Provável punição do Sport pode ajudar o Grêmio a sair do Z-4

O caminho do Grêmio para sair do grupo de zumbis do Z-4 foi, em princípio, aplainado pelo Sport Recife, adversário do tricolor, no domingo, 20h30m, com a Arena recebendo público depois de mais de um ano.

A inscrição irregular de um jogador cedido pelo Inter, o zagueiro Pedro Henrique, pode custar a perda de 17 pontos do clube pernambuco, ou seja, rebaixamento antecipado.

Pedro Henrique teve sete partidas oficialmente disputadas pelo Inter na Série A e não poderia defender outro clube na competição – conforme consta também no regulamento específico do Brasileiro, além do Código Brasileiro de Justiça Desportiva.

Penso que a participação do Inter nesse imbroglio deveria ser examinada com lupa, porque o clube, imagino eu, sabia da situação irregular do atleta para fins de escalação no Campeonato Brasileiro.

Há farta documentação sobre esse fato.

Se for confirmado o que está previsto e não aparecer um PDF adulterado o Grêmio escapa facilmente da queda, porque duas vagas já teriam donos: Chapecoense e Sport.

ARENA

Pois é esse Sport em crise, envolvendo dirigentes e jogadores, que o Grêmio irá enfrentar no retorno de público na Arena depois de mais de um ano.

É um reforço importante para o tricolor contar com a volta do grito da torcida, do seu apoio, de sua energia positiva. Acredito que alguns pontos nas primeiras rodadas da competição não teriam sido perdidos tendo a torcida ao lado.

É claro que se o time não corresponder minimamente o efeito pode ser o contrário. A torcida está aflita, assustada, irritada com alguns fatos e ansiosa para manifestar-se ao vivo, não apenas pelas redes sociais.

ALERTA

É importante que o torcedor não se deixe influenciar pela campanha sórdida de colunistas vermelhos e até de gremistas contra Felipão. Pregar a queda do treinador nesse momento é coisa de quem não deseja o bem do clube.