Grêmio confirma classificação com gol do desprezado Thaciano

Gosto quando um jogador perseguido pela torcida responde com um gol decisivo. E quando esse gol envolve mais dois jogadores igualmente mal vistos por boa parte da torcida fico ainda mais contente e até emocionado.

Foi o que aconteceu nesta quinta-feira, no Alfredo Jaconi, onde o Grêmio carimbou sua classificação às quartas de final da Copa do Brasil, ao bater, por 1 a 0, o bom time do Juventude, muito perto de subir para a série A,.

O empate era suficiente, mas um gol seria tranquilizador, ainda mais que o Grêmio fazia uma partida técnica e taticamente sofrível de novo. Pois esse gol aconteceu, e de um jeito que lembrou o ‘bom Grêmio’, com passes precisos, drible, cruzamento e o cabeceio mortal.

Eram 24 minutos do segundo tempo. A torcida gremista estava com um olho na TV outro no relógio. Tudo começou a mudar com o ingresso de Jean Pyerre, sim, ele mesmo, o jogador que “o Renato não gosta”, como diziam ( ainda dizem?) aqueles torcedores que fazem da corneta seu instrumento preferido.

JP está recuperando seu ritmo de jogo, ficou longo tempo afastado, mas assim que ele tocou na bola o time se iluminou, tudo ficou mais claro do meio para a frente. Aos 24 minutos, ele iniciou a jogada, que teve andamento com Bruno Cortez. O lateral “bruxinho do Renato” tocou para Diego Souza (“pesado e decadente”, segundo especialistas azuis), junto à linha de fundo. O cruzamento do “gordo” saiu com precisão para Thaciano, que cabeceou com jeito de quem conhece, fazendo o gol que abortou o filme de terror que se aproximava.

Ao lado de Thaciano, que estaria sendo negociado com o Cruzeiro num negócio envolvendo Orejuela, estava quem, ali na risca da pequena área? Jean Pyerre, o cara que iniciou a jogada. Era JP fazendo logo no seu retorno aquilo que o técnico Renato Portaluppi sempre cobrou de seus meias e volantes: pisem na área.

Foi uma classificação sofrida, em dois jogos de atuações preocupantes. Cabe à direção providenciar reforços de bem nível. A cada etapa superada, aumenta a qualidade dos adversários. Se não forem tomadas providências o Grêmio terá vida curta na CB e também na Libertadores.