A decepção causada pelo grande capitão tricolor

É inevitável. Não é raro a gente deparar com pessoas que por uma razão ou outra acabam, em algum momento, nos decepcionando. E isso ocorre em várias atividades.

No futebol, então, as decepções são comuns. Mas nada que me tire o sono, numa comparação com a política partidária.

É o dirigente, é o técnico, é o jogador. É importante frisar que a decepção só acontece com alguém em que se cria uma expectativa otimista. Quanto mais otimismo, maior a decepção.

Um caso emblemático: André. Não esperava muito dele, mas acreditei que ele poderia ser o goleador que o time precisava. Pior que ele é Diego Tardelli, este sim quase uma unanimidade. Maior decepção dos últimos anos, ao menos pra mim.

Os dois tiraram, e ainda tiram, um bom dinheiro do Grêmio, um dinheiro que está se tornando cada vez mais escasso em razão da pandemia, que amontoa vítimas pelo mundo, provoca fechamento de empresas e desemprego incontrolável e assustador.

Tudo isso já respingando no futebol.

E é aí que entra um jogador que conquistou meu respeito e admiração por suas ações dentro e fora de campo. Como esquecer a peitada no galinho vermelho num Gre-Nal? E sua liderança no vestiário e firmeza dentro de campo.

Realmente, o grande capitão do time que encantou o país e lavou minha alma.

Ele estava cotado para entrar na minha seleção tricolor de todos os tempos. Assim como não há lugar para traíra no meu time, está fechado o acesso para aqueles cuja conduta não é a mais adequada, diante da minha ótica.

A decepção com Maicon é extra-campo. Ele entrou na justiça do Trabalho contra o São Paulo (posso imaginar que fará o mesmo no Grêmio) cobrando adicional noturno e jogos aos domingos e feriados.

É o fim da picada! A bola do futebol já está murchando no meio da pandemia, e ficará no bagaço se Maicon tiver seguidores. Prevejo quebradeira de clubes.

Maicon, que venceu em segunda instância (na justiça do trabalho pelo jeito ela, a segunda instância, vale para condenar e mandar alguém pra cadeia), deve receber uns 700 mil reais.

Ele se defende dizendo que foi muito sacaneado por outros clubes, e até citou alguns. Nada, porém, que justifique essa cobrança a meu ver absurda, tão absurda quanto a decisão do juiz.

O Corinthians já está tomando providências. Vejam só:

“O Corinthians comunicou à Federação Paulista de Futebol, à CBF e à Rede Globo de que não deseja mais jogar aos domingos e também à noite. A medida visa evitar eventuais processos trabalhistas.

A decisão do clube acontece dias após o volante Maicon ganhar ação do São Paulo na Justiça devido à falta de pagamento de adicionais noturnos e atividades realizadas aos domingos e feriados no período em que defendeu o time paulista (de 2012 a 2015)”.

Chegou a hora de os clubes se unirem, se aliarem à CBF, as federações e as empresas que veiculam jogos de futebol.

Justiça trabalhista no futebol

Tive acesso a uma reclamatória trabalhista de um ex-integrante da comissão técnica do Grêmio.

Ele pede coisas que eu sequer imaginava ser possível. São uns 20 ítens. A maioria, pra mim, novidade.

Se ele for vitorioso será outro caso que irá gerar jurisprudência.

Penso que o jogador de futebol não pode ser tratado como um trabalhador comum. Mas também necessitam de amparo, principalmente a grande maioria que joga por dois ou três salário mínimos.

Agora, deve sempre prevalecer o bom senso.

11
Deixe um comentário

Please Login to comment
7 Comentários
4 Respostas
1 Seguidores
 
Comentário mais recente
Comentário mais popular
8 Comentaristas
GremistadeSantiagoWilson SantosCOPIÃO DE TUDOIlgo WinkConrado Recent comment authors
  Seguir discussão  
novos antigos
Notify of
walt_adv@hotmail.com
Membro
walt_adv@hotmail.com

Ilgo, Creio que juridicamente ainda o processo pode ir para o TST (Tribunal Superior do Trabalho). Ou seja, pode ser revisada a decisão do segundo grau. Tirando isso, pelo visto Maicon fez isso por retaliação ao tratamento que o São Paulo deu ao caso dele, segundo o instagram do Jogador saiu do clube com salários atrasados, sem contar que foi maltradado lá. Fato esse que o próprio Muricy relatou num programa onde ele confiava no Maicon mais a torcida vaiava até o aquecimento. Eu particularmente acho que o Jogador não rasga dinheiro. Muitos são mercenários. Contudo, no caso da relação… Leia mais »

Tiozaum da Kombi
Membro
Tiozaum da Kombi

Complicado, meu caro. Não entrarei no mérito, não estou a par dos detalhes. Esses dias o time da palafita tomou um tufo do Fernando Bob também. R$ 700k, vai recorrer mas acho que já eras – com juros. O que vejo, não só no futebol, é essa questão do que é CLT e o que é contrato. Na globo mesmo ocorreu algo parecido, os artistas eram contratados como PJ por vantagens mútuas, mas depois iam “pro pau” exigindo direitos de CLT retroativos a décadas. E ganhavam! Isso fez a emissora forçar a carteira assinada nas renovações, para mágoa geral “da… Leia mais »

anneschne@gmail.com
Membro
anneschne@gmail.com

Como tu, Ilgo, tb fiquei decepcionada com o capitão!! Fico sempre esperando ações (boas) , dentro e fora do campo, mas dessa vez, acho que ele pisou na bola e tomara isso não vire moda!!!

Conrado
Membro
Conrado

Se a moda pega, os times vão ter que jogar de segunda a sexta feira, das 8 as 18. Absurdo isso. Mas e o contraponto, como fica? O jogador joga num domingo as 16, e as vezes se reapresenta somente na terça as 10 da manha…. Teve um dia de folga. Por muitas vezes, treinam somente em um turno. Em qual outra profissão, o trabalhador fica 3, 4 meses parado, tratando de uma doença (no caso lesão), recebendo integralmente, e não pelo inss?

COPIÃO DE TUDO
Membro
COPIÃO DE TUDO

Grande Ilgo (a Márcia de Windsor odiava ler isso), neste caso do Maicon também não achei legal essa atitude dele, e mesmo que tenha havido problemas no SP até 2013 com atrasos de salários, pressão de torcida pegando no pé, achei que para ele possa ter sido uma saída aos desagravos que ele “sofreu lá”, e depois disso até em lista de Copa do mundo ele esteve além de ter comprovado à todos ser um ótimo talento, Líder, vencedor, importantíssimo nesse período vitorioso com várias goleadas em ótimos jogos até no rival onde participou em todas e com muitas Taças… Leia mais »

Wilson Santos
Membro
Wilson Santos

Eu não fiquei nada surpreso, rss

GremistadeSantiago
Membro
GremistadeSantiago

Logo logo teremos jogos as segundas e quintas-feiras, bom pra torcida, principalmente do interior.