Excesso de poder de Renato no Grêmio não passa de lenda urbana

Um grupo de aloprados, supostamente gremistas, colocou uma faixa na passarela do Parcão pedindo a cabeça de alguns jogadores e também do gerentão do clube (hoje chamam de CEO, que fica mais chique), o Carlos Amodeo.

Não me lembro de ver uma torcida, qualquer uma, fazendo manifestação contra o funcionário administrativo de clube. O normal é pedir a cabeça do técnico, do vice de futebol e até do presidente. Muito estranho, parece coisa encomendada, com viés político.

Esse Amodeo, amparado em números, pode, e deve, alertar a direção sobre o peso que determinada contratação terá no orçamento, e ele se remete diretamente ao presidente e em segundo plano ao conselho administrativo, acredito eu.

Renato, então, é informado de que há ou não recursos disponíveis, e qual o montante que pode ser liberado para contratações.

É óbvio que ele se revolta, como qualquer treinador se revoltaria. Imaginem, ele pede o Rafinha, que estava livre no mercado, e escuta um ‘não’, que só há dinheiro para jogadores como Galhardo, por exemplo.

Tem gente que acredita que determinados nomes foram contratados por serem da preferência de Renato. Existe um limite orçamentário, um limite na folha de pagamento.

Então, se busca jogadores que se enquadrem nessa realidade.

O Flamengo tem dinheiro sobrando. O técnico Jesus pediu dois laterais, e indicou os nomes de Rafinha e Filipe Luiz. Gente fina é outra coisa.

Isso que os dois ex-titulares, Renê e Rodinei, seriam titulares na maioria dos times do país, a começar pelo próprio Grêmio, passando pelo Inter.

Então, é injusto atribuir certas coisas ao Renato e até ao Amodeo. Cada um faz o seu papel. E ambos se reportam ao presidente Romildo, que ao fim e ao cabo é o maior responsável pelo que acontece de bom e de ruim no Grêmio.

É claro que houve erros nas contratações, mas algumas delas quando anunciadas receberam elogios e foram festejadas. Começo pelo Diego Tardelli, uma decepção. O nomezinho dele está lá na faixa, escrita (mal e porcamente) provavelmente por alguém que comemorou a vinda de Tardelli. E qual gremista não comemorou?

Tem ainda o (toc-toc-toc) André, que era goleador do Sport e tem um histórico bom, além de ter um custo que o clube poderia assumir naquele momento.

Reza a lenda que Renato tinha a opção de ficar com Suaréz, mas optou por André. Seria por isso que ele insiste tanto nele. Quer provar que André é melhor que Suaréz. (observação: este parágrafo contém ironia).

Então, essa história de que Renato manda e desmanda é conversa fiada, coisa de gente que não sabe mais como atacar Renato e responsabilizá-lo por tudo que dá errado (e ele tem culpa em muita coisa, sim).

Estamos,portanto, diante de uma lenda urbana. Renato manda mesmo é no vestiário. Felizmente. Fico pensando no Duda Kroef mandando no vestiário… Ele não tem jeito pra isso.

Aliás, depois que anunciou sua admiração pelo presidente Bolsonaro, Renato teve reforçada a artilharia contra si, misturando seus desacertos no vestiário com sua posição política, que ele tem total direito de expressar.

Há erros, sem dúvida, mas o saldo continua sendo positivo.

Espero que sejam tomadas providências no sentido de que os erros cometidos neste ano não se repitam. Os insucessos servem como lição. Bastam humildade e competência para fazer os ajustes necessários.

83
Deixe um comentário

Please Login to comment
19 Comentários
64 Respostas
1 Seguidores
 
Comentário mais recente
Comentário mais popular
18 Comentaristas
Grêmio SempreATÉAPÉregahcp@gmail.comhenrique martinsGremistadeSantiago Recent comment authors
  Seguir discussão  
novos antigos mais votados
Notify of
Ricardo de Cruzeiro
Membro
Ricardo de Cruzeiro

O cúmulo da ironia seria afirmar”entre o Suarez e o André preferimos o André “,mas o cúmulo da dureza já foi escolher entre este e o Jael.E aí abre o cofre e vem Tardeli,.Precisamos encontrar um bom atacante para 2020 .

