Grêmio volta a jogar um bom futebol, bate o Flu e avança no Brasileiro

No jogo em que Ferreira justificou plenamente o esforço e o investimento da diretoria para renovar seu contrato, o Grêmio -com um time misto- não apenas bateu o Fluminense por 1 a 0 e encostou no pelotão da ponta de cima da tabela, como teve uma atuação digna e estimulante.

O jogo marcou também a primeira atuação, desde o início da partida, do argentino Churín, que participou da jogada do gol marcado por Pepê ainda no primeiro tempo, 27 minutos. Darlan iniciou a jogada pelo setor direito, lançou Churín, que cruzou rasante para Pepê empurrar a bola para a rede.

O argentino saiu no segundo tempo, mas jogou o suficiente para mostrar que pode ser muito útil nessa arrancada do tricolor no Brasileiro, e também na CB e na Libertadores.

Mas a melhor notícia da noite foi a atuação de Ferreira, um atacante rápido e habilidoso que Renato está ‘lapidando’ para ser um jogador completo, com cultura tática, capacidade de marcação e preenchimento de espaço, além de seu dom maior, que são os dribles desconcertantes e sempre rumo ao gol.

Ferreira deu duas arrancadas sensacionais, ambas com desfechos diferentes. Na primeira, optou pelo chute a gol, mesmo com desgaste de uma arrancada desde o setor defensivo, quando poderia ter passado para Thaciano à sua direita. Na segunda, ele optou por lançar um companheiro, mas o gol não saiu. As melhores jogadas de Ferreira foram pelo lado esquerdo de ataque.

Depois de algumas atuações assustadoras, apesar de resultados positivos, foi gratificante ver o time jogando um futebol melhor, dando esperança à torcida. O time agora está a 6 pontos do líder, mas com um jogo a menos. Quer dizer, o Grêmio está se incorporando ao grupo que disputa o título.

Gostei dos seguintes jogadores: Paulo Victor, a dupla de área (Fred não conseguiu jogar); Matheus Henrique, Darlan, Jean Pierre e Churin, além de Pepê, que saiu mais cedo. Não gostei dos dois laterais, mas eles não chegaram a comprometer.

O próximo jogo pelo Brasileiro será sábado, 19h, na Arena. Uma vitória colocará o time no pelotão da frente.

ALINE

Agradeço a todos pelas manifestações de solidariedade. Fica o alerta para que todos se cuidem, porque a nossa velha companheira de caminhada não manda recado.