Posts

Grêmio joga bem, mas só empata com erro da arbitragem

Aos 24 minutos de jogo, o Corinthians, seguindo a tradição, marcou um gol de pênalti , uma infração que não existiu, mas situação comum quando de trata do time paulista. O Grêmio estava bem, vencia por 1 a 0. Agora vamos ver como o time de Renato reage.

….

Pois a reação do Grêmio foi a de um time indignado, revoltado. Manteve o jogo equilibrado. Os jogadores visivelmente estavam de faca na bota, chegando firme e por vezes duro nas disputas. O juiz, depois de ajeitar o jogo para o Corinthians, se acadelou.

Não tenho certeza sobre o suposto pênalti, mas não tenho dúvida de que se o lance tivesse ocorrido na área paulista o juiz mandaria correr e o VAR ficaria inerte. E aí algum jogador gremista seria expulso por reclamação acintosa ou algo parecido.

Felizmente, o time manteve uma postura aguerrida todo o tempo. Ignorou a força do estádio lotado (coisa que o Grêmio não tem), e manteve uma disputa digna. Em resumo, o time foi valente e mereceu vencer. Criou chances para sair de campo com 3 pontos, mas ficou no empate por 2 a 2, com golaço de Villasanti. Logo depois eles empataram, num chute de fora da área sem chance de defesa para Marchesin, que demonstra muita tranquilidade sempre que exigido. Estou gostando dele.

Outro que divide a torcida é o zagueiro Rodrigo Ely, que fez uma partida estupenda. Foi ele o autor do primeiro gol.

Gostei também do estreante Jemerson, assim como do Nathan e do Edenilson.

Não entendi a reação de Soteldo ao ser substituído. Saiu dando chutes, como se sua substituição fosse uma injustiça. Cresça e apareça…

Bem, depois da atuação desta noite fico ainda mais convencido de que vamos sair desse fosso, principalmente se as arbitragens deixarem de nos prejudicar.

Eu acredito!

Com 10 derrotas no Brasileirão e com apenas onze pontos conquistados, o Grêmio cada vez mais se firma como um dos rebaixados para o próximo ano. Dito isso, quero deixar bem claro que ainda acredito numa reação.

E de onde surgiu essa súbita convicção?

Aprendi que quem conta com Sir Renato Portaluppi no comando tem condições de superar adversidades. Nada é impossível.

Até o jogo contra o São Paulo eu estava prestes a jogar a toalha. Quando vi a escalação desisti de ver o jogo, mas sempre dando umas espiadas. Sei de muita gente que fez o mesmo.

O gol do São Paulo não me surpreendeu. Mas me deixou com uma pulga atrás da orelha…

Onde estava Reinaldo quando Lucas recebeu o passe no bico da grande área, ajeitou a bola sem ser importunado e mandou um míssil rasante, sem chance para o goleiro?

Então, alguém saber dizer onde estava Reinaldo no gol que sacramentou a perda de mais três pontos? Começo a entender a explosão de Marchesin em jogo recente.

Pronto, pensei, aí vem uma goleada. O time estava mal, péssimo mesmo. Ninguém poderia imaginar que o Grêmio voltaria para o segundo tempo mais atrevido, marcando a saída de bola no campo do adversário, chegando a calar o público de 53 mil torcedores no Morumbi.

O Grêmio foi altivo, aguerrido e merecia ao menos um empate. É esse o problema. São vários os jogos em que o faltou pontaria para o Grêmio vencer ou empatar. Faltou um Diego Costa para mandar a bola para as redes.

Mas, apesar de tudo, o segundo tempo do mistão gremista, que se impôs ao forte SP, voltou a me dar esperança.

Vi jogadores como o meia Nathan jogando um futebol de qualidade, sinalizando que ele, assim como outros, pode dar uma resposta maai efetiva. E assim, com isso e com a contratação de reforços, Renato terá condições de nos tirar do atoleiro no Brasileirão.

Eu acredito!

INTER

Esperto esse presidente do Inter. Contrata o Roger e, por garantia, tràs o multicampeão Abel para o caso de Roger não der certo. O presidente colorado, que não ganhou nada em quatro anos, se resguarda. Já terá um substituto caso Roger fracasse. Os admiradores do Roger que me perdoem, mas eu duvido que ele dê certo.

Classificados na CB mais uma vez

INTERINO – COPIÃO DE TUDO

Domingo de manhã, fora de casa a 85 dias, na serra, com 8º e sensação de 5º, campo pesado, barro, garoa, frio, isso tinha todos os ingredientes para afugentar a torcida, mas somos o Grêmio Grande do Sul e quase 8 mil viventes compareceram para assistir Grêmio x Operário um dia depois de mais um “ELES ESTÃO FORA”, e nós seguimos mais uma vez na competição.

