Três volantes

Numa época com poucas notícias qualquer coisa pode virar motivo para polêmica. Por exemplo, foi só Caio Jr começar com três volantes no meio de campo que já ouvi e li gente fazendo relação com Celso Roth.

Concordo que não é um bom sinal. Gostaria de ver o meia Marco Antônio ao lado do Douglas ou do Marquinhos. Dois volantes e dois meias. Tenho curiosidade em conhecer o ‘Xavi’ da Lusa.

Agora, eu entendo o Caio Jr. Ou acho que entendo. Como Fernando é titular, ele teria de começar optando por Léo Gago ou Fábio Rochemback. Caio Jr quer adiar essa opção por uma questão estratégica. Não é fácil colocar um FR no banco assim de cara. Até porque ele não sabe qual será a resposta de Léo Gago, jogador de trajetória discreta. Então, ele começa com os dois, dando tempo para Léo Gago se ambientar e provas, nos treinos, que pode ser titular.

Aqui entre nós, se eu fosse o FR, indicaria o Léo Gago para vir disputar posição. Com rival desse porte o FR se mantém. Posso estar errado, mas é o que penso.

Outra coisa: o Grêmio tem três meias com características muito parecidas: Douglas, Marquinhos e Marco Antonio. Falta alguém mais agudo, um Carlos Eduardo por exemplo. Era o Escudero, que felizmente acertou-se com o Atlético Mineiro. Já não tem risco de voltar, ao menos por uma temporada. Com ele aqui, talvez a direção gremista ficasse satisfeita e não insistisse em alguém com mais qualidade.

Também é preocupante a questão da zaga, mas ainda há tempo. Para começar, Saimon e Wilson são aceitáveis. Tem as apostas em dois zagueiros novatos, tudo bem. Mas falta uma dupla de área com a envergadura e a respeitabilidade da dupla de ataque. Pelo menos um grande zagueiro precisa ser contratado, sob pena de comprometer a temporada mais uma vez.

Havia quem acreditasse em Sorondo. Pensamento mágico. Eu não acreditava, e não acredito em Sorondo, mas torcia e continuo torcendo muito por ele. É um profissional, um trabalhador, que hoje se encontra impedido de exercer sua profissão, e isso é muito triste.

É claro que se Sorondo voltasse a jogar tudo o que sabe, o Grêmio teria um excelente zagueiro. Infelizmente, ao que parece, não é isso que vai acontecer.