, triste pela derrota. Mas nosso ano foi espetacular e feliz. Tricampeão da América, rumo ao tetracampeonato e mais uma Copa do Brasil (hexacampeão) ou Brasileirão (tricampeão). Eu acredito.

  • Detective

    Ilgo e amigos, triste pela derrota. Mas nosso ano foi espetacular e feliz. Tricampeão da América, rumo ao tetracampeonato e mais uma Copa do Brasil (hexacampeão) ou Brasileirão (tricampeão). Eu acredito.

  • Pedro de Lara

    Bueno. Uma vez que os CFC&S (Copião, Fakes, Covers & Simpatizantes) aparentemente esgotaram o assunto, trazendo uma visão romântica do futebol coitado e do torcedor conformado, resolvi vir a público dizer que não gostei nada-nada-nada da postura do tricolor na final.
    Foi mais uma Renatice. A Libertadores foi a missão cumprida (apesar dos adversários menores). Foi o “Não vamos nos expor no mundial, já que há uma série de desculpas possíveis em caso de derrota”. E, para os esclarecidos, não é nem necessário mencioná-las.
    Se a estátua era uma estultice de parte da torcida, o aumento anunciado de 100% do salário parece um exagero ainda mais estulto (‘Significado de Estulto: Característica de quem não tem discernimento nem bom senso; néscio, inepto. Que se comporta de maneira estúpida; parvo, imbecil, tolo.’). Como se não fosse premissa a qualquer profissional atingir resultados.
    Sendo isso para o momento e ainda arrasado pela vergonhosa atitude do time, me despeço desejando a todos “Boas Festas!”.

    E.T.: Alguém aí sabe quem são os treinadores especulados para o tricolor em 2018??

    • Márcio Tubarão (PDF FIFA)

      Tomando como base suas palavras, parece que vencer o Gauchão foi melhor que ganhar a LA-17 e ter voltado vice campeão do mundo. Puxa… invejemos o Novo Hamburgo.

      E solta a vinheta do programa Silvio Santos…

      • José da Silva – COPIÃO DE TUDO

        Apareceu a margarida, é ????? Foi só o time perder uma Taça e ela sempre aparece por aqui para que eu possa lembrar: ”Este usuário está bloqueado por você” ….. Eu faleu, eu disse, Urubu é tudo igual.
        (kkkkk) ….. pois é.

        • Pedro de Lara

          (kkkkk)

        • Rodrigo Mello

          O bom que o que ele grita eu não ouço kkkkk. Melhor coisa é bloquear um otário destes.

        • Márcio Tubarão (PDF FIFA)

          Agora eu já sei quem é o tal do jurado… hahahahah.

      • Pedro de Lara

        Não.
        Tomando por base as minha palavras, o que tu entendeu é o que tu entendeu. Algo entre o mais puro analfabetismo funcional e o mais alto grau de dislexia.
        Não me culpe.

        E solta a vinheta do programa Silvio Santos…

        • Márcio Tubarão (PDF FIFA)

          Puxa, isso tudo é rancor? Acalma esse coração aí amigo.
          Se você achou tão ruins assim os feitos do nosso tricolor, pode começar a torcer para o Novo Hamburgo e o Brasil de Pelotas.

          “E o Silvio Santos lá… lá lá lá lá… lá-lá…”

      • Rodrigo Mello

        Tu ainda dá conversa pra louco, só apareceu depois de uma derrota, de Gremista assim o Beira lago tá cheio, como o bloqueei não tenho o desprazer de ler tanta bobagem, mas sei que é o humorista pois aparece usuário bloqueado. Este ai só nascendo de novo, e que nasça Colorado.

  • Pedro de Lara

    Bueno. Uma vez que os CFC&S (Copião, Fakes, Covers & Simpatizantes) aparentemente esgotaram o assunto, trazendo uma visão romântica do futebol coitado e do torcedor conformado, resolvi vir a público dizer que não gostei nada-nada-nada da postura do tricolor na final.

    Foi mais uma Renatice, com a aquiescência do dirigente boca mole. A Libertadores foi a missão cumprida (apesar dos, cá entre nós, adversários menores). Foi o “Não vamos nos expor no mundial, já que há uma série de desculpas possíveis em caso de derrota”. Para os esclarecidos, não é nem necessário mencioná-las. E, para os demais, basta cantar um cântico da Geral, de costas para o gramado.

    O tal ‘abismo entre os clubes’ deveria, então, ter servido aos jogadores do Novo Hamburgo nas finais do Gauchão passado.

    Se a estátua era uma estultice de parte da torcida, o aumento anunciado de 100% do salário parece um exagero ainda mais estulto (‘Significado de Estulto: Característica de quem não tem discernimento nem bom senso; néscio, inepto. Que se comporta de maneira estúpida; parvo, imbecil, tolo.’). Como se não fosse premissa a qualquer profissional atingir resultados.

