Calculadora na mão: ponto por ponto

Na reta de chegada do Brasileirão eu esperava estar agora com uma calculadora na mão para avaliar as chances de título. 

Foi Roger Machado quem me deixou assim confiante.

Antes dele, a calculadora serviria para contar os pontos que faltariam para garantir presença na séria A em 2016. Eu, como muitos, temia um desastre.

Mas veio Roger para erguer minha auto-estima a um patamar que eu não alcançava faz tempo.

É claro que sempre ponderei que o Grêmio não teria grupo para suportar uma maratona de jogos. Por isso, apostei minhas fichas num tiro curto, a Copa do Brasil.

Me quebrei. Sobrou o Brasileirão. Quando o Grêmio bateu o Atlético em pleno Mineirão – jogo dos seis pontos – logo depois de golear por 5 a 0 – não canso de repetir esse resultado -, cheguei a sonhar que havia chance de título, caso o Grêmio mantivesse essas atuações e o Corinthians começasse a desandar minimamente.

Nem uma coisa. nem outra. O futebol do Grêmio está se esvaindo rodada após rodada, enquanto o do Corinthians se robustece.

Resta a vaga direta para a Libertadores.

É aí que tenho usado minha calculadora. Antes da catastrófica derrota para a Chapecoense em plena Arena, eu acreditava que a vaga era uma meta fácil de se atingir. 

Havia apenas o Santos no calcanhar. Hoje, são três, São Paulo e Inter. O Inter é o sexto com os mesmos 50 pontos dos demais, mas para certos setores ele já está no G-4.

O Grêmio ainda está numa situação tranquila, consequência da gordura acumulada nos melhores momentos do time.

Mas, como alertei dias atrás aqui, o momento é delicado.

O Grêmio arrancou um empate contra o Vasco. Se o Santos tivesse vencido – deu empate também por 0 a 0 – o Figueirense fora, estaria a quatro pontos do Grêmio.

E aí, como as águas dos rios e riachos que transbordaram deixando muita gente desabrigada, bateria o desespero. E quanto bate o desespero a gente sabe como funciona. Nada mais presta. Que é o pior erro que se pode cometer. 

O empate contra o Vasco acabou sendo bom, diante do futebol ruim que o Grêmio jogou, tanto defensiva como ofensivamente. O Vasco chegou com perigo muitas vezes e se não estivesse nessa situação desesperadora talvez tivesse aproveitado melhor seus arremates.

A zona frontal diante entre o meio campo e a grande área do Grêmio parecia o Largo Glênio Peres de tanto espaço que os vascaínos ganharam para atacar.

O Grêmio, claro, também teve chances. No fim das contas, o empate foi justo. Combinado com o empate do Santos, um ótimo resultado.

Domingo, contra o Flamengo na Arena, eu só espero uma coisa do Roger Machado: a volta de Luan como falso camisa 9, com Pedro Rocha ou Éverton, que entrou bem ontem, fazendo o lado esquerdo.

Chega de invenção!

Ah, como é bom ter um goleiro seguro, confiável.

INTER

O sonho de todo colorado neste exato momento em que o Inter divide o quarto lugar em pontos com SP e Santos, não é apenas entrar no G-4, mas, principalmente, passar à frente do Grêmio. Seria o resgate da expressão ‘flanelinha’. 

Mais um motivo para o Grêmio começar a reagir.

PRÊMIO PRESS

Atenção, últimos dias:

 Prêmio Press-Participação diária
Voto popular Jornalista web item 10
Ricardo Wortmann cornetadorw
http://revistapress.com.br/v15/?page_id=13

Se gostou, compartilhe!

  • Francisco Coelho

    Ilgo; eu não falaria em Roger o Coca 3 litros como alguns vêm falando más que as novidades esgotaram aparentam. Muitos caíram de produção e aí não é culpa do treinador. Algumas das escalações sim. Claro que não sabemos das coisas de treinamento más sim do que vemos em campo.
    Futebol é regularidade e qualidade. Não estamos tendo qualidade e regularidade.
    Grohe Everton e Thyere são os meus destaques positivos.

    • Ilgo Wink

      Acho que Roger sofre basicamente daquilo que a gente tem falado: falta qualidade no grupo.
      A maioria é de jogador mediano que daqui a algum tempo a gente vai ver no Avaí, Ponte Preta, Ceará, etc.

      • Gabriel

        Há anos não tínhamos um time em que o jogador que entra sabe o que vai fazer e como fazer.
        Falta qualidade, o Éverton provou hoje que a molecada tem bala naagulha, mas ainda falta alguém que seja o dono da bola( não do vestiário) , que che a responsabilidade na hora do aperto.
        Leio críticas ao Roger, pelo amor de Deus , tem torcedor que merece Endersons e Roths da vida. 15 anos é pouco.

        • Borges

          Roger deve ser elogiado quando fez o certo e criticado quando fizer errado. O apoio incondiconal é um dos motivos que levou o clube a essa seca de titulos.

  • Gabriel

    Ilgo, vou começar pelo fim, a expressão “flanelinha” foi criada pela nação tricolor, portanto eles que par de copiar e se dêem o trabalho de um mínimo de criatividade!!!

    Sobre o jogo, não vi um mal futebol, vi novamente um gramado que não condiz com um templo do futebol como o Maracanã. Gostei do time foi o primeiro grande jogo do Thierry, Erazo voltou a ser o El Elegante, Maicon o melhor do time desfilou seu futebol e o Grohe, bem simplesmente o melhor da função no país.

    Faltou somente o gol e acho que o terceiro lugar é pule de oito…

  • Arthur J

    Justo seria o Vasco vencer.

    O Grêmio virou um arremedo de time. O que ficaram treinando nesses 10 dias sem jogos?