Sei que nosso momento no BR é sofrível, mas confio no comandante que sempre fez muito mais do que se espera dele, e não será diferente desta vez, é questão de tempo com 2 jogos atrasados; eu sempre acredito SEM tocar cornetas vazias e burras como vemos por aí, e espero um grupo mais forte em 2025 “com Renato” porque não tem outro no Brasil que faça mais que ele, e ontem jogamos um pouco mais até porque o adversário é fraco, mas a gente vinha tendo dificuldades até com os pequenos, ufa, vitória de 3×1 que nos classificou na CB “mais uma vez”.

Atuação foi mais contundente em busca da classificação, e o Operário não forçou muito nossa defesa fazendo um golinho em mais uma bola aérea, mas a zaga esteve bem sem muita pressão, tendo no meio Villassanti de novo soberano e com Edenílson crescendo no setor, mas saiu com um desconforto; tá broca essas lesões, acho que tem algo à ver com a Geografia do sul que joga com zero grau na quarta e 38º ou 40º no domingo em Recife, RJ ou Fortaleza, acho que isso pesa muito em nossa região, e faz tempo.

Na frente destaques para Pavón, Soteldo e Gustavinho que tiveram boa atuação fazendo os gols e muita movimentação nos dando a tranquila classificação diante de um adversário batido facilmente, era o protocolo.

A direção anunciou duas contratações e não sei quem são Monsalve e Aravena, um Colombiano e outro Chileno, só espero NÃO sejam dois Bezossi ou Campáz tratados como revelação sendo um da argentina que sucumbiu por aqui. Acho que argentino bom não vem pro sul do Brasil, vai direto pra Europa, sempre foi assim

Entendo que ontem deu pro gasto com vitória num momento importante que pode dar um UP neste percurso difícil no BR, mas precisamos de mais reforços na zaga e no ataque porque Diego Costa tem quase 36 anos, e André Catarina e Jardiel vivem lesionados neste elenco sofrível que a direção montou em 2024 sempre sem receitas.

Oremos ….. !!!!!

Vergonha

Vergonha, é o que senti quando o Juventude marcou seu terceiro gol, fechando sua vitória sobre o Grêmio por 3 a 0, um resultado que poderia ser ampliado na reta final. Como pano de fundo para mais uma atuação incômoda e, por vezes, deprimente, o coro da torcida caxiense ‘homenageando’ seu algoz tradicional.

São erros de maior ou menor porte que levaram o clube à essa situação, a de consolidar a cada rodada sua triste posição de candidato a cair mais uma vez para a segunda divisão. Vergonha das vergonhas.

O técnico Renato e a direção têm obrigação de tirar o clube de maior torcida do Estado dessa enrascada. É o mínimo que eles precisam fazer.

Até o jogo deste domingo eu realmente acreditava que o time não seria rebaixado. Tem um baita treinador e um elenco para figurar na ponta de cima, ou pelo menos numa zona intermediária da tabela.

O time vinha de dois empates e atuações estimulantes. Até poderia ter vencido. Aí, quando se vê, na rodada seguinte, uma goleada tipo pára-te-quieto, tipo cai-na-real.

Mas o começo até que foi bom. Uma bola na trave, e um certo controle do jogo. Aí vem o goleiro Rafael, cuja contratação não se justifica, aliás como outras, a comete uma falha. Penso que essa é a falha mais grotesca dos goleiros gremistas na temporada.

Até poderia ser definida como ‘frango’, e olha que eu sou um defensor dos goleiros. Bem, aí veio o segundo gol, falha do grande Geromel. Mas é do jogo, e Geromel tem muito crédito. Já o Rafael…

Não vou me alongar. Só quero finalizar lembrando que quando Diego Costa se lesionou, deixando o time sem pai nem mãe, eu disse que sem ele o Grêmio não iria a lugar algum.

Sei que a direção andou tentando, mas sem sucesso. Na verdade tenho medo do que possa vir. Quem sabe um novo JP?

Sobre Renato: ele tem responsabilidade claro, mas com atenuantes. Falta alguem no departamento de futebol para com ele dialogar e, principalmente, faltam recursos para contratar uns dois ou três atacantes. O campeonato é muito longo, o que exige praticamente dois times titulares. Haja grana!

