‘Truvisca no fedor que o beque faz contra’

Se o Grêmio jogasse com os titulares contra o Flamengo, domingo, não tenho dúvida de que venceria e conquistaria os três pontos, embalando para confirmar o G-3 e a vaga direta na Libertadores/2015, ambição de muitos e conquista de poucos.

Aqueles que desdenhavam de vaga em Libertadores dizendo que não torcem por vagas, mas por títulos, hoje estão aí desesperados por uma vaguinha até na pré-Libertadores, usando a calculadora alucinadamente.

O problema do Grêmio agora é interromper a tendência de queda. Se não for possível reverter, que ao menos mantenha o percentual de 50% de aproveitamento no segundo turno e conquiste nove pontos dos seis jogos que restam. Imagino que isso será suficiente para confirmar presença no G-3. Mas não tenho muita certeza disso.

Essa meta seria fácil de atingir, mas as lesões seguem atormentando o técnico Roger Machado. A notícia de que Maicon fica fora do time por um mês, ou seja, na reta final da competição, é péssima.

Maicon, ponto de equilíbrio da equipe, já fez muita falta em boa parte deste returno.

Considerando que Edinho, também lesionado, e Wallace, suspenso de novo pelo terceiro cartão amarelo, também estão fora, fica claro que o jogo na Arena passa a ser de alto risco.

O Flamengo não faz boa campanha, mas tem uma equipe de qualidade. E tem Paolo Guerrero, que a qualquer momento pode desencantar.

Felizmente, é possível que a dupla de área titular seja confirmada. Depende do Flamengo a liberação do zagueiro. Em troca, o Grêmio libera Pará. Por mim, Pará pode jogar, mesmo que Erazo não seja liberado.

Se Erazo não jogar, mais um sério problema. Thyere até que foi bem contra o Vasco, mas seria um reserva a mais num time que já terá problemas para montar um meio de campo confiável.

O meio de campo. Está aí o grande desafio de Roger Machado. Moisés parece confirmado. Não acredito que Roger ouse começar também com Schuster. Seria quase um suicídio. É preciso colocar alguém mais experiente e qualificado por ali. No caso, Marcelo Oliveira, entrando Hermes na lateral-esquerda.

De qualquer modo, será um meio de campo sem o potencial daquele que vem sendo usado, inclusive com Edinho como opção.

Incrível, mas os três volantes principais estão fora de um jogo tão importante.

Os deuses do futebol que deram uma forcinha em alguns jogos entraram em férias.

Felizmente, Luan, ao que tudo indica, estará de volta para completar o setor ofensivo com Douglas e Giuliano. Completando o time, Pedro Rocha ou Éverton.

Bobô só como alternativa para a hora de desespero, a hora do vai que dá. Aquela hora em que o técnico grita para que joguem a bola pra área de qualquer jeito: “Truvisca no fedor que o beque faz contra”.

LIBERTADORES

Vejo com alguma perplexidade um pessoal projetando o time para a Libertadores. Sugestões de contratações e dispensas.

Isso me espanta e me preocupa.

É a tal da carroça na frente dos bois. Espero que no Grêmio esse tipo de pensamento não ocorra.

Primeiro, vamos garantir a vaga direta. Depois, a gente conversa.

Mas se quiserem continuar sonhando, tudo bem. Quem sou eu pra vetar sonhos?