Grêmio vence a LDU ao estilo de Luiz Felipe Scolari: 1 a 0

Achei a LDU forte lá em Casablanca, no Equador, a 2.740 metros de altitude, pois levou perigos no 1º tempo e obrigou nosso grande goleiro Gabriel Chapecó a fazer duas defesas difíceis. A primeira aos 08m30s, chute de Amarilla e aos 16m22s com Alcívar da entrada da área. Mas aos 18m03s, numa arrancada espetacular do Vânderson pela direita, ele atravessou uma bola na área e, PASMEM, JP, de boa atuação, disparou a la Bolt e salvou a bola na linha de lado, recuperou e cruzou na medida para Léo Pereira testar pro fundo do barbante: 0x1 Grêmio.

Chapecó ainda fez uma defesa espetacular de mão trocada no ângulo direito num chute certeiro de Billy Arce aos 36m50s, mas o Grêmio controlava o jogo ainda com fôlego, e Álisson numa arrancada pela esquerda recebeu uma bola, tabelou com JP (nota 7.8), recebeu limpa e chutou em cima do goleiro podendo matar o jogo.

Destaque no 1º tempo para nosso goleiro que pode fazer Brenno voltar da Olimpíada e sentar no banco devido suas duas grandes atuações em dois grandes jogos seguidos sem levar gol com muita segurança e com firmeza nos lances.

No 2º tempo, o Grêmio continuava seguro na defesa com Kannemann, um leão de novo, muito seguro, com Ruan na zaga, e até Lucas Silva não comprometeu jogando simples e firme. Aos 08m Vânderson tentou um cruzamento e quase acertou o ângulo oposto obrigando o goleiro a fazer grande defesa. Aos 18m o lateral Piôvi chutou rasteiro passando colado ao posto esquerdo do Chapecó.

A LDU gostava do jogo, o Grêmio já recuava se poupando visivelmente, e Billy Arce testou firme no canto esquerdo de Chapecó e passou raspando aos 21m. Aos 89m Sarará salvou quase em cima da linha após Chapecó abafar uma chegada pela direita de ataque da LDU. Aos 92m30s Ricardinho recebeu uma grande pifada de DC e na cara do goleiro, na marca do pênalti, chutou pra fora.

Destaques para Chapecó, Kannemann, Ruan, JP, que até voltou para auxiliar os volantes, e DC, com uma linda pifada, além de Léo Pereira pelo 1º tempo firme pela direita e oportunismo no gol da vitória.

Felipão segue o trabalho firme e mesmo com 5 desfalques dos titulares mostrou que pode fazer o time evoluir dentro de suas características de armar bem a defesa, fazendo o meio mais consistente. Frisando que o ataque precisa melhorar as finalizações.

Gostei do jogo, do desempenho e do resultado positivo diante das dificuldades da altitude e dos desfalques. Mérito de Felipão, que começa a moldar o time ao seu estilo.

Segue o planejamento.

TEXTO: COPIÃO DE TUDO (interino)