O futuro dos clubes e SAF’s

(Interino: Copião de Tudo)

Ontem recebi de um amigo três links, com fontes diferentes do clube, falando sobre a informação do CEO Carlos Amodêo ter comunicado o Presidente Romildo que assim que se confirmar na tabela a garantia do Grêmio voltar a Elite em 2023, ele se desligaria imediatamente do clube. Pois estaria sendo assediado por outros quatro grandes do Brasil com propostas pelos seus bons serviços como CEO no próximo ano.

Isso me fez lembrar do querido amigo Eduardo aqui no Blog que insiste – com meus respeitos – em achar que Amodêo atua forte para vender o Grêmio por interesses próprios no assunto. Porém, ouvi do próprio CEO num Assado do Duda Garbi que esse assunto nunca “sequer” entrou na pauta do clube.

Para ajudar a elucidar um debate desse assunto, vi uma Live recentemente de um membro da ótima Pluri Consultoria de Futebol dando opiniões, sugestões, detalhes e bons pitacos sobre esse momento decisivo de alguns clubes com pontos à serem muito bem analisados à quem decidir entrar nessa inconstante e insegura negociação da SAF.

Por exemplo: se os 20 clubes brasileiros da série A aderir ao SAF, quatro deles vão continuar caindo todos os anos. Então, o SAF não é a solução, é apenas um colete salva-vidas “de momento” principalmente dos “clubes afogados” que estão só com o dedinho de fora da água pedindo socorro devido aos seus rombos superiores a R$ 700/800 milhões. Sendo que 3 ou 4 grandes já ultrapassaram a barreira impagável do um bilhão.

Logo, para estes clubes “talvez” a SAF seja uma “única” solução mesmo que não seja para todos os clubes, pois o maior clube e mais vencedor do mundo é o associativo Real Madrid, ou Barcelona, ou o grande Bayern de Munique que tem menos de 50% negociados com a SAF, então …..

….. não existe uma regra, até porque esses movimentos da SAF agora tá lindo, dinheiro entrando, contratando, pagando pequenas dívidas de curto prazo, renegociando outras, tudo bem legal, mas daqui a 10 anos o cenário será bem diferente, terão que ter retornos altíssimos no percurso, e, conseguirão?

Veremos um monte de donos aí querendo as três taças grandes todos os anos, dinheiro “retornando”, revelações da base, e são poucas taças em disputa para 20 ou 30 clubes todos os anos com seus donos querendo os visados LUCROS, “ou” procurando compradores para se desfazer das bombas adquiridas e cagadas feitas no meio do caminho vendendo por menos que comprou porque é assim que a roda gira no mundo esportivo onde tudo tem que ser rápido e pontual.

Como já disse aqui, vejo nosso clube quieto nesta questão mesmo “passando” um ano na série B porque tivemos sim uma administração segura desde a volta de Fábio Koff em janeiro 2013 com nossa nova e poderosa Arena quando ELE iniciou o processo de nossa reestruturação tendo seu sucessor nos tirado da fila levantando taças, aumentando receitas, melhorando contratos, pagando contas, baixando rombos, valorizando ativos, aumentando quadro social, patrimônio, investindo na base, revelando garotos com retornos financeiros, e isso comprova que temos sim um grande valor e capacidade de gestão.

Essas nossas eleições de 2022 com até três candidatos da situação, promete muito.
Aguardemos, e oremos ….. !!!!!

(Interino: Copião de Tudo)