Conrado
Membro
Conrado

JP, Everton, Luan e Alisson. Esse é o time do meio pra frente. Pra suplência, temos Patrik, Pepê, Luciano, Guilherme (volta em janeiro e gostaria que fosse testado), Ferreira. Não torraria grana nesse setor, pelo menos não num primeiro momento. Vamos ver como volta o Luan.
Investiria forte em um Goleiro, 2 laterais e um Volante técnico.

Dispensaria PV, Julio Cesar (traz um goleiro bom e aposta na base pra reserva), Galhardo, Capixaba, Leo Moura, Romulo, André, Tardelli e Vizeu.

Conrado
Membro
Conrado

Continuando, fisiologia e departamento médico, deveriam ser revistos. Nos últimos anos, fomos o time que mais poupou e fomos os que mais jogadores ficaram de fora por lesão em jogos decisivos.

regahcp@gmail.com
Membro
regahcp@gmail.com

O Vizeu pode ser útil, é bom jogador e tava começando a engrenar quando a lesão matou a temporada dele, um novo empréstimo poderia ser interessante.
De resto concordo totalmente.
Sobre o Luan, circula a notícia de que ele estaria disposto a reduzir o salário para permanecer. Se isso for verdade, precisa ficar.

Conrado
Membro
Conrado

Também acho que o Vizeu possa ser útil, porém, pensando financeiramente, temos Luciano, Ferreira e possivelmente Guilherme, para a mesma posição.

COPIÃO DE TUDO
Membro
COPIÃO DE TUDO

Conrado, Guilherme fez 17 gols por um time DE SEGUNDA onde o Brocador e André que nós contestamos aqui veementemente fizeram mais de 22.

Véio, ele tem 24 anos, está no Grêmio a 6, teve várias chances e não apontou como uma possível “revelação”. Desista.

Marcos Leão
Membro
Marcos Leão

Tbm acho q não fica. Está valorizado e é a hora de vender ou fazer uma boa troca. Tem suas virtudes, pelo pouco q vi cabeceia bem, não tem medo de chutar de longe e infiltra às costas da defesa, mas acho q é fominha p caramba. Acho q poderia ser muito útil no Grêmio, mas é do tipo q quer jogar sempre, daí falta bala na agulha.

Henrique Silva
Membro
Henrique Silva

Belo texto Ilgo. Você foi até “muito educado” ao comentar sobre o Kroef, pessoa tão educada quanto “prestativa”. O problema é que este Duda não se deu conta que não serve para “o cargo”, tão menos tem o perfil para tal. Alguém lá de dentro já avisou ele ? Se não…….os torcedores do lado de fora estão fazendo isso, se tem cunho político não sei, mas o querer o Duda Kroef fora da diretoria é uma unanimidade, ao meu ver. O Duda parece ter uma “proteção especial” dentro do Grêmio, tem as costas quentes, talvez mais em respeito ao que… Leia mais »

Conrado
Membro
Conrado

Ilgo, tu que tem acesso aos bastidores, não seria viável a volta do Ico? E quem sabe o Preiss tb. Dupla de vencedores.

Sobre o CEO, concordo com a função dele, só acho que não deveria aparecer… ser blindado. Ele passa as informações pro dpto de futebol e presidência, e era isso… Não deveria dar entrevistas. É um cargo técnico. Sobre o que escreveu “…parece coisa encomendada, com viés político. ” Certeza que sim.

Grêmio Sempre
Membro
Grêmio Sempre

Ilgo, que ótimo texto, parabéns amigo, pois estou aqui revendo Taças, e dos últimos 12 gauchinhos nós ganhamos 3 (25.0%) sendo 2 com Renato e os colorados levaram 8 (66.7%) com 13 treinadores no período, porém, eles tiveram em todos os Grenais o apoio incessante do apito amestrado e muito amigo de um Presidente sócio e conselheiro do clube vermelho na FGF em vários desses estaduais desde 1970 como disse o Copião aqui recentemente, e tirando esses “APOIOS”, os números de Taças e confrontos em todos os clássicos desde 1970 estariam muito diferentes. Por isso, também entendo que neste momento… Leia mais »

gremiocampeaomundial
Membro
gremiocampeaomundial

Apoio Renato e todos os outros ali mas tenho um pé atrás com esse Amoedo e, anote aí, acho que ele vai dançar.

