O sonho impossível de Matheus Henrique

Matheus Henrique é um sonhador. “Sonhar não custa nada’, diz o belo samba enredo campeão do carnaval carioca de 92, querendo nos fazer acreditar que o sonho não tem custo. Nesta minha longa trajetória já sonhei muito, hoje sonho menos, porque o tempo a cada dia fica menor, já não há muito espaço para sonhos.

Aprendi que qualquer sonho precisa ter amparo na realidade. Caso contrário vira frustração, que vai se acumulando. São desilusões que se sedimentam dentro da gente e nos tornam mais duros, amargos e céticos.

No caso do jovem MH, que tem todo o direito de sonhar porque tem um longo caminho pela frente, é natural que se busque o objetivo maior. No caso do Brasileirão, ele afirmou que o time vai lutar pela vaga direta à Libertadores de 2021.

Está aí um sonho típico de quem sonha desprezando a realidade e a caminhada claudicante do Grêmio na competição. Se, por exemplo, o time tivesse vencido o Grenal – e teve todas as condições para isso, independente da arbitragem -, estaria com 2 pontos a mais.

Aí sim o sonho de MH teria condições de ser concretizado. No quadro atual, o sonho logo irá virar fumaça. Com base na realidade, e no retrospecto de inúmeras decepções após derrotas inesperadas, não vejo chance alguma de vaga direta, ou seja, de terminar no G4.

O melhor que o torcedor pode fazer agora é torcer para que o time garanta a vaga indireta e, de quebra. seque pelo fracasso do coirmão. Fora isso, é delírio, não sonho, e muito menos meta a ser atingida.

São três jogos que faltam. Neste domingo, 20h30m, pega um São Paulo com técnico interino. Tem tudo para vencer. O time vai completo, fora o Geromel. Quer dizer, tem tudo para somar 3 pontos.

Mas já foi assim em jogos aparentemente ‘fáceis’, como contra o Sport, na Arena. O Grêmio foi batido pelo time treinado por Jair Ventura, este que se credenciou a substituir Renato após vencer o Inter e tornar o sonho colorado de tetra no Brasileiro mais próximo de um pesadelo.

O jogo contra o SP é o tal jogo de 6 pontos.

Depois, dia 21, tem o Atlético PR, na Arena. São dois jogos em que Renato irá com os titulares, força máxima.

O problema é o jogo do dia 25, contra o Bragantino, fora. Três dias depois, o Grêmio começa a decidir a Copa do Brasil com o Palmeiras. Qual a chance de Renato escalar um time titular, ou próximo disso, contra o BRagantino?

E quem vai condenar Renato e a direção? CB é prioridade.

Portanto, vaga direta na Libertadores é um sonho impossível.

Mas, como diz a linda canção , na vida não existe nada realmente impossível:

“Sonhar mais um sonho impossível
Lutar quando é fácil ceder
Vencer o inimigo invencível…”

Depois que o jabuti escalou uma árvore e se mantém no topo, realmente nada na vida é impossível.