Diego Souza e mais 10: este é o Grêmio no momento

O Grêmio hoje é, praticamente, Diego Souza e mais dez. Foi dele o primeiro gol na vitória por 2 a 1 sobre o La Equida, na Arena, e a escorada açucarada para Paulo Miranda fazer o segundo.

Não consigo imaginar o time sem Diego Souza. Escrevo isso porque li nas redes sociais que Sport, onde DS é ídolo, e o Vasco da Gama estão assediando o empresário do goleador gremista.

Fiquei perturbado com essa especulação, porque admiro o futebol de Diego Souza desde sua primeira passagem pelo Grêmio, como volante. No ano retrasado, ele empilhou gols pelo Sport, e eu me perguntava por que ‘esse cara não vem para o Grêmio?’.

Muita gente aí ficou meio assim com a contratação do Diego Souza. Outros criticaram ferozmente, cegamente, burramente. No futebol de hoje é assim: não basta emitir uma opinião, é preciso ser agressivo, ofensivo até.

-É mais um bruxo do Renato -, disseram os ‘especialistas’, que hoje vibram com os gols de DS, mas sempre com um pé atrás. Alguns poucos reconhecem que erraram, assim como eu errei muitas vezes.

O bom é que nossos erros opinativos não afetam o time em campo nem influenciam a diretoria nos gabinetes.

Tem gente, sério! que acredita que está influindo na gestão do clube através de seus pitacos nos grupos de whatts, twitter e outros canais.

Bem, mas voltando a frase inicial, provocativa uma barbaridade! Mas é porque realmente tenho medo que algum gênio no clube queria liberar Ds para abrir caminho para outro ‘camisa 9’, talvez até em função da característica.

É claro que quando Geromel e Kannemann voltarem, já não será DS e mais dez. O goleiro Brenno, que ontem mais uma vez fez grandes defesas, também já pode entrar na lista dos tops do time, assim como Rafinha. E só.

Ferreirinha se encaminha para ser imprescindível, como foi Éverton e depois Pepê, até sua venda.

Maicon, infelizmente, já não integra esse grupo.

Jean Pyerre, apesar de toda sua técnica e alguns lances realmente diferenciados, precisa evoluir mais para pertencer a essa ‘elite’.

Por enquanto, JP é apenas um jogador que pode ser negociado que ninguém vai protestar. Diferente do Ferreirinha.

Por fim, destacar a vitória na sul-americana. Acho importante buscar o título da competição. Pelo dinheiro e pela classificação à Libertadores.

Neste sábado, o Grêmio enfrenta o Ypiranga, em Erexim. Espero que já tenha seu novo técnico, Tiago Nunes, no comando. Na quinta, joga contra o Lanús, na Argentina. Espero que até lá Geromel e Kannemann já possam jogar.