    Esse Grêmio aí é aquele time patético do Felipão 2015, não o Grêmio que o Roger nos apresentou no primeiro turno.

    Time burocrático, medroso, cagao… Roger resolveu dar ouvidos à turma do “pontinho fora” e do “aipim na frente” e se quebrou. avacalhou com o time.

    M. Oliveira tá uma avenida no segundo turno inteiro, mas o Roger não muda. Esse bobo apanha da bola, mas tem que jogar pq é jogador do Rui Costa. Douglas cachaça joga por 20 minutos e depois some do jogo. Aí ao invés de entrar outro meia, ele me inventa o Fernandinho ciscador.

    É demais pra mim…

    • Alexandre Sanz

      Concordo, o Vasco poderia ter ganho teve chances, e a substituição do Douglas foi mais um absurdo do Roger.
      Mas o Grêmio criou as melhores chances ainda assim, deixamos de ganhar por errar na cara do goleiro deles que foi o melhor em campo.

  • Borges

    Mais uma vez o elenco deficitário montado pelo Rui Costa mostra sua cara! Impressionante como ele se mantém no cargo mesmo sem ganhar nada.É “incaível” o Sr. Costa. Vai “planejar” o futebol pelo quarto ano e não duvido que ganhe um aumento substancial em seus ordenados. O mais intrigante é que fez parte do grupo que voltou ao clube prometendo títulos e se fosse mantido o tal projeto ele viria como o homem do futebol, o politico, e com os resultados apresentados já teria caido. Mas como virou remunerado da noite pra o dia ganhou um salvo conduto, a bomba estoura no politico e ele segue dando as cartas.

  • Gustavo Medeiros

    hehe. 2 posts atrás alguém me corneteou por estar fazendo conta.

    Agora também está de calculadora na mão.

    • Ilgo Wink

      as voltas que o mundo dá, ehehehe

  • Gustavo Medeiros

    Alguém me ajude a entender friamente o que se passa.

    Minha teoria é a seguinte.

    Roger pegou um time desacreditado e em cacos. Lembram do jogo contra o Coritiba, lá, na primeira fase? Gol contra e um horror.

    Sem tempo para treinar, teve que acomodar as peças disponíveis e passar sua maneira de jogar.

    Se o esquema fez o Luan jogar mais, ou o Luan estava em grande fase, independente do esquema, isso não sei. O que sei é que ele (Luan) foi o destaque do Brasileiro e melhor jogador do país por esse tempo.

    Quando e como ele parou de jogar, não lembro. Mas ao parar de jogar bem, principalmente, Giuliano e Douglas também afundaram. Hoje eles são peças comuns no time.

    Roger tentou então com Fernandinho, paro por aqui e nem continuo falando desse jogador.

    Então começou a era Bobô, e veio a parada antes dos jogos da seleção, e jogos agora só uma vez, por semana, com tempo para treinar.

    O que vemos é um time tentando jogar para um jogador. Mas essa história já conhecemos, nela se afundou o Barcos, o Marcelo Moreno, Kleber e nem lembro mais quem.

    Esperar que o Galhardo, que o Marcelo Oliveira, que o Douglas, o Giuliano, o Maicon ou o Wallace cruze uma bola perfeita para o Bobô fazer um gol de cabeça é esperar muito. Nem com a bola parada, em escanteios e faltas estão conseguindo cruzar direito, imagina com a bola rolando…

    Colocar a culpa no esquema com o Bobô, me parece não ver todo o cenário. Roger viu a queda de rendimento do Grêmio e tentou uma variação. Como ele viu essa queda, eu espero que ele também veja que essa variação não é a solução.

    Abraços

    • Alexandre Sanz

      Coincidentemente o time começou a perder rendimento quando mudou o esquema, primeiro tempo contra o Joinville lembra?
      Antes tinha ganho do Galo, lembra?
      Tua informaçao esta incorreta, o Roger nao percebeu o time caindo de rendimento, ele foi, junto ao Sr. Cacalo, o motivo principal pela queda de rendimento do time.

      • Gustavo Medeiros

        Alexandre, não é informação, é opinião.

        Naquele jogo contra o Joinville, o Luan não jogou.

        Já no próximo, contra a ponte, 11 da manhã, jogou o Luan, na formação clássica do Grenal e jogo do galo, e foi aquele jogo que nossa primeira finalização foi aos 46 do segundo tempo, já com o Braian em campo.

        Depois teve o 0 x 0 com o Coritiba, em plena Arena, também com Luan, como “falso 9”. E o rendimento também foi pífio.

        Nesse ponto que acho que o Roger resolveu testar, pois o próximo jogo foi contra o Figueirense, lá em Floripa, jogamos sem Luan e com o Bobô como mandioca, aipim ou macaxeira, como preferir, e ganhamos de 2 a 0.

        Abraços

        • Alexandre Sanz

          O Grêmio estava bem, ganhando, ai começou-se a falar em:
          1. Perder a CB para ir para Sula;
          2. Se tivesse centroavante meteria 9 no Inter;
          3. Se dedicar só a CB e detrimento do Brão que não tínhamos chances;
          4. Administrar a vaguinha com pontinho fora;

          Esses são os problemas do Grêmio, entregamos o título para times que estão jogando para não cair, perdemos 6 pontos para a Chape e 5 pontos para o Coxa, além de 2 para Vasco e 4 para a Ponte são 17 pontos, se tivéssemos ganho 12 desses 17 estaríamos brigando para ser campeão.
          Jogamos bem contra o Santos e bem o primeiro tempo contra a Chape, então o time não vem caindo de rendimento e sim mal escalado e com trocas feitas de forma errada o resto é só suposição.

