O favorito não assume o favoritismo mesmo num estádio com torcida única

O Grenal que tem a numeração de um esquema de jogo, o 434, não apresenta um favorito. Não deveria ser assim. Afinal, um clube disputa vaga direta para a Libertadores 2022, enquanto o outro vive a constrangedora situação de lutar contra o rebaixamento.

O favorito, em tese, é o Inter. Tem um time mais entrosado e com moral mais elevado, enquanto o Grêmio tenta se aprumar na competição. Mas não está fácil, porque mesmo quando joga melhor, como foi contra o líder Atlético, ainda enfrenta arbitragens devastadoras.

O Grêmio tem a seu favor neste sábado, 19h, no Beira-Rio, só com torcida vermelha – é impressionante a agilidade do tribunal desportivo gaúcho quando se trata de punir o Tricolor – o retrospecto recente.

São 20 clássicos com o técnico Renato Portaluppi no comando. NOVE vitórias, 8 empates e 3 derrotas. Vinte gols a favor e oito contra.

Além de uma sequência humilhante de vitórias em clássicos, não pode ser ignorado o lance do arrego, no qual jogadores colorados pediram que o Grêmio diminuísse o ritmo para não golear.

Foi um evento marcante, inédito, raríssimo, que os colorados amargam e alguns gremistas azedos menosprezam porque foi sob a tutela do técnico Renato, talvez o profissional que mais grenais venceu com a camisa tricolor.

Pois agora, mesmo com um time melhor estruturado, contra um Grêmio instável, nem assim os colorados, de um modo geral, arriscam apontar o favoritismo do Inter.

Até os mais fanáticos colorados da mídia estão discretos. Aprenderam nos últimos anos a respeitar mais o seu grande rival. Fazem brincadeiras, em especial com o fantasma da segundona (dizem que ele vai aparecer durante o jogo), mas são cautelosos, não falam em placar avantajado, por exemplo.

Mas não disfarçam o sonho de uma goleada estrondosa, como aqueles 5 a 0 aplicados pelo Grêmio com Roger Machado no comando. Essa goleada doeu, e ainda dói nos colorados.

Os colorados querem porque querem recuperar a hegemonia no Estado. Estão poupando jogadores nos últimos 15 dias só para colocar em campo sua força máxima no jogo deste sábado. Perderam muitos pontos com essa estratégia.

Portanto, o Grêmio terá de ser muito valente. O Inter praticamente joga sua vida neste Grenal. Se perder, depois de tanto esforço, a casa poderá cair.

O TIME GREMISTA

Eu começaria praticamente com o time que venceu moralmente o Atlético Mineiro, e que teve um começo avassalador, reconhecido até pelos atleticanos.

Nesse jogo, o time de Mancini mostrou a sua cara, mostrou que pode competir de igual para igual com qualquer outro do Brasileiro. Pena que chegou tarde…

Então, acredito que o time terá:

Chapecó; Rafinha, Geromel, Kanemann e o eterno Cortez; Lucas Silva, Thiago Santos e Villasanti; Douglas Costa, Borja (que vai fazer os gols que ficou devendo) e Ferreira (Campaz ou Alisson).

Esse deve ser o time que irá enfrentar um estádio todo vermelho, torcendo para que a arbitragem não lhe prejudique, que tenha uma atuação correta, imparcial.

Se isso acontecer, o Grêmio vence.