Caiu quem nem deveria ter vindo

Saiu aquele que nem deveria ter vindo.

Fui contra a contratação de Vanderlei Luxemburgo e fui contra também à sua renovação de contrato, mesmo quando grande parte da torcida gritava o ‘fica’.

Acabei admitindo a renovação porque dela dependia a eleição de Fábio Koff, e isso para mim estava acima de qualquer outra coisa diante do momento de transição do clube.

Não tenho qualquer dúvida de que o Grêmio estaria hoje em situação ainda mais delicada se o ex-presidente fosse reconduzido.

Aguardo agora o anúncio do nome do novo treinador.

Tanto faz quem vem. O que importa é quem saiu.

Tudo vai melhorar a partir de agora, com o vestiário mais arejado e higienizado.

Meu palpite é Cristóvão, a quem conheci como setorista do Grêmio nos anos 80.

É um técnico sem os vícios da profissão, um iniciante já com bom resultado ao pegar um Vasco em crise.

Cristóvão vale a aposta.

Agora, também acho Renato Portaluppi uma ótima escolha. Sei que muita gente não gosta dele, mas eu e mais uns poucos sabemoa valorizar o EXCELENTE trabalho que Renato fez no brasileirão de 2010.

Confio em Koff.

CAUSAS

Além dos maus resultados e, principalmente, do futebol instável do time, o que pesou para a queda: o pouco trabalho nesse período de pausa; a insistência com Wellinton – a escalação dele como titular foi considerada uma afronta ao próprio presidente Koff – e, agora por minha conta, esse treino físico com o uso de radar, uma coisa exótica, ridícula, ainda mais sem azulzinho para multar. E, pior ainda, nenhum jogador foi flagrado em excesso de velocidade, pelo contrário.

Estou brincando sobre esse tipo de treino, mas não duvido que tenha pesado.  Treino com radar…

Outra coisa que pode ter pesado. Luxemburgo, todos sabem, queria fazer a intertemporada no Paraná ou algo assim. O Grêmio firmou posição e manteve o trabalho aqui, até por questão financeira. Assim, o técnico ficou aqui trabalhando talvez de má vontade, e muito pouco, segundo avaliação feita pela diretoria, que se sentiu afrontada também aí.

IMPRENSA

Presidente Koff ao ser questionado sobre a situação financeira do clube – que em função disso relutava em demitir o técnico – disse que estranhava muito que a imprensa regional e nacional só destacam o Grêmio como clube com finanças abaladas. “Não leio nada sobre os outros clubes, que estão em situação igual”, observou.

ROGER

Koff disse que Roger fica como interino. Elogiou muito o ex-jogador.

Mas é certo que o Grêmio busca – sem pressa, segundo o presidente – um novo treinador.

Penso que o perfil deva ser de um treinador bom em mata-mata.

A Copa do Brasil é o título mais ao alcance.