Quando o resultado é o mais importante

COPIÃO DE TUDO (INTERINO)

Um amigo de longa data me disse após o jogo de hoje que “é certo que o time vai melhorar no retorno dos desfalques e lesionados, mas vendo os jogos do Grêmio, isso me cansa, levanto da frente da TV e vou fazer algo, pois não da vontade de assistir. Esta fase vai passar mas ta Drury’s” ….. e eu concordo com ele.

Hoje eu achei que fomos mais insinuantes neste jogo, mas chutar 16 bolas, com 9 na casinha e fazer apenas 1×0 é preocupante mesmo “TAMBÉM” entendendo que voltando os lesionados, selecionados, chegando os contratados em agosto, e com 2 jogos à menos tudo pode e deve melhorar, mas este elenco é fraco demais.

FORA ANTONIO BRUM, como pode um Dentista ser Diretor de futebol com tão pouco conhecimento e capacidade de montar um elenco do tamanho do Grêmio, e era o esperto e visionário Paulo Caleffi que disseram que estava errado, mas nos trouxe a melhor e maior contratação dos 121 anos de história do clube, pautava os repórter metidos a besta nas coletivas, provava o que dizia, indicava soluções, por isso, incomodava demais a ICCA com aqueles eternos “jornaleiros estagiários” nos canais esportivos da capital.

Como já disse aqui, pra mim faltam 10 vitórias + 5 empates em 2024 para não cair no Brasileirão, pois é só isso que nos resta neste ano trágico em nosso estado, nada mais porque não acredito na Copa do Brasil e nem na Libertadores com este elenco, sem chances nenhuma, talvez com Renato a gente vai mais perto das finais porque ele SEMPRE tira leite de pedra em todas as passagens no Grêmio nos entregando muito mais do se espera, mas pra mim, 2024 acabou.

Na coletiva, Renato seguiu sereno e tranquilo com o correto discurso e certeza absoluta de que com seu trabalho vamos decolar principalmente após esta janela de agosto, e de um Midas nunca se duvida, então, segue o planejamento.

Oremos ….. !!!!!

Texto de Copião de Tudo

Grêmio entra na zona de rebaixamento

No post anterior afirmei que a ausência de Diego Costa será fatal para o Grêmio. Neste domingo, contra o Botafogo, ficou ainda mais evidente que o time perde muito sem DC.

A perda poderia ser amenizada se o Mestre Renato Portaluppi parasse de insistir com JP Galvão, um dos piores centroavantes que eu vi jogar no tricolor. E olha que a lista é grande.

Tem um que logo em seu primeiro treino chutou o chão e detonou o dedão. Outro que me traumatizou foi Dodô, que passava os 90 minutos mascando chicletes.

Pois o JP, dizem ser bom de grupo. É bom isso, é o cara legal. Mas eu prefiro quem faça gols, e não fale com ninguém. Mas que faça aquilo que dele se espera: gols, ou infinitas assistências, aqueles passes terminais.

Não quero um mister Simpatia. Quero um atacante que contribua mais com o time. JP, que jogou umas 50 partidas e marcou meia dúzia de gols, decididamente não é esse cara. Não posso acreditar que Renato não saiba disso. Não se tira leite de pedra.

Nos dois últimos jogos, o Grêmio teve bons momentos. Se tivesse empatado não seria injustiça. Se tivesse ao menos começado com o mesmo número de jogadores de seus rivais, as chances de vencer e se distanciar da famigerada Z-4 seriam maiores, sem dúvida.

Espero que Renato tenha a humildade de admitir que essa insistência com JP pode mesmo levar o Grêmio à segundona.

Desconfio que Renato, depois de mais uma derrota, a quarta seguida no Brasileirão, vai acordar.

E que acorde bem disposto e inspirado. Estamos entrando na semana Grenal (sábado, no Couto Pereira). Ah, antes tem o Fortaleza, na quarta-feira.

A falta que faz Diego Costa

Não vi e não gostei. Pelo que leio nas redes sociais, inclusive nos comentários nos post anterior, o Flamengo mereceu os 2 a 1, gol marcado por Edenilson nos acréscimos. Foi, na realidade, um duelo de times mistos. As duas equipes perdendo titulares por conta de convocações e lesões.

Ficou claro que o grupo do Flamengo é superior tecnicamente. Aliás, é o melhor do campeonato, e o favorito ao título do Brasileirão.

O Grêmio, com Renato milagreiro no comando, seria um forte candidato. A lesão de Diego Costa, que vinha de atuações semelhantes as de Suarez, joga o tricolor na vala comum daqueles que nada ambicionam além de escapar da queda para a segunda divisão.