        • Alexandre Sanz

          Gustavo, o Bobô teve duas partidas de razoável para boas, contra o Corinthians (razoável apesar do gol) e Figueira (boa), e o resto dos jogos?
          Acho ele muito ruim essa minha opinião, não serve, só para entrar no desespero, só, e o Luan como falso 9 teve duas ou três más jornadas, talvez, contra a Ponte o problema foi a postura de todo o time fazendo tempo etc.. contra o Coxa 0x0 achei um crime ter empatado este jogo, perdemos muitos gols.
          Já contra o Flu pela CB no Rio, lá perdemos a classificação com o Bobô perdendo uns 3 gols, pô o cara só sabe concluir, mais nada e ainda assim não faz, ai é pra matar o guarda kkkk.
          Saudações Tricolores

          • Gustavo Medeiros

            Grande Alexandre, não sei se você me entendeu errado.

            Eu não defendo o Bobô, nem o Luan, nem o Renato, nem o Jardel nem quem for.

            Para mim, o que importa é jogarmos bem e fazermos os gols, não importa o esquema e quem joga.

            Fica claro que o esquema com o centro-avante fixo, não produziu nenhuma grande sequência de jogos.

            Ao contrário de quando jogamos mais leves, sem alguém de área. Se por para investir agora, eu investiria na volta desse esquema. Se o de Lua não está jogando bem, vamos com outro.

            Abraços

          • Alexandre Sanz

            Gustavo, também quero que o time vá bem, acho que o Roger entregou um produto melhor do que todos nós esperávamos, só que isso mostra que com trabalho bem feito as coisas não são como pensamos e as exigências crescem, vimos que nossos jogadores não são essa ruindade toda e que nosso grupo possui boas alternativas, exemplos: Thyere e Everton, na minha opinião botaria o Maxi também, mas ele tem errado ao escalar e substituir, lá no jogo contra o Criciúma em casa, eu disse que deveria colocar o Thyere para que o mesmo tivesse ritmo de jogo, era um jogo sem muito risco, contra um time fraco da série B, estávamos perdendo o Rhodolpho, poderia ter colocado o Maxi em lugar do Douglas em várias oportunidades e o Everton também, mas não fez, ao contrário apostou muito tempo no Bobô, Fernandinho e Bressan, mudou o esquema que estava funcionando ao invés de melhorá-lo, como o Sampaoli fez com o Chile por exemplo, para mim esses os maiores erros dele.
            Abs

    • Ilgo Wink

      Bobô não tem culpa. Ele não pediu para vir

  • Fabio Scheffer

    Ilgo e botequeiros…

    Acho que o Grêmio só não perde essa vaga para Libertadores 2016 pq faltam apenas 6 jogos para encerrar o campeonato.

    Pq se tivesse faltando umas 10 rodadas seria certeza que o declínio técnico, físico e tático do time nos faria entregar de bandeja essa vaga.

    Agora espero que o Bolzan e o Roger estejam bem atentos a fragilidade do elenco tricolor, que faz um campeonato de exceção para sua qualidade, e já trabalhem para reforçar o time (com contratações de jogadores de qualidade)…

    E também o depto. de futebol, que não pode ficar mais 1 anos sob a gerencia do Cesar “poção mágica acredito em milagres” Pacheco.

    Afinal a história gremista mostra que sem um comandante do depto. de futebol entendedor e sanguíneo não se levanta taças !!!

    • Ilgo Wink

      Mudanças precisam ser feitas para 2016. Se não vai ser essa coisa de novo

      • Arthur J

        Não vai mudar nada.

        Ano que vem vamos de Pacheco e Rui Costa no comando do depto. de futebol mais uma vez.

  • Alexandre B. Galiazzi

    Não se desaprende a jogar futebol! Algum problema interno pode estar ocorrendo, não vejo mais aquela “gana” para vencer os jogos… o time está morno! Um jogador ou outro jogar uma partida ruim é normal, mas o que vejo nos últimos jogos não pode ser. Com exceção do nosso arqueiro e do Geromel, não vejo nenhum outro jogador seguindo o mesmo padrão de um mês atrás. Um exemplo disso foi ontem, no lance em que Giuliano puxa o contra-ataque e se enrola com a bola dentro da área, com outros três jogadores livres esperando o passe.

    • TO DE OLHO

      Pensei a mesma coisa. Lembram do ano passado após o GREnal dos 4 x 1, o que houve? Queda brutal de rendimento.
      .
      Nesta época do ano começam os falatórios sobre dispensas, contratações, renovações, quem sai, quem fica, fulano merece um aumento, cicrano não pode continuar, etc. etc. Isto que este ano não haverá troca na presidência.
      Pra mim este é o fator de queda no rendimento do time.

  • Andre Peixoto – Sarandi/RS

    Me irrita ouvir e ler as entrevistas pós jogo com técnico e direção achando ótimo o empate contra o lanterna do campeonato. Pelo que mostrou no jogo o Vasco merecia ter ganho. Roger está se repetindo a cada jogo. Tirar o mandioca (aqui no interior não é aipim, é mandioca) Bobô e colocar Everton, ótimo. Mas tirar o Douglas somente aos 30 prá colocar o Fernandinho é demais prá mim! Substituição ridícula, patética e irritante. Se é prá colocar o Douglas que seja para tirar já no intervalo. O cara parece um matungo velho trotando no segundo tempo!
    Roger tá implorando prá deixar a vaga com os vermelhos e ser execrado…

  • Francisco Coelho

    Segundo informa a ZH:

    “Não estamos parados”

    Grêmio aguarda definição sobre Libertadores para buscar reforços

    Time chegou a 56 pontos com empate com o Vasco no Rio.

    O Grêmio já planeja a temporada de 2016, mas aguarda a confirmação de uma eventual vaga na próxima Libertadores para encaminhar os primeiros reforços. Depois do empate em 0 a 0 com o Vasco no domingo, o vice de futebol, César Pacheco, disse que a direção já iniciou as movimentações.