COPIÃO DE TUDO
Membro
COPIÃO DE TUDO

É Amodeo, GCM.

gremiocampeaomundial
Membro
gremiocampeaomundial

A atitude dele é puro preciosismo, Ilgo. Ser responsável é diferente de dar chilique por problema de fluxo de caixa, com solução certa e visível logo ali (cotas de TV).

regahcp@gmail.com
Membro
regahcp@gmail.com

O Grêmio melhorou muito a situação financeira, mas ainda tem um longo caminho para chegar ao que se considera o ideal. Vejo por aí muitos gremistas pensando que não temos mais dívidas, que temos grana sobrando, logo os torcedores pensam que o clube não investe porque não quer e aí o Renato mete uma pressão na direção e está feita a bagunça. Eu tenho dúvidas quanto ao ciclo do Renato no clube, o desgaste acontece com qualquer um, por melhor que seja o técnico. É preciso uma estrutura muito sólida para sustentar um trabalho por bastante tempo. Aí vemos que… Leia mais »

gremiocampeaomundial
Membro
gremiocampeaomundial

Temos uma situação equilibrada sim mas como tudo, é facílimo desequilibrar de novo. Mas o meu argumento não é esse, e sim que o ARGUMENTO do Amoedo é insubstancial: o problema de fluxo de caixa não é “real” nem no curto prazo, e a insinuação dele de baixar a folha de 12 pra 10 milhões SERIA justa se ele estivesse querendo isso pro bem “natural” do Grêmio. Pelo que eu entendi o que ele quer é evitar esse problema de fluxo que não existe. Diminuir de 12 pra 10 não vai desafogar o caixa se o Grêmio for mal (e… Leia mais »

COPIÃO DE TUDO
Membro
COPIÃO DE TUDO

Meu prezado, não é “AMOÊDO”, é Amodeo e não tem nada à ver com aquele candidato à Presidência derrotado do partido NOVO, mas concordo com a tua opinião sobre assuntos futebol.

Conrado
Membro
Conrado

Infelizmente, não temos um bom histórico com jogadores (principalmente atacantes) já consagrados.Claro, há exceções. Lembro quando chegou o Luizão em 2002. O Amoroso em 2008 (acho), Amato e Astrada. O próprio Barcos, mais enganou do que decidiu. Lembro de algumas peças que repatriamos (já consagradas) e outras que trouxemos em 2003, no ano do centenário. “Jesus” Cristian, Carlos Miguel, Caio Ribeiro, Rodrigo Fabri, Amaral. O próprio Paulo Nunes, em 2000. Em todos estes casos houve um baita investimento e retorno praticamente nenhum. E alguém diria que a direção estava errada em não trazer reforços de peso? Quando Marinho chegou, achei… Leia mais »

ATÉAPÉ
Membro
ATÉAPÉ

Conrado, só prá tranquilizar. Nosso ciclo não terminou, é apenas uma pausa. rs

COPIÃO DE TUDO
Membro
COPIÃO DE TUDO

Conrado, parabéns pelo conteúdo, pois a emoção e coração da torcida sempre agem fora da razão, e isso nos fez ficar 15 anos NA FILA com muitas cornetas inúteis e críticas diárias em profusão sem apontar nenhuma solução. Show.

COPIÃO DE TUDO
Membro
COPIÃO DE TUDO

ET, tudo isso é muito fácil escrever aqui após derrota e perda de Taças pelo VAR ou sem VAR porque as ‘indicações’ não deram certo, isto é ser apenas comentarista de resultados, mas, o que será que você estaria escrevendo ou omitindo aqui “SE” tivesse dado certo as contratações que o clube fez, e não “o Renato” com a conquista da CB ou estar na final da LA no lugar do Flamídia ????? Assim é fácil demais. Amigo, repito mais uma vez, são três Taças todos os anos para 20 clubes perseguir, e porque o Grêmio tem que chegar EM… Leia mais »

ATÉAPÉ
Membro
ATÉAPÉ

RENATO NÃO CONVIDARIA o “inacreditável” para assistir a um jogo na Arena se Bolzan não autorizasse. Logo… Respeito a opinião de Renato, mas espero não ter que ver o ex-capitão ao lado de nossos jogadores numa comemoração levantando a taça. A simpatia de Renato pelo ora presidente não representa todos os gremistas quando se fala em crença política.

