Manias dos gaúchos: volantão, aipim e pontinho fora

O gaúcho tem umas manias difíceis de entender. Não pode ver uma estrada lotada, calor de 40 graus, que se mete nela. Sim, é esse pessoal que não pode ficar um fim de semana de verão sem ir ao litoral gaúcho, mesmo sabendo que vai ficar naquele para e anda, coisa que os seres mais ou menos normais, como eu, não suportam.

E tudo para encarar uma cidade entupida de gente, mar frio e cor de chocolate ou algo parecido. Em algumas praias, não dá nem pra caminhar sem pisar em alguém, muito menos bater uma bolinha.

Tem outras manias: erguer casa, digo, mansões, em condomínio fechado, e quanto mais distante do mar, mais glamour tem o local.

Mas há os que fogem daqui. Uns, vão para Floripa, outra cidade que padece no verão, tomada por gaúchos e argentinos. O sujeito que aluga casa no norte, de lá só deve sair quando for embora, porque não tem mais como se deslocar em paz na ilha.

Ah, mas os gaúchos com dinheiro, ou apenas com pose, se mandam pra Punta. Sim, Punta, eles nunca dizem Punta del Este. Punta soa mais íntimo. A gauchada curte…

A lista é extensa.

Abreviando, passo logo ao futebol. O gaúcho tem manias arraigadas, cravadas como aipim na terra fértil. Falando em aipim, foi mal o ano terminar que é só o que se fala e se lê nas redes sociais. O Grêmio precisa de um aipim, é o que se propaga.

É um pessoal que não festeja plenamente o penta da Copa do Brasil porque o time jogou sem aipim. É a mesma turma que não concebe um time vencedor sem volante que suja o calção e que tolera, apenas tolera, técnico que não  ‘fecha a casinha em jogos fora de casa’. São adoradores do técnico que arma time para buscar o ‘pontinho fora’.

Quer dizer, não aprenderam nada com Renato Portaluppi (e também com Roger, que começou a cair quando se rendeu aos aipinistas ortodoxos), que está mostrando que é possível jogar bem e ser vitorioso com um time de muita técnica, poucas faltas e raros cruzamentos para um camisa 9 idealizado pelos fredistas da vida.

Não bastasse o fracasso da campanha do Atlético Mineiro com seu centroavante decadente, milhões de bolas alçadas pra ele, tem gente defendendo a contratação de Fred pelo Grêmio. Quem sabe o Ricardo Oliveira? Ambos com passado de sucesso e presente nebuloso. Ambos caríssimos.

Eu, por conceito, prefiro jogadores de movimentação na frente. Se um desses gostar de jogar centralizado, mas se movimentando para os lados e para trás, quando necessário, tudo bem.

Não sou radical. Mas minha preferência é por um ataque como aquele que foi Penta do Brasil, com Luan, Douglas e Bolanos aparecendo para concluir na tal ‘posição de centroavante’.

Então, se um tivesse poder, meu time teria jogadores versáteis, rápidos, dribladores do meio para a frente, com dois volantes de sustentação que marquem e joguem, e que também se apresentem para concluir como elemento surpresa.

Centroavante de carteirinha nem para reserva. Acredito, hoje, que na hora do desespero não é preciso um grandalhão pra cabecear na área. A história mostra que são raros os exemplos de sucesso nessas situações. Tanto que no Grêmio sempre é lembrado ‘aquele lance do Zé Afonso atrapalhando o zagueiro’ no gol de Aílton. Não há outro exemplo.

Agora, se o time tiver um camisa 9 de muuuita qualidade, então que se arme o time para esse jogador, como foi feito com Jardel nos anos 90.

O fato é que os 9 tradicionais estão em extinção. Que bom!

OS FREDISTAS

http://cornetadorw.blogspot.com.br/2017/12/os-fredistas.html

Se gostou, compartilhe!

  • Rogerio

    Ilgo,
    Quem adora centroavante de posicionamento é o Renato, tanto que pediu o Barrios e o Jael, e nunca tentou o tal jogador de movimentação, Bolanos só foi titular enquanto Barrios estava fazendo pré temporada. Acho que vem daí as especulações.
    Nas outras passagens pelo Grêmio, tinha o André Lima e na outra o Barcos e o Kleber, Vargas era reserva.
    No Fluminense, o Washington.
    Abs

    • José da Silva – COPIÃO DE TUDO

      Rogério, me perdoe, mas você é um poço de contradições ao se referir ao Renato, pois a um ano atrás tua opinião (vide abaixo) era 100% contra o que de melhor ele faz agora, e o Bárrios e Jael em 2017 foram extremamente superiores a JR Viçosa e Lins porque foram Campeões da América, e o Jonas do Benfica seria titular absoluto no Grêmio hoje …..

      ….. e tu ainda criticavas o Grêmio como um urubu por ser o grande ”Renato o treinador” de hoje que foi o 2º melhor ataque do Brasileiro/2017, TRI da Libertadores/2017, chegou em 3º na CB/2017, chegou no G4 do brasileiro/2017 quando tinha sido Campeão da Copa do Brasil/2016 sem atacante fixo aipim de posicionamento, e Vice Campeão Mundial de 2017 perdendo pro, PASME, poderoso Real Madrid …..

      ….. e tu ainda criticavas muito a um ano por serem ultrapassados os vitoriosos Adalberto Preiss e Saul Berdichewski e disse também que Romildo escolheu eles por ser ”eleitoreiro” visando mais 3 anos, mas tu não falas do sucesso deste grupo perfeito que Romildo montou com Preiss, Saul, Roman, Renato & Cia que são Campeões de dois grandes títulos em apenas 11 meses corridos e ainda julgavas ser um retrocesso o que estava certo ….. que visão tosca …..

      ….. e tu ainda criticavas a base onde revelamos e negociamos Wallace, Pedro Rocha e colocamos na vitrine o Luan e o Rei de Euros Arthur tendo mais ótimas 4 ou 5 promessas ”no estoque de ativos da base”, e para encerrar o penico de tuas previsões erradas, tu ainda previu que a Nau Gremista estava sem futuro no futebol por erro na casamata Gremista com um ”garanhão da Playboy” que pra você era apenas para ganhar a reeleição.

      Tu estás deixando aqui um cheirinho de Urubu jurado jurássico do Silvio Santos dos anos 70 e abaixo segue tudo o que relatei, pois está arquivado no Disqus. Pois é, ser Gremista hoje é uma dádiva, tá fácil.

      Obs.: Para ter um atacante de posicionamento, a tática é fazer ”cruzamentos”. Veja gráfico abaixo.

      ____________________________________________________________

      Rogerio um ano atrás
      Ilgo,

      É realmente comovente ver os gremistas hoje. Já recebi várias mensagens de amigos, felizes da vida porque o nosso time agora juntou Renato e Espinosa novamente e os anos gloriosos voltarão. Esquecem no entanto, que o Renato “ofensivo” de 2010 foi um evento isolado na trajetória do treinador, com Jonas arrebentando e Diego Clementino fazendo um gol por jogo, jogando 10 minutos em cada partida. O Grêmio foi pra LA e o Renato montou o grupo, inclusive mandou vir o Carlos Alberto e Vinícius Pacheco, o Junior Viçosa,o Lins do Criciuma e pediu o Everton do Caxias, dizendo que com ele de técnico, esses caras jogariam. Como os bons ventos pararam de soprar, Jonas pediu o boné e o Renato foi embora na metade do primeiro turno do brasileirao, nos deixando pertinho do z4 e um time destruído. Quase caimos, após Julinho Camargo e depois Celso Roth. É bom ter memória!
      O Grêmio está com a lanterna na popa, Espinosa está fora do futebol há 20 anos, fica brincando de comentarista/manager de vez em quando pra ganhar uns pilas e só. Adalberto Preis é um grande gremista, mas está fora do futebol desde 98 quando assumiu o Grêmio junto com o Saul Berditchevisky, se não me engano. Infelizmente, o presidente Romildo fez a escolha eleitoreira, visando mais 3 anos de administração. Acho que isso fará o futebol do Grêmio retroceder muito, achei que a escolha seria por manter o projeto que a meu ver, estava dando certo.
      O projeto de priorizar a base foi pro brejo, na primeira derrota, o “garanhão das capas da playboy” vai dizer que faltam cascudos no time, como ele fez em 2010, mandando vir Gilberto Silva e Miralles.
      Me despeço dos amigos do boteco, vou tirar umas férias do Gremio, só voltarei quando a nau gremista estiver alinhada com o futuro do futebol, esse trio de gremistas ficam ótimos nos posteres, mas péssimos na casamata da Arena. Espero que ganhem a eleição pelo menos!

      Abraço!
      ____________________________________________________________

      https://uploads.disquscdn.com/images/1d8a8cc3fe66add051e64cd0749c6c83e400e8f0ce675b034997faa27c2982f7.jpg

      • Pedro de Lara
        • GremioSempre

          Tu é cocolorado.

          • Deny Camargo

            Pra mim o Grêmio precisa de mais um meia que saiba jogar. Ramiro é esforçado, mas quando pega um adversário forte como o Real Madrid que anula o Luan não tem mais ninguém no Grêmio que crie…Precisa de alguém pra dividir essa responsabilidade com o Luan.

            Fora isso trazendo 2 atacantes bons de velocidade acho que o time ta pronto, pois do meio pra trás vamos muito bem obrigado.

            Sobre centroavante clássico poderia contratar o melhor do mundo que morreria de fome no Grêmio, pois o forte dos nossos laterais não é cruzar bola na área.

            Ps: tem um tal de Pedro Rocha que é banco no Spartak o Grêmio poderia tentar o empréstimo…

      • Ilgo Wink

        Copião, nem sei como te agradecer por desmascarar esse ‘Rogerio’, que até pode ser o Pedro de Lara, ou irmão gêmeo no pensamento e no conteúdo.
        O fato é que esse Rogerio não sabe nada, errou tudo em suas previsões negativistas, e agora volta como uma assombração que não sabe onde vai baixar.
        Por favor, vá baixar em outro outro terreiro, saravá tucufum…
        Copião, te devo uma TRI DA AMÉRICA

        • José da Silva – COPIÃO DE TUDO

          Ilgo, esse aí tem tudo para ser mais um Fake do inútil jurado Pedro de Lara e isso que ele ficava aqui me acusando o tempo todo ”burramente” de ter 25 Fakes dos teus seguidores e nossos amigos que concordam com opiniões positivas sobre o Grêmio comigo e contigo dentro de uma harmonia permanente aqui no Blog. Oremos.

          O idiota chegou até a dizer certa vez que eu era teu assessor remunerado (muito burro) e que tu eras um louco em busca de vaga em uma cadeira no CD do clube, e por isso junto com André Peixoto que vazou de vez, diziam que eras um oficialista baba-ovo desta gestão por concordar com o bom trabalho desta gestão do Romildo & Cia.

          Amigo, não tenho mais dúvidas, esses caras da ”urubulândia” são Odonistas sofredores e nunca imaginei que minhas opiniões num Blog tão coerente fosse incomodar tanta gente que não soma nada NUNCA para o o bem do clube, pois é só críticas & cornetas o tempo todo. Que fase, mas continuo à gostar das coisas boas e ótimos momentos do meu clube do coração.

          Abraço, ”tâmu juntu” e guarde a Tri junto com a Olímpico que quebrou no transporte ”certa vez (kkkkk).

