Grêmio sai do sufoco

O placar de 2 a 0 esteve presente nos jogos da dupla Gre-Nal neste final de semana. No sábado, o Inter foi batido por 2 a 0 pelo Vasco, interrompendo sua séria de vitórias; ontem, o Grêmio alcançou o que precisava: vencer para poder respirar, sair do sufoco e dar tempo para Julinho Camargo trabalhar e acertar o time.

A vitória foi fundamental, mas ignorar o modo como ela aconteceu é um erro que pode custar caro mais adiante. O Coritiba foi superior no primeiro tempo e merecia ter feito ao menos um gol. Um gol que não aconteceu por causa de Marcelo Grohe, que teve uma tarde do nível das melhores atuações do titular Victor.

Marcelo Grohe era o único obstáculo de Marcos Aurélio que correu livre leve e solto desde o meio de campo, após falha grosseira de Neuton (jogador que admiro muito). A torcida emudeceu. Um gol naquele momento seria uma calamidade. Mas Marcelo fez uma defesa salvadora, sinalizando que ali atrás era com ele, e que bastava o ataque fazer a sua parte, ou seja, atacar.

Penso que ali o time começou a ter vergonha na cara para jogar com ímpeto, mais bravura e mais emoção. No intervalo, Julinho corrigiu o posicionamento do time, que ficou mais firme atrás e passou a acertar mais os passes no meio e os lances ofensivos, com Douglas mais preciso e Douglas mais arisco, infernizando a zaga.

Escudero, que a mim não agrada porque parece acionar uma usina nuclear para acertar uma jogada, até que foi bem. Foi dele, aliás, o chute que resultou na única defesa difícil do goleiro do Coritiba, um chute rasteiro no canto direito, após jogada de Leandro.

Gilberto Silva, que fazia sua estreia perante a torcida, deu mais tranquilidade ao time. E foi além disso.

No futebol, as vitórias acontecem por caminhos estranhos, tortuosos, imprevisíveis. O primeiro gol é uma prova disso.

O zagueiro pela direita, Mário Fernandes, pegou um rebote pela ponta esquerda de ataque, e cruzou com a precisão que faltou aos jogadores mais habituados a isso, um cruzamento forte, saindo da zaga e indo ao encontro dos jogadores que atacavam. Um cruzamento perfeito, a la Valdomiro Vaz Franco. E quem apareceu? Gilberto Silva, um volante de contenção.

Tenho a impressão que foi o primeiro gol que vi Gilberto Silva marcar em sua carreira (é claro que ele marcou outros, mas poucos, sem dúvida).

Então, um gol inusitado, quase mágico, para furar o bloqueio do Coritiba.

Depois, quando o time paranaense ameaçava o empate, André Lima, de atuação ruim (justificável pela longa parada), teve categoria para receber a bola rolada por Leandro e que Douglas deixou passar, enganando a marcação, e colocar no canto.

Sobre Douglas: ele esteve mais interessado. Como todo o time, cresceu no segundo tempo. O ideal seria encontrar um esquema que não fosse tão refém de um jogador como ele.

Os melhores: Marcelo Grohe, Leandro e depois Gilberto Silva.

Resumindo: o Grêmio foi mal no primeiro tempo, muito mal. Ouvi os torcedores preocupados no intervalo falando nas emissoras de rádio. No segundo, e aí crédito para Julinho, que estreava diante da torcida, o time melhorou, mas deixou claro que precisa evoluir muito para ambicionar uma vaga na Libertadores. Se melhorar mais um pouquinho, afasta a ameaça do rebaixamento, mas precisa melhorar esse pouquinho. Título eu descarto completamente. Aí, só milagre.

O mesmo vale para o Inter. Não vejo futebol nos dois clubes para brigar pelo título, até porque o Corinthians está disparando e não dá sinal de que irá cair.

Se gostou, compartilhe!

  • Felipe Neri Tricolor

    :: Valeu Julinho e jogadores! VOLTA TORCIDA JOVEM! FORA ODONE, AVM E CIA , vão para Punta… ::

    Hoje estou orgulhoso da torcida gremista. Pela sua inteligência e discernimento de apoiar quem merece.

    O torcedor GREMISTA inteligente e CONSCIENTE é aquele que foi ao estádio e incentivou Julinho e seus comandados e PROTESTOU contra ODONE e sua trupe. O presidente fanfarrão acusou o golpe da torcida. Abriu-se uma ferida narcísica no fanfarrão ditador. Ele ficou com seu orgulho ferido e, pasmem, na sua cara-de-pau característica de politiqueiro maniqueísta, acusou na coletiva aqueles que o vaiam de “não serem gremistas de verdade”, entre outras bobagens e a insistência débil, por absoluta falta de “sefragól”, da já surrada menção a Batalha dos Aflitos… numa entrevista pífia ao lado do dirigente cágado AVM, não menos ridiculo, onde não saiu nada que preste e mostre alguma perspectiva de melhora significativa em termos de contratações por parte desse engôdo de direção.

