O goleiro é o mordomo do futebol

Nas novelas policiais, tipo as de Agatha Cristie (quem ainda não leu que vá ler, vale a pena), normalmente o culpado é o mordomo. Já no futebol, a partir da visão dos torcedores, a culpa é sempre do goleiro.

Não importa se o centroavante como Ricardinho, perca gol com a goleira vazia. Poderia citar uma penca de atacantes que já perderam ‘gols feitos’, mas fico nesse exemplo mais recente, e por se tratar de um jovem muito promissor.

Com ele, se terá toda a paciência. Já com o goleiro a tolerância é mínima. Basta um erro, que nem precisa ser um frango, para que seja fuzilado.

Vejam o caso, também recente, do goleiro Brenno. Outro jovem de futuro esplendoroso – se não for destruído no meio do caminho pelos ‘especialistas’ de arquibancada e de sofá.

Ele andou cometendo um erro infantil, fácil de ser corrigido, mas foi o que bastou para que alguns apressadinhos colocassem dúvidas sobre suas qualidades.

Brenno tem, sem dúvida, muito futuro. Um futuro que para Paulo Victor já chegou e que rapidamente se torna passado. PV está marcado na paleta. Goleiro é assim: faz dez defesas e leva um gol por ter ‘braço de motorista de kombi’, ou outra maldade do tipo. Já para o centroavante a vida é mais tranquila.

E olha que não lembro de algum erro grosseiro que Paulo Victor tenha cometido para justificar tanta raiva, tanto rancor. Sei que cobram dele o fato de não pegar pênalti. Cobrança raramente destinada a um jogador de linha.

Na verdade PVe chegou ao Grêmio já marcado por sua trajetória instável no Flamengo. Eu mesmo questionei sua contratação. Mas ele veio. E aí passei a torcer por ele.

Não sou como determinados torcedores que secam e fazem campanha nas redes sociais contra este ou aquele jogador, prejudicando o profissional e, principalmente, a equipe.

Apesar de ter feito algumas grandes atuações, outras nem tanto, como a maioria dos goleiros, PV hoje é tipo o mordomo. Ele nem precisa jogar para ser culpado.

Bastou PV ser cogitado para o lugar de Brenno contra o Brasiliente (aliás, importante vitória por 2 a 0, encaminhando bem a classificação na Copa do Brasil) que desabaram sobre ele ataques selvagens, a maioria de gente raivosa, contra sua possível escalação.

Quando PV foi confirmado desabou o mundo, com raios e trovões. Imaginem a cabeça do atleta diante desses ataques, que são suicidas, porque podem prejudicar não apenas o profissional como o próprio time.

Durante o jogo e também no final, PV continuou sendo atacado. É sério. Façam uma busca nos grupos de whatts, nos tuiteres. E isso que PV não comprometeu, não sofreu gol e ajudou na vitória.

Mesmo assim, continuou com os dedos acusatórios apontados para si. Afinal, com qualquer resultado, o goleiro é o mordomo permanente dessa novela.

É bom que o jovem Brenno não esqueça disso.