Suárez: uma estreia retumbante com 3 gols e belas jogadas

Todos aqueles que questionaram o interesse do Grêmio por Suárez e, mais ainda, sua contratação, enfiaram a viola no saco do recalque e da inveja com os três gols que o uruguaio marcou na vitória por 4 a 1 sobre o São Luiz, na conquista do título da Recopa Gaúcha.

Quer dizer, o Grêmio já tem o que festejar no final da temporada, o que nem todos os clubes terão. O Inter, por exemplo, não comemora coisa alguma faz horas, e ainda assim seus torcedores se acham no direito de cornetear os gremistas, o que fazem incansavelmente alguns cronistas esportivos despeitados da praça.

Mas a noite é tricolor. Quase 50 mil torcedores foram à Arena para conferir principalmente a estreia de Suárez, que já rendeu aos cofres do clube mais de 500 mil Reais só com a venda camisa celeste número 9.

Muito além do ganho financeiro está o que esse uruguaio, uma legenda da história do futebol do seu país, pode ofertar tecnicamente dentro de campo. Ontem, foi uma amostra. E que amostra.

Não lembro de uma estreia tão fulgurante no Grêmio. Alguém lembra? Minha memória não anda lá essas coisas, mas o fato é que foi emocionante ver um camisa 9 do Grêmio jogar tanto futebol. Confesso que quando ele marcou o terceiro gol eu me emocionei.

O Grêmio, finalmente, tem um centroavante capaz de fazer a diferença, pensei enquanto lembrava outros camisas 9, como Jardel, Alcindo, Baltazar e mais alguns também com passagem marcante.

Arrisco dizer estamos diante de um camisa 9 que irá marcar seu nome na história grandiosa do Grêmio.

Uma projeção que faço nem tanto pelos gols, mas especialmente pelo repertório de jogadas que o consagraram no mundo e agora estão à disposição do Grêmio, graçaz à ousadia e criatividade da direção tricolor. Os dirigente não deram ouvidos para a imprensa vermelha nem para a facção mais ranzinza da nação tricolo, que ocupa as redes só para destilar veneno.

O resultado é que Suárez está aí para alegrar meus olhos saudosos de belas e produtivas jogadas. Lances que fogem do lugar comum, e que, em alguns casos, beiram à genialidade. Suárez dá a impressão de que jogar futebol é fácil.

SAUDAÇÃO

Estou de volta para o meu aconchego. Obrigado a todos.