    Vejo exatamente o contrário do Sr Odone. O verdadeiro GREMISTA é aquele que apoia o time e VAIA UMA DIREÇÃO OMISSA E INCOMPETENTE! Os verdadeiros gremistas são aqueles como da Torcida Jovem que protestaram contra ti, AVM e e toda essa diretoria inoperante e acabaram expulsos do Clube, num ato ditatorial e coronelista do Sr deputado presidente.

    Os verdadeiros gremistas são como o Renato que teve hombridade de pedir demissão na hora certa, reconhecendo sua limitação do momento, saindo chorando pelo clube, diferentemente do pústula de dirigente AVM e seus patéticos acessores que não largam o osso para não abrir mão dos holofotes e sabe-se lá mais do que…

    O verdadeiro gremista é aquele que não ADMITE um clube do tamanho do Grêmio disputando fuga de rebaixamento ou contentando-se com zona de sulamericana. Nem admite um clube profissional perder e vender jogadores e não conseguir repor nem mesmo depois de meses passados com perspectivas de mais um ANO perdido.

    Não Sr Odone, não é pela demissão de Renato que te VAIAMOS ou a esta direção de futebol, mas é pelo CONJUNTO DE UMA OBRA e de uma sucessão bizonha de erros primários que redundaram num semestre JOGADO NO LIXO e num ano que segue o mesmo trilho, por total INCOMPETÊNCIA ADMINISTRATIVA, AMADORISMO ARROGANTE e FILOSOFIA ULTRAPASSADA E PERDEDORA DE FUTEBOL da tua direção. Vocês estão envergonhando e apequenando o Grêmio ao contrário do que prometeram. E o torcedor sabe disso, embora vcs sigam fingindo na imprensa o contrário, dissimulando a realidade nos microfones e apelando para uma indisfarçavel rapinagem politiqueira para manter uma imagem que só existe na mente iludida de vcs.

  • David

    sempre achei o marcelo um bom reserva, e continuo achando isso. ouço hoje parte da torcida querendo ele de titular, e o victor no banco. não duvido que sejam os mesmos “entendido”s que diziam ha meses atras que ele nao era goleiro pro gremio. se quisesse sair, teria potencial pra ser titular em boa parte das equipes da série a…

    ilgo, essa fase do corinthians nao me engana. os pontos corridos não são tao velhos assim, então todos nos nos lembramos de como foi até hoje. nenhuma equipe que saltou agora na frente foi campeã. o sao paulo foi mestre em ganhar campeonatos começando a fazer campanha ótima um pouco antes do fim do primeiro turno.

    até acredito que o corinthians briga por titulo, mas junto com ele vem no minimo uns 5 encostados ou até na frente.

  • Francisco Coelho

    Ilgo; tirei uns dias com a família totalmente sem internet.
    Voltando as coisas do dia a dia Gilberto Silva:
    1996 a 2000 América = 20 jogos 1 gol
    2000 a 2001 América = 62 jogos 4 gols
    2001 a 2009 Arsenal = 170 jogos 17 gols
    2009 a 2011 Parathinaikos = = 78 jogos 6 gol
    2011 Grêmio = 2 jogos 1 gol

    Grohe realmente esta se saindo bem. Esta novela de vai não vai prejudicou o rendimento do Neuton. Collaço resolveu.
    Não gostei do banco: Matheus, Saimon, Collaço, Magrão, Marquinhos, Roberson e Miralles.

  • Ilgo!

    A missão foi realizada com sucesso, qual seja: VENCER. Ontem o importante era vencer. Vencemos! Agora o importante é trabalhar e arrumar o time. Torço pelo Julinho, pelo simples fato que a contratação dele barrou figurinhas inúteis como: Adilson Batista, Cuca, Geninho, etc. etc. Fora que vejo no Julinho um cara inteligente e estudioso para chegar ao bom patamar de técnico.

    Marcelo foi formidável ontem, a vitória pode ser creditada totalmente para ele. Fez no mínimo 4 grandes defesas, chances reais de gol para o Coxa.

    Escudero foi um bom nome ontem, gol um belo chute no primeiro tempo e outro no segundo. O primeiro gol começou com a retomada de bola de Escudero. Não digo que o argentino foi brilhante, mas começa a ter confiança e na minha opinião, o Lúcio é banco para o Escudero, sem sombras de dúvida.

    Leandro fez boas jogadas, indo para cima, como deve jogar um atacante, tenho muito esperança nesse guri, se não for vendido por umas migalhas, dará alegrias a torcida.

    Gilberto Silva, Mario e Douglas também foram bem.

