Luan perde pênalti de novo e Grêmio só empata

Quando o juiz marcou o pênalti de Egídio em Alisson, eu pensei numa coisa: “Só não deixa o Luan bater”. Segundos depois estava lá o Luan para consagrar o goleiro Fábio, que adivinhou o canto e defendeu o chute fraco de Luan, quase uma bola recuada.

E ali se foram dois pontos. O Grêmio amargou o empate por 1 a 1 jogando com seu time titular e diante de sua torcida. A vitória era uma obrigação para quem pensa em título no Brasileiro, mas que também está envolvido com a Libertadores. No sábado, em Curitiba, provavelmente será o time reserva, talvez com alguns titulares, e aí os três pontos deixam ser obrigação, mas longe de serem impossíveis.

O primeiro tempo foi um pesadelo. O time teve maior tempo de bola, mas pouca efetividade. Já o Cruzeiro ameaçou mais, jogando fechadinho e saindo com velocidade e qualidade para o ataque. Bem, foi um primeiro tempo desolador, para esquecer, e eu já esqueci.

CASA ARRUMADA

No intervalo, Renato arrumou a casa. Léo Moura, que não conseguiu dar nenhuma contribuição ofensiva, que é o seu forte, foi substituído na função por Ramiro, deixando o campo para a entrada de Alisson, que entrou bem no jogo, se movimentando por todo o ataque.

Na frente, entrou Jael no lugar de André, que foi esforçado de novo, mas não mostrou jogo para ser titular. Na única chance de gol que teve, cabeceou desviado. Jael entrou, mas pouco acrescentou. Está chegando a hora de testar de novo a dupla Luan/Douglas se revezando, como nos melhores momentos do Grêmio.

GOLAÇO DO GARRINCHINHA

Mais uma vez, Éverton fez a diferença. Eu que sugeri a convocação dele para a o Mundial – e fui chamado de louco – fico aqui imaginando o que pensa Tite cada vez que vê um lance como esse do garrinchinha gremista. Endiabrado, ele superou a marcação a dribles, invadiu a área e chutou sem chance para o goleiro Fábio, que contra o Grêmio é sempre o melhor goleiro do planeta.

OS LATERAIS

Se o lateral-direito não foi bem, com dificuldade para atacar e defender, o lateral-esquerdo não foi melhor. Cortez chegou atrasado no gol do Cruzeiro. Na verdade, uma falha coletiva de marcação. O problema de Cortez é que ele chega na frente e de seus cruzamentos não sai nada. Parece que falta força para cruzar uma bola com mais qualidade, especialmente nos lances do segundo tempo.

Teve uma jogada emblemática aos 34 do segundo tempo, mais ou menos. Maicon, como um maestro sinalizou para Cortez correr e passar Éverton. Maicon tocou para Éverton, que recuou para o capitão, que meteu de primeira para o lateral, que foi ao fundo, na risca de pequena área e cruzou uma bola horrível, muito alta. Coisa de quem já não comanda as pernas.

Resta o conforto de que o time se recuperou com juros no segundo tempo. O Cruzeiro não chegou perto da área tricolor. O Grêmio poderia ter virado o jogo e somado três pontos preciosos na luta pelo título. O resultado obriga Renato a escalar um misto muito quente contra o Atlético PR.

Eu pouparia os dois laterais, Maicon e Luan. Deixaria Éverton no banco de reservas para uma emergência no segundo tempo.

Mais do que nunca o Grêmio precisa brigar pelo título. Até para evitar que o Inter conquiste o Brasileiro 39 anos depois.