Mata-mata e a natural opção pela Libertadores

Dizer que o Grêmio está abrindo mão do Brasileirão em troca de mata-mata (CB e Libertadores) é um absurdo. Mas é o que li num jornal hoje.

Já escrevi: papel, microfone e, claro, monitor, aceitam tudo. Tem um aí que decretou recentemente que o Inter se classificaria para a série A faltando meia dúzia de rodadas.

Pedro Ernesto, o autor da pérola, tem sido vítima de gozação a cada fracasso colorado.

É o que acontece com quem fala por falar, sem nenhum compromisso com os fatos, com a realidade.

No caso do Grêmio, é preciso deixar bem claro que o Grêmio não desistiu do Brasileiro, apenas o colocou em terceiro plano. As prioridades são a Libertadores e Copa do Brasil.

Sem esquecer que o Grêmio estaria liderando a competição de pontos corridos se tivesse mantido o time titular em todos os jogos. Quem faz uma competição fácil ou difícil é o time, não a forma.

Se a Libertadores fosse por pontos corridos continuaria sendo a prioridade das prioridades. É a competição mais importante, é a competição que eleva o clube de patamar, além de abrir caminho para aumento de receita.

Então, nada a ver com o formato das competições. Me admiro muito que um jornalista experiente e inteligente como o Zini – velho companheiro de reportagem em tempos remotos – cometa esse erro primário de avaliação.

Mas é um direito dele pensar assim. E um direito meu de ficar perplexo diante de tal afirmação.

Além do mais, o Grêmio não desistiu do Brasileirão.

O vice-presidente Odorico Roman, que está se revelando um dirigente competente e equilibrado, disse que o Grêmio segue na disputa, que o problema é o Corinthians com uma campanha “tão fora da curva”.

Roman acredita, como todos nós, imagino, que a qualquer momento o líder vai cair de desempenho. Não tem como manter os atuais 87% de aproveitamento.

Então, nada está perdido também no Brasileirão. Não é a prioridade, mas também não é desprezado.

Fora isso, nada garante que ao focar a Libertadores o Grêmio será campeão. Vale o mesmo para a CB e o Brasileiro.

Nas três competições há adversários fortes, qualificados e também muito determinados a conquistar títulos.

De minha parte, repito o que já escrevi outras vezes, a torcida mais fervorosa é pelo grandioso título da América.

E aí o Real Madrid vai ver o que é bom pra tosse!