          • Ilgo Wink

            Além de odonistas são anti-kofistas

          • José da Silva – COPIÃO DE TUDO

            Anti-Renatista, anti-Romildista ….. como sofrem.

        • Pedro de Lara

          Por favor, Ilgo.
          Gêmeo de pensamento e conteúdo.
          Fake de fake é coisa de moleque, né Copião???

          • Ilgo Wink

            Chamar Renato de Joel Santana não é coisa de moleque?
            Por que tu parou de chamar o Renato assim?
            Estou aguardando um texto teu com algum elogio ao Renato.

            Sim, caro Pedro, eu sou fake do Copião. o Ilgo não existe

          • Pedro de Lara

            Grande Ilgo Wink.
            Jamais te confundiria com o Copião. Sou leitor atento. Sei diferenciar a maçaroca de idéias repetitivas, bajuladoras e intolerantes do velhinho caduco com o teu texto, claro e elegante. É preciso ser um extraordinário escritor para conseguir descer ao minifúndio raso do estilo do Copião. Acho que não me fiz entender na construção da frase. Mas era só um recado pro nosso Chico Anisio e seus 6 ou 7 personagens, entre eles o mais novo, Airton Moretto, com o qual visita o Resenha para espalhar sua religião. Resenha tu sabes qual é, né? É o blogue daquele grupo de não-alinhados que tu e o Copião expulsaram daqui, ajudando para que o “debate” se concentrasse em quem rendia mais homenagens ao Renato. Uma pena. Mas uma escolha válida. Tu é o chefe. Escolheu o Copião, seus fakes e seus covers para dar continuidade ao espaço.
            A lamentar teu ataque ao Rogério. Se tivesse tempo e disposição, veria pelo histórico do Disqus que, apesar do discurso divergente, o Rogerio sempre foi cordial e sensato em suas posições. Nada justifica o teu ataque a ele. O do Copião, sim, porque afinal ele é o chefe da Turma do Abafa e tem tempo, como todo aposentado, de pesquisar bobagens na internet.
            Quanto ao Renato: 1- religião não é comigo; 2-Acho que ele agora está mais para Abel Braga do que pra Joel, ou seja, se aproveita do trabalho e das idéias dos outros, põe uma pimentinha no vestiário e corre pro abraço. 3-Acho que ele está mais maduro, sim. Com a estrutura que ele herdou, retomou o gosto pelas vitórias e abandonou, temporariamente o descompromisso dos seus trabalhos anteriores; 4- Acho que não vai ficar para 2018. Não é da sua natureza enfrentar o desafio de se superar.
            Abraço e me queira bem.

          • GremioSempre

            Tchê não sei que tu faz aqui faz bem pro teu tratamento psiquiátrico né ?! Artilheira dos pampas!

          • Maurício

            Bom dia Ilgo e amigos gremistas.
            Sou leitor assíduo do blog já a algum tempo (início de 2016,aproximadamente). Depois que RW me mostrou que a IVI realmente existe (não é coisa de torcedor), abandonei totalmente a IVI e comecei a ler notícias sobre o meu time no portal do UOL e acompanhar mais as notícias oficiais do clube. Também descobri o teu blog, dentre outros que acompanho várias vezes ao dia. Assim como acompanho o que escreves, leio todos os comentários e me divirto bastante com “rivalidades gremistas”, como a entre José da Silva (copião de tudo – quando li isso a primeira vez pensei que havia um colorado infiltrado entre nós) e Pedro de Lara (parece ser folclórico como o nome). A esses, digo que os dois são gremistas, os dois pensam diferentes e os dois tem meu respeito – pois, mesmo pensando diferentes, tenho certeza de que todos aqui querem a mesma coisa: Grêmio vencedor.
            Acho que começarei a participar mais do espaço.
            Quando o Roger saiu e o Grêmio contratou o Renato, fiquei indignado. Indignado porque o Roger fez o Grêmio jogar como sempre sonhei, toque de bola com objetividade, envolvendo o adversário tendo como objetivo fazer o gol. O cara fez isso no Grêmio. Ponto. Já o Renato, na última passagem pelo clube, não fez um trabalho ruim. Muito antes pelo contrário. Mas o Grêmio jogava feio, muito feio. E isso me incomodava como derrota. Então, o que eu podia imaginar, baseado em minhas memórias é que, com o tempo, o Grêmio passaria a jogar feio novamente. Além disso, sempre achei o Renato muito arrogante, uma pessoa que se acha muito melhor do que as outras. Mas, não, não é.
            Como o mundo dá voltas. Hoje, eu não aceito outro treinador no meu Grêmio que não seja o Renato. Em agosto de 2016, eu jamais escreveria isso. E não, não foram os títulos que me fizeram mudar de ideia. Foi o trabalho do Renato. Esse cara é a síntese da evolução. O Grêmio melhorou muito com a chegada do Renato. Os jogadores indicados por ele, deram mais resposta que os indicados por Roger. Lembram do William Schuster? do Fred? é, pois é…

            Então, concordo 100% com o “Copião” e o nosso mestre dos magos (Romildo). Renato se paga. Digo mais, Renato dá lucro. Renato indica jogadores que venham a baixo custo (Barrios, Jael, Christian, Cícero…) e suga os caras. Christian eu não tenho nenhuma opinião formada, não apresentou (jogou) jogos suficientes com o time titular. Cícero… passei a odiar o cara quando o Renato deu uma de Pardal e me colocou o cara (volante escanteado no SP) de centroavante. E o ódio acabou quando Jael desvia e Cícero faz 1×0 contra o Lanús. Já o Barrios veio e ajudou muito quando precisou e ainda estava contento, diferente do Barcos que sumia em decisões.

            Hoje eu confio no Renato, não sou ninguém para questionar as escolhas do nosso treinador. Ele me ensinou ao longo do ano que é ele, e não eu, quem entende do riscado. Nós entendemos de torcer (e olhe lá). Minha preocupação é somente essa. Grêmio precisa renovar com o arrogante e promotor de rachão Renato Gaúcho (hoje fui irônico, no passado seria extremamente sério). Eu não gosto de jogar por uma bola, ou de armar o time pra jogar pra uma referência. Nem de ter um cocito no time.

            Olhem que baita time:
            Marcelo Grohe, Edilson, Geromel, Kannemann, Cortez.
            Maicon, Arthur, Ramiro, Douglas (Jean Pyerre).
            Luan e Éverton (Dionathan).

            Acho que o time pode, deve e vai se reforçar. Mas é importante manter as peças. Porém, há jogadores no grupo que poderiam sair, reservas que quase nunca jogam, como Bruno Rodrigo; e outros que jogam (Bressan); assim como outros com custo benefício questionável (Fernandinho, Marcelo Oliveira). Porém, para cada jogador desses que sair, deve ser feita uma reposição em melhor nível.

            Defesa:
            Não há zagueiros no mundo que o Grêmio possa contratar a nível de titularidade, tendo Geromel e Kanemann, mas há melhores do que os que citei. Precisamos de laterais, do mesmo nível ou melhor que os atuais titulares.

            Volancia:
            Se o Grêmio conseguir manter os volantes do elenco, não precisa ir atrás de nenhum atleta.

            Armação/Ataque
            O time precisa de armadores. Não faço ideia de como estará Doga em 2018, não acho uma boa ideia contar apenas com ele pra posição. Gata Fernandez se mostrou um bom jogador, uma pena não ser gremista. O Grêmio precisa buscar 1 ou 2 jogadores para a posição. Gosto do Thiago Neves, o Cruzeiro quer o Edílson… se for mais fácil encontrar LD, poderia propor uma troca.
            O melhor Luan apareceu quando o Grêmio jogou com Ramiro, Douglas e PR, Luan. Falso nove, com um pifador na criação. Então, acho que ele deve jogar nessa posição. Gostava mais do Ramiro quando ele não acreditava que era craque. Ultimamente, é um jogador nervoso e que tenta fazer jogadas distintas. Não sei se é uma boa contar com ele para 2018 como titular, acho que precisamos de alguém pra disputar posição. Onde jogava PR32 e hoje joga o Fernandinho, sim, gostaria de um novo jogador. Jogador que saiba chutar com os dois pés, que seja canhoto, veloz e principalmente, saiba jogar coletivamente.

            Li em alguns sites o suposto ‘interesse’ do Grêmio em alguns jogadores. Fico meio incomodado com algumas “sugestões”, mas confio no mestre dos magos. Ele faz poucas loucuras (fez uma, e não deu certo – Bolanos). Ele sabe melhor do que eu, que loucura lota aeroporto mas não ganha campeonatos. O Grêmio é prova disso.

            Além disso, temos ótimas promessas na base. Aliás, o time que finalizou o brasileiro deve jogar o campeonato gaúcho do inter, acredito muito que, boa parte dos jogadores que acredito serem necessários já estão no Grêmio. Basta dar sequencia, treinar e testar. O vulgo gauchão tá aí pra isso.

            Abraço a todos e peço desculpas pelo tamanho do texto.

          • Deny Camargo

            Roger não é e nunca foi treinador. Leu o livro do Guardiola e tentou implantar. Teve a sorte de pegar um time tecnicamente bom e que poderia ter saído da seca de títulos bem antes não fosse a inaptidão do Roger em armar um sistema defensivo e a péssima leitura de jogo dele.

            Se sustentou baseado na “novilíngua” que inventou com expressões riículas e caricatas como “terço final” e pasme “zagueiro defensivo” (eu quase joguei o rádio pela janela quando ouvi essa pérola) que agradam os comentaristas de futebol da geração Nutella que provavelmente só praticaram o esporte através do video game e que têm orgasmos com aquele lixo chamado “super bowl”.

          • Rezende

            Cara que dor de cotovelo, o Roger é formado e melhor de sua classe em educação física. Dizer que ele não é treinador é insultar a realidade e muita má vontade.
            Conservadorismo futebolístico na veia, vai um aipim em um pontinho fora para ti ???
            Ele errou feio na minha opinião ao insistir na marcação por zona na defesa (que em teoria é superior a marcação individual) porque não foi capaz de enxergar que ele não tinha MATERIAL HUMANO em zagueiros e laterais minimamente inteligentes para implementar o que queria. Só tinha o Geromel…
            Fechou a tampa do seu caixão quando demorou quase dois meses para colocar o Kannemann ao lado do Geromel.
            HOJE nenhum gremista são entende o porque Roger fez isso…
            SE eu fosse jornalista de São Paulo não deixaria de perguntar:
            Roger, vendo hoje o que estão jogando de dupla de zagueiros Geromel e Kannemann não achas que não ter colocado IMEDIATAMENTE o Kannemann para jogar no Grêmio foi sua pior decisão como treinador ???
            Roger é um treinador de boa base e em evolução que mais cedo ou mais tarde gostaria de ver no Grêmio novamente.
            COMO o Renato…

          • Deny Camargo

            Abomino o tal do pontinho fora e quanto ao aipim um dos muitos erros do Roger foi tirar o Pedro Rocha do time o que custou ao Grêmio pelo menos 6 meses e pelo que sempre critiquei o Roger.

            Falando em pontinho fora ainda me lembro do Grêmio na estreia do Brasileiro de 2016 enfrentando o Corinthians fora de casa e melhor no jogo com chances de vitória e o Roger retrancando o time para garantir o 0 x 0.