    Onde ficou o “sirvam nossas façanhas”?? Numa mala, esquecida em Porto Alegre?? Tenham santa paciência, senhores.

    Sendo isso para o momento e ainda arrasado pela vergonhosa atitude do time, me despeço, cordialmente, desejando a todos “Boas Festas!”.

    E.T.: Alguém aí sabe quem são os treinadores especulados para o tricolor em 2018??

    • Márcio Tubarão (PDF FIFA)

      Tomando como base suas palavras, parece que vencer o Gauchão foi melhor que ganhar a LA-17 e ter voltado vice campeão do mundo. Puxa… invejemos o Novo Hamburgo.

      E solta a vinheta do programa Silvio Santos…

      • José da Silva – COPIÃO DE TUDO

        Apareceu a margarida, é ????? Foi só o time perder uma Taça e ela sempre aparece por aqui para que eu possa lembrar: ”Este usuário está bloqueado por você” ….. Eu falei, eu disse, Urubu é tudo igual.
        (kkkkk) ….. pois é.

        • Pedro de Lara

          (kkkkk)

        • Rodrigo Mello

          O bom que o que ele grita eu não ouço kkkkk. Melhor coisa é bloquear um otário destes.

        • Márcio Tubarão (PDF FIFA)

          Agora eu já sei quem é o tal do jurado… hahahahah.

      • Pedro de Lara

        Não.
        Tomando por base as minha palavras, o que tu entendeu é o que tu entendeu. Algo entre o mais puro analfabetismo funcional e o mais alto grau de dislexia.
        Não me culpe.

        E solta a vinheta do programa Silvio Santos… a idéia é essa mesmo. Nesse blog tem muita Marcia de Windsor dando 10 (ôps!) pra tudo quanto é patacoada.

        • Márcio Tubarão (PDF FIFA)

          Puxa, isso tudo é rancor? Acalma esse coração aí amigo.
          Se você achou tão ruins assim os feitos do nosso tricolor, pode começar a torcer para o Novo Hamburgo e o Brasil de Pelotas.

          “E o Silvio Santos lá… lá lá lá lá… lá-lá…”

      • Rodrigo Mello

        Tu ainda dá conversa pra louco, só apareceu depois de uma derrota, de Gremista assim o Beira lago tá cheio, como o bloqueei não tenho o desprazer de ler tanta bobagem, mas sei que é o humorista pois aparece usuário bloqueado. Este ai só nascendo de novo, e que nasça Colorado.

  • Daniel Scherer

    Não vi o jogo, para mim crônica da morte anunciada. Para mim o ano acabou no dia 29/11.
    Isso não significa que não tinha confiança no time, que não estou feliz pelo ano, que desconsidero o que foi feito de bom.
    Apenas que a diferença entre Real Madrid e qualquer outro clube fora dos TOP 5 da Europa é abissal, não tem como encarar se eles levarem a sério, coisa que não fizeram contra o Al Jazira. Portanto, nada a reclamar deste jogo, mesmo que não tenha visto.
    Isso é minha opinião, o Grêmio não tem como encarar o Real Madrid.
    No mais, vida que segue. Que venha 2018, revisão dos erros de planejamento e escolhas técnicas e continuidade do que deu certo. Cabe a cada um analisar e tirar sua conclusões.

  • Alexandre

    Aqueles que estavam escondidos nas sombras desde o tri da América estão reaparecendo aos poucos. E, pasmem (ou não), não são só os colorados…

    Lendo as especulações de fim de ano, vejo que a seleção Chilena estaria interessado no Rueda para treinador, deixando lugar vago no Flamengo. Será que os rubro negros investiriam no Renato? Diante da falta de boas opções para a posição no país e na relutância dos dirigentes brasileiros em contratar treinadores de fora, acho bem possível que sim.
    Confesso, apesar de considerar ótima essa passagem do Renato pelo Tricolor, achar um absurdo pagar 800k mensais, como especulado, em um treinador, seja qual for (com exceção do Guardiola).

    O Grêmio tem um estilo de jogo bem definido e duvido que uma troca na comissão técnica mudasse isso. Vamos aguardar como se desenrola essa história.

    • ATÉAPÉ

      Eu gosto do contraditório, desse pessoal das sombras. Prq as vezes aprendo alguma coisa com eles e noutras apenas me divirto. Qdo passam do ponto, chamo a atenção ou respondo de forma sarcástica.

      Qto aos 800, em função da necessidade de continuidade do projeto vencedor, acho q o Imortal deve aceitar. Óbvio q o ideal é negociar uma redução, oferecer algum outro benefício, etc. Mas interromper o caminho agora acho temerário. E chamar quem para o lugar do R7? rs. Há um ou dois disputados a tapa por diversas equipes, o q dificulta muito a situação.

