Grêmio leva susto mas vence o Cuiabá e encaminha classificação

Por desconhecimento e uma dose de soberba não levei muita fé no Cuiabá, principalmente quando informaram que o time estaria desfalcado de sete titulares, e, como se não bastasse, estaria sem seu técnico, o glorioso Chamusca. Bah, vai ser uma barbada, pensei.

Não foi. Durante boa parte do primeiro tempo, o Grêmio dominou e até poderia ter encaminhado a vitória com um pouco mais de tranquilidade. No segundo tempo, tudo mudou. o Grêmio levou uma pressão inesperada. Não fosse o goleiro Vanderlei, o Cuiabá teria empatado.

O Grêmio abriu o placar com um gol do Diego Souza, que muitos apressadinhos já decretaram que deve ser reserva do Churin, mesmo que o atacante argentino não tenha comprovado uma eventual superioridade na relação com DS. Fosse por simpatia e vontade, Churin já seria titular. Mas as coisas não funcionam assim. Ele ainda precisa provar que é melhor na bola. Portanto, faz bem o Renato em mantê-lo no banco.

O gol do DS partiu de um cruzamento perfeito de Vitor Ferraz, outro que boa parte dos gremistas não quer ver no time titular. Prefere o Orojuela. Ferraz é mais tático, enquanto seu rival é mais agitado e intenso. É uma disputa interessante.

O Cuiabá empatou em seguida, num cabeceio forte de Willians, vencendo Geromel, coisa muito rara. Aliás, a bola aérea entrou com facilidade na área gremista. Os zagueiros vacilaram acima do tolerável e os dois laterais deram espaços inaceitáveis para cruzamentos. Jean Pyerre fez 2 a 1, cobrando pênalti sofrido por Pepê.

No segundo tempo, o Cuiabá foi para cima, para o tudo ou nada. Criou algumas situações de gol até que Renato ajustasse a marcação no meio de campo, ali pelos 25 minutos. Foi providencial a entrada de Thaciano para reforçar o combate, assim como Éverton e Chorin. Na reta final, o Grêmio teve condições de ampliar.

Foi a sexta vitória seguida do Grêmio. Basta um empate no jogo de volta, na Arena, para o time passar à semifinal da Copa do Brasil.

A vitória desta quarta assume maior importância pelo fato de que o GRêmio quebrou a invencibilidade do Cuiabá, em sua casa, nesta temporada. Confesso que eu só fui saber disso quase no final da partida. Esse fato valoriza ainda mais o resultado.