            Aliás desfez o sistema tático que ele mesmo havia criado demonstrando a pior característica que um treinador pode ter: não saber porque ganha e porque perde…

            Roger é da mesma turma do Renê Simões nunca vai ganhar nada importante. Foi o pior treinador que já vi no Grêmio.

            Aliás se dizia que quando o Roger saiu que ele tava fazendo milagre com o elenco do Grêmio e eu era um dos poucos que dizia que na verdade era um Rubinho pilotando uma Ferrari que o elenco era muito superior ao treinador. Renato rapidamente confirmou isso.

          • Deny Camargo

            E só para finalizar a questão do Roger: me cita uma única vez que ele tenha mexido no time durante o jogo e o time tenha melhorado em função das mudanças que retiro tudo o que disse. Coisa que o Renato faz toda semana….

          • José da Silva – COPIÃO DE TUDO

            Bela visão, Deny, impossível não concordar, salvo os urubulinos. Mas ele ”um dia” vai crescer, é só estudar mais o ”comando do futebol”, grupo, vestiário, Liderança, domínio e amadurecer para o tempo lapidar o percurso, pois está no começo ainda, precisa pastar mais um pouco.

            Lembro de ótimos estudantes que tiravam notas ótimas na teoria, mas na prática o fracasso os perseguem e espero que o Guardiola Machado se aprume na carreira, pois ainda dá tempo e ele não está pronto.

          • Eder

            O Grêmio ganhou o título da LIBERTADORES e o cidadão não consegue comemorar porque o técnico é o Renato. Vai entender…

          • José da Silva – COPIÃO DE TUDO

            Não deve ser Gremista, é doente Guardiolista. Oremos, Eder.

          • Luis Augusto Waschburger

            Sobre a final do mundial, o melhor comentário foi do Denny, no post anterior.
            Geromel e Kannemann são e foram capazes de segurar o ataque do Real.
            Luan seria capaz de superar a defesa deles.
            Mas a grande diferença é que de um lado tinha Michel, Jailson e Ramiro e de outro Casemiro, Kroos e Modric (que jogou uma enormidade).

            Sobre contratações, eu gostaria de ver o Grêmio tirando o destaque de algum clube. Bruno Henrique, Scarpa, Falcão Garcia ou Gignac me serviam.

            Se não for assim, que sigamos investindo na base. Que Fernandinho dê espaço ao Everton, que Dionathã, Patrick e outros voltem a ter oportunidade.

            Do lado de lá dos urubus tem gente repetindo o que disse no final de 2016… que Renato não fica até abril.

            Chega ser estranha esta obsessão pelo fracasso alheio.

          • Ilgo Wink

            Tem gente que dizia que o Renato não ficaria um semestre, que iria fracassar, que só queria jogar futevolei, etc
            Eles estão aqui e por toda a parte. Hoje, silenciam

          • José da Silva – COPIÃO DE TUDO

            Escreveram que não duraria até o Natal, depois até o Carnaval, Páscoa, Dia dos Pais, eles não gostam de ver o time bem, deve ser saudade dos 15 anos.

          • José da Silva – COPIÃO DE TUDO

            Dr. Luis, acho que Ilgo tem razão, isso deve ser questão política Odonista ou anti-Koffista, pois é só críticas o tempo todo até mesmo no momento de conquistas com uma boa base para iniciar o ano como esta de agora.
            Realmente, é uma estranha obsessão e nós estamos sempre errados, pois é só eles que estão certos.
            Que continuem assim os dois lados, pois o clube vem acertando e está sendo apoiado por pela maioria, é isso que interessa e importa.

          • José da Silva – COPIÃO DE TUDO

            Era só o que faltava, Ilgo, não leio o que ele escreve porque ”EU” não quero devido ao bloqueio oportuno por causa das sandices insanas dele, mas não acredito que esse doente acha que sou teu Fake também. Coitado do cara, agora deu pena.

            O cara nem é doente, é muito doente. Que pena, isso é só futebol, como sofre comigo essa criatura e fazem mais de 90 dias que não escrevo uma palavra à ele porque está bloqueado, graças à Deus, e o cara não me esquece (kkkkk). Inacreditável ….. Oremos ….. !!!!!

          • GremioSempre

            Larinha qué qué qué ! não sabia que tu era travesti também?! Esse nome Rogério teu ali se for no feminino seria tua homenagem a um falecido artista transformista que nem tu?! Ta saindo da tumba qué qué qué ?? o povo ta de olho no “sinhô”,te cuida! kkk

          • Pedro de Lara

            kkk

          • Walter Luis Borba

            Ilgo…

            Somado ao que tu disse sobre o Gaúcho na praia, é preciso acrescentar:
            – falta água;
            – falta luz;
            – falta gelo;
            – em fim de ano falta Peru e Pernil….
            Mas, nos frigir dos ovos para “muitos é só alegria”….

            ————x——————

            O aipim é um desejo sexual de alguns gremistas.
            É igual a tara por “castelhanos”….
            Tem diretores que não apreendem , vale o que eles pensam. E nada mais!
            Da Era Jardel para cá, o Grêmio ganhou 3 títulos…..

            E os 3 sem centroavante….

          • Ilgo Wink

            muito bom esse levantamento
            não sou contra o aipim, mas prefiro no meu time um ataque eclético, com mais variações de jogadas

          • Walter Luis Borba

            Eu também prefiro um ataque eclético.

          • José da Silva – COPIÃO DE TUDO

            Walter, ganhamos 5 títulos sem centroavante aipim, 1996, 1997, 2001, 2016 e 2017, pois Bárrios não entrou em campo no 2º semestre deste ano.

    • Pedro de Lara

      Tchê. Tu ousou mexer com os culhões do deus Renato. Te prepara. Além do dossiê do velhinho caduco aí de baixo, vem artilharia pesada por aí.

      • GremioSempre

        Nervooosa Rogéria qué qué qué ?!! Toma o teu remedinho se não as veias do teu ventil vão estourar já não tens mais idade pra tanta emoção…artilheira dos pampas kkkk

        • heraldo

          Quem gosta de aipim é dilmista.rsrs.
          Nunca esqueçamos que como o curitia de 17 foi campeão goleando de 1x 0, Grêmio 1°/16, ganhava de 1×0 e PR perdendo vários gols por jogo a miguxada pedia um fazedor de gols. Romildão ao final da CB16 disse 2 frases que broxou os torcedores,atrás de um fazedor de gols e roubalito novelhaco será nossa copa

        • Pedro de Lara

          Cara. Acho que tu anda cheirando muita fumaça de sinalizador. Tá criando uma outra espécie de retardado.

          • GremioSempre

            Larinha Rogéria qué qué qué não te assanha comigo não curto… mas cada um com sua opção sexual . Vai te deitar Lacraia kkk

          • JPFONTOURA

            Se eu pudesse indicar alguém, vou continuar indicando o mesmo jogador há anos Elkesson, aquele q foi do vitória pro Botafogo e China agora. Se não desse esse, o Bruno Henrique do Santos, são jogadores de alta movimentação é grande poder de conclusão.

    • Patrick

      Ilgo,

      Meu Grêmio dos sonhos há algum tempo tinha na frente Miller, Pedro Rocha/Everton, Giuliano; Luan.

      Gosto muito de um ataque leve e veloz. É bom lembrarmos que o Barrios no início da temporada movimentava-se muito no ataque (não podia ser chamado de aipim) e conforme o combustível foi diminuindo foi ficando mais estático e sumindo entre os zagueiros. Outro ponto importante é que ele havia formado uma dupla extremamente azeitada com o P. Rocha, tabelavam como se estivessem no futsal.

      Esse H. Dourado, me parece muito aipim pro nosso jogo, posso estar redondamente enganado, mas me parece um centro avante brigador que não contribui coletivamente na construção das jogadas.

      Até a reapresentação tudo é especulação e blábláblá da imprensa, amanhã mesmo teremos novos números do contrato do Renato, matérias apocalípticas (afinal não acredito que eles resolvam tudo na reunião de hoje).

      Por fim, estou curioso para saber como será nosso Grêmio de 2018, mas esta curiosidade vem sobre o lastro da confiança que esta direção transmite.

      • José da Silva – COPIÃO DE TUDO

        Patrick, lembre-se que o time do Roger do meio pra frente era Maicon, Giuliano, Ramiro, Douglas, Luan sempre Flutuando e Bobô ou Henrique Almeida e mesmo que Bobô se movimentava muito, não sabia tabelar e trocar passes precisos e Henrique Almeida foi uma enganação com Negueba. Por isso Roger pediu pra sair.

        A melhor formação no momento para começar 2018, é:

        Marcelo Grohe, Edilson, Geromel, Kannemann, Cortez.
        Maicon, Arthur, Ramiro, Douglas (Jean Pyerre), Luan e Éverton (Dionathan).

        • José da Silva – COPIÃO DE TUDO

          Sobre Renato Portaluppi

          AMIGOS GREMISTAS ….. !!!!!

          Sobre o Treinador Renato ficar ou sair, é preciso dar um grande desconto com as constantes ”insinuações” da ”IVI” da RBS & Cia que continuam em pânico com essa gangorra GREnal a mais de 3 anos e meio onde maquiam TUDO no lado vermelho do RS que está cada vez pior, pois isso é nítido demais e eles se calam.

          Analisem as situações, pois o Roger Machado (500 mil no Palmeiras) foi engolido pelo nosso elenco, time, imprensa e vestiário nas passagens no Grêmio e no Atlético-MG, mas continua com muito futuro e com certeza vai voltar um dia bem mais cascudo, esperto e mais Líder na função técnico/tática, eu acredito.

          Imaginem quanto custaram juntos salários, retrabalhos, estratégias, desgastes e multas do Argel, Falcão, Roth, Lisca, Zago e Guto que juntos empurraram o BBinter para esse buraco sem fundo onde está com werda até o pescoço a um ano & meio e comparem o RenaTRI PENTAluppi com seu ótimo trabalho e grandes resultados em apenas um ano & um mês.

          Por isso, eu entendo, aceito e quero muito que Renato fique no Grêmio, pois é certeza absoluta que o retrabalho vai sair muito mais caro se mudar agora e o Presidente Romildo Bolzan já disse o que a torcida também pensa e quer:
          O RENATO SE PAGA SOZINHO, ELE FICA”.

          Abraço à todos.

          • Ilgo Wink

            Quem para o lugar do Renato?
            E por quanto?
            Vale a pena trocar o certo pelo duvidoso?
            O Abel ganhava 1 milhão por mês em sua passagem anterior pelo Flu

          • José da Silva – COPIÃO DE TUDO

            Exatamente, por isso tinha certeza da renovação dele que aconteceu a algumas horas atrás pelo bom senso do Romildo e seus pares.

          • Detective

            Abração, Copião!!!

        • Patrick

          Era o Walace no lugar do Ramiro, Copião.

          Antes de chega Bobô o Luan era o “Falso 9” do time já naquela época.

          Esse time que elenquei era o sonho no momento em que o Miller chegou, acredito que esse material humano na mão do Renato teríamos novamente o melhor futebol da América. (Não estou pedindo a volta de ninguém, apenas falando tecnicamente dos jogadores/formação/caracteristicas).

          • José da Silva – COPIÃO DE TUDO

            Ops, verdade, Ramiro era ”quase” coringa e ficou um bom tempo machucado também. Valeu.

