Douglas, fim de um ciclo

Desde os seus tempos de Corinthians que admiro o futebol de Douglas. Tenho um amigo, conselheiro do Inter, que indicou Douglas para Fernando Carvalho quando ele ainda jogava no Criciúma.

Soube que Felipão rejeitou Douglas quando ele recém começava a jogar no time de cima do Criciúma. Acontece.

Hoje, conhecendo melhor esse jogador, firmo a convicção que Douglas não tem condições de exercer uma função de tanta responsabilidade num time de futebol. Talvez ele nem queira ser o centro do time, o cérebro, o articulador, o cara que recebe bolas e as encaminha com talento para que resultem em gol.

O melhor momento de Douglas no time foi quando ele tinha perto dele um jogador que dividia essa responsabilidade de criação ofensiva. Com Jonas o futebol de Douglas se iluminou, brilhou tanto que ele chegou à Seleção. Ali ele com certeza brilharia ainda mais porque haveria outros talentos ao redor. Mas Douglas não teve tempo, porque em poucos minutos cometeu aquele erro já conhecido de todos os gremistas, armando contra-ataque do adversário por excesso de soberba, de auto-confiança.

Sem Jonas, Douglas ficou como uma andorinha solitária querendo fazer o verão. Quando percebeu que afundaria com o time tratou de preparar sua saída, sua volta ao futebol paulista, de preferência ao Corinthians.

Douglas não quer ficar no Grêmio. Cabe ao Grêmio fazer o melhor negócio possível com ele. O talento de Douglas vai fazer falta, não sua negligência, seu distanciamento, seu pouco envolvimento com o clube que lhe paga e que, indiretamente, abastece sua geladeira de long neck.

Douglas ao lado de Kleber, Douglas Costa e Moreno, por exemplo, tem tudo para jogar mais e melhor. Mas está mais do que claro que ele prefere jogar futebol em outro lugar. Por outro lado, boa parte da torcida já não o suporta. Enfim, é hora da separação.

Cabe ao Grêmio buscar um substituto. Eu gostaria que fosse Montillo ou Ibson. Mas há outros bons nomes por aí, é só pesquisar.

Agora, é fundamental que Caio Jr participe desse processo e que as contratações não sejam feitas com base nos interesses de empresários, mas dentro de critérios que cabe ao treinador e à direção estabelecerem.

Se Caio Jr foi contratado porque estava disponível e porque manifestou há algum tempo desejo voltar ao seu ex-clube, conforme revelou o presidente Odone, não a partir de uma avaliação criteriosa, como seria de esperar, é imprescindível que a partir de agora cada passo seja calculado e estudado minuciosamente.

Caio Jr já disse que quer um time com mais velocidade, como exige o futebol atual. É a partir dessa premissa que ele e a direção devem montar o time.

E um time com mais velocidade e realmente competitivo passa pela saída de Douglas, que já faz algum tempo está com um pé fora do Olímpico.

Se gostou, compartilhe!

  • Leandro M

    Ilgo,
    O Gremio poderia trocar o Douglas por dois reservas do Corinthians: Chicao e Jorge Henrique. O que tu achas?

  • MARCELÃO

    Ilgo,

    Olha sou um gremista que gosta do Douglas….mas boa parte não gosta blz. Devem gostar do Maylson, este sim é como muitos adoram…dá carrinho, voadora, corre feito louco e emprenhado, mas apertando nao sai absolutamente nada!!! Mas tá voltando do Sport Recife!

    Se o Douglas não quer ficar, temos que aproveitar pq ele é um jogador que tem mercado (o curintia adoraria te-lo) entao devemos e temos a obrigação de fazer um bom negócio. Só espero que os “sábios” dirigentes do Grêmio não negociem o Douglas por duas ou três nabas encostadas em outro Clube. Do Curintia tentaria o Ralf. O Jorge Henrique tá sempre lesionado. Chicão seria uma boa.

    Lembro, certa vez que qdo o Cacalo era presidente o Grêmio negociou o Arce (a preço de banana) com o Palmeiras e trouxe duas nabas de contra peso, se não me engano…… Maurilio e Rodrigo Costa (zagueiro).

    O Grêmio para fazer “cagadas” nas negociações tô pra ver igual!!!!!

