Grêmio arranca com derrota, mas tem tudo para reverter na Arena

Foi com absoluta serenidade que vi o Grêmio perder por 2 a 1 para o Independiente del Valle. Em nenhum momento no jogo fiquei tenso como costuma acontecer em jogos de mata-mata.

Só fiquei preocupado após o pênalti que colocou os equatorianos em vantagem e deixou o Grêmio com um a menos, tendo quase todo o segundo tempo para ampliar. Foi aí que tem pelo pior. Mais um gol e o adversário entraria com tudo para garantir a classificação no jogo da volta, quarta-feira, 19h15.

O del Valle não soube aproveitar a vantagem numérica, apesar de ter um ataque insinuante. O Grêmio colocou duas linhas de marcação, congestionou o meio de campo e disputou uma final de Copa do Mundo. Foi uma prova de fogo para a gurizada, que, aliás, foi aprovada com louvor.

Em casa, o Grêmio tem todas as condições de garantir a vaga. Vitória por 1 a 0 já classifica, mas acho que o Grêmio ganha por uns dois ou três gols.

Por que tanta tranquilidade? Brenno confirmou que é um grande goleiro. Para ele foi bom esse teste de jogar um mata-mata em Libertadores com um jogador a menos.

Outro fator que me faz acreditar na vaga sem maiores dificuldades: o Grêmio já era para terminar o primeiro tempo com 2 a 0, o que deixaria o rival mais vulnerável no segundo. Um erro grosseiro da bandeirinha anulou o golaço de Ferreira em bela jogada de Diego Souza.

Depois, logo no começo do segundo tempo, DS perdeu um gol que ele costuma fazer com um pé nas costas. Ele deveria ter chutado de primeira. Tentou driblar, mas ele não é mais um guri para vencer uma disputa com o goleiro no drible. Já não tem o arranque de outros tempos, embora continue sendo um grande atacante.

Então, o Grêmio poderia ter fechado com 3 gols antes de o Valle marcar o seu primeiro.

Continuo tranquilo e convencido de que o Grêmio se classifica. Mas no futebol tudo é possível.