          • Ilgo Wink

            Concordo

          • Fernando

            Eu imploro para esse ano vida inteligente no meio do campo gremista, sabem, bem ali, o meio do campo, onde nascem as jogadas, que ele seja habitado por jogadores que tratam bem a bola, a colocam no gramado, olham para frente e efetuam um passe preciso alimentando Luan e quem mais estivera flutuar por aí. Os únicos no nosso atual elenco que possuem tal característica são Arthur e Maicon. Infelizmente o primeiro é visado por endinheirados do Velho Mundo e o segundo já tem mais de trinta anos. Jaílson e Ramiro são bons jogadores e eu ainda quero ver eles fardando o nosso uniforme, mas não possuem o raciocínio e a técnica que Maicon e Arthur possuem.

            Se nos próximos dias surgir no horizonte a possibilidade de algum jogador para o setor e que possua, nem que de longe, as qualidade supracitadas, vejo um 2018 mais reluzente para nós.

          • Ilgo Wink

            Fernando, até acho que Jailson e Michel podem jogar, mas ao lado de um Arthur, de um Maicon. Os dois juntos é dose

          • Rezende

            Para 2018 eu queria é um meio com Maicon 100%, Arthur, Ramiro/Michel/Jailton (escolhe um) e um Douglas ressuscitado (ou o Gustavo Scarpa um atleta inteligente) e o Luan lá na frente novamente como falso nove com o porra louca do Marinho correndo para todo lado…
            A DEFESA a mesma sem tirar nem por…

          • Fernando

            O Jean Pierre demonstrou ser jogador com bom passe e boa visão de jogo.

          • Ilgo Wink

            Esse vai entrar logo no time, se não mascarar como Linconl, Raul, Junior e outros

          • José da Silva – COPIÃO DE TUDO

            Ilgo, mas tinha um sábio aí que dizia que a culpa era da falta de planejamento ”do treinador”, aí, depois de 4 anos lendo essas lorotas não vejo nenhuma promessa citada que tenha vingado em qualquer lugar que esteja, ou por onde andam Biteco, Mamute, Lincoln, Marcelo Hermes, Junior Tavares, Raul que eram cantados em verso & prosa por aqui.

            Pois é, a culpa então foi do Roger Machado que era o treinador esperto que mandou o Arthur de volta pra base e hoje vale 50 milhões de euros em apenas 8 mêses nas mãos do Renato, Campeão da América e ainda renovam o contrato do futevôlei ?????

        • Deny Camargo

          Douglas? Antes da lesão ele já tava caindo aos pedaços fisicamente. Duvido que volte a jogar em alto nível. No máximo seria opção para jogar uns 20 minutos em um jogo que o Grêmio quisesse segurar o resultado…

          • Alexandrebg

            Fecho com o teu comentário, Ilgo!
            Outra coisa, chega de medalhões! Jogadores consagrados! Vejam nossos craques; Grohe, Geromel, Kanemann, Luan, Arthur… ou são crias da nossa base ou vieram desacreditados.
            Precisamos ter um bom “Professor” e alunos aplicados, identificados com o nosso manto e com a nossa história.
            Vejam os casos de jogadores “famosos” e caros que vieram este ano… quem deu certo, de forma incontestável?
            Confio em nossa direção, eles merecem esta confiança de todos os gremistas.
            Agora, quem ainda baseia as suas opiniões no que vê ou ouve a partir da IVI, bem, estes sofrerão muito até fevereiro chegar…

          • Ilgo Wink

            Alexandre, tu és o primeiro e único a fechar comigo, parabéns pela tua inteligência e visão.
            O restante aqui não me deu apoio, rsrsrs

            Outra coisa, um time campeão não pode prescindir de profissionais cidadãos, gente de boa índole, com comprometimento. Jogador tipo boleiro só se for muito bom

          • Detective

            Eu concordei, Ilgo!!!!!

          • Ilgo Wink

            Bah, desculpe. Te devo uma Tri gelada
            Ao Alexandre também

          • José da Silva – COPIÃO DE TUDO

            Deny, eu mesmo escrevi aqui e ainda acho que a carreira dele acabou após esta lesão, mas o que devemos fazer é substituir ele com alguém mais jovem e mesmo estilo.

            Enquanto isso, ele vai jogando os 20 ou 40 minutos que ainda aguenta, pois antes da lesão jogava o 1º tempo e saía aos 20 do 2º para beber cerveja (kkkkk).

      • Ilgo Wink

        Patrick, o caso do Barrios é mesmo interessante. Ele caiu de rendimento de forma espantosa. Lesão?
        cansaço físico? ou falta de acerto para renovar?
        Ele ganhava 800 mil mensais
        vale isso?
        Espero que Renato pare de pedir aipim, a não ser frito com chopp à beira do mar em Leblon

        • Patrick

          Muito interessante mesmo, o próprio RW, o qual leio diariamente junto ao teu blog e o blogremio, constatou que o Barrios não era aipim, era um avante moderno, finalizava bastante vezes é quase sempre no gol, não à toa teve um começo avassalador, “Como é bom ter Lucas Barrios” tu mesmo disse após a vitória sobre o Atlético PR. Mas durante o ano ele sofreu uma “aipindificação”, passou a ficar parado e sucumbiu.

          • Rezende

            O que eu sei é que ele foi perdendo a coesão com o resto do time ao longo da temporada e se isolando em campo.
            Só não sei se a discordância foi só futebolística (o time do Renato não jogava do jeito que ele mais gostaria) ou se teve algo de temperamento/comportamento que ele acabou se distanciando dos companheiros…
            Só quem estava no grupo pode dizer…

        • Rezende

          Se ele ganhava 800 mil mensais então já está resolvido!!!
          Adiciona o salário dele ao do Renato e assina logo a renovação… KKKKK!

  • Rogerio

    Ilgo,
    Quem adora centroavante de posicionamento é o Renato, tanto que pediu o Barrios e o Jael, e nunca tentou o tal jogador de movimentação, Bolanos só foi titular enquanto Barrios estava fazendo pré temporada. Acho que vem daí as especulações.
    Nas outras passagens pelo Grêmio, tinha o André Lima e na outra o Barcos e o Kleber, Vargas era reserva.
    No Fluminense, o Washington.
    Abs

    • José da Silva – COPIÃO DE TUDO

      Rogério, olha o que tu pensavas e dizias a um ano atrás:
      ____________________________________________________________

      Rogerio um ano atrás
      Ilgo,

      É realmente comovente ver os gremistas hoje. Já recebi várias mensagens de amigos, felizes da vida porque o nosso time agora juntou Renato e Espinosa novamente e os anos gloriosos voltarão. Esquecem no entanto, que o Renato “ofensivo” de 2010 foi um evento isolado na trajetória do treinador, com Jonas arrebentando e Diego Clementino fazendo um gol por jogo, jogando 10 minutos em cada partida. O Grêmio foi pra LA e o Renato montou o grupo, inclusive mandou vir o Carlos Alberto e Vinícius Pacheco, o Junior Viçosa,o Lins do Criciuma e pediu o Everton do Caxias, dizendo que com ele de técnico, esses caras jogariam. Como os bons ventos pararam de soprar, Jonas pediu o boné e o Renato foi embora na metade do primeiro turno do brasileirao, nos deixando pertinho do z4 e um time destruído. Quase caimos, após Julinho Camargo e depois Celso Roth. É bom ter memória!
      O Grêmio está com a lanterna na popa, Espinosa está fora do futebol há 20 anos, fica brincando de comentarista/manager de vez em quando pra ganhar uns pilas e só. Adalberto Preis é um grande gremista, mas está fora do futebol desde 98 quando assumiu o Grêmio junto com o Saul Berditchevisky, se não me engano. Infelizmente, o presidente Romildo fez a escolha eleitoreira, visando mais 3 anos de administração. Acho que isso fará o futebol do Grêmio retroceder muito, achei que a escolha seria por manter o projeto que a meu ver, estava dando certo.
      O projeto de priorizar a base foi pro brejo, na primeira derrota, o “garanhão das capas da playboy” vai dizer que faltam cascudos no time, como ele fez em 2010, mandando vir Gilberto Silva e Miralles.
      Me despeço dos amigos do boteco, vou tirar umas férias do Gremio, só voltarei quando a nau gremista estiver alinhada com o futuro do futebol, esse trio de gremistas ficam ótimos nos posteres, mas péssimos na casamata da Arena. Espero que ganhem a eleição pelo menos!

      Abraço!
      ____________________________________________________________

      Rogério, me perdoe, mas você é um poço de contradições ao se referir ao Renato, pois a um ano atrás tua opinião (vide acima) era 100% contra o que de melhor ele faz agora, e o Bárrios e Jael em 2017 foram extremamente superiores a JR Viçosa, Diego Clementino, André Lima e Lins porque foram Campeões da América, e o Jonas do Benfica seria titular absoluto no Grêmio hoje …..

      ….. e tu ainda criticavas o Grêmio como um urubu por ser o grande ”Renato o treinador” de hoje que foi o 2º melhor ataque do Brasileiro/2017, TRI da Libertadores/2017, chegou em 3º na CB/2017, chegou no G4 do brasileiro/2017 quando tinha sido Campeão da Copa do Brasil/2016 sem atacante fixo aipim de posicionamento, e Vice Campeão Mundial de 2017 perdendo pro, PASME, poderoso Real Madrid …..

      ….. e tu ainda criticavas muito a um ano por serem ultrapassados os vitoriosos Adalberto Preiss e Saul Berdichewski e disse também que Romildo escolheu eles por ser ”eleitoreiro” visando mais 3 anos, mas tu não falas do sucesso deste grupo perfeito que Romildo montou com Preiss, Saul, Roman, Renato & Cia que são Campeões de dois grandes títulos em apenas 11 meses corridos e ainda julgavas ser um retrocesso o que estava certo ….. que visão tosca essa tua se analisar o Grêmio de hoje num ”todo” …..

      ….. e tu ainda criticavas a base onde revelamos e negociamos Wallace, Pedro Rocha e colocamos na vitrine o Luan e o Rei de Euros Arthur tendo mais ótimas 4 ou 5 promessas ”no estoque de ativos da base”, e para encerrar o penico de tuas previsões erradas, tu ainda previu que a Nau Gremista estava sem futuro no futebol por erro na casamata Gremista com um ”garanhão da Playboy” que pra você era apenas para o ótimo Romildo Bolzan ganhar a reeleição.

      Tu estás deixando aqui um cheirinho de Urubu jurado jurássico do Silvio Santos dos anos 70 e abaixo segue tudo o que relatei, pois está arquivado no Disqus. Pois é, ser Gremista hoje é uma dádiva, tá fácil.

      Obs.: Para ter um atacante de posicionamento, a tática é fazer ”cruzamentos”. Veja no gráfico abaixo a posição do Grêmio nesse ”quesito” onde sobrevivem os centroavantes de posicionamento.

      https://uploads.disquscdn.com/images/1d8a8cc3fe66add051e64cd0749c6c83e400e8f0ce675b034997faa27c2982f7.jpg

      • Pedro de Lara

        Eu também quero ser amiguinho do RW. Mesmo que ele não queira ser meu amiguinho.
        E por falar em contradições…:
        http://cornetadorw.blogspot.com.br/2017/10/saudades-do-colao-de-tudopedro-rocha-x.html

        • GremioSempre

          Tu é cocolorado.