Nunca esquecendo que o Grêmio ganhou apenas seis pontos em seis jogos. Ou seja, flerta com a Z-4.

Estou sendo pessimista demais? Pode ser, mas o que esperar de um time que tem como alternativa ofensiva um jogador como JP Galvão? Com ele em campo o Grêmio já entra em inferioridade.

Então, sai um jogador decisivo, uma liderança, e entra em seu lugar um JP, cuja contribuição é praticamente zero.

Com o grupo que tem hoje, seria o caso de mudar o esquema, escalando jogadores de movimentação até a volta do titular da camisa 9.

Para agravar, os nomes especulados como possíveis reforços não são lá essas coisas.

Com os cofres raspados, eu apostaria no Everaldo, que hoje está no Bahia.

Melhor que a encomenda

Depois da arrancada assustadora na Libertadores, uma reação quase apoteótica, que terminou com o empate por 1 a 1 com o Estudiantes. Que venha o Fluminense. Um clássico nacional, sem favorito.

O Grêmio mais uma vez não poderá jogar em seu estádio, o que dificulta ainda mais a missão do mestre Renato Portaluppi e seus comandados. Mais um desafio para o tricolor gaúcho.

Para quem reagiu da forma como o time do guerreiro Kanneman reagiu para garantir a classificação não há limites a este clube imortal.

Um clube capaz de lotar um estádio de outro Estado, no caso o Paraná, tem condições de superar qualquer tipo de obstáculo.

A torcida gremista mostrou ao Brasil inteiro, e até outros países, a grandeza do Grêmio. Mais uma façanha que serve de modelo a toda terra.

Orgulho de ser gremista!

Confesso que quase joguei a toalha diante do início horroroso.

Em especial fora de campo Foi, e ainda é, um período doloroso pra todos nós. O futebol se tornou uma coisa menor, sem sentido.

Só agora estou conseguindo sentar diante do teclado. Sei de muita gente que também ficou abatida, sem forças.

Conforme o título do meu penúltimo post, realmente é um difícil recomeço.

JP

Finalizando, um recomeço ainda mais difícil pra quem tem JP Galvão como opção. Aliás, disse isso logo que o vi com a camisa tricolor.

Vida que segue: retomando os trabalhos aos poucos no futebol

TEXTO DE COPIÃO DE TUDO

Muito difícil escrever qualquer coisa relacionada ao futebol neste momento em que tantas pessoas sofrem perdas imensas mais o flagelo em nosso estado, e confesso que não ando aguentando assistir tudo o que me chega sobre esse assunto, é doloroso, mas a vida segue mesmo assim a todos que estão com espaço e liberdade para trabalhar, agir, se movimentar e produzir dentro desta calamidade que se abateu sobre nosso povo.

Lamentável, mas vamos lá, na tentativa de seguir o percurso.

Os movimentos da dupla Grenal nos mostram que estão reiniciando lentamente os passos para retomar os trabalhos, e mesmo que a CBF suspendeu hoje as duas próximas rodadas do Brasileirão, me parece que a Copa do Brasil seguirá normalmente assim como a Conmebol também “não cedeu” em suspender seus jogos, afinal, seus torneios são disputados em todo o continente.

Entendo ser difícil esta decisão, mas o sentido humanitário é mais forte, e pesou na CBF diante da pressão de quase todos os clubes, e depois, o calendário já apertado será espremido mais ainda por necessidades, é o que temos.

Para os dois jogos da Libertadores como mandante, o Grêmio aceitou e optou por treinar no CT do Corínthians e disputar esses jogos no Couto Pereira em Curitiba por uma questão de logística e de menor desgaste do grupo, pois assim também será mais fácil receber agora lá os atletas que estão espalhados pelo Brasil, e os que estão em POA seguem até Florianópolis via terrestre, e de lá a SP via aérea.

Eles se apresentam dia 17 e treinam por 10 dias para retomar o preparo e forças, pois os jogos serão dias 29/05 contra o The Strongest as 19 horas e dia 08/06 contra o Estudiantes também as 19 horas ambos em Curitiba.

Depois disso, aguardamos o que a CBF vai decidir fazer nas datas Fifa da Copa América de 14/06 a 14/07 diante deste imbróglio todo criado neste momento climático catastrófico ao RS, mas esta retomada precisa acontecer mesmo que a dupla Grenal tenham problemas na recuperação dos seus CT’s, da Arena e Beira Rio nos próximos 60, 80 dias.

Como disse o Ilgo, deve haver o bom senso em todas as decisões.
Aguardamos cenas dos próximos capítulos.
Oremos ….. !!!!!