Grêmio volta a frustrar expectativas

Aquilo que todos já sabem ficou ainda mais evidente no empate com o Santa Cruz, na Arena: o Grêmio tem um bom time titular, organizado, competitivo. Mas não tem um grupo forte.

A qualidade que faltou contra o América Mineiro voltou a faltar contra o time pernambucano. 

Nos dois jogos, a defesa gremista esteve relativamente bem, mas acabou salva por seu goleiro. Já o ataque foi inofensivo. Os goleiros adversários não precisaram fazer nenhuma defesa importante. Foram meras intervenções.

O técnico Roger Machado tem sua cota de responsabilidade. Ele simplesmente não sabe o que fazer sem Luan, Wallace e Éverton, que vinha num crescendo. Sem contar Giuliano, que teria sido muito útil nesses dois jogos.

Mas qualquer análise passa também pelo material humano. 

Vou simplificar: os dois laterais que jogaram contra o Santa Cruz são insuficientes para um time que almeja título nacional. Um deles ainda é possível suportar, mas os dois juntos não há time que aguente.

Na frente, Pedro Rocha está mostrando que não tem suporte emocional – nem técnico – para substituir Éverton. Por enquanto, não passa de uma promessa. Não que Éverton seja incontestável, mas diante do que há no grupo ele faz muita falta. 

Douglas é aquela coisa gelatinosa. Enquanto ele estiver no grupo irá jogar, não tenho dúvida.

Até porque eventuais substitutos, como Lincoln, não conseguem dar boa resposta. Será que é só por falta de continuidade? Só saberemos quando Douglas não estiver mais no clube.

Outra coisa: ficou claro nos dois jogos que Luan faz muita falta. Sem ele, o time ficou inofensivo.

Miller Bolanos é diferenciado, mas precisa de boa companhia e de um esquema que explore melhor suas virtudes, como o passe rápido, os deslocamentos. Bolanos não é de reter a bola, ao contrário. Até o momento, na minha opinião, não justificou o investimento.

O fato é que o Grêmio está vacilando na competição. Clubes que estavam mais atrás avançaram e encostaram em Palmeiras, Corinthians e Grêmio, os três patinando.

Hoje, a rigor, são sete clubes em condições de realmente ambicionar o título.

A continuar assim, estamos diante do Brasileirão mais disputado de sua curta história. 

Cabe ao Grêmio manter-se no pelotão da frente e reforçar-se, para chegar na reta final ainda em condições de ser campeão. 

Felizmente, o jogo contra o Botafogo foi transferido.  

INTER

Já o Inter segue sem vencer. Foi  batido pelo Cruzeiro, 4 a 2, e domingo enfrenta o Fluminense.

Tenho a impressão que Falcão, que não tem culpa do que está acontecendo, não resiste.

Há forte campanha para que um técnico de outro temperamento assuma e implante um esquema mais cauteloso, mais preocupado em não levar gol.

Celso Roth está na área.