    — Por não estar decidida a classificação, não podemos ficar com
    afinco nestas questões. É como um carro que está andando: a partir do momento
    que nos classificarmos, podemos tocar o pé no acelerador. Dependemos também do presidente e do Conselho de Administração. Mas não estamos parados, só não podemos dar publicidade ao que estamos fazendo — explicou o dirigente.

    *****-*****
    Em 2016 não terá Copa do Brasil nem Brasileirão e muito menos Copa Sul Minas????

    Se classificar para a LA vão contratar o LD Daniel Alves, Z Dante para formar com o Geromel, LE Filipe Luís, V Luiz Gustavo. Estão em dúvida entre o pé direito ou esquerdo com William (Chelsea) e Messi e entre o CR7 ou Thomas Müller para ser o parceiro do Bobô…

    Se não classificar vão trazer só o meia japaToshi do Avaí e o Obina que está no Japão.

    É a montagem de vários times conforme a competição e o adversário. Um time para o gauchão, 1 para o brasileiro, 1 para a Sul Minas e 1 para a Copa do Brasil. Kkkk

    • Arthur J

      Convenhamos, é questão de orçamento.

      Com Libertadores, entra mais dinheiro no caixa, logo, o orçamento pode ser maior. Sem Libertadores, o orçamento é menor.

      E outra, jogador de futebol é tudo “diva”, se ficarem anunciando jogador X, Y, Z… os que estão aqui começam a fazer beiço.

  • Fábio D.

    Estaria o Grêmio com medo de perder a vaga e jogando apenas “para se garantir” na Libertadores do próximo ano? Teria o grupo de jogadores perdido a empolgação com as ideias do Róger? Já estaria esse grupo com a cabeça nas férias, nas renovações e largado de mão o campeonato? Não sei, não sei mesmo. O que parece é que o time passou a jogar a mesma bolinha dos tempos do Felipão, e isso é assustador! O desempenho atual não recomenda muitas esperanças para o próximo ano. Conseguir a vaga para sair nas oitavas novamente não me serve. O que será que está acontecendo?

    • Ilgo Wink

      Sobre salários, o que soube que está tudo em dia.
      é limitação técnica mesmo. No caso do Vasco, ele melhorou muito em relação ao que foi no primeiro turno.

      • Andre Peixoto – Sarandi/RS

        Ilgo, melhorou tanto que segue em último…

        • Fábio D.

          Acho, só acho, que o Ilgo estava comparando a atuação do Grêmio contra o Vasco em relação aquelas contra Ponte e Coritiba no início do campeonato. Nesse caso, sim, melhorou. Porém, não podemos deixar de perceber que jogamos 6 pontos contra Chapecoense e desse Vasco e ganhamos apenas 1. É pouco, muito pouco, independente da situação.

      • Walter Luis Borba

        Ilgo,

        Os salários devem estar em dia.
        Mas as premiações? os bichos?
        Esses boleiros se não pingar o “faz me rir” depois dos jogos eles entregam!

  • Walter Luis Borba

    Ilgo e colegas de blog.

    Estou desconfiando mas o problema é R$$$$$.
    No meu sentir, esse baixo rendimento é devido algum “desacerto” com relação a bichos. Ou ainda, algo PROMETIDO (r$) QUE NÃO FOI CUMPRIDO….

    Soma-se a isso, essas notícias de renova com a A, B, C…tudo influência no Grupo.

    Como diz Murici:___ Jogador não pode ter muleta. Todo e qualquer assunto tendencioso que chegue ao jogador, afeta o desempenho.

    O Grêmio é uma caixa de Pandora….”todo mundo sabe o que acontece lá dentro”..

  • RFPoa

    Já falei inúmeras vezes que o Grêmio precisa de jogadores com outro perfil…esses atuais, são pra este ano. E deu. Não renovaria com Douglas, Nao tem condições de jogar mais de 60 minutos. Isso numa liberadores onde o nível de marcação é superior ao campeonato brasileiro…Sei lá. Perfil do Edinho agrada, gente que não goste de perder e se torne indignado. Uns 2 ou 3 neste perfil. Luan pode ser considerado craque etc, mas é um jogador bom, quando está focado. Mas não sei se confirma como tal. Talvez um empréstimo com algum jogador renomado como Gabigol-Gabriel Jesus ou outro na mesma situação. Talvez valorize e deslanche no centro do país…O futebol de grupo não vem favorecendo…Estou fazendo terra arrasada ? não. Estou com medo de fiasco na libertadores…O Grêmio talvez possa vendê-lo com um bom lucro. Estou me lembrando do Leandro que o Grêmio emprestou para Palmeiras…apareceu com cortezinho de cabelo Neimar, etc…e era isso. Hoje é bancário no santos. Temos Lincol, que parte pra cima e numa libertadores é fundamental algo diferente e que valorize. O santos quer dinheiro pelo galhardo? Devolva então. Marcelo Oliveira caiu de produção também.
    O que aconteceu com Giuliano ? não passou bolas para o companheiro melhor colocado, aconteceu direto do cara esperar cruzamento e pedir e eles preferirem jogar pelo meio. Acho que estou vendo alguma soberba.Parece falta de objetividade. Wallace errando passes esquisitos…Não sei o que se passa, gostaria de saber da queda de rendimento. Aquele 10 do Vasco pode ser uma boa. O tal de Nenê. Olha, com essa bolinha, não quero tomar 5 no Grenal Botequeiros. A casa não aceita devoluções após 90 dias.

