Noite para vencer e testar alternativas para os próximos jogos

Olhando a lista dos jogadores concentrados para o jogo contra o Defensor nesta quarta, na Arena, 19h15, a primeira impressão é de que é possível extrair daí um time capaz de vencer e confirmar o primeiro lugar no grupo. Até porque os uruguaios nada mais tem a fazer na Libertadores.

Mas a gente sabe o quanto os hermanos gostam de superar os brasileiros. Cada jogo muitas vezes é uma Copa do Mundo para eles. Jogam com sangue nos olhos.

Eu sei que o treinador Renato Portaluppi tem como prioridade a Libertadores. Não fosse isso, ele até poderia aproveitar esse jogo para testar alternativas ao time.

Vejam quem ele tem à disposição:

Goleiros: Marcelo Grohe e Paulo Victor

Laterais: Léo Moura, Marcelo Oliveira, Madson

Zagueiros: Bressan, Kannemann, Paulo Miranda

Meio-campistas: Jailson, Maicon, Ramiro, Cícero, Lima, Thaciano e Thonny Anderson

Atacantes: Luan, Maicosuel e Vico

Vejam, Maicosuel figura como atacante. Mas que atacante é esse que quase não coloca os pés na área adversária? Eu não começaria o jogo com ele, apesar de sua experiência, algo que não apareceu contra o esforçado Paraná, que do pó veio e ao pó voltará em poucos meses.

A partir dos jogadores relacionados, eu faria o time assim:

Grohe; Léo Moura, Bressan (tem gente, agora, rezando para que ele não se machuque), Kannemann e Marcelo Oliveira; Jailson, Maicon, Ramiro, Lima e Luan; e Thony Anderson.

Eu escalaria esse trio Luan, Lima e Thony para rodar bastante, trocando de função, para confundir o adversário. Gostaria de ver Luan armando menos e se projetando mais, trocando de função com Thony eventualmente.

O Grêmio contra o Paraná me pareceu um tanto engessado, facilitando a marcação. Se Thony ficar restrito à zona central do campo, sem poder atuar pelos e entrar em diagonal, dificilmente irá mostrar as qualidades que já vimos.

Desconfio, porém, que Renato vai deixar Lima para o segundo tempo. Nesse caso, deve jogar Cícero, liberando mais o Maicom e o Luan.

O time uruguaio já sabe que com uma boa retranca, onze jogadores no campo defensivo, pode sair daqui com empate por 0 a 0 na bagagem.

Espero que no segundo tempo, com qualquer resultado, Renato teste Thaciano e Vico. Com tanta lesão pegando é hora de ver se essa gurizada tem condições de figurar no atual campeão da América.