Grêmio empata de novo, indicando que mudanças são necessárias e urgentes

No dia 25 preconizei e defendi neste espaço a adoção de providências radicais para tirar o Grêmio do buraco em que se meteu desde a reeleição (por aclamação) de Romildo, quando a derrocada começou.

Em vez de medidas paliativas, soluções amargas. Defendi mudanças urgentes no departamento de futebol: a começar pelo vice Denis Abraão.

Hoje, após o empate com o Vila Nova, ele praticamente assinou seu desligamento ao dizer que não sabe explicar o que está acontecendo. Se ele que vive o dia a dia do futebol gremista não sabe o que está ocorrendo, quem vai saber?

São poucos os nomes com preparo e experiência para assumir essa missão agora. Conforme escrevi, Preis e Ico Roman são os mais indicados.

A substituição do ‘homem forte’ do futebol precisa ser acompanhada da troca da comissão técnica. Roger Machado dificilmente vai extrair mais do grupo atual. Por outro lado, quem poderia substituí-lo? Sugeri dois nomes: Renato (favorito nas redes sociais), e Cuca.

Tanto para o comando do futebol como do time, será necessária uma engenharia política, muita habilidade e humildade principalmente para o cargo de vice de futebol.

No caso de Renato, também há arestas a serem aparadas. Será que a frase aquela de que um chamado do Grêmio é uma convocação terá validade em relaçao à direção atual e seu Conselho Administrativo?

QUEDA?

Há informações de que Roger pode cair nas próximas horas. Duvido. Não é o modo Romildo de operar. Velocidade não é o forte de Romildo, que faz mais o estilo empurra com a barriga ou mata no cansaço.

Bem, seja quem for, o técnico gremista terá problemas para enfrentar o Vasco, quinta-feira à noite, no Rio. VilllaSanti e Campaz foram convocados para suas seleções. O primeiro fará muita falta.

O JOGO

O Grêmio até que construiu algumas boas jogadas. Biel perdeu uma chance clara ao chutar sobre o goleiro, mostrando que não é um matador.

O tricolor teve um gol anulado, num lance muito discutível. Era jogada para ser conferida com o VAR. Mas, decididamente, o Grêmio não conta com a simpatia das arbitagens. Será que o Chico Noveletto tem alguma coisa a ver com isso.

O Vila Nova também criou situações, numa delas Bruno Alves evitou o gol com o peito, com a bola ainda batendo na trave.

De resto, foi mais um jogo ruim de série B, com uma atuação irritante do Grêmio, que a continuar assim não termina entre os quatro primeiros.