Inter desencanta e Flu dispara

O Inter conseguiu nesta quarta-feira, na reta final do Campeonato Brasileiro, talvez sua vitória mais retumbante em toda a competição. Afinal, bateu um postulante ao título – para ele cada vez mais distante – por 3 a 0, com direito a pênalti defendido por Muriel no finalzinho, em cobrança de Jô.

Outro aspecto importante é que seus gols foram todos de jogadores jovens: Jackson, aquele que, criminosamente, tirou Mário Fernandes dos gramados por três meses, Fred, com muita técnica e frieza, e Cassiano, após lance de Dagoberto.

Está aí algo que o Grêmio deveria imitar: aproveitar melhor seus jogadores mais jovens em vez de insistir com jogadores como Léo Gago, M. Antônio e Marquinhos.

Ao bater o Atlético Mineiro, o Inter reanimou sua torcida, mas principalmente deu um alento ao Grêmio de começar a brigar pelo segundo lugar. O vice-campeonato já será bom demais para um time que começou desacreditado especialmente em relação ao seu arquirrival.

O título está praticamente nas mãos do Fluminense, que subiu para 65 pontos ao vencer o Bahia, que fazia a melhor campanha do returno. Foi uma vitória de quem realmente pode ser já chamado de ‘campeão’, como cantou sua torcida.

O time de Abel Braga consolidou-se na liderança isolada. O Atlético, com a derrota no que resta do Beira-Rio, está com 56 pontos, nove a menos que o líder. Uma diferença muito difícil de tirar em nove rodadas.

Já o Grêmio, se vencer o Sport hoje à noite, alcança o Atlético e o ultrapassa em número de vitórias. Na realidade, não acredito que possa vencer com o time que Luxemburgo escalou e que não tem a dupla Elano/Zé Roberto.

Felizmente, para o Grêmio, é que o Vasco que está na luta pelo terceiro lugar, foi parado pelo São Paulo e segue atrás do tricolor em três pontos.

O São Paulo continua subindo aceleradamente e já chegou aos 49 pontos, passando também a brigar para entrar no G-3. Depois, em sexto, o Inter, com 45 pontos. Matematicamente, o Inter também tem chances de entrar no G-4.

Esses são os seis times de melhor campanha no Brasileirão, um quadro que deverá permanecer inalterado, porque o sétimo colocado está com 40 pontos, é o instável Botafogo e o irregular Corinthians.