COPIÃO DE TUDO
Membro
COPIÃO DE TUDO

Bah, prezado Nico, já que tu voltou a entrar ‘nessa esfera vermelha’ derrotada aí, espero não ver você aqui aplaudindo “DE PÉ” um bandido ladrão e comunista fracassado e condenado colocando medalhas de Campeão paulista no pescoço dos atletas corinthianos ou no pescoço de um time com um atacante viciado em coca cola dentro de um jarro de suco “Bolivariano” de nosso rival vermelho aqui no RS só porque a DilmAnta fez uma doação à eles por pressão em 2014. Renato mostrou mais uma vez sua grandeza até na visão política nesse ótimo momento de nosso país, pois a maioria… Leia mais »

ATÉAPÉ
Membro
ATÉAPÉ

Pô, Zé. Tem que ser petista pra criticar o mico??? Deixei a barca petista em 2006 com o mensalão. Odiava a fanfarronice do apedeuta e a falta de cérebro de Dilmazia. Defendo uma terceira via que ainda não surgiu, de gente que pelo menos não fale tanta besteira e seja mais preparada. Isso pra não falar dos que fazem besteira. E nao gosto de ver politico ou patrocinador algum na hora de levantar a taça. Isso vale para o inacreditavel tambem.

Rodrigo Mello
Membro
Rodrigo Mello

Tu não gosta direito teu. O Renato se manifestou direito dele, faz parte do jogo. O que não dá para entender é os caras ficarem mordidinhos que nem criança porque o cara se manifestou. Tem gente que ficou histérica e devem ter virado Colorado só pq o Renato pensa difetente.

adilson_die@hotmail.com
Membro
adilson_die@hotmail.com

Renato convidou o Presidente do Brasil pois é quem está no comando e colocando o país no ritmo de crescimento depois de 2o anos de DESGRAÇA, ROUBALHEIRA e CORRUPÇÃO DESENFREADA, e que agora se REFLETE num SUPREMO TAMBÈM CORRUPTO a serviço dos BANDIDOS . E nos 10 meses de governo, Bolsonaro já alcança números INACREDITÁVEIS DE RECUPERAÇÃO DA ECONOMIA, e com ele o Brasil vai VENCER, assim como Renato fez com o Grêmio….. e que vai continuar a fazer …. Vida longa ao PRESIDENTE BOLSONARO E AO RENATO NO GRÊMIO….

Grêmio Sempre
Membro
Grêmio Sempre

ATÉAPÉ, nada pode ser pior que Luladrão safado e condenado.
ATÉAPÉ, nada pode ser melhor para nosso país que a “crença política” da imensa maioria da população nesse momento tão positivo, desista do PT, véio, isso não existe mais.

ATÉAPÉ
Membro
ATÉAPÉ

Vale pra voce a resposta que eu dei para o Zé, rs.

heraldolanger@hotmail.com
Membro
heraldolanger@hotmail.com

É isentão que se chama.

ATÉAPÉ
Membro
ATÉAPÉ

Diz aí, Heraldo. Você votou nos petistas ou nos tucanos? Nenhum desses? Preferiu uma terceira via? Ah tá.

Grêmio Sempre
Membro
Grêmio Sempre

Vivente, não sou advogado do Heraldo, ele não precisa de mim para isso, mas acompanhando as sátiras e tirinhas sempre bem humoradas, direcionadas e diárias dele por aqui, tenho certeza que ele não votaria em petistas, nem tucanos e nunca numa ‘terceira via’, pois ele é Brasil acima de tudo igual aos milhões de patriotas que também querem o bem coletivo do país e agiram assim na última urna para Presidente.

Ricardo Gonçalves
Membro
Ricardo Gonçalves

Vão me xingar aqui, mas se o Grêmio fosse atrás do Sampaoli? Joga pra frente, com o elenco do Grêmio acho que daria uma nova cara..