    • Alexandre Sanz

      Bah o Nenê !!!!
      Méo Déols, tchê o cara não sabe chutar em gol, todas dele que foram em gol o Grohe defendeu firme com maior facilidade, bah aonde chega a cagonice, hein…
      RFPoa, cara tens que avaliar o jogo e não fazer terra arrasada, tu já tá falando em vexame na LA2016, nem sabemos se vamos chegar lá, de qualquer forma os erros são muito mais de ordem técnica do que os jogadores em si, com esses mesmos jogadores enfiamos 13×3 no campeonato do G4 e 5×0 no Inter, menos, MUIIITOOO MENOS…

      • RFPoa

        Quem chuta no Grêmio ? Fora o centroavante, não te esqueça que a política de contratações é a mesma, não sonhem em lotar aeroporto

        • RFPoa

          Não quero perder grenal, e nem terra arrasada, só precisam se ligar um pouco

      • RFPoa

        Alexandre, o Grêmio precisa de jogadores e não tem dinheiro, este é o dilema, Grêmio construiu times nos anos 90 com refugos de outros quando podia contratar…hoje não podemos contratar jogadores de porte como diego e outros sonhos distantes…Não acho que este cara salva a lavoura mas no geral faz o que o Douglas faz…Douglas não deu certo esse ano? para mim, foi útil, pra libertadores, uns jogadores sem frescuras com gana nos olhos e vontade de ganhar…é que precisamos, já temos gente demais com cara de bunda no time. Este ano fez a mesma coisa. Então, não acredito que aconteça algo muito diferente. É preciso ter olho clinico para contratar jogador barato que seja eficiente, também prefiro uma aposta certa, mas mesmo a aposta certa pode dar errado.

        • Alexandre Sanz

          Ok mas o Nenê é pior que o Douglas, o cara é muito ruim, então não contrata, põe o Lincoln, que esse não é ruim.

  • Andre Peixoto – Sarandi/RS

    Questão renovações:
    – Galhardo: Santos quer 1 milhão pro Grêmio ficar em definitivo. Pois que fique com ele e faça bom proveito. Ter jogador ruim no grupo é a certeza que um dia ele entre no time.
    – Douglas: prá grupo até serve. Nunca para ser titular. Como deve ser bruxo do homem e parece ser aqueles sujeitos no estilo “bonachão”, bom seria NÃO RENOVAR!! Como bem disse o Chico Coelho, jogador que fuma tem muitas dificuldades de aguentar um jogo corrido. E ele é jogador prá 1 tempo. Lembro do Tcheco que não aguentava o jogo todo.
    – Erazo: assinou pré contrato com outro time antes mesmo de negociar com o Grêmio. Pois que seja feliz em Portugal. Jogadorzinho meia boca. Creio que o Thierry tem muito mais a dar.
    – Braian, Vitinho, Fernandinho: me recuso a comentar a simples intenção da direção em renovar com algum deles.

    • Gabriel

      André, fosse eu o Erazo nem jogando estaria. Estaria fora, assinou pré contrato antes de negociar a renovação que seja feliz. Estamos treinando o jogador para seleção equatoriana e para os portugueses…

      O Ferrnandinho tem mais 2 anos de contrato…

    • Fabio Scheffer

      É André… investir qualquer tipo de recurso, que não for o Werley, pra ficar com o Galhardo com certeza não vale a pena.

      Investir mais uma temporada no Douglas ?!?!
      Acho que por um valor razoável em um contrato de no máximo 1 ano é aceitável, mas tb não ficaria triste se a direção e o Roger abrisse mão dos seus serviços.

      Erazo e Maicon pelo preço certo eu gostaria que ficassem, porém pelos valores anunciados acho que dá pra investir menos em nomes com futebol parecido.

      Espero é que o Roger não se apegue a bruxismos e tenha um olhar profissional para deixar nomes como Braian, Schuster, Fernandinho, Vitinho, Moises, Lucas Ramon, Maxi (que ele não gosta), entre outros seguirem suas trajetórias profissionais bem longe do Grêmio.

      • Andre Peixoto – Sarandi/RS

        Fabio, falaste o que eu havia esquecido de comentar: BRUXISMO! Pois é o que Roger está começando a mostrar com relação a alguns jogadores…

    • Ilgo Wink

      André, acho que deu pro Douglas. Se ficar no banco, acaba titular.
      Agora, o que tem de naba pra gente se livrar…

  • Fábio D.

    Li em alguns lugares, não aqui é verdade, muitas contestações ao Pedro Rocha. Mas eu vejo que o coitado do cara tem que jogar de muleta dos laterais para fechar as famosas “avenidas”. É duro correr o campo todo, o tempo todo, e ainda ter a missão de driblar os adversários e concluir a gol. Ainda mais jovens, como é o caso dele. Eu teria um pouco mais de paciência com a gurizada.

    • Fabio Scheffer

      Concordo… P.Rocha se não é nenhuma maravilha, tb não é nenhum perna de pau que essa posição está fazendo ele parecer ser.

      O guri que sempre foi ATACANTE na base hoje tá jogando de assessor de l.esquerdo pq o Marcelo Oliveira tá virado numa avenida e ele tem que fazer a proteção desse lateral.

      Se é pra fazer apenas esse papel tático de marcador o Roger que coloque mais um zagueiro ou um volante (liberando o M.Oliveira de funções defensivas) que o resultado pode ser bem melhor já que o P.Rocha não tá nem defendendo e nem atacando com qualidade.

    • Ilgo Wink

      Concordo. O jogador marca, corre como um louco e isso acaba prejudicando na hora do drible e do chute a gol. O Renato ‘São Portaluppi’ me disse certa vez que ele recuava só até a linha do meio de campo, mais ou menos, para não ter problema físico para driblar e fazer gols. Eram outros tempos, outros jogadores.

      • Fábio D.

        Olhando o jogo do mundial dá para ver que, naquela partida, o Renato correu o campo todo. Defesa e ataque. Fez uma baita partida. Um jogador com o perfil, e a bola dele, hoje, faria do Grêmio sério candidato a título. Hoje temos um time médio para bom, onde falta um cara diferenciado para chamar a responsabilidade e resolver quando a coisa complica.