  • Walter

    Para nossa realidade o resultado foi bom.
    Continuando assim NÃO termos risco de cair.
    Contudo, me chama o Sr. Odone após a saída do Renato passou a dar DISCURSOS, ELOGIAR GRUPO, enfim, parece que está as mil maravilhas…
    Isso demonstra toda a restrição quanto ao trabalho de Renato.
    Odone está desprezando nós TORCEDORES.
    É hora de nós copiarmos o exemplo dos torcedores do flamengo que fizeram uma petição para contratação do jogador CLEBER do palmeiras. só que, essa petição deve ser direcionada a saída do vicente martins, urgente, sócios e tocerdores se ouver união tiramos esse omisso a qualquer momento do clube…

  • ilgo

    Francisco, Gilberto Silva fez mais gols do que eu imaginava, estou surpreso.
    sobre Odone, soube da vaia e tudo mais, ouvi a entrevista dele. vou evitar
    falar em dirigente por um tempo.
    minha opinião sobre essa direção já é conhecida. larguei.

  • David

    larguei tambem ilgo. o que a torcida esta fazendo com o odone é algo que beira o ridiculo. o alvo tem que ser o avm.

    engraçado que com o competente do pelaipe foram diretos. eu ainda vou descobrir de que movimento politico partiu aquelas ameaças. torcedores comuns não foram não.

  • David

    ah e sobre o tite, sou fã dele. nunca entendi o pq da torcida ter tamanha rejeição com ele. depois do felipão foi sempre minha preferencia.

  • ilgo

    Depois do Felipão e do Muricy, sou Tite sempre.
    Há anos que escrevo a favor da contratação dele.
    Mas aí vem Autuori, Roth, etc

  • David

    ilgo e amigos do blog, quem tiver tempo recomendo a leitura.

    http://fernandoamaralfc.blogspot.com/2011/07/na-integra-entrevista-de-ricardo.html

  • Francisco Coelho

    Ilgo; ainda vou aguardar mais uns 2 jogos para ver o trabalho do Camargo. Procuro ser justo.
    Gostei do desempenho do Leandro que procurou jogar mais e cair menos. Com Fernando na sub 20 e Rochemback mal tecnicamente poderia colocar o Magro ou o Mizael. Não gosto de improvisos

    A batata e tudo mais do Mano ja está com a banha quente…

  • Hillary

    AO FELIPE NERI : SOU SOCIA E ASSINO EMBAIXO DE TUDO O QUE TU ESCREVEU.NÃO FUI NO JOGO E NEM PAGUEI A MENSALIDADE PQ NÃO ME CONSIDERO NENHUMA ALIENADA QUE ACHA QUE UMA VITORIA EM CIMA DE UM TIME NO MAXIMO MEDIANO APAGA TUDO. MENOS SEU ODONO MUITO MENOS.E QUEM ACOMPANHA O CLUBE SABE QUE ESTA DUPLA DE SAFADOS DEPOIS QUE O RENATO SAIU VÃO ATE NO BANHEIRO JUNTO COM O TIME E QUEREM ENGANAR QUEM?? SÓ OS DESMEMORIADOS DA GERAL QUE ACHAM QUE TUDO ESTÁ AS MIL MARAVILHAS.

  • Clinton

    Hillary Coleha, o q tu estás fazendo aqui muié? Volta já pra casa preta, digo, branca.

  • Felipe Neri Tricolor

    Prezado Ilgo
    Os fatos relatados no link abaixo extraído do Blog do jornalista Wianey Carlet http://wp.clicrbs.com.br/wianeycarlet/2011/07/11/odone-e-a-torcida-em-rota-de-colisao/?topo=13,1,1,,,2 são gravíssimos e contam com provas cabais da livre circulação de marginais, apenados e delinqüentes infiltrados em meio a organizada Geral do Grêmio sob os auspícios da atual direção e do presidente e deputado Paulo Odone de Araújo Ribeiro que deveria urgentemente prestar esclarecimentos aos sócios e cidadãos sobre tais acontecimentos e de quem está financiando, acobertamento e apoiando essa marginália como lideranças negativas desta referida organizada e liberando acesso VIP até mesmo em eventos organizados pelo clube , acesso aos jogadores, viagens com o time, entre outros privilégios que remetem a necessidade de apuração dos fatos por parte do Conselho Deliberativo do clube, de sócios, bem como da imprensa, autoridades e cidadãos de bem.

    Como torcedor e cidadão, venho por intermédio desta a pedir a manifestação de todos, internautas, cidadãos, blogueiros, inclusive e PRINCIPALMENTE, “profissionais de imprensa” – muitos dos quais – A MAIORIA – não fizeram nenhuma menção a tais fatos até o momento e dos quais gostaria de saber a opinião, sem desviar o assunto como tenho percebido em alguns setores da imprensa em geral. GOSTARIA ENTÃO DE SABER A TUA OPINIÃO?
    _____________
    “O que mais preocupa não é o grito dos violentos, nem dos corruptos, nem dos desonestos, nem dos sem ética. O que mais preocupa é o silêncio dos bons”

  • This website certainly has all the information and facts I wanted about this subject and didn at know who to ask.