GremistadeSantiago
Membro
GremistadeSantiago

Concordo, caso Renato não renove seria o nome. Faz milagres com aquele elenco do Santos.

COPIÃO DE TUDO
Membro
COPIÃO DE TUDO

Tarde demais, Renato fica onde deveria ficar, amigo, EM CASA.

COPIÃO DE TUDO
Membro
COPIÃO DE TUDO

Com elenco infinitamente melhor que o Grêmio e com Méssi, ele fracassou na seleção da Argentina, esqueceu, Ricardo ?????

GremistadeSantiago
Membro
GremistadeSantiago

Informações dão conta que Renato renovou por mais uma temporada, por míseros 1.5 milhão. Sinceramente acho um absurdo.

gremiocampeaomundial
Membro
gremiocampeaomundial

Ele é o cara não adianta.

Lembre-se: acima de tudo, o Grêmio! QUEREMOS A COPA!

COPIÃO DE TUDO
Membro
COPIÃO DE TUDO

Gaiteiro, acorde e te liga, meu amigo, você tem o miolo mole ou esqueceu que ele em dezembro/2018 “fechou” para receber esse ano 850 mil já valendo os merecidos 1,2 milhões que ele recusou do Flamengo na época, e concordou em fazer uma valorização só em 2020 “se” chegasse entre os 4 da CB, da LA e do modorrão brasileirão 38tão ????? Amigo, tem 19 clubes no Brasil todos os anos querendo TUDO o que o Grêmio planeja e são apenas 3 Taças para todos os 20, e isso aí foi promessa cumprida de ambos os lados entre Romildo &… Leia mais »

GremistadeSantiago
Membro
GremistadeSantiago

Eu sempre elogiei Renato, e quero muito que ele fique, apesar das insistências erradas dele. Mas se o salário dele for realmente esse valor, acho sim um absurdo, só isso!! Não é atoa que o CEO, falou em reduzir 2 milhões pro mês da folha, acho que já estavam prevendo isso.

GremistadeSantiago
Membro
GremistadeSantiago

Mas espero que seja fake a notícia!

Grêmio Sempre
Membro
Grêmio Sempre

Bá vivente, tu é muito pessimista o tempo todo, todos os dias. Reaja, tu é gremista ou não?

Rodrigo Mello
Membro
Rodrigo Mello

Ele vai ficar magoado contigo.

adilson_die@hotmail.com
Membro
adilson_die@hotmail.com

E vc mais uma vez fazendo INTRIGA e ACREDITANDO NAS NOTÍCIAS DA IVI …. PARA COM ISSO RAPAZ.

Lucas
Membro
Lucas

Parece que a pressão que o Renato meteu deu resultado.
Segundo informações, vai renovar com um polpudo aumento salarial.

Enquanto isso, Luan aceita reduzir o salário para ficar, ele que foi achincalhado nas redes sociais e nunca retrucou a torcida, esse merece todo meu respeito.

Por outro lado, o come e dorme do Tardelli aprontou mais uma nas redes sociais, demonstrando que não dá a mínima importância ao clube.
Já deveria ter dado adeus naquela ocasião em que entrou em atrito com o clube.

Marcos Leão
Membro
Marcos Leão

Já estão dizendo q é fake a história do Tardelli, mas eu estou torcendo muito p esse sangue suga ir enganar na china de novo.
Do Renato não sei de nada, mas só acredito em aumento das premiações, q a tendência é ficarem mais difíceis de se alcançar.
Ainda acredito no Luan, mas nunca vi jogador rasgar dinheiro. Se baixar o salário vai ser com uma renovação longa num patamar ainda elevado.

Lucas
Membro
Lucas

Não é fake, o folgado publicou e apagou, sorte que o print é eterno.

adilson_die@hotmail.com
Membro
adilson_die@hotmail.com

E vc acrdita no que a IVI publica né ?

Lucas
Membro
Lucas

Adilson, ele publicou no Instagram e apagou, isso é fato tão cristalino como água.

Tardelli já demonstrou falta de comprometimento antes, a cabeça dele parece que nunca esteve realmente no Grêmio.

O cara desdenha do clube e ainda tem quem o defenda, que tipo de gremistas são estes?