      • Alexandre Sanz

        Vale o mesmo para o Giuliano que vem se sacrificando pelo time.

  • Fábio D.

    Éverton entrou e deu nova vida ao time. Na minha opinião porquê tiramos um jogador de pouca movimentação (Bobô) e colocamos mais um a fazer o corredor do campo. Ficamos com Pedro Rocha de um lado e Éverton do outro, ambos auxiliando os nossos laterais e jogando as costas do defensores do Vasco, que sentiu a correria e cansou. Se o time acerta o último passe tinha vencido o jogo. Aquele lance do Guiliano no fim me irritou muito, faltou passe e botar para dentro do gol.

    • Ilgo Wink

      Giuliano até que se salvou, mas realmente ele errou no final

  • Francisco Coelho

    Finalmente alguns nomes são especulados. Vamos aos nomes e minhas notas com algumas opções. Kkkkkkkkk

    http://ceuazul.final.com.br/2015/10/26/gremio-procura-reforcos-pra-quase-todas-as-posicoes-nomes-surgem/

    8- LD- Ponte Preta -Rodinei. Rodinei Marcelo De Almeida – 23 anos. O Grêmio chegou inclusive a oferecer 4,5 milhões de reais em 36 parcelas. Mas os empresários não aceitaram.

    Opções: 9 – Paysandu – Glaybson Yago Souza Lisboa 23 anos o Yago Pikachu que tem 8 gols na Série B. 8 – Figueirense – Leandro da Silva 27 anos. Lateral mais defensivo firme no desarme e bom ladrão de bola.

    9 – Zagueiro – Leandro Custam da Silva – Roma- 28 anos. Canhoto ex Corinthians se recupera de cirurgia cerebral para correção de cavernoma. Também joga de LE.

    7 – Zagueiro – Atlético-PR – Kadu- Ricardo Martins de Araújo 29 anos.

    6 – Zagueiro – Goiás – Fred -Frederico Burgel Xavier – 29 anos. Também pode atuar de volante já trabalhou com Roger.

    9- Meia atacante – Santos – Marquinhos Gabriel – Marcos Gabriel do Nascimento – 25 anos. Canhoto e gaúcho.

    8 – Meia – Atlético-PR – Nikão -Maycon Vinicius Ferreira da Cruz – 23 anos –
    canhoto.

    7 – Atacante – Palmeiras – Rafael Marques Mariano – 32 anos. Marcou 7 gols
    na série A e é banco no Palmeiras.

    Opções: 9 – Atacante – Atlético MG- Richarlison Andrade – 18 anos. Marcou 8 gols na série B até o momento sendo titular. Fui alertado pelo parceiro Eder e fui pesquisar. Mesmo jovem impressiona pela qualidade técnica e fundamentos. Usa as 2 pernas e a cabeça.

    Não há nomes até o momento para a AV. Esquerda que se criou com o Marcelo.

    • Ilgo Wink

      Francisco, acho que a maioria da lista é coisa de empresário. Mas tem uns bons nomes aí.

      • Francisco Coelho

        Ilgo; peguei no Final e CP.

    • Marcos lena

      Na minha opinião, contrataria – Rodinei, Fred, Rafael Marques e Nikão.
      Poe ai Renê Sport.
      Sobe Tontini, Lincoln, Batista
      Manda vazar pra bem longe – Galhardo, Schuster, Erazo, Bryan, Fernandinho, Vitinho.
      Fica Maicon, Douglas
      Time: Grohe, defesa – Rodinei, Geromel, Thiery, Rene – volância Walace/ Maicom/ Ramiro/ Edinho , ataque direita Giuliano/ Tontini / Mamute, ataque esquerda Everton/ Lincoln/ Pedro Rocha, meio Maxi / Douglas/ Rafael Marques e na frente Luan/ Batista/ Bobô

    • Eder

      Pior é que não estão procurando ninguém para o lugar do Douglas e o Bolzan já adiantou que pretende dar até aumento para que o pança permaneça. Já adianto que se esse senhor grisalho for titular no ano que vem, o Grêmio não ganhará título.
      Já faz um tempo, eu indiquei no blogremio o Ignacio Fernandes do Gimnasia, meia esquerda promissor. Naquela época só havia o Lanús interessado, agora River e San Lorenzo já estão na parada pelo armador.

      Francisco, nesse Richarlison do América valeria a pena investir, mas quem vem de fora são só os cascudos fracassados para tirar o espaço das jovens promessas do Grêmio. É só observar nossas laterais e nosso centroavante titular que foram buscar na Turquia, sendo que jovens como o Luiz Felippe, Raul e o Batista nunca foram testados.

      Aliás o Lima e o Luis Felippe, por conta de um problema de licença não sei das quantas, estão encostados no Mallorca ao invés de servirem de opção ao Grêmio, bela vitrine para os garotos essa hein seu Rui Costa!

    • Eder

      Só para confirmar como valorizam nossos jovens talentos:

      El reglamento es muy explícito. Ni Lima ni Luis Filippe Carioca pueden jugar en ningún caso con el primer equipo hasta el próximo mes de enero, cuando vuelva a abrirse el mercado. De hecho, a día de hoy ni siquiera pueden hacerlo con el filial, con el que todavía no han sido inscritos, según la versión oficial porque les falta cierta documentación.

      A Luis Filippe y a Lima, al igual que a Hugo Gomes, les vendieron una película que nada tiene que ver con la realidad. Su futuro está en el aire, y ojo a la reacción del club propietario de sus derechos, el Gremio de Porto Alegre, que no debe sentirse muy satisfecho de haber cedido los derechos de dos de sus jugadores para que, de momento, no hayan ni siquiera debutado en Tercera División.

      http://www.elmundo.es/baleares/2015/09/04/55e9b1e0268e3eb8708b4589.html

      • Francisco Coelho

        E o clube está à venda, pois não tem $$. Os coitados estão lá perdendo tempo e sem jogar.

