Biteco e a canção do Chico Buarque

O Grêmio vai a campo amanhã com um meio campo de carimbador de bola, sem um jogador sequer que parta para cima da defesa para cavar falta ou invadir a área a drible.

Alguém vai dizer que Luxemburgo não tem alternativas, já que os jogadores mais criativos ou estão lesionados ou voltando de longo afastamento, caso este de Facundo Bertoglio, que pelo jeito talvez só jogue em 2013.

É lamentável que o treinador do Grêmio, diante da escassez, não coloque seus olhos sobre a base tricolor. Se fizesse isso, já teria dado algumas oportunidades para o Biteco. Ou teria prestado mais atenção no Wangler. Ou ainda no Rondinelly, que sempre que entrou foi para apagar incêndio. Nunca mereceu nem de longe as chances concedidas a trio de ouro da mesmice futebolística: Léo Gago, Marco Antônio e Marquinhos.

Mas quero me deter no Biteco. Pois o guri acabou de ser convocado para a seleção brasileira que irá disputar o Sul-Americano sub-20 em janeiro, na Argentina. Pois Biteco é o tipo do jogador que acrescentaria muito pelo menos ao time que Luxemburgo ameaça colocar em campo em Recife. Desde já antecipo que me recuso a assistir filme de terror de segunda categoria. Por isso, não pretendo assistir a esse ‘espetáculo’.

Além de Biteco, foram convocados o goleiro Ygor, que promete muito, e o lateral Tinga, que também anda se destacando. É outro que poderia estar no grupo principal. Do Inter, foi convocado o meia Jair. Quer dizer, 3 a 1 para a base gremista. Os jogadores começam a treinar na semana que vem.

É isso: eles poderiam sair cantando por aí: ‘Luxemburgo você não gosta de mim, mas a seleção gosta’, parodiando uma canção do Chico Buarque.