    Ilgo, dá uma olhada numa promessa que o Gremio trouxe para o Brasileiro Sub20….Tutinha do Paulista de Jundiaí….veio para ser avaliado, pelo vídeo no Youtube dá pra ficar e ser lapidado….é rápido e tem habilidade…..lembra o Dagoberto……dá uma olhadinha….abç

  • Bi-segundino

    Alemão, sinto certa tristeza no seu comentário. E não tiro tua razão. Douglas é um baita jogador. Meia como poucos no Brasil. Sofreu este ano com a deficiência do ataque. O melhor atacante de vocês, A.Lima, é ruim. Miralles é uma interrogação, pelo menos prá mim que fico olhando de longe.
    Mas Douglas tem uma característica de todos os meias; tem fases ruins e isto pode fazer com que a torcida pegue implicância. Quando o meia joga mal é um problema porque tudo passa por ele. E a torcida não perdoa. Duvido que vocês encontrem rapidamente outro meia da categoria de Douglas.
    O que parece que joga contra o Douglas é que ele nunca demonstrou felicidade de jogar na Azenha. Diferente de D’Alessandro que sempre demonstra estar feliz e perfeitamente identificado com o Inter e com Porto Alegre. D’Alessandro também tem fases ruins, como todos os meias, mas sua identificação com o clube ameniza as coisas.
    No gre-nal de domingo, cada vez que Douglas pegava na bola eu ficava apreensivo porque dos pés dele pode surgir um passe perfeito ou um chute certeiro. Mas o problema é que Douglas não encaixa em gre-nal. Aí fica difícil…
    Vocês tem um goleirão, dois bons laterais, um volante muito acima da média, que é o Fernando, um meia também acima da média, que é o Douglas, e contrataram um atacante de primeira, apesar do tempo de validade curto. A saída do Douglas vai pesar muito. Marquinhos e Ibsen são jogadores comuns. Montillo está entre São Paulo e Corinthians.
    Falam tanto do Simon (é assim que escreve?), mas prá mim não passa de um Bolívar 10 anos mais novo. E o tal do Leandro não passa de um projeto de Taison que não deu certo.
    Não sei não, mas parece que 2012 não será melhor do que 2011. Talvez um Gauchão, já que o Inter estará na Libertadores, de novo…

  • Denigelson da Rosa Ismael

    Ilgo!
    Gosto do Douglas, mas reconheço que ele não tem comprometimento com o clube. Ainda, no ano passado ao lado de JONAS, Douglas era constantemente citado como craque pelo Portaluppi e protegido por este, lembra? As vezes vejo que Douglas precisa ser paparicado, daí é fogo!

    Ibson serveria como uma luva! Montillo também, os dois seria sonho, mas temos que ACREDITAR, ACREDITAR E ACREDITAR, que podemos ter um time bom!

    Abraços

  • Denigelson da Rosa Ismael

    Ilgo!

    Gosto do Douglas, mas reconheço que ele não tem comprometimento com o clube. Ainda, no ano passado ao lado de JONAS, Douglas era constantemente citado como craque pelo Portaluppi e protegido por este, lembra? As vezes vejo que Douglas precisa ser paparicado, daí é fogo!

    Ibson serveria como uma luva! Montillo também, os dois seria sonho, mas temos que ACREDITAR, ACREDITAR E ACREDITAR, que podemos ter um time bom!

    Abraços

    P.S. parece que Marcelo Moreno está vindo!

  • walter

    Denigelson…

    Falasse tudo que penso do Douglas, ele sabe muito. Mas, INFELIZMENTE, não é COMPROMETIDO. Não tem a cara do tricolor.
    Precisamos de jogadores comprometidos. No River Plaite, o Mathias Almeyda, determinou que o jogador deveria se associar ao Clube para sentir o que o torcedor passava, ou seja, exigiu comprometimento.
    O Grêmio deve fazer isso.
    O Victor, também é outro jogador, que NÃO TEM PERFIU VENCEDOR, é depressivo. Baita goleiro, MAS NÃO TEM SANGUE NOS OLHOS, COMO TINHA O DANRLEI.
    Marcelo Grohe tem esse perfiu.
    Brandão pelo que li hoje vai permanecer, gostei! Vai iniciar a pré temporada, talvez nos retribua com gols.
    Gostei da idéia do Leandro M. Fazer um troca troca com o corintias, pelo chicão, fechava todas.
    abraços;

  • ilgo

    Chicão me parece uma boa. O Jorge Henrique também, ainda mais que ele gosta de fazer gol no Inter.
    vou dar uma espiada nesse Tutinha. O problema é que eu detestava o Tuta, e agora vem o Tutinha.
    é pra me enlouquecer.