      • Ilgo Wink

        Copião, nem sei como te agradecer por desmascarar esse ‘Rogerio’, que até pode ser o Pedro de Lara, ou irmão gêmeo no pensamento e no conteúdo.
        O fato é que esse Rogerio não sabe nada, errou tudo em suas previsões negativistas, e agora volta como uma assombração que não sabe onde vai baixar.
        Por favor, vá baixar em outro outro terreiro, saravá tucufum…
        Copião, te devo uma TRI DA AMÉRICA

        • José da Silva – COPIÃO DE TUDO

          Ilgo, esse aí tem tudo para ser mais um Fake do inútil jurado Pedro de Lara e isso que ele ficava aqui me acusando o tempo todo ”burramente” de ter 25 Fakes dos teus seguidores e nossos amigos que concordam com opiniões positivas sobre o Grêmio comigo e contigo dentro de uma harmonia permanente aqui no Blog. Oremos.

          O idiota chegou até a dizer certa vez que eu era teu assessor remunerado (muito burro) e que tu eras um louco em busca de vaga em uma cadeira no CD do clube, e por isso junto com André Peixoto que vazou de vez, diziam que eras um oficialista baba-ovo por concordar com o bom trabalho desta gestão do Romildo & Cia.

          Amigo, não tenho mais dúvidas, esses caras da ”urubulândia” são Odonistas sofredores e nunca imaginei que minhas opiniões num Blog tão coerente fosse incomodar tanta gente que não soma nada NUNCA para o o bem do clube, pois é só críticas & cornetas o tempo todo. Que fase, mas continuo à gostar das coisas boas e ótimos momentos do meu clube do coração.

          Abraço, ”tâmu juntu” e guarde a Tri junto com a Olímpico que ”certa vez”, quebrou no transporte (kkkkk).

          • Ilgo Wink

            Além de odonistas são anti-kofistas

          • José da Silva – COPIÃO DE TUDO

            Anti-Renatista, anti-Romildista ….. como sofrem.

        • Pedro de Lara

          Por favor, Ilgo.
          Gêmeo de pensamento e conteúdo.
          Fake de fake é coisa de moleque, né Copião???

          • Ilgo Wink

            Chamar Renato de Joel Santana não é coisa de moleque?
            Por que tu parou de chamar o Renato assim?
            Estou aguardando um texto teu com algum elogio ao Renato.

            Sim, caro Pedro, eu sou fake do Copião. o Ilgo não existe

          • Pedro de Lara

            Grande Ilgo Wink.
            Jamais te confundiria com o Copião. Sou leitor atento. Sei diferenciar a maçaroca de idéias repetitivas, bajuladoras e intolerantes do velhinho caduco com o teu texto, claro e elegante. É preciso ser um extraordinário escritor para conseguir descer ao minifúndio raso do estilo do Copião. Acho que não me fiz entender na construção da frase. Mas era só um recado pro nosso Chico Anisio e seus 6 ou 7 personagens, entre eles o mais novo, Airton Moretto, com o qual visita o Resenha para espalhar sua religião. Resenha tu sabes qual é, né? É o blogue daquele grupo de não-alinhados que tu e o Copião expulsaram daqui, ajudando para que o “debate” se concentrasse em quem rendia mais homenagens ao Renato. Uma pena. Mas uma escolha válida. Tu é o chefe. Escolheu o Copião, seus fakes e seus covers para dar continuidade ao espaço.
            A lamentar teu ataque ao Rogério. Se tivesse tempo e disposição, veria pelo histórico do Disqus que, apesar do discurso divergente, o Rogerio sempre foi cordial e sensato em suas posições. Nada justifica o teu ataque a ele. O do Copião, sim, porque afinal ele é o chefe da Turma do Abafa e tem tempo, como todo velhinho caduco aposentado, de pesquisar bobagens na internet e construir sofismas (pesquisem no google, demais leitores).
            Quanto ao Renato: 1- religião não é comigo; 2-Acho que ele agora está mais para Abel Braga do que pra Joel, ou seja, se aproveita do trabalho e das idéias dos outros, põe uma pimentinha no vestiário e corre pro abraço (teve o displante de afirmar em entrevista recente que que ELE havia implantado esse sistema de jogo no Gremio. Pfff! Baixo. Muito baixo.). 3-Acho que ele está mais maduro, sim. Com a estrutura que ele herdou, retomou o gosto pelas vitórias e abandonou, temporariamente o descompromisso dos seus trabalhos anteriores; 4- Acho que não vai ficar para 2018. Não é da sua natureza enfrentar o desafio de se superar.
            Abraço e me queira bem.

            E.T.: Sou um grande fã do Romildinho. Desde sempre compreendi sua importância para a retomada do protagonismo. Pesquisa lá, Copião! (veja que aqui, Ilgo, uso o mesmo recurso que causou a confusão dos fakes)

          • GremioSempre

            Tchê não sei que tu faz aqui faz bem pro teu tratamento psiquiátrico né ?! Artilheira dos pampas!

          • Deny Camargo

            Roger não é e nunca foi treinador. Leu o livro do Guardiola e tentou implantar. Teve a sorte de pegar um time tecnicamente bom e que poderia ter saído da seca de títulos bem antes não fosse a inaptidão do Roger em armar um sistema defensivo e a péssima leitura de jogo dele.

            Se sustentou baseado na “novilíngua” que inventou com expressões ridículas e caricatas como “terço final” e pasme “zagueiro defensivo” (eu quase joguei o rádio pela janela quando ouvi essa pérola) que agradam os comentaristas de futebol da geração Nutella que provavelmente só praticaram o esporte através do video game e que têm orgasmos com aquele lixo chamado “super bowl”.

          • Rezende

            Cara que dor de cotovelo, o Roger é formado e melhor de sua classe em educação física. Dizer que ele não é treinador é insultar a realidade e muita má vontade.
            Conservadorismo futebolístico na veia, vai um aipim em um pontinho fora para ti ???
            Ele errou feio na minha opinião ao insistir na marcação por zona na defesa (que em teoria é superior a marcação individual) porque não foi capaz de enxergar que ele não tinha MATERIAL HUMANO em zagueiros e laterais minimamente inteligentes para implementar o que queria. Só tinha o Geromel…
            Fechou a tampa do seu caixão quando demorou quase dois meses para colocar o Kannemann ao lado do Geromel.
            HOJE nenhum gremista são entende o porque Roger fez isso…
            SE eu fosse jornalista de São Paulo não deixaria de perguntar:
            Roger, vendo hoje o que estão jogando de dupla de zagueiros Geromel e Kannemann não achas que não ter colocado IMEDIATAMENTE o Kannemann para jogar no Grêmio foi sua pior decisão como treinador ???
            Roger é um treinador de boa base e em evolução que mais cedo ou mais tarde gostaria de ver no Grêmio novamente.
            COMO o Renato…

          • Deny Camargo

            Abomino o tal do pontinho fora e quanto ao aipim um dos muitos erros do Roger foi tirar o Pedro Rocha do time o que custou ao Grêmio pelo menos 6 meses e pelo que sempre critiquei o Roger.

            Falando em pontinho fora ainda me lembro do Grêmio na estreia do Brasileiro de 2016 enfrentando o Corinthians fora de casa e melhor no jogo com chances de vitória e o Roger retrancando o time para garantir o 0 x 0.

            Aliás desfez o sistema tático que ele mesmo havia criado demonstrando a pior característica que um treinador pode ter: não saber porque ganha e porque perde…

            Roger é da mesma turma do Renê Simões nunca vai ganhar nada importante. Foi o pior treinador que já vi no Grêmio.

            Aliás se dizia que quando o Roger saiu que ele tava fazendo milagre com o elenco do Grêmio e eu era um dos poucos que dizia que na verdade era um Rubinho pilotando uma Ferrari que o elenco era muito superior ao treinador. Renato rapidamente confirmou isso.

          • Deny Camargo

            E só para finalizar a questão do Roger: me cita uma única vez que ele tenha mexido no time durante o jogo e o time tenha melhorado em função das mudanças que retiro tudo o que disse. Coisa que o Renato faz toda semana….

          • José da Silva – COPIÃO DE TUDO

            Bela visão, Deny, impossível não concordar, salvo os urubulinos. Mas ele ”um dia” vai crescer, é só estudar mais o ”comando do futebol”, grupo, vestiário, Liderança, domínio e amadurecer para o tempo lapidar o percurso, pois está no começo ainda, precisa pastar mais um pouco.

            Lembro de ótimos estudantes que tiravam notas ótimas na teoria, mas na prática o fracasso os perseguem e espero que o Guardiola Machado se aprume na carreira, pois ainda dá tempo e ele não está pronto.

          • Eder

            O Grêmio ganhou o título da LIBERTADORES e o cidadão não consegue comemorar porque o técnico é o Renato. Vai entender…

          • José da Silva – COPIÃO DE TUDO

            Não deve ser Gremista, é doente Guardiolista. Oremos, Eder.

          • José da Silva – COPIÃO DE TUDO

            Era só o que faltava, Ilgo, não leio o que ele escreve porque ”EU” não quero devido ao bloqueio oportuno por causa das sandices insanas dele, mas não acredito que esse doente acha que sou teu Fake também. Coitado do cara, agora deu pena.

            O cara nem é doente, é muito doente. Que pena, isso é só futebol, como sofre comigo essa criatura e fazem mais de 90 dias que não escrevo uma palavra à ele porque está bloqueado, graças à Deus, e o cara não me esquece (kkkkk). Inacreditável ….. Oremos ….. !!!!!

          • GremioSempre

            Larinha qué qué qué ! não sabia que tu era travesti também?! Esse nome Rogério teu ali se for no feminino seria tua homenagem a um falecido artista transformista que nem tu?! Ta saindo da tumba qué qué qué ?? o povo ta de olho no “sinhô”,te cuida! kkk

          • Pedro de Lara

            kkk

    • Pedro de Lara

      Tchê. Tu ousou mexer com os culhões do deus Renato. Te prepara. Além do dossiê do velhinho caduco aí de baixo, vem artilharia pesada por aí.

      • GremioSempre

        Nervooosa Rogéria qué qué qué ?!! Toma o teu remedinho se não as veias do teu ventil vão estourar já não tens mais idade pra tanta emoção…artilheira dos pampas kkkk

        • Pedro de Lara

          Cara. Acho que tu anda cheirando muita fumaça de sinalizador. Tá criando uma outra espécie de retardado.
          O perigo é tu te reproduzir.

          • GremioSempre

            Larinha Rogéria qué qué qué não te assanha comigo não curto… mas cada um com sua opção sexual . Vai te deitar Lacraia kkk

  • Patrick

    Ilgo,

    Meu Grêmio dos sonhos há algum tempo tinha na frente Miller, Pedro Rocha/Everton, Giuliano; Luan.

    Gosto muito de um ataque leve e veloz. É bom lembrarmos que o Barrios no início da temporada movimentava-se muito no ataque (não podia ser chamado de aipim) e conforme o combustível foi diminuindo foi ficando mais estático e sumindo entre os zagueiros. Outro ponto importante é que ele havia formado uma dupla extremamente azeitada com o P. Rocha, tabelavam como se estivessem no futsal.

