O paciente terminal, morte súbita e incompetência

É fácil ser dirigente de futebol. Se a coisa dá errado, e no Grêmio isso tem sido rotina, é só demonstrar humildade (normalmente falsa como uma nota de 30 reais) e, em tom choroso, afirmar:

– Faltou competência.

Se o sujeito diz isso na empresa em que trabalha vai pra rua. Não há lugar  pra incompetência no futebol nem em lugar algum.

Tudo é muito difícil, muito competitivo. É preciso cuidar dos detalhes. Principalmente, é preciso estar atento ao básico.

Por exemplo, sai um goleador, um jogador diferenciado, é preciso buscar outro imediatamente, se não tive similar no grupo.

Essa direção que aí está, e que repete a anterior, que por sua vez imitou a que a antecedeu e assim por diante, perdeu Jonas e não trouxe um substituto. Depois perdeu André Lima, e ficou assim com ar contemplativo diante da desgraça iminente.

Fracasso consumado, arma uma cara de bunda e admite que faltou competência.

É fácil ser dirigente de clube de futebol. Felizmente, os mandatos são curtos e a conta será cobrada.

SAIDEIRA

Gremistas felizes nas ruas. Semana passada, uma repórter do jornal O Lance conversou comigo sobre as cervejas. Ela perguntou se eu um cara anti-Inter. Respondi prontamente:

– Claro que não, o Inter é o único clube que tem me dado alegrias inesquecíveis nos últimos anos. O Grêmio, meu time, só me dá decepções, uma atrás da outra.

Os gremistas estão tranquilos, revoltados mas tranquilos, mesmo que isso pareça impossível.

Ocorre que o Grêmio era um paciente terminal, com prazo de validade curto na Libertadores. Eu mesmo escrevi isso após a saída de Jonas. Então, todos já esperavam pelo fim do Grêmio. Poucos ainda acreditavam na tal imortalidade. 

Já o Inter aparentemente irradiava saúde, saúde de ferro. De repente, não mais do que repente, morreu. Morte súbita, absolutamente inesperada, em meio a uma noite festiva.

E isso dói, dói muito. Uma dor insuportável e de difícil esquecimento.

Se gostou, compartilhe!

  • Cláudio

    Alguns devaneios…
    Martinuccio, no mínimo, deve ser melhor observado, bem como pesquisada sua vida pregressa. Jogador interessante.
    Alías, o mercado sulamericano deve ser o foco para contratações. Principalmente porque não temos nenhum estrangeiro titular. Isso abre possibilidade de 3 estrangeiros para o brasileiro.
    Siegman deixou cair o lampião aceso e se queimou com o querosene.
    Falcão continuará tendo seu saco esticado?
    Onde está Celso Roth?

  • ilgo

    Claudio, deixa o roth quieto, não mexe que ele volta.
    também acho que é preciso dar uma olhada no uruguaio que acabou
    com o Inter. Esta já é uma baita credencial.
    Falcão errou feio contra o penarol.
    fosse o roth, seria linchado.

  • Francisco Coelho

    Para que não digam que não falei antes. Enquanto muitos falam de nomes como Grafite, Ricardo Oliveira outros falam de Messi, Kaká, mas ninguém se lembra de olhar o umbigo.
    Falar é fácil e escrever também. O difícil é conciliar as disponibilidades com competência e do limão fazer uma limonada. O Sobrenatural de Almeida não anda solto e sim a incompetência.
    Creditar maus resultados à falta de jogadores é fácil, pois o difícil ter é competência e saber escolher os reservas. Porque manter jogadores sabendo que o treinador não vai usar. Típico caso do Mário, Pessalli e do Mithyuê. Já estavam pensando em um novo treinador e não tiveram coragem de resolver? Falei outro dia no Coritiba e dirão alguns “não pode comparar com o Grêmio”. Por quê? O velho poste Pereira está fazendo mais que nosso jovem e caro Rodolfo. Ontem o Felipão tomou um banho tático e nitidamente alguns jogadores entregaram. Jogadores formados no Coritiba tem sido disputados e os nossos quando se vende é por pouco. Falam que o elenco do Coritiba é formado por “refugos”, mas tendo quem saiba juntar os cacos funciona. Quando um treinador teima em manter um jogador como Douglas trotando em campo e dando passe aos adversários sem colocar um MEIA que enxergue e acerte passes quem cobra? Falta coragem? Depois na hora do salve-se quem puder será o Pessalli, Mithyuê, Émerson, Fernando ou algum da base como Leandro o salvador da lavoura. Dia 22 inicia o brasileirão e cadê o TIME?

  • Francisco Coelho

    No clicrbs há uma relação de atacantes oferecidos ao Grêmio. Dos nomes 2 me agradam.
    http://www.realracingclub.es/primer_equipo/plantilla/ampliar.php?Id_jugador=1101
    http://www.colocolo.cl/2009/07/ezequiel-miralles/

  • Portaluppi

    faalr em saco esticado e se fosse o Roth seria linchado, obrigado por me CONTINUAREM A BABAR MEUS OVOS SENHORES.
    Ah, sim e obrigado por entenderem que eu, mesmo com quinhentos desfalques, deixei Leandro na reserva.

  • Wow! This can be one particular of the most useful blogs We have ever arrive across on this subject. Basically Fantastic. I am also an expert in this topic so I can understand your hard work.