Alisson, o operário do time na mira dos torcedores raivosos

Alisson é a nova ‘Geni’ do Grêmio. Não é de hoje, mas não me lembro de ter visto tanta crítica como no Grenal que começou no dia 3 e terminou nos primeiros minutos do aniversário colorado.

O bombardeio contra ele nas redes sociais, em especial nos grupos de whatts, foi intenso, mesmo com a belíssima vitória sobre o velho rival. Imagino como seria se o jogo terminasse empatado, como se desenhava pelo que aconteceu no jogo.

Tem gente que mal começa o jogo e já está ali teclando, atacando Alisson ou algum outro jogador, como se Renato, à beira do campo, estivesse recebendo as mensagens e logo mudaria o time para atender o torcedor.

Quer dizer, nada do que o sujeito escreve, ‘cheio de razão’, vai mudar o rumo da partida. Punheta de quem não tem nada pra fazer.

Por que não esperar o fim do jogo para massacrar Alisson, um jogador importante não para o torcedor sabichão, mas para quem decide? No caso, o técnico Renato Portaluppi, esse ‘burro’ que devolveu o clube ao seu devido lugar, com títulos nacionais, internacionais, regionais e vitórias sucessivas sobre o velho rival.

Não, esse torcedor que despeja suas decepções e frustrações no teclado quer se exibir, mostrar que sabe tudo e que Renato nada sabe, não passa de um ‘entregador de camiseta’. Quem sabe das coisas é ele, o torcedor alucinado.

Não adianta explicar que Alisson cumpre uma função tática importante, ajudando a fechar o meio, marcando o lateral que sobe e ainda saindo de trás para organizar jogadas – e é aí que Alisson começa a se atrapalhar um pouco.

Mas é preciso olhar o todo. Alisson é uma formiga operária. No Grenal, ele fez boas jogadas, combateu e foi intenso. Foi mal, porém, em duas ou três jogadas de penúltimo ou último passe, mas nada que justificasse tanta raiva de parte da torcida tricolor.

Alisson é o tipo de jogador tático, cumpridor de funções dentro de campo. O espertinho vai dizer que uma delas é irritar a torcida. É difícil encontrar um treinador que não tenha o seu (jogador tático) de estimação. Se eu tivesse boa memória poderia listar uma dezena.

Mas vai explicar isso para quem em vez de assistir ao jogo fica teclando desde que a bola começa a rolar.

Ah, eu gostaria de alguém melhor que o Alisson, que tenha humildade para cumprir funções e seja mais qualificado com a bola nos pés. Mas não vejo ninguém melhor no grupo atual.

SOTELDO

O Grêmio manifesta interesse no pequeno grande Soteldo. Seria um bom reforço, mas acho que não vale investir tanto dinheiro numa posição em que o time parece bem servido. Agora, se ele faz a função do Alisson…