    Esse H. Dourado, me parece muito aipim pro nosso jogo, posso estar redondamente enganado, mas me parece um centro avante brigador que não contribui coletivamente na construção das jogadas.

    Até a reapresentação tudo é especulação e blábláblá da imprensa, amanhã mesmo teremos novos números do contrato do Renato, matérias apocalípticas (afinal não acredito que eles resolvam tudo na reunião de hoje).

    Por fim, estou curioso para saber como será nosso Grêmio de 2018, mas esta curiosidade vem sobre o lastro da confiança que esta direção transmite.

    • José da Silva – COPIÃO DE TUDO

      Patrick, lembre-se que o time do Roger do meio pra frente era Maicon, Giuliano, Ramiro, Douglas, Luan sempre Flutuando e Bobô ou Henrique Almeida e mesmo que Bobô se movimentava muito, não sabia tabelar e trocar passes precisos e Henrique Almeida foi uma enganação com Negueba. Por isso Roger pediu pra sair.

      A melhor formação no momento para começar 2018, é:

      Marcelo Grohe, Edilson, Geromel, Kannemann, Cortez.
      Maicon, Arthur, Ramiro, Douglas (Jean Pyerre), Luan e Éverton (Dionathan).

      • Patrick

        Era o Walace no lugar do Ramiro, Copião.

        Antes de chega Bobô o Luan era o “Falso 9” do time já naquela época.

        Esse time que elenquei era o sonho no momento em que o Miller chegou, acredito que esse material humano na mão do Renato teríamos novamente o melhor futebol da América. (Não estou pedindo a volta de ninguém, apenas falando tecnicamente dos jogadores/formação/caracteristicas).

        • José da Silva – COPIÃO DE TUDO

          Ops, verdade, Ramiro era ”quase” coringa e ficou um bom tempo machucado também. Valeu.

        • Ilgo Wink

          Concordo

      • Deny Camargo

        Douglas? Antes da lesão ele já tava caindo aos pedaços fisicamente. Duvido que volte a jogar em alto nível. No máximo seria opção para jogar uns 20 minutos em um jogo que o Grêmio quisesse segurar o resultado…

        • José da Silva – COPIÃO DE TUDO

          Deny, eu mesmo escrevi aqui e ainda acho que a carreira dele acabou após esta lesão, mas o que devemos fazer é substituir ele com alguém mais jovem e mesmo estilo.

          Enquanto isso, ele vai jogando os 20 ou 40 minutos que ainda aguenta, pois antes da lesão jogava o 1º tempo e saía aos 20 do 2º para beber cerveja (kkkkk).

    • Ilgo Wink

      Patrick, o caso do Barrios é mesmo interessante. Ele caiu de rendimento de forma espantosa. Lesão?
      cansaço físico? ou falta de acerto para renovar?
      Ele ganhava 800 mil mensais
      vale isso?
      Espero que Renato pare de pedir aipim, a não ser frito com chopp à beira do mar em Leblon

      • Patrick

        Muito interessante mesmo, o próprio RW, o qual leio diariamente junto ao teu blog e o blogremio, constatou que o Barrios não era aipim, era um avante moderno, finalizava bastante vezes é quase sempre no gol, não à toa teve um começo avassalador, “Como é bom ter Lucas Barrios” tu mesmo disse após a vitória sobre o Atlético PR. Mas durante o ano ele sofreu uma “aipindificação”, passou a ficar parado e sucumbiu.

        • Rezende

          O que eu sei é que ele foi perdendo a coesão com o resto do time ao longo da temporada e se isolando em campo.
          Só não sei se a discordância foi só futebolística (o time do Renato não jogava do jeito que ele mais gostaria) ou se teve algo de temperamento/comportamento que ele acabou se distanciando dos companheiros…
          Só quem estava no grupo pode dizer…

      • Rezende

        Se ele ganhava 800 mil mensais então já está resolvido!!!
        Adiciona o salário dele ao do Renato e assina logo a renovação… KKKKK!

  • HENRIQUE MARTINS

    Belo texto Ilgo.
    Mas francamente, tu se esqueceste onde mora?
    Isso aqui é uma província……(em decadência em todos os sentidos, com exceção ao Tricolor Glorioso)
    Fim de mundo.
    Lugar de conservador, sendo assim “eles” vão continuar a insistir no estereotipo “aipim”.
    Notoriamente, a imprensa tem o seu papel de provocar para ver o que acontece e você deve saber bem disso tudo.
    Entretanto, a notícia do dia foi os cocôs irem á RedBS reclamar de um vídeo, na qual “o pipoca” resolve imitar o Peninha, chamando os colorados de putos……kkkk….mal saberia ele que o tal vídeo surfaria nas redes……
    Parece que a bufunfa que abastece a IVI anda escassa.
    O Grêmio que se cuide, virão com tudo torrar o saco com notícias tendenciosas, para equilibrar a gangorra….kkk.
    Sobre o ataque movediço, que continue assim……iremos longe novamente.

    • Fernando

      A insistência com os aipins é um mal que assola não apenas o Grêmio, mas a maioria dos times do Brasil, não por acaso ainda existem entusiastas clamando por uma nova geração de aipins apta a substituir múmias como o Jô, o Fred, o Leandro Damião e demais tranqueiras.

      • José da Silva – COPIÃO DE TUDO

        Fernando, tens razão, é por isso que eu concordo que Roger Machado ”tentou” implantar um modelo tático novo que foi importante na história, mas sem ganhar nada, ele sucumbiu ao perder o controle e domínio dos caras depois de trazer Bruno Grassi, Willian Schuster, Fred, Kadu, Wallace Reis, Negueba, Henrique Almeida e devolvendo o Arthur para a base.

        Aí, Renato fez exatamente o contrário dominando tudo, aprimorando o modelo tático com muito mais objetividade, acertando nas indicações, recuperando alguns renegados, obtendo ótimos resultados e conquistando títulos ”sem” atacante aipim fincado esperando bola para um ”golinho de cabeça”.

    • Ilgo Wink

      Henrique, não esqueci onde moro.
      Mas temos de continuar lutando para arejar um pouco o ambiente ehehe
      Fora isso, a IVI e os gremistas ressentidos estão aí, na tocaia

      • José da Silva – COPIÃO DE TUDO

        Normal, urubulinos sempre ”de tocaia”.

        • José da Silva – COPIÃO DE TUDO

          O Renato renovou por mais um ano e a estátua sugerida pelo Jornalista Sérgio Boáz numa coletiva durante a Copa do Brasil de 2016 foi aprovada por unanimidade no conselho do clube.

          Obrigado Romildo & Odorico Roman, decisão inteligente, oportuna e sensata. Segue o baile nos cornetas e críticos de uma ótima gestão administrativa & técnica, é o que temos, eu já sabia.

  • HENRIQUE MARTINS

    Belo texto Ilgo.
    Mas francamente, tu se esqueceste onde mora?
    Isso aqui é uma província……(em decadência em todos os sentidos, com exceção ao Tricolor Glorioso)
    Fim de mundo.
    Lugar de conservador, sendo assim “eles” vão continuar a insistir no estereotipo “aipim”.
    Notoriamente, a imprensa tem o seu papel de provocar para ver o que acontece e você deve saber bem disso tudo.
    Entretanto, a notícia do dia foi os cocôs irem á RedBS reclamar de um vídeo, na qual “o pipoca” resolve imitar o Peninha, chamando os colorados de putos……kkkk….mal saberia ele que o tal vídeo surfaria nas redes……
    Parece que a bufunfa que abastece a IVI anda escassa.
    O Grêmio que se cuide, virão com tudo torrar o saco com notícias tendenciosas, para equilibrar a gangorra….kkk.
    Sobre o ataque movediço, que continue assim……iremos longe novamente.

    • Fernando

      A insistência com os aipins é um mal que assola não apenas o Grêmio, mas a maioria dos times do Brasil, não por acaso ainda existem entusiastas clamando por uma nova geração de aipins apta a substituir múmias como o Jô, o Fred, o Leandro Damião e demais tranqueiras.

      • José da Silva – COPIÃO DE TUDO

        Fernando, tens razão, é por isso que eu concordo que Roger Machado ”tentou” implantar um modelo tático novo que foi importante na história, mas sem ganhar nada, ele sucumbiu ao perder o controle e domínio dos caras depois de trazer Bruno Grassi, Willian Schuster, Fred, Kadu, Wallace Reis, Negueba, Henrique Almeida e devolvendo o Arthur para a base.

        Aí, Renato fez exatamente o contrário dominando tudo, aprimorando o modelo tático com muito mais objetividade, acertando nas indicações, recuperando alguns renegados, obtendo ótimos resultados e conquistando títulos ”sem” atacante aipim fincado esperando bola para um ”golinho de cabeça”, e sem sair de casa ouvindo as mídias pelo Sinpof.

    • Ilgo Wink

      Henrique, não esqueci onde moro.
      Mas temos de continuar lutando para arejar um pouco o ambiente ehehe
      Fora isso, a IVI e os gremistas ressentidos estão aí, na tocaia

      • José da Silva – COPIÃO DE TUDO

        Normal, mas o Henrique não é um dos urubulinos sempre ”de tocaia”.

  • José da Silva – COPIÃO DE TUDO

    Grande Ilgo ….. !!!!!

    Sobre as praias na ilha de SC concordo contigo, mas prefiro o sossego de meu habitat na Praia de Garopaba ao sul ou Palmas do Arvoredo na saída norte de Floripa onde tenho ramificações familiares a quase 30 anos onde a gauchada também curte o céu e mar azulzinho e areias brancas.

    Sobre os 9 aipins aí, também concordo, pois desde 1996 ”pós-Jardel” que não temos uma referência de aipim para um golinho de cabeça porque ganhamos o Brasileiro 1996, Copas do Brasil 1997, 2001, 2016 e o Tri da América sem um dos aipins tão solicitados aqui no Texas que não percebem que isso saiu de moda a muito tempo.

    Pelo estilo de jogo à partir de Felipão no 2º semestre de 2014, os volantões já eram escassos, pois tínhamos Wallace, Ramiro, Giuliano, Luan, Dudu e Barcos já se despedindo e isso foi aprimorado à partir de Renato em setembro/2016 com resultados excelentes analisando o percurso até aqui com ótimas campanhas e conquistas.

    Vejo que temos um futuro promissor pela frente pela base mantida junto à Renato que deve renovar, pois entendo ser muito mais caro uma mudança de rumo e estratégia sem ele no comando em 2018, e ele e Romildo querem que esta situação permaneça o que acho o mais sensato para manter o bom nível.

    • Ilgo Wink

      Copião, to desconfiado que tu és meu fake, ou o contrário, não sei

      • heraldo

        Este troca troca de gaúcho em cunhataí tem outro nome.rsrsrs

        • José da Silva – COPIÃO DE TUDO

          Langer, deves estar falando de colorado de Saudades, só pode (kkkkk).

      • José da Silva – COPIÃO DE TUDO

        kkkkk, não entendi o trocadilho disso, mas como pensamos de modo idêntico em muitas situações do Grêmio, já desconfio a razão.

  • José da Silva – COPIÃO DE TUDO

    Sobre Renato Portaluppi

    AMIGOS GREMISTAS ….. !!!!!

    Sobre o Treinador Renato ficar ou sair, é preciso dar um grande desconto nas constantes ”insinuações” da ”IVI” da RBS & Cia que continuam em pânico com essa gangorra GREnal a mais de 3 anos e meio onde maquiam TUDO no lado vermelho do RS que está cada vez pior, pois isso é nítido demais e eles se calam.

