Grêmio tem a base. Falta qualificar com contratações cirúrgicas

Segunda-feira, o time dos sobrinhos do Tio Cortez passou pelo Teste do Potreiro, que vem a ser um piso com ondulações, panelões e até cocuruto, também conhecido por ‘montinho artilheiro’.

O piso do Passo d’Areia é tão confiável quanto seu idealizador.

A gurizada teve mais dificuldade para colocar em prática seu padrão de jogo de toques de bola, mas ainda assim foi quem teve a iniciativa como um time veterano diante dos marmanjos do São José.

O time praticamente repetiu o futebol apresentado nos jogos anteriores. O que faltou para vencer foi mais eficiência nas conclusões a gol e melhor no acabamento das jogada, como o último e penúltimo passes.

Os nomes que despontam são os mesmos, sinalizando que são os jovens mais ‘prontos’ para disputar posição no time titular.

O goleiro Brenno, apesar da falha, segue como favorito para ser titular diante do que o clube dispõe, mas no futebol a posição mais complicada é a do goleiro, um solitário. Cada jogo é um desafio.

Outra posição que exige muito do jogador é a de articulador, que precisa marcar, organizar, criar e fazer gol. Pedro Lucas tem condições para isso. Mas não já, até pelo porte físico. Eu o testaria em outra função, talvez na de Alisson. Pedro Lucas é um guri de muito futuro, sem dúvida. E marcou um golaço.

É o Grêmio asfaltando o caminho para o futuro próximo. Falta agora é qualificar o time para o presente sem comprometer muito a saúde financeira do clube.

Agora, nada de contratos de mais um ano com jogadores em final de carreira, por melhores que sejam.

A base está aí.