        O despachante do Koff (RC) continua sorrindo e embolsando 100 paus por mês como informou o Darci Filho.

    • Marcio Luiz

      Acrescento nessa lista os zagueiros Cleber (ex-Corinthians) e Henrique (ex-Palmeiras) Ambos são reservas na europa.
      Nas laterais, além do Pikachu e Rodinei, o Patric que está na reserva do Galo. Apodi talvez.
      Atacante Kieza do Bahia, vice-artilheiro do Brasil no ano.
      Para a armação investiria pesado, pesado mesmo: Everton Ribeiro ou Conca. É a posição mais escassa, então salario de 500-600mil eu pagaria.
      Eu só não quero ver o Grêmio contratando jogador para compor elenco, para mim, isso apenas infla a folha!

  • Bruno Vilanova

    hoje pela manhã logo após chegar no trabalho peguei meu celular para dar uma espiada no whatsapp e me deparo às 9h30 de uma segunda com um print de uma declaração do sr.Rui costa dizendo ao guaiba esportes o quanto é importante RENOVAR E VALORIZAR O DOUGLAS e que fará tudo o que for possível para mante-lo em 2016, quase peguei uma faca na cozinha do meu trabalho e cortei meus pulsos.Realmente os 15 anos sem grandes títulos não são por acaso pobre Roger ter que aguentar a “sabedoria e conhecimento” de Rui costa e pacheco.Libertadores 2016 se chegarmos as oitavas é lucro com esta diretoria.

  • Andre Peixoto – Sarandi/RS

    Chico Coelho, li agora que o Tontini foi chamado pelo Roger prá integrar o grupo. Sobe também o Kaio (volante). Veremos…

    • Francisco Coelho

      É André; antes tarde… como se fala no popular até os grilos do CT já estranhavam a demora no aproveitamento.
      Claro que nem todos vão conseguir chegar e convencer de cara. Dependerá do sistema de jogo e das conversas com o treinador e companheiros.
      Eu prefiro um time jovem com consciência e consistência mesmo que necessitem de 1a2 anos para grandes títulos.
      Tendo uma equipe com 80% da base que atende às necessidades torna o grupo e o Grêmio mais forte. Claro que não quero um time capenga até porque não são 100% Gaúcho os guris e só por serem da base não é sinônimo de jogarem bem.
      Não é um time gaúcho e sim um time gremista…

      • Gustavo Medeiros

        Concordo.

        Tenho defendido aqui a troca da vaga da Libertadores e o que for, para formarmos a tal da base para os próximos ano. Isso é o mais importante, e não vejo que estamos conseguindo.

  • Andre Peixoto – Sarandi/RS

    Com relação ao Douglas, Bruno, quero acreditar que falam isso para motivar ele até o final do campeonato. Pelo que li a intenção é renovar no final do brasileirão.
    Quero acreditar…

  • Gustavo Medeiros

    Através do nosso amigo Corneta, fui atrás da entrevista com o Ruy Carlos Ostermann, do último sábado, na rádio. Pena que o Guerrinha atrapalhava as respostas.

    Mas tem uma pergunta e uma resposta muito chocante. Perguntando sobre como ele vê a imprensa do RS, ele foi categórico ao falar que a imprensa segue interesses, deixou de ser parcial. Nas palavras dele “deixou de haver honestidade profissional”.

    É a IVI na sua plenitude.

    Para quem tiver tempo recomendo profundamente, grandes análises. A imprensa RS já foi mais inteligente.

    A partir do minuto 11:54 ele fala sobre a IVI

    http://videos.clicrbs.com.br/rs/gaucha/audio/esporte/2015/10/ruy-carlos-ostermann-paredao-guerrinha/139995/

    Parte dois da entrevista, que na verdade é o início

    http://videos.clicrbs.com.br/rs/gaucha/audio/esporte/2015/10/ruy-carlos-ostermann-paredao-guerrinha/139996/

  • Robson Cembranel

    Não sei não, mas preferiria aquele Nenê do Vasco ao Douglas.
    Devolvam o Galhardo e deixem o Werley lá no Santos quietinho, como bônus por aceitarem o Galhardo de volta.
    Esse Fred do Goiás parece ser bom zagueiro mesmo.
    Marquinhos Gabriel do Santos também.

    Se formos pra Libertadores temos que investir um pouco mais em jogadores de maior qualidade.

  • Francisco Coelho

    Ontem entre um canal e outros vi na ESPN comentários sobe Jader e o desempenho atual. Segundo conversa o Tite não só soube definir às funções do mesmo como a conversa e a forma de falar. Isso fez o diferencial e deu a confiança que necessita.
    Por diversas vezes falei que cada indivíduo mesmo sendo o futebol um esporte coletivo são peças completamente diferentes e que cada um tem seus fantasmas e traumas.
    Treinador que grita demais inibem alguns e a forma de falar pode fazer uma equipe mudar muito. É meio complicado individualizar más às vezes necessária está prática principalmente com os mais novos e sensíveis.
    Quem tem filhos sabe como é complicado até sendo gêmeos.
    Sabendo levar a cabeça o desempenho pode surpreender…
    Mudando de assunto li que algumas das consultas gremistas tem assustado pelos valores. Henrique teria sido uma delas. É o que muitos de nós temos cansado de escrever. Jogadores bons e baratos se fazem na base.
    A necessidade faz o preço no mercado.
    Num momento em que todos buscam o bom e barato não estou vendo chegar novos valores na base gremista. Vale destacar que os demais clubes estão contratando muitos e suprimento suas carências. Basta olhar no BID.

