Roger simplifica e ajusta o time para não perder

Em suas idas e vindas em relação ao time, o técnico Roger Machado está encontrando um formato mais adequado para as asperezas da segundona nacional.

Em resumo, o negócio é se defender e atacar quando puder, jogando a bola para Diego Souza encontrar soluções ofensivas para ele próprio e, generosamente, para o time, carente de qualidade do meio para a frente.

Bem ou mal, Roger conseguiu equilibrar o time, que se mantém no pelotão (sem qualquer conotação verde-oliva) de cima, onde cinco equipes disputam uma das quatro vagas que levam à série A.

O problema é que o time de Roger pratica um futebol sofrível. Precisa jogar mais para terminar entre os quatro. No momento, ninguém ter certeza de que o Grêmio vai atingir seu objetivo.

Não tenho dúvidas, porém, de que com o time atual o sofrimento irá até a última rodada. Aliás, escrevi essa previsão aqui logo nas primeiras rodadas.

Agora, tudo muda de figura se Lucas corresponder às expectativa, coisa que outro talento lapidado no clube (o Douglas Costa) não conseguiu. Mas é só prestar atenção nas palavras e ações de Lucas que se trata de vinho de outra pipa. Aposto todas as fichas nele.

Então, com Lucas ajeitando esse meio campo instável, o Grêmio aumenta suas chances de vencer a disputa (hoje com o Sport, do técnico Lisca, que muitos queriam no Grêmio neste momento. Eu fora dessa.

Há movimentações para reforçar o time, como esse Nathan, que pertence ao Atlético MG. Tem o Guilherme voltando e até o Thaciano. Confesso que nenhum me entusiasma.

Importante é que o Grêmio se mantenha na linha de frente para evitar desespero na reta final, como aconteceu naqueles dias tenebrosos da batalha dos Aflitos.

BAHIA

O time baiano faz boa campanha, mas não acho que seja superior ao Grêmio completo.

São equipes que se nivelam. Aliás, apenas o Cruzeiro se diferencia. Teve um começo avassalador, ajudado por erros ‘humanos’ e com isso o time ganhou moral e hoje praticamente depende só de si para ser campeão da série B.

Sobre o jogo contra o Bahia, digo apenas que me satisfaço com o empate. Nosso time ainda não está com moral e confiança para jogar da mesma forma dentro e fora de casa.

Então, é fechar a casinha e seja o que Deus quiser.

GOLEIRO

Grando inventou de falhar justamente agora que o titular Brenno está fora por lesão, sem previsão de retorno em pouco tempo.

Gosto do Grando. Mas como é goleiro da casa precisa mostrar mais do que algum goleiro que venha de fora.

Espero que ele tenha superado seu erro contra o Londrina e se firme completamente para enfrentar os desafios que teremos na competição.

A vaga passa pelas mãos do jovem goleiro. Levo fé nele.