Ferreirinha atinge a maturidade e leva o Grêmio à vitória

Além da vitória por 2 a 1 sobre seu velho conhecido, o Lanús, o melhor da noite em portenha foi a certeza de que Ferreirinha alcançou a maturidade. Com isso, ele se firma como sucessor de Éverton Cebolinha e Pepê como o atacante habilidoso e driblador que rompe ‘as linhas’, como dizem agora os tecnocratas do futebol.

Artesão atento e caprichoso do primeiro gol do Grêmio, quando o jogo estava enfadonho e murrinha, Ferreirinha deu o acabamento perfeito à sua obra, ao erguer a cabeça no momento da definição da jogada para cruzar a bola na medida para Léo Pereira empurrar para a rede.

Depois, quando o jogo estava empatado em 1 a 1 e o Lanús pressionava para buscar o gol da virada, que só não aconteceu graças a Brenno, Ferreirinha deu acabamento a uma manobra ofensiva de toques precisos e deslocamentos, quase no final do jogo.

O lance terminou com Ferreirinha recebendo de Thiago Santos (vejam só!), quase na risca da pequena área, para fazer o gol da vitória. Importante registrar que a jogada teve participação de Luiz Fernando, outro que sofre com a turminha amarga das redes sociais.

Mas o Grêmio teve outros destaques, entre eles Geromel, que voltou depois de longo tempo e, ao lado do jovem Ruan, formou uma dupla de área segura, que tende a melhorar com uma sequência de jogos.

Sobre a atuação do time, percebi uma preocupação defensiva maior em relação aos jogos anteriores. Não sei se porque o jogo era fora de cada e o time está sendo reconstruído em termos de esquema e individualidades, mas o fato é que era formado um cinturão na intermediária defensiva quando o Lanús subia para o ataque. Mesmo assim, o time argentino conseguiu criar algumas situações de perigo no segundo tempo. A propósito, o primeiro tempo foi deplorável, um confronto de dois times com medo de jogar.

O técnico Tiago Nunes tem seus méritos. Armou um esquema para garantir ao menos o empate, o que fez muito bem diante das circunstâncias, e fez as substituições necessárias no segundo tempo. Aos poucos, ele vai encontrando o seu time titular.

A vitória é importante também por isso: dá mais tranquilidade para Tiago ajustar o time ao tipo de jogo que ele quer. Para isso, nada melhor que tempo e vitórias.

PRÓXIMOS JOGOS

Na próxima quinta-feira, o Grêmio, líder do seu grupo, fecha o primeiro turno na Sul-Americana em casa contra o Aragua, às 19h15. O Lanús vai à Colômbia enfrentar o La Equidad no mesmo dia, às 21h30.

Pelo Gauchão, o Tricolor duela com o Caxias, neste domingo, às 16h, no Centenário, pelo primeiro jogo da semifinal.