Rodrigo Mello
Membro
Rodrigo Mello

Tem gremista que virou a casaca por causa do convite do Renato ao presidente. Tem de tudo.

Lucas
Membro
Lucas

Verdade, misturam as coisas.
Se o convite fosse pro sapo barbudo, acho que estariam bem quietinhos.

gremiocampeaomundial
Membro
gremiocampeaomundial

Bolzan deu uma BAITA ENTREVISTA!!!

Botou o pessoal da kombi no lugar deles!!!

Pobre kombi, alegria deles dura pouco!!!

Grêmio Sempre
Membro
Grêmio Sempre

Kombi é sinal de passado e está “fora de linha”, amigo. huahuahua

Rodrigo Mello
Membro
Rodrigo Mello

Não é não. Os dois negativos mostram que eles estão aí de tocaia.

Rodrigo Mello
Membro
Rodrigo Mello

Obrigado pelo negativo cagao da kombi. Teu negativo mostra que estou no caminho certo.

Lucas
Membro
Lucas

Gugu morreu, que vá em paz.
Um quadro de seu programa marcou a minha adolescência.

adilson_die@hotmail.com
Membro
adilson_die@hotmail.com

Vocês viram a IVI da Ipiranga sugerindo NOVE centroavantes 9 para o Grêmio, dentre eles, PASMEM, Ábila, Fred, Jael, Lucas Pratto, Marco Ruben e o caralho a quatro. O nome da figura eu nunca ouvi falar – Wendell Ferreira, mas deve ser filhote do Pedro Legado Salmão…. Eles não DESISTEM e INSISTEM… E pior vai ter uns habitantes da Kombi e que voltaram aqui que vão adorar ….. ENTENDAM OTÁRIOS … NÃO QUEREMOS NOVEEEEEEEEEEE

nelsongz
Membro
nelsongz

“Falar que eu renovei, e por aqueles números? Esta notícia não existe. Tem que ter mais responsabilidade, a gente trabalha no Brasil, onde o salário-mínimo é mil reais. Tem que haver respeito”

– Renato, sobre infor/ do César Cidade Dias, que teria renovado por R$1,5 milhão/mês.

nelsongz
Membro
nelsongz

Embora não seja um integrantes da IvI quem deu a “notícia” , em nenhum momento acreditei que fosse verdade. Aliás, não sendo uma notícia oficial do clube, só tendo a acreditar quando vem do Ilgo ou de algum chapa branca quente, como o Copião.

ATÉAPÉ
Membro
ATÉAPÉ

Isso, Renato. Finja que ganhar 800 mil por mês ou por aí nao vai desanimar quem é assalariado. Boa essa.

Grêmio Sempre
Membro
Grêmio Sempre

ATÉAPÉ, nessa questão aí concordo com Renato, ou seja, cada um vale quanto pesa, isso são fatos, ou tu acha que Renato nunca ganhou um salário mínimo na época da Padaria e “foi buscar o seu valor” mostrando sua capacidade?

GremistadeSantiago
Membro
GremistadeSantiago

River parece o Grêmio.

henrique martins
Membro
henrique martins

Me passaram um cachorro aqui neste blog!!!!
Me convenceram que era impossível vencer o Brasileirão e Libertadores no mesmo ano.

ATÉAPÉ
Membro
ATÉAPÉ

Acho que está mais para elefante. rs

ATÉAPÉ
Membro
ATÉAPÉ

MAS QUE RAAAAABO TEM ESSE URUBU!!!

regahcp@gmail.com
Membro
regahcp@gmail.com

Torci pro River, mas confesso que apesar do título do Flamengo, foi bom ver a cara do técnico marginal.
Perderam de um modo terrível, parecido com a gente naquela semi, só que eles não foram roubados, perderam por burrice do marginal. Rsrsrs

ATÉAPÉ
Membro
ATÉAPÉ

EU QUE ACHAVA QUE OS DEUSES DO FUTEBOL eram uma lenda. Mas se isso nao foi intervençao divina, entao nao sei que nome dar a esse fenomeno. O urubu nao jogou nada durante 88 minutos. Em menos de 2 min, los millonarios entregaram o ouro sem piscar. Nunca na historia do mundo… ou quase.