    Analisem as situações, pois o Roger Machado (500 mil no Palmeiras) foi engolido pelo nosso elenco, time, imprensa e vestiário nas passagens no Grêmio e no Atlético-MG, mas continua com muito futuro e com certeza vai voltar um dia bem mais cascudo, esperto e mais Líder na função técnico/tática, eu acredito.

    Imaginem quanto custaram juntos salários, retrabalhos, estratégias, desgastes e multas do Argel, Falcão, Roth, Lisca, Zago e Guto que juntos empurraram o BBinter para esse buraco sem fundo onde está com werda até o pescoço a um ano & meio e comparem o RenaTRI PENTAluppi com seu ótimo trabalho e grandes resultados em apenas um ano & um mês.

    Por isso, eu entendo, aceito e quero muito que Renato fique no Grêmio, pois é certeza absoluta que o retrabalho vai sair muito mais caro se mudar agora e o Presidente Romildo Bolzan já disse o que a torcida também pensa e quer:
    O RENATO SE PAGA SOZINHO, ELE FICA”.

    Abraço à todos.

    • Ilgo Wink

      Quem para o lugar do Renato?
      E por quanto?
      Vale a pena trocar o certo pelo duvidoso?
      O Abel ganhava 1 milhão por mês em sua passagem anterior pelo Flu

      • José da Silva – COPIÃO DE TUDO

        Exatamente, por isso tinha certeza da renovação dele que aconteceu a algumas horas atrás pelo bom senso do Romildo e seus pares.

        Ilgo, Abel voltou ao Fluminense por 700 kg de alcatra e disse que baixou a proposta ”por amor” ao clube que tanto treinou na vida, aí, vem o Renato Santana ou Joel Portaluppi com o Grêmio e vence as 4 partidas deles sendo duas lá dentro e duas aqui na Arena pela CB e brasileirão no mesmo ano.

    • Detective

      Abração, Copião!!!

  • Conrado Schmiedel

    Buenas Ilgo.
    Eu até acho válido ter um aipim no grupo, pra casos esporádicos, quando o jogo tá encardido e sem saída, pra meter bola na área e ver o que dá. MAS SOMENTE PRA ESSES CASOS. Mas o perigo de se ter um jogador assim, é que todos sabem que vai acabar acontecendo de ser escalado pra começar partidas.
    Meu time dos sonhos, também tem somente atacantes de movimentação, rápidos, dribladores e pifadores. Meu meio ideal, seria Maicon e Arthur (nenhum time teria uma saída de bola tão qualificada), ramiro, ALGUM MEIA DRIBLADOR, PIFADOR E GOLEADOR, Cebolinha e Luan de tal falso 9.
    Precisamos melhorar nosso aproveitamento em faltas próximas a área. Bons batedores temos (Luan, Edilson), só acho que tem que treinar mais esses fundamentos.
    Espero e confio que Renato fique. Temos que manter essa estrutura vencedora. Mais títulos virão.
    Abraço Ilgo e demais botequeiros. Boas festas e um 2018 repleto de conquistas.

    • Ilgo Wink

      É isso mesmo: o perigo de ter um aipim no grupo é esse mesmo que vc falou, ele acaba titular e muda a forma de jogar do time.
      Não sou contra o aipim, apenas é que minha preferência é por um time sem centroavante de carteirinha.

      • Conrado Schmiedel

        o ideal é que se achasse alguém não aipim, que além de saber jogar com os pés, fosse rápido, forte, bom cabceador. Tipo um Adriano Imperador quando esteve no auge…heheheheh

        • José da Silva – COPIÃO DE TUDO

          Por isso acho que não precisamos trazer ninguém, pois coloca o Luan flutuando com Éverton e use o Dionathan que mostrou ter capacidade de encaixe pela movimentação e conclusão.

      • ATÉAPÉ

        E o Bolaños, hein!? Será q volta? Se ele tivesse vontade poderia se encaixar bem ali no lugar do Fernandinho. Mas será q está a fim? Ou é página virada?

    • Alexandre

      Exato, existem situações onde a presença de um ‘aipim’ é interessante, até para variar a estratégia do time.
      Por exemplo, no 1º jogo da final da Libertadores foi necessário o Jael para conseguir furar a defesa do Lanús e iniciar a conquista do título. O problema é depender dessa figura e da estratégia do ‘chuveirinho’ o tempo todo.

      Sendo o Grêmio uma equipe que não tem como característica cruzar a bola com frequencia, a contratação de um jogador com esse estilo, como o citado Fred ou outros especulados como o Dourado, seria um erro.
      O que o time precisa é de um cara que consiga fazer gols, mas também participar do jogo através de movimentação constante e tabelas.

      • José da Silva – COPIÃO DE TUDO

        Também acho que essa ”opção” tem que ficar no banco bem quietinha o jogo todo, pois em esquema vitorioso e bem treinado, não se mexe.

    • Ilgo Wink

      Boas festas pra vc também e demais parceiros do blog, inclusive meus amigos urubulinos do bem

      • José da Silva – COPIÃO DE TUDO

        Urubulinos do bem todos eles são, mas só não pode é discordar deles, elogiar Romildo, Gestão, Dr.Koff, Renato, Roman & Cia além do Copião que é culpado de tudo que eles não gostam, não debatem, não aceitam porque eles estão sempre certos. Pois é, mas o clube, gestão, treinador, time, torcida vão indo realmente muito bem, obrigado. É o que temos depois de tanto apoio da ”massa” quase unânime.

  • heraldo

    Quem gosta de aipim é dilmista.rsrs.
    Nunca esqueçamos que como o curitia de 17 foi campeão goleando de 1x 0, Grêmio 1°/16, ganhava de 1×0 e PR perdendo vários gols por jogo a miguxada pedia um fazedor de gols. Romildão ao final da CB16 disse 2 frases que broxou os torcedores,atrás de um fazedor de gols e roubalito novelhaco será nossa copa

  • Walter Luis Borba

    Ilgo…

    Somado ao que tu disse sobre o Gaúcho na praia, é preciso acrescentar:
    – falta água;
    – falta luz;
    – falta gelo;
    – em fim de ano falta Peru e Pernil….
    Mas, nos frigir dos ovos para “muitos é só alegria”….

    ————x——————

    O aipim é um desejo sexual de alguns gremistas.
    É igual a tara por “castelhanos”….
    Tem diretores que não apreendem , vale o que eles pensam. E nada mais!
    Da Era Jardel para cá, o Grêmio ganhou 3 títulos…..

    E os 3 sem centroavante….

    • Ilgo Wink

      muito bom esse levantamento
      não sou contra o aipim, mas prefiro no meu time um ataque eclético, com mais variações de jogadas

      • Walter Luis Borba

        Eu também prefiro um ataque eclético.

    • José da Silva – COPIÃO DE TUDO

      Walter, ganhamos 5 títulos sem centroavante aipim, 1996, 1997, 2001, 2016 e 2017, pois Bárrios não entrou em campo no 2º semestre deste ano.

  • JPFONTOURA

    Se eu pudesse indicar alguém, vou continuar indicando o mesmo jogador há anos Elkesson, aquele q foi do vitória pro Botafogo e China agora. Se não desse esse, o Bruno Henrique do Santos, são jogadores de alta movimentação é grande poder de conclusão.

  • Deny Camargo

    Pra mim o Grêmio precisa de mais um meia que saiba jogar. Ramiro é esforçado, mas quando pega um adversário forte como o Real Madrid que anula o Luan não tem mais ninguém no Grêmio que crie…Precisa de alguém pra dividir essa responsabilidade com o Luan.

    Fora isso trazendo 2 atacantes bons de velocidade acho que o time ta pronto, pois do meio pra trás vamos muito bem obrigado.

    Sobre centroavante clássico poderia contratar o melhor do mundo que morreria de fome no Grêmio, pois o forte dos nossos laterais não é cruzar bola na área.

    Ps: tem um tal de Pedro Rocha que é banco no Spartak o Grêmio poderia tentar o empréstimo…

  • Fernando

    Eu imploro para esse ano vida inteligente no meio do campo gremista, sabem, bem ali, o meio do campo, onde nascem as jogadas, que ele seja habitado por jogadores que tratam bem a bola, a colocam no gramado, olham para frente e efetuam um passe preciso alimentando Luan e quem mais estivera flutuar por aí. Os únicos no nosso atual elenco que possuem tal característica são Arthur e Maicon. Infelizmente o primeiro é visado por endinheirados do Velho Mundo e o segundo já tem mais de trinta anos. Jaílson e Ramiro são bons jogadores e eu ainda quero ver eles fardando o nosso uniforme, mas não possuem o raciocínio e a técnica que Maicon e Arthur possuem.

    Se nos próximos dias surgir no horizonte a possibilidade de algum jogador para o setor e que possua, nem que de longe, as qualidade supracitadas, vejo um 2018 mais reluzente para nós.

    • Ilgo Wink

      Fernando, até acho que Jailson e Michel podem jogar, mas ao lado de um Arthur, de um Maicon. Os dois juntos é dose

      • Rezende

        Para 2018 eu queria é um meio com Maicon 100%, Arthur, Ramiro/Michel/Jailton (escolhe um) e um Douglas ressuscitado (ou o Gustavo Scarpa um atleta inteligente) e o Luan lá na frente novamente como falso nove com o porra louca do Marinho correndo para todo lado…
        A DEFESA a mesma sem tirar nem por…

        • Fernando

          O Jean Pierre demonstrou ser jogador com bom passe e boa visão de jogo.

          • Ilgo Wink

            Esse vai entrar logo no time, se não mascarar como Linconl, Raul, Junior e outros

          • José da Silva – COPIÃO DE TUDO

            Ilgo, mas tinha um sábio aí que dizia que a culpa era da falta de planejamento ”do treinador”, aí, depois de 4 anos lendo essas lorotas não vejo nenhuma promessa citada que tenha vingado em qualquer lugar que esteja, ou por onde andam Biteco, Mamute, Lincoln, Marcelo Hermes, Junior Tavares, Raul & outros que eram cantados em verso & prosa por aqui.

            Pois é, a culpa então foi do Roger Machado que era o treinador ”esperto” que mandou o Arthur de volta pra base e hoje, o guri foi revelado e vale 50 milhões de euros em apenas 8 mêses nas mãos do Renato, foi Campeão da América e ainda renovam o contrato do futevôlei ?????

  • Alexandrebg

    Fecho com o teu comentário, Ilgo!
    Outra coisa, chega de medalhões! Jogadores consagrados! Vejam nossos craques; Grohe, Geromel, Kanemann, Luan, Arthur… ou são crias da nossa base ou vieram desacreditados.
    Precisamos ter um bom “Professor” e alunos aplicados, identificados com o nosso manto e com a nossa história.
    Vejam os casos de jogadores “famosos” e caros que vieram este ano… quem deu certo, de forma incontestável?
    Confio em nossa direção, eles merecem esta confiança de todos os gremistas.
    Agora, quem ainda baseia as suas opiniões no que vê ou ouve a partir da IVI, bem, estes sofrerão muito até fevereiro chegar…

    • Ilgo Wink

      Alexandre, tu és o primeiro e único a fechar comigo, parabéns pela tua inteligência e visão.
      O restante aqui não me deu apoio, rsrsrs

      Outra coisa, um time campeão não pode prescindir de profissionais cidadãos, gente de boa índole, com comprometimento. Jogador tipo boleiro só se for muito bom

      • Detective

        Eu concordei, Ilgo!!!!!