  • Andre Peixoto – Sarandi/RS

    Chico, acho que li aqui esse comentário. Grêmio precisa confirmar a vaga para poder pensar em reforços. Grana é curta e não podem arriscar! Até aí concordo com eles! Não tem nada certo ainda. Creio que não irão contratar mais do que 3 com salários acima dos demais… Mas isso é apenas um palpite meu…
    Será verdade mesmo que Rui Costa ganha 100 paus por mês?

    • Francisco Coelho

      Indo ou não para a LA é pouco o elenco atual e algumas peças já mostram o desgaste. Tem de contratar até para o ruralito. Só não adianta contratar para grupo onde a base resolve.

      Antes de sair o Koff deu aumento pelo que foi escrito.

  • RFPoa

    http://www.90min.com/pt-BR/posts/2677876-gremio-tem-novo-meio-campista-no-grupo-principal?a_aid=35085
    Pela característica de dar assistências já é diferente do luan

    • Alexandre Sanz

      Esse eu já vi em vários jogos, ao vivo e pela tv, e uma coisa percebi, não erra gol, se cair na frente do goleiro ele guarda, isso só já vale colocar agora no time, além de fazer múltiplas funções, tanto na marcação como articulação e ligação do meio ao ataque, o Francisco Coelho também conhece bem esse jogador.

      • RFPoa

        Cara eu não sei se esse nenê é a ultima bolachinha do pacote ou se é tão ruim de doer, mas vi uma partida 5.0 no maracanã desse cara. Nada muito, mas tem jeito no bater falta etc…Galhardo veio por causa de faltas e só fez um gol de falta e não sabe nem cruzar…O grupo vai precisar ser um pouco numeroso…acho que apesar da secação da IVI, vamos navegar em mar tranquilo na direção da libertadores, Meu papai noel desse ano é ganhar no beira rio com o anão chiriquento no campo.

  • Marcio Luiz

    Acrescento na lista de possíveis reforços os zagueiros Cleber (ex-Corinthians) e Henrique (ex-Palmeiras) Ambos são reservas na europa.

    Nas laterais, além do Pikachu e Rodinei, o Patric que está na reserva do Galo. Apodi talvez.

    Atacante Kieza do Bahia, vice-artilheiro do Brasil no ano.

    Para a armação investiria pesado, pesado mesmo: Everton Ribeiro ou Conca. É a posição mais escassa, então salario de 500-600mil eu pagaria. Grêmio sondou Carlos Sanchez, mas Romildo recusou devido a alto valor do atleta. Camisa 10 pagando 150mil/mês só o Cansado Douglas mesmo.

    Eu só não quero ver o Grêmio contratando jogador para compor elenco, para mim, isso apenas infla a folha!

    • Andre Peixoto – Sarandi/RS

      Marcio, é aquela história: se for para compor elenco é melhor usar a base. Se der errado ao menos é barato…

      • Marcio Luiz

        Exato André!!! Exemplo: Qtos gols tem o Braian e qtos gols tem o Erik? e olha q o Erik tem bem menos jogos e nunca começou como titular.

    • Alexandre B. Galiazzi

      Marcio, acho que jogador com salários de 500 mil, no Grêmio, não veremos tão cedo.

      • Marcio Luiz

        tb acho, mas eu pagaria isso tudo por um 10 clássico e decisivo como os 2 q citei.

  • Fabio Scheffer

    Um meio campista que no final do ano vai estar livre no mercado é o argentino Damián ESCUDERO.

    O cara é um meia rápido e habilidoso que já esteve por aqui (onde foi razoavelmente bem), depois passou pelo Atlético-Mg, Boca e agora parece completamente adaptado no Brasil jogando a quase 3 anos no Vitória.

    Lá na Bahia ele tem jogado bem, dando assistências e fazendo gols (10 na serie B) e sendo o principal articulador do time que deve retornar a serie A.

    Por um preço certo seria um excelente reforço para jogar no lugar do Douglas (mais centralizado) ou pelo lado esquerdo onde hoje o P.Rocha quebra galho.

    É um nome que eu olharia para a disputa de uma Libertadores !!!

  • Francisco Coelho

    Têm muitos jogadores bem jovens de muita qualidade esperando oportunidade. Custam menos e não vêm com vícios de alguns antigos medalhões que jogavam mais pelo nome ou idioma. Basta saber procurar.

  • RFPoa

    Mais um viu

  • RFPoa

    Esse cara, o Damian Escudero parece interessante também, enfim, pode-se fazer um time com alguma economia….mas tem que se evitar bruxismos se é que me entendem

  • RFPoa

    O Grêmio que consiga um time de machos pra libertadores, porque esse jeitinho nada malandro hoje, é um complicador. Na hora do pega pra capar eu quero ver.

  • RFPoa

    Quem ganhou libertadores com Renato, Dinho e foi vice com sandro goiano num time recém saído de 2º divisão, é difícil almejar alguma coisa galhardo,Douglas,Luan…uma libertadores com esses caras é como o cometa Haley: Só a cada 75 anos…

  • Pedro de Lara

    2 ou 3 guris da base e deu. Libertadores é pra jogador feito e de personalidade, daqueles que não pipocam, acostumados a pressão. O mocorongo do Luan vai tremer na primeira chegada. Pedro Rocha vai sair chorando e o Walace vai ser expulso em todas partidas (gostei do Thiery. Mostrou personalidade e foco contra o Vasco).
    Os dirigentes da base precisam atentar ao fato que além de habilidosos, essa gurizada precisa desenvolver o emocional, a postura e a gana de vencer.
    Muitas dessas promessas vão ficar pelo caminho, mesmo os talentosos, porque não desgrudam do what’s, do funk, das futilidades e dos games.
    Muitos também vão ficar pelo caminho porque nem bem comprovam e já sonham com a Europa, querendo atalhar.