Arbitragem do Grenal terá juiz que não dá sorte para o Grêmio

Tema recorrente nos dias e horas que antecedem aos Grenais é a arbitragem do clássico. Eu que vivi (sobrevivi, para ser mais exato) os anos 70 intensamente, não vou esquecer nunca o quanto o Grêmio padeceu com o chamado Trio ABC, sempre muito criticado pelo Paulo Santana, que iniciava como cronista e debatedor esportivo. Foi o primeiro a escancarar as ações da IVI, conforme definição de Ricardo Wortmann para o grupo de colorados que atuava e atua ferozmente na imprensa e hoje nas redes sociais.

Desconfio que o Grêmio está entre os clubes mais prejudicados por arbitragens desde a virada dos anos 60 para 70. Até na decisão do Mundial contra o poderoso Real Madrid o Grêmio foi garfeado, sendo-lhe sonegado um pênalti cometido sobre Ramiro pelo zagueiro Sergio Ramos.

Um pênalti tão claro quanto o que Leandro Vuaden deixou de marcar contra o Caxias na decisão do primeiro turno do regional. Éverton foi empurrado dentro da área, conforme reclamou o técnico Renato na ocasião:

“Foi pênalti. O jogador do Caxias em momento algum procura a bola, empurra o Everton e a bola está dentro do campo. Por que o Vuaden não foi ver o lance? É um dos melhores árbitros do Brasil, gosto muito dele, mas não entendo porque ele não foi analisar a jogada”, declarou. De nada adiantou a direção reclamar e exigir o áudio do pessoal do VAR.

Bem, é por essas e outras que todos os gremistas que leio nas redes sociais, nos grupos de whats e assemelados, além da mídia tradicional, estão convencidos de que o Grêmio não vence o clássico desta quarta-feira nem com banda de música.

O Vuaden já foi um bom árbitro. Hoje sente o peso das pernas. Mesmo em seus melhores momentos, Vuaden nunca deu sorte para o Grêmio.

Os números indicam que Vuaden dá sorte para o Inter, uma sorte desgranida (como a gente dizia nos tempos de criança/adolescente. Em 13 clássicos, o Grêmio venceu apenas um. Empatou cinco e perdeu sete. Para um confronto tão parelho, é difícil aceitar como natural essa vantagem absurda do Inter tendo Vuaden no apito.

Os gremistas que já estavam protestando com a escalação de Vuaden agora têm mais um motivo de preocupação e indignação: O VAR será comandado pelo Jean ‘Damião’ Pierre.

Segundo o conselheiro tricolor Carlos Josias, muito atuante nas redes sociais, a sala de cirurgia está pronta.

Apesar de todos os sinais, acredito na classificação à final do Gauchão. Minha esperança de vitória está fundamentada em dois aspectos:

o primeiro, é que o time gremista é superior e pode vencer na bola, superando inclusive algum eventual erro de arbitragem em benefício do rival;

o segundo, é que acredito na honestidade das pessoas.

CONFIRA O PÊNALTI SOBRE ÉVERTON QUE ATÉ MÁRCIO CHAGAS VIU

https://globoesporte.globo.com/rs/futebol/times/gremio/noticia/gremio-entra-com-reclamacao-formal-na-fgf-e-pede-audios-do-var-em-derrota-para-o-caxias.ghtml