O Grêmio e as aves de mau agouro

O novo presidente do Grêmio está mostrando nas entrevistas que sabe aonde se meteu, e, principalmente, que está preparado para o desafio de substituir Fábio Koff depois da farra de gastos dos últimos anos com a contratação de jogadores de custo alto e futebol rasteiro.

Romildo Bolzan Jr é um político, tem toda uma história política, e isso é muito bom para o clube neste momento. Só alguém com jogo de cintura e muita habilidade – além de perfil austero – em negociações pode levar adiante esse projeto de corte de gastos ao mesmo tempo em que mira títulos.

Aqueles que pregam renovação de dirigentes também devem estar satisfeitos, porque Romildo, apesar de longa vivência no clube, só recentemente teve um cargo na administração.

Em suas entrevistas, o sucessor de Koff – enganam-se aqueles que pensam que o presidente multicampeão seguirá mandando – adiantou que a folha de pagamento do futebol sofrerá redução drástica, devendo ficar entre 4 e 5 milhões de reais por mês.

Eu penso que é possível formar um time competitivo com esse dinheiro, um time capaz de brigar por grandes títulos. São inúmeros os exemplos de nem sempre jogador caro é jogador bom, jogador capaz de fazer a diferença. Nem precisamos ir longe.

Vamos supor que esse jovem, Lincoln, for tudo o que estão dizendo. Ele vai começar ganhando um salário modesto, que talvez seja inversamente proporcional à sua efetividade em campo. Então, se a gurizada que Felipão vai lançar der resposta positiva, teremos um time barato e forte.

As contratações devem ser cirúrgicas. Buscar fora só o que realmente não tiver em casa.

No momento, o primeiro caso é Douglas. É uma contratação polêmica, que divide os gremistas. Mas se vem como aposta de Felipão, por que não apostar junto?

Não vi na base do Grêmio, nem ouvi nada a respeito, de que ali exista um meia articulador, que bata bem na bola, etc. Então, Douglas não estará bloqueando o surgimento/crescimento de nenhum guri do clube. Então, que Douglas seja bem-vindo.

Se o Mestre Renato fez Douglas jogar a ponto de ser chamado para a Seleção, por que outro Mestre, o Felipão, não pode fazer o mesmo? Ou parecido?

Apesar das aves de mau agouro que profetizam algo próximo do fim do Grêmio, estou confiante porque vejo nessa direção seriedade e competência para iniciar uma nova fase de conquistas.