  • Francisco Coelho

    Hoje foi feriado em Recife; dia da padroeira N S Conceição.
    Piadinha: O horário político é o único momento em que ficam em cadeia nacional.

    Assisti aos vários vídeos que encontrei e o Tutinha me pareceu ser um bom garçom e sabe fazer gols também. Só o tamanho é que tem de ser compensado com velocidade e toque rápido. Enfrentar estes gorilas vestidos de zagueiros que andam aparecendo é para Hulk e Mamute. O Mamute marcou no empate da partida entre o Grêmio e o Atlético-GO. Antigamente o Atlético e o Vila Nova foram celeiro para o Grêmio. Hoje terá Grêmio x Santos. Será um jogo bom de assistir e ver quem tem futebol
    .

  • juca

    Se o Douglas não quiser continuar, que seja negociado de forma a trazer alguma vantagem para o Grêmio. Chicão e Jorge Henrique são jogadores que deveriam ter sido contratados há uns 3 anos. Hoje já não servem.

    Sugiro só a quem tem mais paciência pesquisar o plantel do Corinthians por jogadores viáveis. Eles tem mais de 150 jogadores.

  • Francisco Coelho

    Marco Antonio contratado por 3 anos. Vem jogando como um bom 8,5 e creio ser mais completo que o Marquinhos. Foi o capitão da Lusa. Eu tenho minhas preferências na montagem da equipe e estou vendo tomar uma boa forma. Falta o canhoto da zaga e o canhoto do meio. Não vejo Douglas no meu time, mas que vai montar o Grêmio é o Caio.

    Meu time seria: Grohe, Mário, Saimon, Douglas Grolli e Júlio César; Fernando, Misael, Marco Antônio e Biteco, Moreno e Kleber.

  • Francisco Coelho

    Pelo que pude sentir o sub 20 do Grêmio na verdade é sub 18. Deve ser o time que irá para a copinha.
    Pode o portoalegrense Lucas Jaques Varone Maia de 18 anos 1,90 e canhoto vir a ser o dono da 4. Vamos ver se tem futebol.

    Assisti o Vasco 3 x 3 Corinthians sub 20 e o Jô Fernandes irmão do Mário mesmo marcando 1 não me agradou. Vou tentar assistir alguma outra partida para ver como se comporta.

  • Nivo

    Fico dividido quanto ao assunto douglas, Entendo que esse ano o douglas foi um jogador abaixo da crítica, mas o que dizer de outros nomes antes incontestáveis como vítor, gabriel e leandro? foram também vítimas de um ano torto e mal planejado. E olha que podemos incluir tb o nome de rockenback, adílson, escudeiro e marquinhos, jogadores que chegaram a apresentar um bom futebol em algum momento e hj já vão sendo assados a fogo lento na fogueira da torcida tricolor. E qual a solução? mandar todos eles embora? há alguns dias o corinthians levantou a taça de campeão, nas duas laterais estavam fabio santos e alessandro, dois jogadores considerados indignos da camisa tricolor pela nossa torcida. Se o grêmio não aprender a fazer os seus jogadores renderem o que podem nunca conseguirá sair deste período nefasto de sua história, por isso afirmo: não sei se o grêmio deveria investir novamente em douglas em 2012, mas a recuperação desse jogador não seria mais fácil do que a contratação de um outro? estou cansado de ver jogadores saírem para brilhar em outros clubes, devemos cuidar de nossos craques e fazer eles renderem aqui, sem perseguição.

  • MARCELÃO

    ILGO,

    ESTOU VENDO O GREMIO NO SUB20. É UMA VERDADEIRA VERGONHA, NUNCA VI TANTO GURI RUIM JUNTO.
    ILGO, SABE ME DIZER QUEM É O DIRETOR RESPONSÁVEL PELA BASE???? ESTE CIDADÃO TEM QUE APANHAR COM UM GATO MORTO.
    O ÚNICO QUE SE SALVA É O MISAEL, APENAS PELA SUA VONTADE E DISPOSIÇÃO.
    O TAL BADALADO MAMUTE É O ADÃO COM GRIFE, QUE NÃO JOGA NADA!
    PARA MOSTRAR A PEREBICE UM JOGADOR DO GREMIO FOI DAR UMA PEDALADA E CAIU ESTATELADO NO GRAMADO. COISA BISONHA!!!

    É VERGONHOSA ESSA BASE DO GREMIO!!!!!!!