      • Alexandre

        Também me diverto. Ás vezes, até concordo com alguns pontos deles. Engraçado é o timing dos comentários, sempre em momentos “propícios”.

        Sobre o Renato, concordo contigo. É necessário ter uma continuidade e, por isso, renovaria, mesmo achando os valores muito altos.

    • Fabio Scheffer

      Renovar com Renato é importante, mas reforçar o elenco é fundamental.

      Não tem Renato, Felipão, Guardiola, Rinus Michels ou qualquer outro treinador que ache soluções o tempo todo quando o existe uma deficiência clara de qualidade no grupo.

      Hoje o Grêmio tem uma baita defesa, parte do meio e quase nada na frente no que diz respeito a time titular, e buracos em todas as posições no time reserva.

      Então para se poder cobrar o Renato pelos seus 600, 700 ou 800 mil que o Grêmio vier a pagar nossa direção tem que dar mais armas, muito mais qualificadas, para os embates de 2018.

      • Alexandre

        Penso assim também. O investimento maior deve ser nos jogadores e o Grêmio, mesmo campeão da Libertadores, precisa se reforçar. Tivéssemos um pouco mais de qualidade e poderíamos ter pelo menos disputado o Brasileirão até o fim.

    • José da Silva – COPIÃO DE TUDO

      Amigo Alexandre, se Roger Machado sem títulos assinou por 500 mil com Palmeiras, é evidente que 800 mil ao Renato Portaluppi com excelente trabalho e títulos na Copa do Brasil, Libertadores e Vice do ”poderoso” Real no Mundial está bem pago e muito merecido.

      Como disse o Presidente Romildo Bolzan, nosso ótimo visionário administrativo e gestor:
      O Renato se paga, ele fica”.

      Confira, abaixo, a lista completa divulgada pelo The Telegraph de Londres, com valores convertidos para o real dos 10 maiores salários/anuais de ponta da Europa:

      01 – Pep Guardiola (Manchester City) – R$ 66,7 mi
      02 – Carlo Ancelotti (Bayern de Munique) – R$ 54,9 mi
      03 – José Mourinho (Manchester United) – R$ 53,6 mi
      04 – Arsene Wenger (Arsenal) – R$ 38,8 mi
      05 – Luis Enrique (Barcelona) – R$ 31,4 mi
      06 – Jurgen Klopp (Liverpool) – R$ 30,5 mi
      07 – Antonio Conte (Chelsea) – R$ 28,7 mi
      08 – Ronald Koeman (Everton) – R$ 26,1 mi
      09 – Diego Simeone (Atlético de Madrid) – R$ 22,2 mi
      10 – Zinedine Zidane (Real Madrid) – R$ 20 mi

      Veja que o Zidane é o mais fraquinho deles. Segue abaixo a fonte:

      http://globoesporte.globo.com/futebol/futebol-internacional/noticia/2016/09/jornal-lista-os-10-tecnicos-mais-bem-pagos-do-mundo-pep-guardiola-lidera.html

      • Alexandre

        Entendo que é dinheiro demais, porém necessário para manter o que deu tão certo nesses últimos anos.

        • José da Silva – COPIÃO DE TUDO

          Sim, amigo, e tem mais, imagine o retrabalho e os custos que uma troca agora causaria neste ótimo momento do time e elenco que estão nas mãos firmes do ótimo Treinador Renato.

  • Alexandrebg

    Ficou um gostinho amargo no final… claro que ficou!
    Como eu, milhões de gremistas acreditaram até o final. Mas não deu dessa vez.
    Agora, daí a ver gremistas cabisbaixos, reclamando… aí é demais.
    Ora, amigos de boteco, se fossemos indagados no início do ano sobre qual seria o título que escolheríamos vencer, tenho certeza que 9 em cada 10 optariam pela Libertadores. É o campeonato que tem a nossa cara!
    Então, caros gremistas, menos mimimi… somos Tri Campeões da América!!!
    E mais, temos um treinador excelente e uma base pronta para começar 2018!!!
    Quanto ao binter, bom, como disse o RW, a gangorra não virou, ela quebrou de vez.

  • Alexandrebg

    Ficou um gostinho amargo no final… claro que ficou!
    Como eu, milhões de gremistas acreditaram até o final. Mas não deu dessa vez.
    Agora, daí a ver gremistas cabisbaixos, reclamando… aí é demais.
    Ora, amigos de boteco, se fossemos indagados no início do ano sobre qual seria o título que escolheríamos vencer, tenho certeza que 9 em cada 10 optariam pela Libertadores. É o campeonato que tem a nossa cara!
    Então, caros gremistas, menos mimimi… somos Tri Campeões da América!!!
    E mais, temos um treinador excelente e uma base pronta para começar 2018!!!
    Quanto ao binter, bom, como disse o RW, a gangorra não virou, ela quebrou de vez.