        • Ilgo Wink

          Bah, desculpe. Te devo uma Tri gelada
          Ao Alexandre também

  • Igor Klein

    Grupo 1
    – Grêmio
    – Cerro Porteño
    – Defensor
    – Monagas

    Parece ser um chaveamento tranquilo.

  • Igor Klein

    Grupo 1
    – Grêmio
    – Cerro Porteño
    – Defensor
    – Monagas

    Parece ser um chaveamento tranquilo.

  • José da Silva – COPIÃO DE TUDO

    O Renato renovou por mais um ano e a estátua sugerida pelo Jornalista Sérgio Boáz numa coletiva durante a Copa do Brasil de 2016 foi aprovada por unanimidade no conselho do clube.

    Obrigado Romildo & Odorico Roman, decisão inteligente, oportuna e sensata. Segue o baile nos cornetas e críticos de uma ótima gestão administrativa & técnica, é o que temos, eu já sabia. Aplausos, 2018 promete muito outra vez.

  • Luis Augusto Waschburger

    Sobre a final do mundial, o melhor comentário foi do Denny, no post anterior.
    Geromel e Kannemann são e foram capazes de segurar o ataque do Real.
    Luan seria capaz de superar a defesa deles.
    Mas a grande diferença é que de um lado tinha Michel, Jailson e Ramiro e de outro Casemiro, Kroos e Modric (que jogou uma enormidade).

    Sobre contratações, eu gostaria de ver o Grêmio tirando o destaque de algum clube. Bruno Henrique, Scarpa, Falcão Garcia ou Gignac me serviam.

    Se não for assim, que sigamos investindo na base. Que Fernandinho dê espaço ao Everton, que Dionathã, Patrick e outros voltem a ter oportunidade.

    Do lado de lá dos urubus tem gente repetindo o que disse no final de 2016… que Renato não fica até abril.

    Chega ser estranha esta obsessão pelo fracasso alheio.

    • Ilgo Wink

      Tem gente que dizia que o Renato não ficaria um semestre, que iria fracassar, que só queria jogar futevolei, etc
      Eles estão aqui e por toda a parte. Hoje, silenciam

      • José da Silva – COPIÃO DE TUDO

        Escreveram que não duraria até o Natal, depois até o Carnaval, Páscoa, Dia dos Pais, eles não gostam de ver o time bem, deve ser saudade dos 15 anos.

    • José da Silva – COPIÃO DE TUDO

      Dr. Luis, acho que Ilgo tem razão, isso deve ser questão política Odonista ou anti-Koffista, pois é só críticas o tempo todo até mesmo no momento de conquistas com uma boa base para iniciar o ano como esta de agora.
      Realmente, é uma estranha obsessão e nós estamos sempre errados, pois é só eles que estão certos.
      Que continuem assim os dois lados, pois o clube vem acertando e está sendo apoiado pela maioria, é isso que interessa e importa.

  • ATÉAPÉ

    – Para desespero de urubus, secadores e coloridos, R7 renovou por mais um ano. Quem sabe se torna o nosso Ferguson?

    – Ficou de bom tamanho o sorteio da Liberta. A sorte está do nosso lado, num primeiro momento, já q só Cerro inspira cuidados. Vai depender tbém q time teremos até lá.

    – O IMortal deveria priorizar Liberta e BRA, conforme for o andamento do campeonato. Com uma atenção especial para o BRA.

    – Essa Comebola… Leio q uma das razões para esticar a Liberta era q a confederação queria ter um time sul americano com todas as peças e a pleno contra um europeu no meio das competições no velho continente. Q belo cálculo, não? O Grêmio estava esgotado por tantos jogos e o Real bem embalado jogando desde setembro. Parabéns aos gênios da Comebola.

    – Conmebol… q nome mais ridículo… Nem isso eles dão conta de melhorar…

    • Ilgo Wink

      Essa Conmebol não pensa nos clubes, nunca pensou. o negócio dessa gente há décadas é faturar. Um deles, o tal Figueredo (foto dele na ZH de hoje) era amigão do Noveletto. E isso era considerado uma coisa boa. Agora, silêncio

    • José da Silva – COPIÃO DE TUDO

      Nico, te prepare porque esta renovação do Renato vai tirar o sono de alguns urubus secadores novamente, é só aguardar mais um pouco que a turminha ”da tocaia” já vem aqui contestar o maior ídolo da história do futebol gaúcho em todos os tempos, o MITO da estátua.

      – Vão dizer ”novamente” que ele não dura até o Carnaval ou fim do Robalitu’s por causa do futevôlei.
      – Chave da Libertadores está tranquila e Managas fica a 6.200 km de POA e 850 m de altitude.
      – Acho que a prioridade será o brasileirão e a Copa do Brasil (boas cotas) e LA vai na ”paralela” (datas).
      – A Conmebol esticou a LA e a CBF deveria reduzir as datas do Brasileirão, aí, ficaria adequado.
      – Conmebol é um acrônimo em espanhol Confederación Sudamericana de Fútbol.

      • ATÉAPÉ

        Sei q é um acrônimo, mas ainda assim, muito ruim. rs

        • José da Silva – COPIÃO DE TUDO

          Concordo …

  • ATÉAPÉ

    – Novos ares? O substituto de Del Nero deve vir da panelinha da CBF com apoio da maioria das federações q, mesmo sendo rigorosamente inúteis para os grandes clubes, ainda tem mais peso na eleição. A Casa Bandida do Futebol continuará do mesmo jeito, só vai mudar o capo.

    – Lamento profundamente a morte do campeonato da Primeira Liga, caso se confirme. Ela era o embrião fundamental de um campeonato organizado somente pelos clubes. Mas desde qdo alguém se entende numa torre de Babel?

    – Aliás, para matar o poder das federações, bastava q os grandes boicotassem os estaduais. Mas cadê culhões para tal se o gene q prevalece no cartola da maioria dos clubes é o mesmo do cartola das federações? Os demais times então teriam q ser organizados em competições regionais e assim sobreviveriam, idéia esta do Bom Senso FC.

  • ATÉAPÉ

    – Novos ares? O substituto de Del Nero deve vir da panelinha da CBF com apoio da maioria das federações q, mesmo sendo rigorosamente inúteis para os grandes clubes, ainda tem mais peso na eleição. A Casa Bandida do Futebol continuará do mesmo jeito, só vai mudar o capo.

    – Lamento profundamente a morte do campeonato da Primeira Liga, caso se confirme. Ela era o embrião fundamental de um campeonato organizado somente pelos clubes. Mas desde qdo alguém se entende numa torre de Babel?

    – Aliás, para matar o poder das federações, bastava q os grandes boicotassem os estaduais. Mas cadê culhões para tal se o gene q prevalece no cartola da maioria dos clubes é o mesmo do cartola das federações? Os demais times então teriam q ser organizados em competições regionais e assim sobreviveriam, idéia esta do Bom Senso FC.

  • ATÉAPÉ

    BURRICE OU MÉTODO?

    Acabo de saber q a CB vai pagar inacreditáveis, para nossos padrões, 56 milhões para o campeão. Então, isso certamente vai mudar não só eventual prioridade do tricolor como dos demais times do país, considerando a fortuna em jogo.

    O q é duro de entender é como a CBF consegue sabotar o BR2018 desse jeito? Eles estão menosprezando o próprio campeonato q, em tese, deveria ser o mais valorizado. E ainda tem uma Copa na Rússia no meio de tudo.

    Daí a questão do título. Assim como a Comebola, parece q a Casa Bandida tbém só pensa na grana q deve ter ganho prá pagar tanto ao vencedor. Com tanto dinheiro, fica mais difícil realizar o sonho do TRI, já q é difícil priorizar mais q um campeonato. Nem o tetra na Liberta dá tanto faz-me rir. Q venha o HEXA, prq nenhum clube abrirá mão de ganhar tanto dinheiro!!! rs.

    Enfim, FELIZ NATAL e BOAS FESTAS a todos os prezados participantes e ao Ilgo, dono do Boteco, q está de parabéns pelo espaço.

    Férias, socorro, aí vou eu!

    Dá neles, Imortal!

    • José da Silva – COPIÃO DE TUDO

      A resposta pode ser: ”MÉTODO”

      Nico, acho que só a Globo é quem ganha dinheiro com o Brasileiro e como ela negociou ”agora” um novo patrocínio nas transmissões da CB à partir de 2018, o Brasileirão deverá ter também uma super-valorização à partir de 2019, pois o Grêmio e outros clubes já negociaram com a Globo as ”futuras” cotas de 2019 à 2024 com um aumento considerável nas participações, e as Luvas do Grêmio foram de 100 milhões recebendo 70% disso ainda em 2016 e o saldo em 2019, lembras disso ?????

      Então, amigo, suponho que à partir de 2019 os valores do Brasileirão serão muito maiores para equiparar esta questão já que o calendário da Conmebol, ”por exemplo”, já foi em formato diferente também em 2017 para os clubes se acostumar e ter um poder de fogo maior nos investimentos futuros, o que achas disso ?????

      Imagine CB com prêmios de 56 milhões tendo o Campeão fazendo 8 jogos (Grêmio em 2016) e o Brasileirão com prêmios de 20 milhões e ”todos” fazendo 38 jogos, é muito discrepante a diferença e pode ser ainda que isso seja para ”esvaziar de uma vez” a 1ª Liga. Aguardemos 2019.

  • José da Silva – COPIÃO DE TUDO

    Prezado Ilgo Wink ….. !!!!!

    Muitos urubus em cima do poste ”secando” a renovação e a estátua que não será ”POR REMORSO” do Renato Portaluppi, mas por competência e muita capacidade por ele ser o maior ídolo ”VIVO” da história do RS no futebol em todos os tempos deixaram teu Blog fora do ar por algumas horas …..

    ….. mas nada pode ser maior que a força da massa Gremista que gosta de ver o clube e o time bem administrado & treinado começando o ano de 2018 com o pé direito na casamata e no planejamento por mais que fiquem latindo por aí com cornetas sempre tão inúteis contra o clube e sua gestão, que pena. Tenho dito.

    À você e todos os teus ”fieis” seguidores que te apoiam, não fogem e não te abandonam de jeito nenhum porque não aceitam mais os 15 anos de ostracismo, desejo um Feliz Natal, Boas Festas e Ótimo Ano Novo ”de novo” com esta vitoriosa gestão que substituiu dando seguimento ao que prega o Dr. Fábio Koff em janeiro 2015.

    Abraço à todos os Gremistas que desejam sempre o melhor para o Grêmio Grande do Sul sem cornetas burras, mas com críticas necessárias quando for preciso, pois todos ”estaremos sempre atentos”.

    • Fabio Scheffer

      Feliz Natal e bom Ano Novo José, e também ao Ilgo e a todos que participam do blog.
      Rumo ao bi (Mundial), tri (Brasileiro), ao tetra (Libertadores) e ao HEXA (Copa do Brasil)…
      O Grêmio é muito grande senhores !!!

      • José da Silva – COPIÃO DE TUDO

        Amém ….. !!!!!