  • MARCELÃO

    ILGO,

    ESTOU VENDO O GREMIO NO SUB20. É UMA VERDADEIRA VERGONHA, NUNCA VI TANTO GURI RUIM JUNTO.
    ILGO, SABE ME DIZER QUEM É O DIRETOR RESPONSÁVEL PELA BASE???? ESTE CIDADÃO TEM QUE APANHAR COM UM GATO MORTO.
    O ÚNICO QUE SE SALVA É O MISAEL, APENAS PELA SUA VONTADE E DISPOSIÇÃO.
    O TAL BADALADO MAMUTE É O ADÃO COM GRIFE, QUE NÃO JOGA NADA!
    PARA MOSTRAR A PEREBICE UM JOGADOR DO GREMIO FOI DAR UMA PEDALADA E CAIU ESTATELADO NO GRAMADO. COISA BISONHA!!!

    É VERGONHOSA ESSA BASE DO GREMIO!!!!!!!

  • Roger Zago

    EU AINDA ACHO QUE A COISA AINDA FICA PIOR SEM O DOUGLAS…

  • Francisco Coelho

    O Grêmio iniciou mal e o primeiro tempo foi de erros para ambos os times. Não devemos esquecer que o Yuri 7/5/1995 tem apenas 16 anos. A pouco assisti ao jogo beneficente SP x RJ onde estrelas matavam a bola de canela. Mas voltando ao jogo Grêmio 3 x 2 Santos até o Misael pisou literalmente na bola. No segundo tempo o Grêmio melhorou e dos 45 minutos jogou melhor uns 30. Até a zaga que batia cabeça no primeiro tempo conseguia se ajustar. O Placar foi aberto pelo zagueiro Rodrigo Sabiá e depois pelo atacante Cleber cobrando penal em Yuri e fechando a vitória uma cabeçada do zagueiro Richardson. Os lances mais significativos foram uma defesa pela dupla de zagueiros (Rodrigo e Richardson) assim como a impulsão do Richardson que subiu muito na cabeçada onde marcou. Não foi um primor de partida com lances plásticos e jogadas bem elaboradas pelas duas equipes, mas o resultado foi importante para o Grêmio. É uma equipe nova sem conjunto. A sub 18 que irá para a copinha jogou com o Caxias e perdeu por 2 a 1. É um período de renovação e vamos ter de esperar algum tempo para ver resultados. Se vão vir bons resultados só o tempo dirá.

  • Francisco Coelho

    O Ilgo deve estar gastando os zoios nos relatos sobre o Mazembe Day.

    Esperando o jogo Grêmio x Avaí ao vivo e o anuncio de mais alguma contratação do Grêmio.
    Assisti ao jogo tão vendido do Real x Barça. Não sei se estava cansado ou o que, mas não gostei. Creio que a babação do pessoal da ESPN me cansou. Diverti-me mais assistindo o Al Sadd x Esperance Túnis. Ver o Fossati e o Nelsinho no Japão não deve ter agradado aos vermelhos que ainda estão pagando alguma parcela do carnê CVC. KKKK Não assisti ao Kashiwa Reysol 1 (4) x (3) 1 Monterrey.
    Assisti por recomendação de um amigo ao vídeo de um guri gremista. Vi gostei e recomendo aos que gostam de futebol.
    http://www.youtube.com/watch?v=9hL0CbzV580&feature=fvsr
    É um volante que iniciou no Inter e em 2009 se transferiu para o Grêmio. Chamou-me a atenção à forma de passes no momento certo e a visão de jogo. Espero que continue aprimorando sua técnica.
    Tem muita gente questionando a idade do Yuri, mas quem o acompanha ao longo dos anos sabe que não é GATO.
    Ainda não vi nenhum jogador que desequilibre na sub 20. Que me recorde só o Pato, Mithyuê e o Bérgson no passado. Como o Biteco não foi inscrito e os do Flamengo (Muralha, Negueba e Adryan) não terem se destacados vou ficar esperando para ver alguns outros.

  • Francisco Coelho

    Comenta-se pelo lado da Cobra Coral (Santa Cruz) que o Inter deve com uns 8 milhões na praça e 2 a 3 meses de atraso na imagem. Vão ter de colocar anuncio na ZH vendendo jogador. Kkkk

  • Andre

    Francisco,
    Concordo contigo sobre esse Bergson, sempre foi referência em todas competições pela base do Grêmio, mas infelizmente foi utilizado pelo silas de centroavante, posição que nunca jogou.

  • I cannot thank you enough for the post.Thanks Again.